Aumentou do nada investimento x liquidez

       

Por: GENERALLEE em 16/08/18 12:42 | 6 comentários / 660 visitas

Fala galerinha magiqueana do meu coração!

 

A postagem de hoje é para falar sobre algumas correlações básicas que você que ''sabe'' o que é magic pode fazer quando está acompanhando os torneios gringos la fora e de repente se depara com aquela situação de ouro.

 

COMEÇOU A JOGAR UMA CARTA em um deck e ela custa nada, 10 cents, 1 real, e o deck vai aos pouquinhos aparecendo e vc pensa ''dou ou não dou o buyout''.

 

vamos pelo meu exemplo, 2 cartas recentes que andei acompanhando ( somente para titulo de exemplos, são infinitas as cartas que ando acompanhando mas é mais pelo valor) que custavam menos de 1 real , tipo 20 centavos, 40 centavos.

 

Repositório druidico e trono de geth.

 

Ambas custavam menos de 1 real, e eram cartas que a maioria do pessoal nem sequer notava a existência, porém ambas as cartas começaram a jogar, e formatos totalmente diferentes.

 

O lançamento de Battlebond gerou uma nova possibilidade de jogar CMD agressivamente com um arquetipo a muito esquecido, Guerreiros. Najeela, the blade blossom criava uma possibildade de progressão geométrica incrível de criaturas atacantes somadas a sua verstatilidade de 5 cores com 1 combo de combat phases extras. Repositório simplesmente se tornou staple do deck por permitir ( assim como bear umbra, espada bg, nature's will entre outras) dar o enable para o combo. A carta sofreu o costumeiro buyout na gringa ( SCG já estava a 2 usd sem estoque) e aqui ainda rindo a 50 cents. Não demorou muito para ser feito o buyot aqui e ela partir para 9 reais. Parece insignificante, mas quando você compra 50 cópia de uma carta o potencial de lucro é grande. ( eu vou confessar tenho umas 18 copias dela na pasta haah).

 

O trono de geth começou a aparecer em outro deck que eu achei sencacional, o hardened afinity, junto com balista e hangarback ( outra carta que foi dos 8 aos 40 em 1 semana aliado a jogar em 3 baralhos novos), o trono dos humildes 20 centavos foi para 14 reais. Confesso que comprei uma pool de um amigo e tinha uns 7 separei os da bulk e deixei na caixinha de ''potenciais'', mas não comprei mais cópias pois ja tinha ido para 4 reais quando vi a primeira vez e logo pensei ( isso vai para 10 pila no máximo logo o lucro já não compensa ). e bem ta por essa volta mesmo mas quem pegou a 30 centavos mesmo que 1 playset ja se deu. HYPE, adaptações de mercado, buyout, tudo pois essa carta ja existia mas nunca foi testada dessa maneira, porém a sinergia é otima com hardened scales, o que proporcionou uma maneira inovadora e muito mais divertida de jogar de afinity sem ter que jogar estilo full-house despejo a mão turno 1. 

 

Bueno ai você preveu a elevação de preços e comprou as 40 copias da carta e seus 20 reais viraram potenciais 360. UHUL. O que você  faz com os cards? vende ué!

 

Vender multiplas cápias da mesma carta pode e é algo extremamente demorado. As pessoas virtualmente acham que sair por ai dando buyout ou comprando cartinhas para elevação de preço são garantia de lucro, porém muito esquecem a tal Liquidez, que é a velocidade com que você consegue reaver o investimento e desovar o produto a fim de ter dinheiro em mãos para possíveis novas compras.

 

Alguns conselhos aos amigos então para você não ficar nem muito frustrado e ser mais eficiente já que tu curte dar umas farmadas assim como eu nesse joguinho.

 

* Tenha sempre em mente que o que você investe você tem sobrando

 

  Nunca gaste o que você não tem pois isso pode comprometer sua renda, contas e afins, magic é viciante, e tentador, mas tenho exemplos vivos de amigos que fazem cada cagada comprando coisa com cartão de crédito esperando vender pra pagar, e depois tão desesperados pra resolver a bola de neve.

 

* Se você pensou, provavelmente mais gente também, então seja rápido.

