Campeonato Pauper - IRL

       

Por: _KiNgGuS_ em 19/06/11 21:49 | 6 comentários / 12,120 visitas

Olá.

Meu nome é Pedro Fabião Giusti, jogo magic a uns 10 anos, porém resolvi levar o magic mais a serio somente ano passado. A cidade onde eu vivo não é muito grande (cerca de 350.000 habitante) e nunca existiu mais de 1 loja voltada a cardgames na cidade. Em setembro de 2009 a unica loja existente na cidade faliu e eu resolvi (junto com 2 sócios) comprar algumas box e arranjar um espaço para a realização de torneios, e, felizmente, a idéia deu certo e nós estamos em parceria com uma livraria realizando diversos torneios por semana.
E, é exatamente sobre o torneio que ocorreu ontem (18/06) que eu resolvi escrever um post, visto que foi um torneio pauper e eu acho o formato extremamente interessante e não vejo muitos post sobre o metagame ou decks etc.

Sempre gostei de pauper, alias a idéia da parte de pauper no fórum da ligamagic surgiu de uma conversa minha com o usuario amoxxiu (meu sócio) e postamos a idéia para o dialog no fórum privado aos ajudantes e a idéia foi aprovada e foi criada a parte de pauper no fórum.
Também criei uma acc recentemente no mol e resolvi iniciar no formato pauper, portanto por esse e outros motivos que eu já expliquei estou escrevendo sobre esse formato apesar de ser algo mais 4fun. Semana que vem se eu for bem no regional devo fazer um report aqui.

Bom, vamos ao que interessa...

Vou fazer um resumo do campeonato e postar as decklist dos decks que eu infrentei, pois eu vejo seguido gente postando no fórum que quer saber uma deck list de tal deck pauper, ou quais decks são tier 1 no ambiente pauper no Mol ou Irl.

A minha decklist foi a seguinte:
Blink U/W control

Lands:
11 Islands
6 Plains
4 Terramorphic
2 Halimar Depths

Creatures:
4 Aven Riftwatcher
1 Sea Gate Oracle
4 Mulldrifter
2 Kor Skyfisher
3 Soul's Attendant
3 Guardian of the Guildpact

Spells:
3 Momentary Blink
4 Journey to Nowhere
4 Rune Snag
3 Counterspell
3 Boomerang
3 Brainstorm

Sideboard:
3 Holy light (Contra infect e TTPS ou monored storm)
3 Lone Missionary (Burn, Gobbos e Spring tide)
3 Hydro Blast (Qualquer deck com vermelho)
2 Dust to Dust (Affinity)
4 Veldalken Outlander (Gobbos e Burn)

Pra quem conhece o ambiente pauper esse deck já fez bastante sucesso no mol no final do ano passado (tem a versão com vermelho também com raio e firebolt), porém ultimamente está sumido dos tops do mol, visto que o metagame do pauper no mol estava dominado pelo familar storm que é um match desfavoravel para o blink.
No entanto, aqui em Pelotas no ultimo pauper quase 50% dos jogadores estavam de burn ou de gobbos que são 2 decks que o blink tem um match extremamente favorável e possui um ótimo side contra tais decks.

Só para constar, caso alguem resolva montar esse deck no mol, aconselho alterar o side, pois não existe mais tantos mono red ou gobbos no mol

1º Match X Mono White Cleric

Nunca havia jogado contra tal deck, mas era um deck tribal de cleric que ganhava muita vida com life burst e obviamente a maioria dos clerigos tinham a habilidade de dar Tap e previnir x de dano causado em uma criatura ou em um jogador, ou seja, era um match meio chato já que o blink não bate muito rapido e também ganha vida.

