Ajuda com Mono Green Commander
 Ajuda com Mono Green Commander
Lizaruk

Esquilo
0 Referências
Posts: 3
Registro: 10/09/13
São Paulo - SP

Postado em: 25/09/13 03:16
Olá! Sou novato no magic, jogo a menos de 1 ano com 2 amigos e será que alguém poderia me ajudar com meu commander? Se a quantidade de terreno está bom e quais cartas eu poderia trocar? Já pedi ajuda de meus amigos, mas eles se recusam a olhar meu deck pra ver o que pode melhorar. Eu fico meio perdido, pq não sei como resolver essas coisas sem ajuda. Pelo menos pra aprender como resolver.

Bom, eu notei algumas falhas jogando contra os outros.

As vezes fico com um monte de mana parado com Sol Engaiolado + Manoplas do Poder+ Cubo Duplicador. Eu tirei o Sol Engaiolado, estava gerando horrores de mana e não fazendo nada. Mantive os outros e já tentei trocar o Cubo Duplicador ou a Manoplas do Poder, só que aí meu jogo travou sem elas.

Jogando contra um amigo, meu jogo ficou travado contra o Espículo Tecelão dele.

Meu deck perde com facilidade contra o deck do Lazav, Mentor dos Dimir. O que eu posso melhorar pra evitar isso?

Até o momento ele está assim:

Comandante Jedit Ojanen de Efrava

33 Lands

26 floresta
Vastidão Morfoterrena
Terras em Desenvolvimento
Jardim de Khalni
Aldeia nas Copas
Bacia Selvática
Passagem do Ladino
Tumba Antiga

24 Criaturas

Behemoth Craterópode
Ginete de Alossauro
Hidra Kaloniana
Elfo Flautista
Behemoth de Kalonia
Vorme Vetusto
Ancião Bosque Pardo
Elemental do Covil de Espinhos
Vingador de Zendikar
Trol da Ponte Musgosa
Terastodon
Dragão Avérneo de Aço
Hidra Primordial
Colosso de Aço Nefasto
Vorme Espinha do Mundo
Druida Trança-Verde
Artesão de Kozilek
Pentavus
Hornet Queen
Adéfago Gigante
Vorinclex, Voz da Fome
Multidão de Cascudos
Soberano de Géia
Vorme Panglacial


1 Planeswalker

Garruk Falabravo

8 Artefatos

Elixir da Imortalidade
Botas do Desbravador
Botas Pé-ligeiro
Grevas Faiscantes
Máscara de Avacyn
Couraça de Aço Negro
Cubo Duplicador
Manoplas do Poder

7 Encantamentos

Sylvan Library
Chamado da Selva
Zona do Despertar
Ascensão do Senhor das Feras
Refúgio nas Copas
Padrão de Renascimento
Vidas Paralelas

10 Sorcery

Reviver
Espasmo de Crescimento
Cultivar
Vegetação Explosiva
Territorios Ilimitados
Ordem Natural
Majestade da Alma
Uivo da Matilha Noturna
Unhas e Dentes
Triunfo das Hordas

16 Instant

Defesa da Torre
Palavra de Proteção
Neblina
Brumas Pegajosas
Nivoso
Crescimento Titânico
Salvação do Druida
Estorrar
Invocação da Selva de Pedras
Trepadeira de Matavasta
Carne Fresca
Entrada Dramática
Afinidade do Predador
Ardil do Patrulheiro
Urro Primordial
Não Deste Mundo


Agradeço quem puder me ajudar e conforme for melhorando o deck, eu vou dando upgrade na lista.
 
Terrorman

Esquilo
0 Referências
Posts: 195
Registro: 23/01/09
Cascavel - PR

Postado em: 25/09/13 08:40
Monogreen pode ser um pouco mais complicado de montar se você fugir de certas coisas mais populares que se vê por aí, como Azusa. Mas também não é impossível, só é necessário um pouco de malandragem para contornar os problemas mais comuns. Vou sugerir algumas coisas sem mudar muito a idéia de seu deck:

CRIATURAS

+ Dosan, the falling leaf, - Soberano de Géia: Primeiro corte, soberano é bem meh no Commander. De outro lado, a habilidade de não levar counters e nem outras surpresas no seu turno não tem preço.

+ Yeva, Natures's Herald, - Pentavus: Se você joga de monogreen, você quer que seus produtores de tokens sejam realmente sensacionais. Pentavus não é, simples assim. Muito melhor ter uma criatura com flash que te garante a possibilidade de jogar a maior parte de seu deck com flash.

+ Kamahl, Fist of Krosa, - Trol da Ponte Musgosa: Trol é um truque bonitinho, só que extremamente previsível, dependente de outras cartas e que na maioria das vezes vai morrer na curva. Ao trocarmos ele por Kamahl, Fist of Krosa, você ganha 2 habilidades relevantes: um finisher que pode ser acionado a qualquer momento e a habilidade de tornar terrenos de qualquer jogador em criaturas, o que além das óbvias aplicações ofensivas, pode desmotivar seus oponentes a jogarem um efeito de wrath.

