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[Primer] [Competitivo] [Modern] G(r) Tron
 [Primer] [Competitivo] [Modern] G(r) Tron
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Posts: 1503
Registro: 25/06/04

Postado em: 07/09/14 16:14
Introdução

Este Primer para o G(r) Tron para Modern na LigaMagic está nascendo como uma adaptação do post que existe na MTG Salvation e visa estimular discussões para os jogadores de Tron no Brasil.

Desta forma eliminamos a barreira do idioma inglês e adaptamos as discussões ao field brasileiro.

Este é o link para a discussão original no fórum da MTG Salvation.



O que é G(r) Tron?

G(r) Tron é um deck principalmente verde cujo objetivo é montar o UrzaTron (Torre de Urza, Mina de Urza, e Usina de Urza) o mais rápido possível. Depois de montado, a meta é gerar vantagem em jogo e o principal método para isso é através do Karn Liberated, que é um dos cards principais do deck além do Tron em si. Uma vez que Karn entra em campo, torna-se difícil ou impossível para os adversários retomarem o jogo. O Karn no turno 3 é a meta deste deck e muitas vezes sela o resultado do jogo na hora. Além do Karn, este deck tem talvez a melhor inevitabilidade no formato Modern: Emrakul, the Aeons Torn. Quando você terminar de montar o UrzaTron, os cards de busca de terreno permitem que você busque pelo Eye of Ugin, que por sua vez procura o Emrakul, the Aeons Torn. Geralmente jogável entre os turnos 6 e 8, este único card garante que os seus adversários não poderão mesmo pará-lo.

Este deck usa o vermelho quase estritamente para Pyroclasm, que ajuda no início do jogo segurando os decks mais agressivos. Além disso, como o Tron lida com vantagem e inevitabilidade (em oposição a lidar com os totais de vida de seus oponentes), Grove of the Burnwillows é, para todos os efeitos, uma Taiga (terreno que gera incondicionalmente R ou G com absolutamente nenhuma desvantagem).



Por que eu deveria jogar com deste deck?

O G(r) Tron é rápido, consistente, e tem um ótimo lategame no Modern. Tem geralmente matchups positivos contra outros decks que não sejam extremamente rápidos e agressivos (Burn e Infect são matchs ruins, enquanto o Zoo não é um grande problema). Ele tem um match extremamente positivo contra Melira Pod, tanto pré-board quanto pós-board. Além disso, é um deck relativamente simples para jogar, enquanto ainda mantém um monte de complexidades em termos de escolhas de cartas.

Além disto, jogar com Karn Liberated é um show a parte.



Exemplos de Decklists

Para aqueles que querem ter uma noção geral sobre o deck antes de qualquer discussão, seguem algumas listas clássicas:


Gr Tron
12267 visualizações
07/09/2014
R$ 1.423,34
R$ 2.585,22
R$ 6.744,77
12267 visualizações
07/09/2014
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (4)
3  Máquina a Vorme Espiralado 49,99
1  Emrakul, o Fragmento dos Éons 114,99
Planeswalkers (4)
4  Karn Liberto 160,00
Mágicas (12)
4  Agitações do Passado 0,99
4  Auspício Silvestre  0,15
4  Piroclasma  0,15
Artefatos (20)
4  Esfera Cromática 0,49
4  Estrela Cromática 2,09
4  Mapa da Expedição 3,10
4  Relíquia de Progenitus 10,89
4  Pedra do Oblívio 9,00
Terrenos (20)
4  Bosque dos Salgueiros Ígneos21,05
2  Floresta0,00
4  Mina de Urza4,75
1  Olho de Ugin34,99
1  Quarteirão Fantasma1,75
4  Torre de Urza3,40
4  Usina de Urza3,98
60 cards total

Sideboard (15)
3  Reivindicação da Natureza 0,20
2  Combustar  0,05
2  Desprezador de Mágica 16,75
2  Orbe Tórpida 49,90
1  Perímetro Defensivo 48,49
2  Fera Interior  4,05
2  Jogos de Matança   0,45
1  Máquina a Vorme Espiralado 49,99



Gr Slaver Tron
12664 visualizações
07/09/2014
R$ 1.422,28
R$ 2.570,39
R$ 6.559,33
12664 visualizações
07/09/2014
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (4)
3  Máquina a Vorme Espiralado 49,99
1  Emrakul, o Fragmento dos Éons 114,99
Planeswalkers (4)
4  Karn Liberto 160,00
Mágicas (8)
4  Agitações do Passado 0,99
4  Auspício Silvestre  0,15
Artefatos (24)
4  Esfera Cromática 0,49
4  Estrela Cromática 2,09
4  Mapa da Expedição 3,10
4  Prisma Profético 0,10
4  Talismã do Impulso 1,95
4  Escraviza-Mentes 8,00
Terrenos (20)
4  Bosque dos Salgueiros Ígneos21,05
1  Confim Tectônico1,00
4  Mina de Urza4,75
1  Olho de Ugin34,99
1  Quarteirão Fantasma1,75
1  Ruínas da Academia37,90
4  Torre de Urza3,40
4  Usina de Urza3,98
60 cards total

Sideboard (15)
3  Reivindicação da Natureza 0,20
2  Combustar  0,05
2  Desprezador de Mágica 16,75
2  Orbe Tórpida 49,90
1  Perímetro Defensivo 48,49
2  Fera Interior  4,05
2  Jogos de Matança   0,45
1  Máquina a Vorme Espiralado 49,99




O Núcleo do Deck

Com o nosso propósito definido, vamos examinar o núcleo do G(r) Tron.