1º Game: ele zica nas lands (fica só com 2 land por muitos turnos) e eu consigo botar alguns Aven's em campo e começar a bater e quando finalmente ele consegue land eu já tinha feito um evoke do mulldrifter + momentary blink o que me garantiu a compra de 4 cartas e manter o mulldrifter na mesa e consequentemente consegui juntar diversas counters para anular as criaturas dele e ganhar o jogo com os flyers

Não boto side

2º Game: Turno dois ele bota um soul's attendant que no meu turno é removido pelo journey to nowhere logo em seguida começa botar alguns clerigos na mesa e eu consigo botar 2 mulldrifter, 2 skyfisher e 2 aven e os clerigos dele conseguem previnir 6 de dano por turno, porém eu estava batendo 12 por turno, em um certo momento consigo remover 1 bixo dele com journey to nowhere deixo a habilidade na pilha dou um boomerang e devolvo o journey pra mão e baixo de novo removendo outro clerigo e ganhando o jogo.

Não tenho a deck list desse deck pq nunca havia jogado contra. mas acho que tem um bom match contra gobbos e burn e, como eu já disse, no ultimo torneio teve diversos gobbos e burns e por isso a pessoa deve ter escolhido tal deck.

__________________________________________________________________


2º Match - TTPS, porém só com metralha no main deck e os empty the warrens no side.

1º Game: Eu tenho 2 soul's attentant na mesa e 1 kor skyfisher e ele sacrifica 1 land pra começar a combar e quando ele da o 1º dark ritual gastando a unica mana preta eu dou um rune snag e anulo o ritual e ele continua gerando mana vermelha e acaba dando uma metralha de 9 matando meus bixos e causando 4 de dano em mim. O jogo continua eu ganho mais vida com os Riftwatcher e acabo deixando ele com 4 de vida e ele começa a combar, porém ele da 1 sign in blood e vai a dois e naõ compra as cartas necessarias para continuar o combo e me mostra outro sign in blood na mão que não pode ser usado pq ele acabaria se matando.

Side pro game dois: Ele me pergunta se eu ganharia 1 de vida para cada ficha de goblin, portanto eu imagino q ele iria botar os empty the warrens e boto no deck 3 hydroblast,3 holy light e 3 lone missionary. Tirei os 3 boomerang, 3Guardian of guildpact e 3 journey to nowhere.

2º Game - Turno 2 ele começa combar e por burrice minha eu não anulo o 1º Rite of flame e ele acaba dando mais 1 rite e algumas magicas e da um Empty the Warrens de 10 e eu acabo dando um hydroblast em uma das copias e ele só bota 8 goblins na mesa. Eu até consigo botar 1 riftwatcher e 1 lone missionary na mesa, porém ele continua atacando com os goblins e me deixa a 8 de vida com lone missionary na mesa e ele com 6 goblins, ele comba novamente da uma metralha de 3 matando o lone e dando 1 em mim e outra metalha de 4 mais os ataque dos goblins e é gg pra ele


3º Game - Eu começo com soul's attendant no 1º e no 3º turno até que no 4 turno dele ele começa combar e eu tenho somente 1 ilha e planicie desvirada e 1 rune snag na mão, eu penso em anular algum rite ou ritual, porém ele começou a combar com 6 manas, portanto não vi como alguma counter nessas spells poderia prejudicar o combo, portanto fico esperando, visto que pra cada goblin q ele botar eu ganharia 2 de vida por causa dos soul's e o problema seria se ele botasse um bushwhacker junto com as fichas dando haste e +1+0 pra todas. Exatamente isso que acontece e eu acabo anulando o bushwhacker e indo a 69 de vida e ele com 22 fichas de goblins na mesa, no resto do jogo eu consigo ganhar bastante vida e segurar os goblins com skyfisher e riftwatcher e o tempo acaba e no quarto (dos 5 turnos) ele tenta combar novamente para ao menos tentar matar os meus bixo e conseguir o empate, porém ele está só a dois de vida e novamente não pode usar os sign in blood e acaba recolhendo as cartas.