 

Infelizmente no fantástico mundo da especulação magiqueana, tem muito tubarão nesse mar, e é realmente difícil, mas nem sempre temos os recursos em mãos quando a oportunidade aparece, eu mesmo perdi muitas cartinhas foil ai de barbada porque fiquei me amarrando, ai foi outro com dinheiro sobrando e comprou. Isso é um fato, e acontece, então não se puna muito com isso, faça o que você tem certeza. 

 

* Commander escalona muito mais o preço de cartas que a maioria dos outros formatos

 

Commander gerou um efeito Silvio Santos no magic, onde tudo que não valia começou a valer pois jogava em algum combo alucinante do nosso formato for fun favorito. Então sempre acompanhem novas cartas lendárias e outras ferramentas exóticas lançadas pela wizards. Modern e legacy são afetados porém numa potencial bem menor, pois o meta só se altera com lancamentos puntuais, ( como com a chegada do kitesail free boter e o unclaimed territory, que deram vida a o Humans e elevaram preços de cartas como campeão da paroquia e tenente de thalia, bem como o sempre bom porém pouco usado meddling mage).

 

* PREVEJA O IMPREVISIVEL, pense Illuminati

 

Mas essa carta aqui seria matadora se fizessem algo que funcionasse assim assim assado e jogasse com ela. Mano se você pensou isso alguma vez de alguma carta, tente buscar na memória e veja hoje em dia se lançaram algo que fez ela jogar. Provavelmente será lançado. 

 

MEU EXEMPLO CLASSICO: Capitã sisay. Nos primordios do EDH, esta porcaria era 10 reais, e eu logo pensei ''é o comandante perfeito'', pois ela tinha o mote do formato, bueno, montei o deck e ele ficou ali, terminei mas nunca vendi, até parei de jogar commander por um bom tempo ms o deck ficou la guardado, por que ? Oras, pois eu sabia que esse deck tinha potencial pra ficar melhor, e ficou, pois lançaram 1 carta, e mudaram 1 regra ( e mano eu sempre dizia, sisay so faltava buscar o garruk fala bravo), e a carta foi motor do paradoxo, essa desgraça absurda, e não osbstante a isso ainda fizeram uma mox lendária para meu commander brilhar muito. O principal divisor de águas foi a mudança de regra dos PW como lendarios, o que fez disparar o preço da capitã, que é boa porém não muito popular entre os jogadores novos afinal, uma carta de invasão que é do lore antigo nem sempre chama muito a atenção apesar da habilidade incrível dela, todo mundo fica msm é vislumbrado por vampirinho e mago empata foda ( cof cof... baral.. cof).

 

* Use uma escala aceitável

 

Compre ou de buyout , você tem que fazer uma estratégia lógica. EU SIGO DOIS PADRÕES.

 

a cartão não vale nada ( nada leia-se menos de 3 reais), você tem certeza do potencial, comprei a rodo, pelo menos umas 30 copias ( afinal 90 reais se a carta for a 10 você vai ter 900 potenciais).

 

A carta é mediana ( 10 - 30) , comprei 2 playset, um pra você ( caso vá usar) e um para venda, esse é o melhor 2x1 do magic, saiu uma carta x , tipo goblin chainwheller, que ninguem dava nada e era 6 reais, meus amigos compraram 16 cara, venderam a 24 reais cada, logo cada playset virou 4. O magic te proporciona essas liquidez de alto risco, principalmente com standard.  O contrário também, olha scapeshift, era 200 foi pra 80, já ta beirando os 50 reais, e o foil novo 120, jaja estabiliza e começa a subir, mas até lá ela perde valor e quem compro na emoção demora pra reaver investimento.

 

* Existe um tempo certo pra vender 

 

NÃO SEGURE DEMAIS, a carta geralmente tem um boom, ela explode todos querem, é ai que você vende, o importante é lucrar. Esperar 1 mês  a mais pode forçar voce a vender por menos ou as vezes metade do que você pretendia, olha KARN E TEFERI, chegaram a 250 reais, porra, agora tão quanto, 140, 150, entendeu? eu mesmo só não vendi os meus pois tinha pego no lançamento, teferi a 50 reais e karn a 100, então mesmo agora eu tenho lucro, porém peguei para uso próprio, não peguei mais teferis para a especulação pois eu não respeitei a próxima regra.

