[Primer] - Death and Taxes 2.0
 [Primer] - Death and Taxes 2.0
Semi-Deus

Esquilo
0 Referências
Posts: 203
Registro: 25/04/12
Porto Alegre - RS

Postado em: 16/09/13 15:08
O Kami falou muito bem. Uma decisão errada muitas vezes não tem volta para o D&T.

Nesse findi estava jogando contra um Tin Fins e a situação era:
Mother desvirado. Thalia e Revoker (nomeado Griselband) virados na mesa e 2 lands desvirados, sendo 1 karakas. Tinha 1 karakas, 1 StP e 2 outras cartas na mão (acho que eram criaturas de custo 3).
Do outro lado tinham vários lands e apenas 1 Sneak Attack na mesa.
Ele fez entomb para jogar griselband no cemitério e, em seguida, buscou ele com aquela mágica que dá haste e exila no final do turno. Baixou o Emrakul e atacou com os 2.
Ele estava com uns 11 de vida e eu 20.
Tinha como opções: Dar 1 StP no Griselband (custo das 2 manas devido a Thalia) e tomar 15 de dano e perder tudo que tinha na mesa ou usar a karakas no Emrakul ou Grisel. No Grisel não valia a pena, pois ia perder tudo na mesa da mesma forma e o Grisel ia voltar no turno seguinte para vencer.
Ficaram 2 opções, como o Grisel seria exilado, preferi voltar o Emrakul.
Até deu certo e tomei 7 de dano e ele ganhou 7.
Passaram-se alguns turnos com o Emrakul voltando pra mão, até que ele percebeu que poderia baixar o Emrakul novamente após ele ter voltado pra mão e aí foi GG.
Faltou um pouco de experiência minha nesse jogo, mas o certo era ter exilado o grisel e deixado o Emrakul limpar a mesa sendo exilado também.
Ficaria com 5 de vida, mas poderia recomeçar o jogo com a karakas da mão, pois no turno seguinte a este fato comprei 1x Vial, então com certeza consegueria voltar pro jogo. Não sei se venceria, mas creio que teria mais chances, pois o adversário também teria que se reerguer por alguns turnos, já que usou tudo que tinha até aquele momento.
Mas o lado bom de errar, se existe, é que serve de lição.
 
Renatohenrique

Esquilo
0 Referências
Posts: 34
Registro: 09/11/12
Caruaru - PE

Postado em: 17/09/13 09:23
Muito bom esse artigo, estão todos de parabéns! tenho certeza que vai incentivar muita gente a montar esse deck, se o pessoal aqui na minha cidade jogasse ainda legacy eu montaria

 
ArKHaN

Assassino
162 Referências (98.15% positivas)
Posts: 10325
Registro: 04/03/03
Rio Do Sul - SC

Postado em: 17/09/13 09:56
li o artigo, mas como estava debilitado, só consegui responder agora.
o deck é muito bom, tem resposta pra td ou quase tudo. ele só vai perder msm pros combos rapidos (storms likes e afins).

só nao concordo na análise dos matchs a respeito de 2 decks.

1) goblins, onde vc disse q é levemente favoravel ao D&T. Na vdd, o D&T só vai ganhar o jogo, se o goblins nao fizer NADA. A ÚNICA carta q atrapalha o gobbos é a jitte, que vai ser destruida. Batterskull nao é o fim do mundo, só atrasa a sua morte.

2) ichorid é errado dizer que RiP é GG. o kra tb consegue contornar ela.

No resto, eu concordo com tudo.
 
VIP STAFF Green_Green

Pesadelo
0 Referências
Posts: 5618
Registro: 19/04/07
Niterói - RJ

Postado em: 18/09/13 16:12
Bem, vou aproveitar para fazer umas colocações e ver a opinião do pessoal a respeito delas.

1º - O que acham de, no lugar de Sunlance, utilizar Dismember?
Prós - Instant speed, pode matar criaturas maiores e, inclusive, indestrutíveis;
Contras - Perda de 4 de vida, não utilizável contra burns;

Minha opinião: Irei testar dismember no lugar, parece melhor, pois pode pegar gagas alheias e levar pro grave até goyfs, relicários e batmans;

2º - A utilização de Lajes de Trokair, e quantas usar.
Muitas vezes o deck vem com tudo, mas às vezes vc fica naquela de comprar 2~3x lands seguidos, e perde o jogo. Valeria a pena usar lajes para fazer uma espécie de "card advantage?"
Prós - Chance de filtragem de deck, impedindo a chance de comprar outras plains e aumentando a chance de comprar utility-lands, assim como não-lands cards.
Bom contra POX.
Insuscetível de receber um Massacre;
Contras - Stifle pode interromper sua busca da plains;
Price of Progress - Você poderá receber 2 pontos de dano a mais;
Magus da Lua/Blood Moon - pode travar sua quantidade de mana branca;
Receber Wasteland na manutenção, e a plains irá entrar virada;

Minha opinião: Testarei 4 para ver se pode fazer alguma diferença. O medo de stifle é o maior de todos, mas a probabilidade da espécie de filtragem e não tomar massacre talvez compensem;

Juiz Nível 1
Moderador da Seção de Dúvidas
 
Roland_Deschain

Orc
0 Referências
Posts: 693
Registro: 04/07/07
Varginha - MG

Postado em: 18/09/13 21:42
Spellkite eh monstro nesse deck.
 