Segue a decklist parecida com a que meu oponente usou:

13 lands:
4 Ancient Spring
4 Geothermal Crevice
1 Irrigation Ditch
4 Sulfur Vent

Spells:

4 Cabal Ritual
4 Chromatic Star
4 Dark Ritual
4 Empty the Warrens
4 Gitaxian Probe
4 Grapeshot
2 Ideas Unbound
4 Lotus Petal
4 Manamorphose
4 Ponder
1 Preordain
4 Rite of Flame
4 Sign in Blood

Sideboard:
2 Careful Study
2 Deep Analysis
2 Disfigure
4 Duress
2 Echoing Decay
1 Goblin Bushwhacker
1 Shred Memory
1 Swamp

Deck não era exatamente assim, porém essa é a lista que anda fazendo top no mol e é uma lista melhor do que essa que eu joguei contra, pois não há o pq de não usar os empty the warrens diretio no main deck (que pelo visto era assim que o meu oponente estava jogando)

__________________________________________________________________

3º Match x Burn

1º Game Eu começo jogo boto land e passo ele da um raio e passa eu boto ilha e passa ele tenta botar um Kiln Fiend que é anulado por um rune snag e no meu turno e faço um riftwatcher e passo indo a 19 de vida e após isso ele me da mais alguns burns, porém eu ganho mais vida e ele acaba perdendo o jogo

Side: Entra 3 Lone Missionary, 3 Hydroblast e 4 Vedalken Outlander e sai 3 boomerang, 4 journey to nowhere e 3 mulldrifter

2º Game ele tenta a sorte jogando com 1 montanha e eu começo o jogo com 2 lone missionary,1 riftwacher,1 blink e 3 lands na mão e ele só consegue o 2º land no 5 turno e é gg pra mim

Segue a deck list que ele usou:

Lands
19 Mountain
1 Forgotten Cave

Creatures
4 Keldon Marauders
4 Spark Elemental
12 cards

Spells
4 Fireblast
4 Firebolt
4 Shard Volley
4 Lava Spike
4 Incinerate
4 Lightning Bolt
4 Rift Bolt
4 Chain Lightning

Sideboard
4 Electrostatic Bolt
4 Smash to Smithereens
4 Martyr of Ashes
3 Pyroblast

Aqui na minha cidade existe muita gente que joga de burn, no entanto nesse torneio só tinha 1 burn e 1 gobbos (azar meu que fui com um deck focando esses decks), no mol esse deck está praticamente morto. Ele aparece raramente fazendo 3-1 nos daily event, mas se for pra montar um mono red agroo no mol o certo é montar o goblin que é muito melhor pro metagame pauper do mol e seguido anda aparecendo nos tops dos daily events

__________________________________________________________________

4ª Match x Mono Green infect

1º Game Eu começo e ele faz Glistener Elf no 1º turno dele e no meu turno eu removo com journey e por milagre ele não faz um bixo no 2 turno dele e eu consigo anular mais uns 3 bixos q ele tenta por e consigo controlar o jogo e ganhar

Sideboard: Boto as 3 holy light e tiro os 3 soul's attendant

2º Game Ele não faz bixo no 1 turno e no seu 2º turno não bota land e eu estou com 3 rune snag na mão e 2 journey to nowhere, no 3 turno ele bota land e tenta botar um bixo na mesa e eu dou uma rune snag (mesma coisa acontece no 4º e 5º turno dele), porém no 6º turno ele consegue botar um Rot Wolf e no meu turno tento dar um journey to nowhere e ele acaba dando em resposta um Vines of Vastwood e no turno dele acabo levando um ataque com envigorate e mais alguns pumps e morrendo

3º Game Eu acabo zicando na 2 mana azul e não consigo usar boomerang ou anular os bixos dele no 2 turno e acabo apanhando no 4º turno de um Rot wolf 11/11

Eu não tinha muitas esperanças de ganhar do infect, a vida que o blink não faz NENHUMA diferença e é muito dificil conseguir controlar o jogo e fazer com que nenhum bixo fique na mesa até eu conseguir ganhar o game, visto que minhas criaturas mais fortes são 2/3...

Deck list:

20 lands
15 Forest
3 Teetering Peaks
2 Tranquil Thicket

15 creatures
4 Blight Mamba
4 Glistener Elf
4 Ichorclaw Myr
3 Rot Wolf

25 other spells
1 Apostle's Blessing
3 Groundswell
4 Invigorate
1 Lotus Petal
4 Mutagenic Growth
4 Predator's Strike
4 Rancor
4 Vines of Vastwood


Sideboard
3 Apostle's Blessing
4 Fog
4 Nature's Claim
4 Sandstorm

Mais um comentario, no meu ponto de vista esse é o melhor deck pauper da atualidade, tanto irl quanto no mol. No mol ele aparece frequentemente fazendo 3-1 ou 4-0 nos daily e só não aparece mais pq envigorate está custando uns 15 tix cada e o pessoal que joga pauper é mão de vaca e não gosta de gastar em carta comum, porém caso alguem tenha dinheiro para investir e queira ter um deck que destroi os dois decks que mais aparecem em daily events (Ur Locus e Familiar Storm) e consequentemente ir bem nos torneios, esse é o deck!