+ Jolrael, Empress of Beasts, - Kalonian Behemoth: O behemoth é um bixo grande que é bloqueado por fichas 0/1. Nada mais. Jolrael é muito parecida com o Kamahl no que ela faz, e isso é o suficiente para te fazer considerar por ela no deck.

+ Pelakka Wurm, - Vorme Panglacial: Pelakka Wurm é um daqueles bixos incomuns que poderia ser raro pelo tanto que oferece. 7/7, trample, te dá vida quando entra em campo e um draw quando morre. Já a panglacial wurm...nem tanto assim. Ainda mais com poucos efeitos de procura no deck.

+ Fierce Empath, - Druida Trança Verde: No commander, você quer que seus aceleradores de mana sejam mais permanentes do que uma criaturinha tão fraca. Artefatos e encantamentos são opções muito melhores. Melhor trocar esse cara para uma criatura barata e que pode te buscar toda a parte roubada de seu deck.

ARTEFATOS:

+ Sol engaiolado, - Couraça de Aço Negro: Normalmente, sou grande fã da couraça, resolve muitos problemas. Mas no seu deck, quem, exatamente, vale tanto a pena proteger com esse artefato? Seu comandante? Mas você joga de verde,e com todos os duplicadores de mana (incluindo o sol engaiolado), no final das contas você vai poder jogá-lo apesar dele já ter morrido várias vezes.

+ Oblivion Stone, - Mascara de Avacyn: A mascara não é um equipamento tão legal no seu deck. Oblivion Stone te garante a possibilidade de soltar um wrath quando a coisa desandar de vez pro seu lado.

ENCANTAMENTOS

+ Lurking Predators, - Parallel Lives: Vamos deixar o parallel lives para quem realmente lida com tokens. Pra você, Lurking Predators representa uma vantagem enorme, especialmente no mesão. Colocar várias criaturas em campo de graça é bem ridículo.

SORCERIES

+ Testemunha Eterna, - Reviver: Tá, testemunha é uma criatura, mas ela é tão sensacional que tem que entrar, mesmo que seja no lugar de uma sorcerie. E convenhamos, reviver é uma testemunha eterna pior...

INSTANTS

+ Cloutrasher, - Defesa da Torre: Cloutrasher não é uma instant, mas é quase isso, além de resolver seus problemas com criaturas que voam. E é uma criatura que você pode buscar com Fierce Empath. Já defesa da torre...digamos que não é uma mágica muito usada no Commander.

+ Harmonizar, - Palavra de Proteção: Você já tem truques defensivos suficientes. Que tal trocar isso por um draw 3 por 4 manas? Harmonizar sempre foi uma ótima pedida em decks monogreen. Obs: é uma sorcery.

+ Acidic Slime, - Brumas Pegajosas: Na boa, slime entra em qualquer deck de Commander que use verde. E para previnir dano, você não precisa de muitos efeitos. Fog já está bom demais.

+ Silklash Spider, - Nivoso: Criatura que perdem voar ainda podem ser coisas ridículamente perigosas, como por exemplo um Skithiryx. Melhor mesmo é sentar a madeira nas criaturas que voam se nem deixar elas chegarem perto de você. Silklash Spider resolve esse problema, mais de uma vez se for necessário. E ainda tem alcance e uma resistência alta para peitar algum atacante que sobrar.

+ Gelatinous Genesis, - Entrada Dramática: Tanto Dosan como Yeva suprem as vantagens que entrada dramática oferecem. Agora, com a quantidade de mana que você pode gerar, Gelatinous Genesis pode ser um tanto um finisher imediato como uma fuga de uma situação de emergência.

+ Krosan Grip, - Afinidade do Predador: Você precisa de mais cartas para lidar com encantamentos e artefatos. Krosan Grip faz exatamente isso por você, e olha só, na maioria das vezes sem direito a resposta alguma. Entra no lugar de afinidade do predador, afinal, convenhamos, se você joga de monogreen, quem tem que precisar de vida são seus oponentes.

Editada em: 25-09-13 08:48:02 por Terrorman.
 
Gregs

Fractius
0 Referências
Posts: 35
Registro: 24/08/12
São Paulo - SP

Postado em: 04/10/13 03:29
Cara, vejo no seu deck muito x1 e rougue, ou seja, possivelmente você joga muito contra um mesmo deck e o preparou para enfrentá-lo. Acato praticamente tudo o que o Terrorman disse acima. Somente a questão do Pelakka Wurm que eu discordo, acho ele horrível, simples assim, se for pela draw, colocaria Harmonizar que custa menos e compra 3, ou se quiser um bicho, Simulacro Solene, que custa 4, entra busca uma land básica e quando sai dá a mesma draw, jogo commander há muito tempo, e aprendi uma coisa: Ganhar vida não ajuda em nada. Bom, vamos ao que eu acho que deve entrar e sair:

*Terrorman, vou roubar seu layout*

1- Manter tudo que o Terrorman disse, minha única ressalva seria mesmo o Pelakka Wurm, nesse caso:
+ Solemn Simulacrum, - Vorme Panglacial: Simulacro Solene é uma máquina, mesmo você pensando: "Porra! Já tenho um monte de ramp, o que esse cara quer com um bicho que coloca mais land em jogo?" Simples: limpar o deck. Quanto menos land tiver no deck, maior a chance de comprar aquela mágica que ganha o jogo, além disso, é um bicho 2/2 que para um monte de comandante drop 1/2/3, e quando morre te dá um draw.