VIP STAFF Kami

Fênix
9 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5882
Registro: 17/03/06
São Paulo - SP

Postado em: 18/09/13 21:55

Eu tbm tenho achado. Estou usando um no momento, é muito bom mesmo. Praticamente te resolve o problema de enfrentar jittes e punishing fires, e escapa da maioria das remoções em massa (das principais acho que só terminus pega), ficando na mesa para te dar um suporte quando o jogo recomeça apos massacre e coisas do genero.

TERCEITRA TERRA - o melhor portal de podcasts sobre RPG e games deste lado da galaxia

Aproveite e dê uma passada no GODMODE e no GAMEBANG, dois podcast fodásticos sobre o mundo dos games

 
Semi-Deus

Esquilo
0 Referências
Posts: 203
Registro: 25/04/12
Porto Alegre - RS

Postado em: 18/09/13 22:34
Não testei Dismember. Acho 4 de dano bastante para o benefício parecido (remoção de criaturas) que o Sunlance dá. Dismember com certeza é mais abrangente e é instant, mas uso 2x Sunlance de side e não tenho tido problemas com ele até o momento, pelo contrário, tem sido bem útil.

Tenho usado 3x Flagstones e gostei do resultado. Começei usando 4, mas achei 3 melhor. Uso 5x plains e 3x Flagstones.

Quanto ao Spellskite tenho usado de side, mas estou com vontade de testar de main. Joga muito, contra Jund é uma beleza.
 
VIP STAFF Green_Green

Pesadelo
0 Referências
Posts: 5618
Registro: 19/04/07
Niterói - RJ

Postado em: 19/09/13 00:52
Spellskite vai entrar no meu side. Vou retirar 1 Disenchant e 1 Jitte e colocar 2x deles. A abrangencia é mto grande, e o card é mto forte para ser ignorado.

Juiz Nível 1
Moderador da Seção de Dúvidas
 
BIEHZAO

Esquilo
0 Referências
Posts: 81
Registro: 04/09/11
Passo Fundo - RS

Postado em: 19/09/13 01:01
Baita deck!

Tenho um pra vender, interessados, pmsg :D

HSAOSHAOSIHAS :D
 
Tardoqui

Mago
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 104
Registro: 27/08/13
Mauá - SP

Postado em: 22/09/13 13:46
Alguém tem usado Restoration Angel? Estava pensando e achei uma ótima opção utiliza-los, devido ao flash e ao corpo mais robusto. Alguma opinião sobre?
 
Tardoqui

Mago
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 104
Registro: 27/08/13
Mauá - SP

Postado em: 22/09/13 13:50
Alias, se eu usar Restoration para exilar uma criatura minha que está sendo alvo de uma mágica, essa mágica perde o alvo? Porque teoricamente a criatura voltaria ao jogo antes da mágica resolver, certo?
 
Semi-Deus

Esquilo
0 Referências
Posts: 203
Registro: 25/04/12
Porto Alegre - RS

Postado em: 22/09/13 14:19

Ainda não usei o Resto Angel, mas vou testá-lo pra ver como se sai.

Sim, a mágica perde o alvo e sua criatura volta ilesa ao campo.

 
Tardoqui

Mago
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 104
Registro: 27/08/13
Mauá - SP

Postado em: 22/09/13 14:23
Se no caso for uma mágica global, minha criatura morre de qualquer maneira certo? Porque ela vai voltar antes da mágica resolver... Já no caso do Flickerwisp a criatura consegue se salvar, porque volta só no fim do turno, correto?
 
Dragonhaque

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2580
Registro: 18/01/08
São Paulo - SP

Postado em: 22/09/13 15:03

Exato.

 
VIP STAFF Kami

Fênix
9 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5882
Registro: 17/03/06
São Paulo - SP

Postado em: 22/09/13 16:38
Restoration é uma carta muito boa que se encaixa muito bem no deck, tanto pelo efeito quanto pela habilidade de voar. Mas o custo dele é bem proibitivo, vc dificilmente o colocaria usando vial rapidamente (pois "queimaria" o artefato pelo resto do jogo) e para colocar ele pagando as manas normalmente você tem que abrir mão de usar portos, StP e outros efeitos importantes que tem papel fundamental na estratégia do deck nos turnos em que o anjo realmente faria muita diferença (a não ser, claro, que tenha 5-6 terrenos no jogo, mas não é sempre que isso acontece). O proprio uso de wastelands já te prejudicaria nisso, fazendo o anjo ficar mofando um pouco mais na mão.