 

* Não compare muito as cartas

Saiu teferi, eu pensei , isso seria tão legal no modern porém jace ja ta ai e não joga. Ledo engano, no final Mano Idris Elba tem jogado tão bem quanto o jace, pois ele é bem mais aditivo como PW e tem mais corpo, porém A sobra do TMS me fez não me preocupar em comprar pelo menos mais uns 4 teferis só pra pagar o investimento, pois olhei e pensei ( isso ai vai ser PW de 80 reais no máximo). 

 

* NÓS PENSAMOS COMO AMERICANOS MAS ESQUECEMOS DA COTAÇÃO

 

olhem o karn, ele não seria uma carta justa se valesse 40-50 reais , seria, AI O AMERICANO vai la e pensa o mesmo, 40 usd do meu salario são justos por um karn, ele vale meia box, que aqui é uns 90-100, e ta tudo certo. Ai quando você pensa nesssa equiparação temos que pensar, se é justo pro gringo, para nós é 4 x menos justo, boom, TA AI KARN 140 reais. entenderam? Temos pensamento coeso, porém nossa moeda não vale nada.

 

* NÃO TENHA APEGO VOCÊ TEM 40 ANOS CARALHO

 

Sério mano até hoje eu conheço dealer que olha pra quela cartinha foil de kamigawa e fica se fazendo pra vender, mesmo eu oferecendo  o que vale, isso é horrivel. É legal e as vezes aquela foil que você comprou a 10 anos atras pq achava bonita hoje vale 250 reais ( tipo os predict foil que eu tinha pq eram da Rebecca Guay,) mas mano aumentou vc vende, A NÃO SER QUE VOCÊ REALMENTE vá usar, eu vendi os meus e comprei coisas mais úteis.

 

* NÃO COMPRE ALGO QUE JÁ ESTÁ CARO

 

se você perdeu o tempo perdeu, se concentre em outra carta, é a mesma coisa alguem querer comprar master piece agora, se você pegou seu afinity todo cheio de foils invention e pagou 340 reais na mox de opala pimpona, agora que ta 1350 é melhor você vender, ou esperar ir para 1500, 

 

* A BOLHA TEM LIMITE

 

Todo card tem um valor máximo tolerável em que as pessoas tem uma intenção de pagar, porém você tem que entender, muita coisa é especulação e bolha, então não caia nessas, geralmente cartas que ficam muito caras ficam paradas, e sua liquidez se torna menor.

 

* Se tudo der errado tenha um plano b.

 

ai você comprou as 40 copias do supositorio druidico la , vendeu 5 pagou metade do investimento e vai morrer com 35 copias na pasta, mano, pegue e ofereça pra um lojista, mesmo ele pagando 4.5 vc lucrou, e recupera boa parte, mesmo que venda sei la 15 copias, ainda vão sobrar 20 mas o dinheiro ja voltou e o que sobra e unicamente LUCRO.

 

* Lucro é lucro, mas saiba girar

 

A carta empacou mas vc já pagou o investimento, troque ué, aquela carta nova que voc~e precisava pro cmd provavelmente vc ia terminar comprando, então a troca pelo excedente do seu farm é sempre bem vindo.

 

* OVERPRICE DE CARTAS CARISSIMAS

 

Deram buyout numa carta que era 50 reais e ninguem queria, agora ta 200 reais. Uso a filosofia, se quando era 50 ninguem queria, agora que é 200 ninguem quer mesmo. Isso é coisa de especulador de bolsa, e geralemnte é feito cards da reserved lists e afins, a unica carta que tem liquidez mais paupável no legacy são old duals, que triplicaram de preço no ultimo ano graças ao anuncio de legacy nos pro tours ( algo extremamente desagradável pois o único benefício disso foi aumentar preço decartas graças aos especuladores, afinal dificilmente vamos jogar um PT legacy nas nossas vidas salvo raríssimas excessões).