+ Bem Maior, - Awakening Zone: Awakening Zone é ruim cara, aceita isso, se fosse um deck focado em cagar ficha com muito recurso e combo t4~t5, Awakening Zone continuaria fora. Bem Maior resolve o maior problema do verde: Draw. Apesar do fator de descartar 3, bem maior é uma máquina de vitória, num momento em que você perderia o jogo por perder todas as suas criaturas num sweeper ou num Terminus, você pode sacrificar algumas delas, dar boas draws e voltar pro jogo com toda a força na volta.

+ Reliquary Tower, - Tumba Antiga: Não vejo muito no que Anciente Tomb te ajuda, ok, turno 2 já tem 3 lands pra fazer um Cultivar ou sei lá o que, mas isso não resolve jogo, já Torre do Relicário te ajuda em 2 coisas: Não ter que descartar por ter comprado muito com Bem Maior ou qualquer outra coisa que seu oponente tenha feito e despensa a tomada de decisão de ter de que se desfazer do que seria a mão da vitória.

+ Musa Nascida da Semente, - Soberano de Géia: Soberano é um block, só, Musa Nascida da Semente não precisa de explicações, bater e ainda ter tudo de block no turno do cara e ainda mana pra poder responder com seu Krosan Grip ou seja lá o que você tenha na mão? Mais perfeito que isso só se a Profeta de Kruphix não tivesse verde no custo.

+ Primordial Silvestre, - Ginete de Alossauro: Ginete é ruim, não tem evasão nenhuma, Primordial também não, mas é um bicho 6/8 que bloca voar, quebra coisas do oponente e ainda bota land em jogo, um monstro do mal.

+ Primaz Desmatador, - Hidra Kaloniana: Adoro a Hidra Kaloniana, ela é um monstro em vário quesitos, mas no seu deck não há muita sinergia dela com as outras cartas. Primaz Desmatador é um cara que mete medo na mesa, ele entra, quebra alguma coisa importante do oponente, tipo aquele planinauta chato, ou o enchant que vai te fuder no próximo turno, bate 6, e se o cara o destruir, ele volta, quebra mais alguma coisa e depois bate mais 5, não tem como ser melhor.

+ Garruk, Caller of Beasts, - Refúgio nas Copas: Garruk mata! Simples, direto, eficiente, ele entra, o oponente vai se virar nos 30 pra conseguir tirar ele, se não tirar melhor pra você, se tirar, melhor pra você, assim ele gasta o removal no Garruk e deixa seu bichãi livre pra estorrar o cu dele.

+ Savage Summoning, - Botas do Desbravador: Essas botas são horríveis, podem ter te ajudado em certo momento mas são ruins. Savage Summoning pode fazer você ganhar o jogo do nada, imagina só, o cara vai te matar com aquele bichão voador, então você gasta uma mana verde, faz a Evocação, gasta mais 7, faz o Primordial Silvestre, quebra alguma coisa dele, bloca com seu bicho 7/9 (ele entra com um marcador +1/1+!!!) e o cara não pode fazer nada, só olhar.

+ Bear Umbra, - Espasmo de Crescimento: Pense, gastar um monte de mana pra fazer tudo o que quiser, bater um monte com seus bichos nada gentis e ainda ter mana pra fazer mais babaquice? Só pode ser bom.

+ Asceticismo, - Trepadeira de Matavasta: Em vez de salvar seu bicho uma vez, salve ele sempre.

+ Acorde do Chamado, - Carne Fresca: Coloque qualquer bicho no turno do cara, é simplesmente foda.

Mudaria mais coisas, mas acho que ai iria acabar tirando a identidade do deck.
 
FreddyJoker

Esquilo
0 Referências
Posts: 1094
Registro: 08/09/11
São Carlos - SP

Postado em: 04/10/13 07:01
Po, eu não curto o Savage Summonings não. Eu acho que a vantagem que ele dá não compensa slot, a menos que o ambiente do cara seja full controle fdp, pra usar ela de cavern, e ainda assim Dosan é melhor.
Você pode começar a testar as cartas de theros que envolven devoção, especial o Nyktos e a Nylea
 
FelipeSoares

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1829
Registro: 08/02/13
Belo Horizonte - MG

Postado em: 06/10/13 14:41
Yavimaya Dryad pode ser uma boa servindo tanto como ramp quanto para habilitar a travessia do jedit e seus gatos.