Não é raro, por exemplo, você não conseguir castar criaturas de custo 3 rapidamente (turnos 3-4) porque você tem seus recursos comprometidos em outras tarefas, e as vezes você fica dependente do vial para fazer essa ponte para você. O restoration só faria a situação ficar ainda pior, aumentando o número de cartas de custo mais alto (no caso, seria a de maior custo no deck) e direcionando seu foco para outro tipo de ação. Não entenda mal, o anjo é bom, mas por 4 manas tem que ser um efeito muito drástico para ganhar um espaço no deck (como Cataclismo). Eu prefiro deixar o deck com um custo de mana médio menor, poder colocar três marcadores no frasco tranquilamente sem medo de que o mesmo fique inútil após o uso e ficar com meus wisps que já fazem um serviço quase tão bom quanto.

Mas... Pode ser que a carta faça alguma diferente dependendo do que está enfrentando ai. Caso queira viabilizar o anjo, teria que aumentar a contagem de terrenos para no minimo 23 (se usar 1 anjo) ou até mais (caso opte por usar 2). Não aconselho mais copias do que 2.

Editada em: 22-09-13 16:45:58 por Kami.
(.)

TERCEITRA TERRA - o melhor portal de podcasts sobre RPG e games deste lado da galaxia

Aproveite e dê uma passada no GODMODE e no GAMEBANG, dois podcast fodásticos sobre o mundo dos games

 
VIP STAFF Green_Green

Pesadelo
0 Referências
Posts: 5618
Registro: 19/04/07
Niterói - RJ

Postado em: 22/09/13 21:49
Algumas considerações depois de alguns testes:

- Dismember: Não foi efetivo. Os jogos que eu pensava em colocá-lo ela praticamente para a mesma função do sunlance: matar criaturas pequenas não brancas. Perder 4 de vida é muito pelo efeito dele.

- Leonin Relic-Warder: Retirar um artf/enchant é bom, mas ele é facilmente contornável, ainda mais pelo corpo pequeno, qualquer coisa quebra ele (raio, abrupt, espadas....). Vou tentar deixar 3 Oblivion Ring de side, pois percebi que é um card que vc nunca se arrepende de comprar no late game ou começar com ela na mão. Abrangência muito boa. Talvez 2 Oblivion + 1 Leonin seja o número certo.

@Kami: Concordo com suas colocações do Restoration Angel. Não me parece correto deixar uma criatura CMC 4 no deck. Melhor subir +1 Flickerwisp, faz mesma função, bate com mesmo poder, tem menor resistência mas custa menos e não precisa deixar subir o Vial para 4, além de que sua habilidade tem diferenças, muitas vezes significativas (um volta na hora, o outro no final do turno. Para efeitos globais, isso é ruim pro anjo).

Juiz Nível 1
Moderador da Seção de Dúvidas
 
Sieegfreed

Orc
0 Referências
Posts: 351
Registro: 04/01/10
Cascavel - PR

Postado em: 23/09/13 02:32
É uma pergunta meio idiota eu sei mas...

Como faz para "não passar a prioridade" no MOL e combar?

Sim, por que em todas as tentativas apos usar Mangara e dar Target o oponente decide se responde, da ok e a habilidade é resolvida sem chances de eu mandar a habilidade do Karakas para a pilha, procurei alguma opção para ativar e não encontrei nem uma alternativa até o momento, com isso fiquei em duvida se realmente o combo é valido, teoricamente sim, na verdade é intuitivo que seja "usavel" porem se no MOL não ha como acredito que há alguma falha na regra, no MOL ou na maneira que temos usado a pilha.

Agradeço se alguem me informar se sou eu que estou errando em algo no MOL ou se realmente é viavel combar com Mangara+Karakas.

Vlw
 
VIP OURO [sm]_Frejat

Lenda
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1857
Registro: 02/02/05
Votuporanga - SP

Postado em: 23/09/13 03:46

Bom, o combo é válido, a sua jogada que está errada. Quando você joga a habilidade do mangara para a pilha, você não deve passar prioridade, se passar e o oponente deixar resolver, a prioridade não volta a você, ela simplesmente resolve. O que você tem de fazer é usar mangara, jogar a habilidade do karakas e só então passar a prioridade.

Agora, o que você deve fazer no mol, não faço a menor idéia.


Editada em: 23-09-13 03:50:56 por [sm]_Frejat.

 
tiagoblauth

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 491
Registro: 26/08/13

Postado em: 23/09/13 07:51
EXCELENTE artigo.

Deixa eu te fazer um questionamento. Tenho muita dificuldade contra elves, meu deck ainda não esta 100% pronto, mas berço atrapalha demais. Quantos removals são indicados pra G2 e G3? O que sai pra entrar canonist?

Abs
 
tiagoblauth

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 491
Registro: 26/08/13

Postado em: 23/09/13 07:51
EXCELENTE artigo.

Deixa eu te fazer um questionamento. Tenho muita dificuldade contra elves, meu deck ainda não esta 100% pronto, mas berço atrapalha demais. Quantos removals são indicados pra G2 e G3? O que sai pra entrar canonist?

Abs