__________________________________________________________________

5º Game x Familiar Storm

Infelizmente o torneio demorou mais do que o esperado e eu não podia ficar mais tempo no torneio, como eu conhecia o oponente eu concedi pra ele em troca de alguns boosters da premiação, pois quem ganhasse a partida certamente ficaria em 2º lugar no torneio.

Como eu já falei o Familiar Storm tem uma certa vantagem sobre o blink, porém eu acredito que essa versão mais control que eu estava jogando tem um match 50/50 contra o storm, pois a deck list conta com 8 counters o que atrapalha bastante o familiar storm, boomerang para devolver os Azorious Chancery ou Dimir Aqueduct o que faz com que eles percam praticamente 2 turnos em land e journey to nowhere para removar os familiares.

Segue a deck list:

Lands
3 Azorius Chancery
4 Dimir Aqueduct
3 Evolving Wilds
6 Island
1 Plains
1 Swamp
3 Terramorphic Expanse


17 creatures
4 Cloud of Faeries
1 Mnemonic Wall
4 Mulldrifter
4 Nightscape Familiar
4 Sunscape Familiar


Spells
4 Compulsive Research
4 Deep Analysis
3 Foresee
4 Frantic Search
4 Snap
3 Temporal Fissure


Sideboard
1 Capsize
4 Galina's Knight
4 Hydroblast
3 Lone Missionary
3 Prismatic Strands

Bom, acho que era isso. Acabei o torneio 3-2, mas gostei bastante do deck e caso alguem esteja planejando jogar algum torneio pauper irl e saiba que o ambiente é mais voltado pra agroo do que pra combo eu recomendo.

Quando ocorrer outro torneio pauper na loja eu farei outro report e se alguem que estiver começando no pauper tiver alguma pergunta sobre o ambiente do mol ou irl e quiser perguntar é bem vindo.

Abraço a todos

Pedro "BuBa" Giusti

Obs: Me desculpem se o meu português não é dos melhores...






Leia também

Vendas. 2 comentários / 1,978 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 23/06/2012 18:42
Torneios pauper na Liga ia ser do caralho!
Mas preferia que fosse no Cockatrice, ao invés de MWS.
(Quote)
- 23/06/2012 11:11
Ei, vamos falar com Dial sobre voltar os torneios da Liga usando o WWS. Ai podemos jogar de boa pauper, pois, aqui onde moro não tem ninguém que jogue Magic, quando vou visitar meus amigos em outras cidades, nenhum deles quer jogar pauper '.'
Voltemos ao WWS.
(Quote)
- 22/06/2012 16:05
parabens ae pra voçes que fortalecem o formato!que haja muito pauper por ai!e aqui tambem ehehehe gogogogogogogog pauper
(Quote)
- 22/06/2012 16:00
Eu sempre jogo de Infect, entao o report não seria nem um pouco legal.

Floresta + Elfo Turno 1
Buffs turno 2 + Rancor ou Vines ou Blessing

Game 2, não sai com elfo turno 1, turno 2 bloqueiou o Myr, perdi.

By the way, excelente report, acho o pauper o formato mais divertido. ^^
(Quote)
- 19/06/2011 20:29
Sorte tua que não me enfrentou. Com meu gobbos eu acabava com teu blink huahuahua..
Outra coisa é que o pessoal aqui na cidade aderiu ao formato, sendo os torneios com maior número de pessoas.
Bom artigo, quando sobrar tempo, escreve sobre alguns decks.
abraço
(Quote)
- 19/06/2011 19:23
Esta era a minha vontade, fazer um torneio Pauper competitivo na minha cidade...

mas a galere não curtiu muito o formato :/