4 Urza's Tower
4 Urza's Mine
4 Urza's Power Plant
Autoexplicativo. O objetivo deste deck é de montar as três peças do Tron no turno 3, e estes terrenos formam o Tron.


4 Grove of the Burnwillows
O total de pontos de vida do seu oponente simplesmente não importa quando você joga de G(r) Tron, sendo que este deck pode ganhar de combos de vida infinita com bastante facilidade.

Portanto, Grove of the Burnwillows é uma Taiga e embora haja opções mais baratas, não há substitutos a altura para este card. Quando você joga de Tron, você rapidamente percebe o quão importante cada ponto de vida que você tem é contra as estratégias mais agressivas e contra os combos com base em pontos de dano. É por isso que decks Tron utilizam 0 cards que causem dano ou o forcem a pagar pontos de vida.


4 Expedition Map
4 Sylvan Scrying
Estes são os oito tutores que permitem montar o Tron rapidamente e com coerência. Depois do Tron montado, permitem buscar o Eye of Ugin (para buscar criaturas incolores) ou peças adicionais do Tron para gerar mais mana.


4 Karn Liberated
Esta deck poderia ser chamado de KarnTron, dada a importância do Karn. Depois de montar o Tron, seu objetivo #1 é colocar um destes em jogo. Exilar cards da mão e permanentes do campo de batalha de seus oponentes é uma vantagem enorme. Não só isso, o seu Ultimate pode fazer você ganhar o jogo a partir das circunstâncias mais terríveis (combo de vida infinita?), por isso só a habilidade +4 do Karn é uma forma de pressão no oponente ao te aproximar do Ultimate.


1 Eye of Ugin
1 Emrakul, the Aeons Torn
Este é o pacote inevitabilidade. O Tron não é o deck de combo mais rápido no Modern, pois há decks combo muito mais rápidos. No entanto, nenhum destes decks pode oferecer a inevitabilidade pura oferecida por jogar um Eye of Ugin seguido por um Emrakul. Ambos os cards não podem ser anulados e um jogo que dure o bastante pode ser definido a favor com esta dupla.


4 Ancient Stirrings
Com a exceção de Pyroclasm e talvez de seus outros tutores, cada card neste deck é incolor. Todas as suas ameaças são incolores, e mais importante, todos os terrenos são incolores. Isso faz com que Ancient Stirrings funcione como um filtro de partes do Tron no início do jogo como também um filtro para suas ameaças no late game. Talvez a melhor comparação para este card seja Impulse, um dos feitiços de seleção de cards mais famosos e poderosos do jogo. Neste deck, Ancient Stirrings é um Impulse com velocidade de feitiço que olha para um card extra por metade do custo. Sim, isso é bom.


4 Chromatic Star
2-4 Chromatic Sphere
Estes são muitas vezes chamados de eggs. Se você leu até aqui, você vai perceber que estamos jogando apenas com 4/6 fontes de manas coloridas e toda uma série de feitiços coloridos. Esses eggs filtram a mana incolor de suas peças de Tron para qualquer cor que você precise.


3-4 Pyroclasm
Pyroclasm é o card que permite vantagem nos duelos contra os decks mais agressivos. Um Pyroclasm no início pode ser o suficiente para aliviar a pressão até que você possa montar Tron e começar realmente a dominar o jogo. Firespout é uma alternativa imediata se você realmente precisar do ponto de dano extra, mas o CMC 3 pode ser muito lento em alguns duelos.



Principais opções para Main Deck

Além do núcleo já mencionado, estes cards são aqueles que geralmente merecem um espaço na sua lista principal. Se você realmente precisar de espaço para outros cards, estes deverão as primeiras opções de corte a serem analisadas.

3-4 Wurmcoil Engine
Uma grande fraqueza do Tron são decks extremamente agressivos. Destes decks extremamente agressivos, uma boa parte são decks que visam causar dano a você rapidamente com criaturas e/ou magias de burn. Wurmcoil é uma parede de tijolos contra esses decks, pois ele não só para os ataques de seus oponentes como muitas vezes causa mais dano (e ganho de vida) ao atacar do que o seu adversário será capaz de causar de volta atacando você.

Como esse deck tem que se preocupar com decks de combo, o número correto de Wurmcoils MD geralmente é 3. Basta lembrar que estes cards não são tão bons em duelos onde o seu total de vida não importa (como contra decks combo). Vulnerável contra Path to Exile, mas um verdadeiro all-star para o deck e em muitas vezes forçam trocas 2x1 contra nossos oponentes.