 

E A ULTIMA PORÉM NÃO MENOS IMPORTANTE REGRA

 

* NÃO TENHA PRECONCEITOS

 

AH MAS ISSO AI É DECK DE COMBO, foda-se KCI aumentou preco de mox, e o caralhas, e o deck sinceramente é uma ofensa a inteligência dos jogadores honestos de magic. Eu abomino combo, mas são muitos os ousados que querem combar na sua cara, então mantenha os decks amigos perto, e os inimigos mais perto ainda, isso ajuda a você s

 

 

Enfim gente, espero ter ajudado, eu não sou economista, nem book maker, eu só tenho sangue de judeu e turco nas veias, e sou chinês por maioria de votos, então ta no instinto, e gosto de passar sabedoria aos abiguinhos. bjus do GENERALLEE, estamos tentando voltar aos dias de glórias, de 4k views no blog mas o tempo é curto e não ajuda muito , feeeeito!

 

 







Leia também

O problema não é com o magic, é com voc�.. 1 comentários / 572 visitas
War of the hype !!! 1 comentários / 259 visitas
É tudo sobre a comunidade 2 comentários / 216 visitas
17 anos jogando mtg, o que aprendi! 2 comentários / 871 visitas
Um cÉu livre para voar - adeus kci 0 comentários / 176 visitas

Favoritos

Nahiri no open de Barra do Pirai

Por: tattoowalker - 12 comentários / 2,062 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 27/08/2018 07:40
Gostei da abordagem.... é isso mesmo !!
(Quote)
- 20/08/2018 22:45

Sou professor.. eu entendo perfeitamente.
Anos atrás eu entendi que, no Brasil, Magic não é para mim. Sempre vai ter alguém aqui falando que joga FNM toda semana e não gasta 50 reais por mês.. Sempre tem alguém dizendo que faz dinheiro com magic.. Bom, sempre tem louco falando que fuma todo dia mas não é viciado ou que o que ele gasta com bebida é nada.

Eu brinco de cmd, não competitivo. Tem cards de 50+ reais que eu gostaria de pimpar no deck, mas não gasto, e sinceramente, não faz falta. Essa é a vantagem do cmd. Tem várias cartas, como dito no artigo, que não tem "fluidez". Se fosse um mercado real, povo baixaria para vender, mas não aqui, não no Brasil. O cara segura Bitterblossom a 120 reais - mesmo o card jogando NADA.. Tava lendo um artigo de fora que os gringos estão preocupados com as proxys de qualidade, e como isso pode acabar com o Magic.. Se continuar essa política da Wizards que valoriza que faz buyout.. vai ser o fim mesmo.

Mas na moral, altos jogos de tabuleiro bons pra caramba! Tenho um amigo que a cada 3 meses compra um novo.. tudo jogo sensacional. Compensa o investimento e é mais fácil de colocar a galera pra jogar nas reuniões do povo pós-faculdade hehe

Boa sorte pra nós!

(Quote)
- 17/08/2018 09:30


Ah cara nem me fala, eu to me formando em engenharia de minas aqui, to estagiando numa estatal, o governador sucateou até onde deu, tamo resando pra trocar o governo pra vir a esquerda e investir, o esquema é viável mas político arria as calças pra patrocinador de campanha, e o povo não faz porra ennhuma =x

(Quote)
- 16/08/2018 18:02

Ou simplesmente... não pagar, e jogar outra coisa.
Felizmente magic não é gasolina, gás de cozinha, energia elétrica ou água.. Pequenas coisas que alguns Jenios querem privatizar..

(Quote)
- 16/08/2018 15:11

ACEITAÇÃO É o princípio de tudo ehehe

(Quote)
- 16/08/2018 14:28
peguei a referência na minha parte ali hein. Um pouco exagerado, mas a ideia é essa mesmo. O foda da especulação VS buyout é que: alguém VAI fazer. Não da mais pra ficar chorando do pessoal que especula, que fica dando buyout em carta que o pessoal quer pra jogar. Isso vai acontecer quer você querendo ou não, sendo usto ou não. Nesse caso infelizmente, o jeito é entrar na roda ou pagar mais caro.