[DÚVIDA] Círculo de Proteção e Ratos da Cripta
 [DÚVIDA] Círculo de Proteção e Ratos da Cripta
Gooks

Esquilo
0 Referências
Posts: 169
Registro: 16/05/14
Itabirito - MG

Postado em: 23/05/14 09:14
Surgiu uma dúvida durante uma partida:

Eu controlava 1 Circulo de Protecao: Preto e 5 terrenos
Oponente controlava 1 Ratos da Cripta e 6 pântanos

Ele começou a estourar o ratos de um em um, e eu tinha que ir prevenindo de um em um, pois segundo ele o dano entrava na pilha e a prevenção logo em cima, e assim subsequentemente... no fim das contas como ele controlava um terreno a mais em tomei 1 de dano dos ratos, mesmo tendo prevenido todo o dano daquela fonte diversas vezes. Fiquei meio confuso, essa jogada é legal? Alguém pode explicar melhor o funcionamento disso? Agradeço!
 
brujahrlz

Vampiro
0 Referências
Posts: 286
Registro: 28/12/13
Ribeirão Preto - SP

Postado em: 23/05/14 09:28
Acredito que quando ele deu o primeiro dano e vc previniu, o rato dele morreria, antes dele poder ativar todas as outras vezes a habilidade do Rato.

Aguarde confirmação ai.
 
wacastro

Esquilo
0 Referências
Posts: 253
Registro: 28/03/14
Montenegro - RS

Postado em: 23/05/14 09:35
Se resolver a primeira e você previniu, o rato faleceu.
 
tony_coringa

Esquilo
7 Referências (100.00% positivas)
Posts: 241
Registro: 25/09/13
Campinas - SP

Postado em: 23/05/14 09:37
A jogada é válida.
Acredito que antigamente, as regras permitiam que pudesse prevenir todo o dano da fonte pagando apenas 1.

A jogada do seu oponente pode ser:
- Ativa a habilidade do rato com X = 1 e sem passar a prioridade, ele ativa a habilidade com X = 1 novamente, e assim consecutivamente até acabar o mana dele, sem passar a prioridade.
Isso vai fazer com que a pilha possua várias instâncias de 1 de dano. Desta forma, você tem sim que pagar pra prevenir cada instância da pilha e no fim vc recebe 1 de dano, como descreveu.
Ou
- Ativa a habilidade do rato com X = 1 e passa a prioridade. Você responde com a proteção e a prioridade volta pra ele. Aí ele responde ativando novamente e assim vai. Desta forma, como ele tem mais mana, o topo da pilha vai ter a habilidade do rato. Quando for resolver, você vai tomar um de dano de qualquer forma.

Porém:
Se, ele ativar a habilidade do rato com X = 6, a pilha vai possuir apenas uma instância que indica dano = 6. Desta forma você só precisa pagar 1 pra prevenir com o círculo.

Um detalhe é que caso ele ative o rato com X = 1 e passe a prioridade pra você, você pode simplesmente não responder. A habilidade resolve, você toma um, ele toma um e o rato também toma um. Aí ele não pode ficar usando a habilidade novamente.

Valew!
 
wacastro

Esquilo
0 Referências
Posts: 253
Registro: 28/03/14
Montenegro - RS

Postado em: 23/05/14 09:38
Mas ele não pode usara habilidade uma vez só sem passar a prioridade, não é uma habilidade de mana.
 
tony_coringa

Esquilo
7 Referências (100.00% positivas)
Posts: 241
Registro: 25/09/13
Campinas - SP

Postado em: 23/05/14 09:41
A menos que alguma coisa esteja na mesa que diga o contrário, habilidades ativadas funcionam como instant. Você pode usar quantas instants quiser sem antes passar a prioridade pro seu oponente.

Habilidades de mana se diferem das instants pelo fato de não usar a pilha e, logo, não podem ser respondidas. Por exemplo, quando seu oponente vira um terreno, vc não pode responder com um stifle.

Editado pra evitar spam.

Editada em: 23-05-14 09:47:48 por tony_coringa.
 
wacastro

Esquilo
0 Referências
Posts: 253
Registro: 28/03/14
Montenegro - RS

Postado em: 23/05/14 09:55
Nenhuma regra diz que castar um instant não passa prioridade..

Então se eu tiver uma floresta e uma montanha de pé, usar um Manamorfose e depois dois Raios, a Manamorfose não pode ser anulada?

Tudo que usa a pilha tem resposta.
 
tony_coringa

Esquilo
7 Referências (100.00% positivas)
Posts: 241
Registro: 25/09/13
Campinas - SP

Postado em: 23/05/14 10:12
Calma. Acredito que você esteja confundindo.
A jogada que você descreveu é:

- Usa Manamorfose - Ela vai pra pilha
Você não faz mais nada (afinal, não tem o mana dela porque ela ainda não resolveu) E passa a prioridade.
- Oponente anula.
Você não chega a nem ter os manas dela, logo você não pode usar os raios.

OU

- Usa Manamorfose - Ela vai pra pilha
Você não faz mais nada (afinal, não tem o mana dela porque ela ainda não resolveu) E passa a prioridade.
- Oponente não faz nada.
- A mágica resolve, você tem dois manas no pool e pode tentar resolver os raios.

---------------------

Uma jogada válida seria, por exemplo: você tem duas montanhas. Vira as duas e com os dois manas tenta resolver dois raios. A pilha fica:
- Raio
- Raio
Aí você passa a prioridade para o seu oponente.

Como eu disse, você pode fazer quantas mágicas (instants ou habilidades) quiser antes de passar a prioridade para o seu oponente. A sua última afirmação está quase correta. Não é que tudo que esteja na pilha tem resposta e sim que uma das coisas que passam prioridades para os jogadores são as resoluções das mágicas na pilha. Eles podem ou não responder.

Espero não ter me equivocado.
 
wacastro

Esquilo
0 Referências
Posts: 253
Registro: 28/03/14
Montenegro - RS

Postado em: 23/05/14 10:24
É que seguindo esta linha de raciocínio:

Manamorfose = Instant
Raio = Instant

O que quero dizer é que a habilidade ativada, cada vez que ativa, ainda passa a prioridade..

Logo, ele previne 1 de dano, 'em resposta' ao primeiro custo ativado. O rato morre, os demais um saem da pilha, assim como os raios..



Editada em: 23-05-14 10:25:01 por wacastro.

 
tony_coringa

Esquilo
7 Referências (100.00% positivas)
Posts: 241
Registro: 25/09/13
Campinas - SP

Postado em: 23/05/14 10:32

Vamos lá. No seu exemplo, você disse EXPLICITAMENTE que usaria a mana da manamorfose para fazer os raios, portanto é impossível vc fazer raios sem antes a habilidade da manamorfose resolver. Então, sendo redundante com a minha explicação anterior, você tem que fazer a manamorfose e esperar ela resolver, pra isso a prioridade passa para o adversário e ele pode ou não responder.

A habilidade de prevenção de dano também vai pra pilhar e a prioridade volta pro jogador dono do rato. Ele pode sim responder ativando o rato novamente. O dono do círculo de proteção tem que pagar 1 pra cada ativação do rato.