2-4 Oblivion Stone
Um card já foi considerado estritamente para o formato Commander, mas Oblivion Stone brilha no G(r) Tron. Lida com todas as criaturas que são grandes demais para Pyroclasm, bem como artefatos, encantamentos e planeswalkers. Pode ser feito em fracções separadas (3 para jogar num turno e 5 para ativar no próximo), permitindo que seja utilizado mesmo sem o Tron completo. É uma ótima maneira de se lidar com Blood Moons dos oponentes. A maioria dos decks deve utilizar 3 ou até mesmo 4.


2-4 Relic of Progenitus
Sua proteção MD contra estratégias que dependem do cemitério, afetando Past in Flames, Goyfs, Snapcaster Mages etc. Em duelos onde não é relevante, ele ainda se recicla e evita o draw morto. Enquanto você não deva abrir mão de duas cópias MD, 1 ou 2 cópias adicionais podem sem interessantes em algumas techs e fields.


1-2 Ghost Quarter
Na maioria das listas você vai ver um Ghost Quarter solitário. Você pode estar se perguntando o que poderia fazer uma pessoa querer um décimo terceiro terreno incolor (além das 12 peças do Tron). E a resposta para isto é que Ghost Quarter é bom e muito flexível. A primeira, e mais importante é que ele destrói as manlands. Manlands, ou terrenos que se transformam em criaturas, não são afetados por Pyroclasm ou Oblivion Stone. Além disso, ele pode quebrar o Tron do seu oponente no mirror e fornecer alguma proteção contra Sowing Salt.


1-2 Forest
Bons e velhos terrenos básicos. As únicas coisas que evitam que os Path to Exile de seus adversários de se tornarem melhores do que Swords to Plowshares e os Ghost Quarters de se tornarem melhores do que Strip Mines. Você vai querer 1-2 destes em seu deck, tanto para as razões acima expostas, quanto para a produção de mana verde para quebrar o hate das Blood Moons.


0-1 Llanowar Wastes
0-1 Urborg, Tomb of Yawgmoth
Ajuda a lançar Slaughter Games após o sideboard, mas deixa o deck mais vulnerável aos Path to Exile ou Ghost Quarter dos oponentes. O comum é utilizar apenas um destes terrenos e não os dois. O Urborg, Tomb of Yawgmoth ainda pode aumentar e efetividade do Sundering Titan se o oponente não utilizar pântanos e permite que Eye of Ugin gere mana.



Opções adicionais para Main Deck

Estes são os cards que costumam aparecer com certa frequência nas listas G(r) Tron. Alguns são muito bons mesmo, mas por algum motivo não são presenças constantes no main deck como os cards mencionados anteriormente. Devido à sua qualidade, estes cards também são opções comuns para o sideboard.

1 Ulamog, the Infinite Gyre
Há uma grande diferença entre os 6 mana do Wurmcoil Engine e o 15 mana do Emrakul e o Ulamog pode preencher essa lacuna muito bem. Permite destruição imediata de permanente e proteção contra quase tudo (vulnerável apenas a Path to Exile e Liliana).

Se o oponente não responder ao Ulamog, isto geralmente significa vitória na volta com o trigger do Annihilator 4.

Ao custar exatamente 9 mana com um Eye of Ugin, ele curva bem com T3 Tron, T4 Eye of Ugin-tutor, T5 (qualquer peça Tron) + Ulamog.


1-4 Prophetic Prism
Utilizadas no lugar das relíquias (ou eggs), estes cards são uma fonte confiável de mana colorido. Cruciais na built SlaveTron


1-4 All Is Dust
Utilizadas na substituição ou em acréscimo às Oblivion Stone. Suas vantagens são que as permanentes são sacrificadas (contornando indestrutibilidades e armadura de totem) e ele deixa suas permanentes incolores intactas. Pode ser feito no turno 3 com um Tron no T3, ao invés da Oblivion Stone que só pode ser utilizada no T4. Com Eye of Ugin em jogo, pode ser feito por 5 manas sem o Tron.

No entanto, sua desvantagem é que ele não pode ser usado com velocidade de instantânea, não pode ser pago em parcelas e é consideravelmente pior em alguns duelos (como o Affinity).


1-2 Sundering Titan
Estrela nos Tron azuis, Sundering Titan brilha menos no G(r) Tron. Costuma disputar o slot do Ulamog. As vantagens do Titan em relação ao Ulamog é ser menos vulnerável ao Path to Exile (os terrenos serão destruídos de qualquer forma) e também lida muito bem com Scapeshift (se ele resolver). Pode ser utilizado com Cavern of Souls e é muito útil em ambientes carregados de decks de controle ou que utilizam três cores.


1-2 Cavern of Souls
Uma opção para resolver suas bombas em metas de controle, normalmente tomando o lugar de uma Grove of Burnwillows.


1-2 Platinum Angel
Bom em alguns duelos como Infect, mas geralmente é pior que Wurmcoil Engine. O MonoU Tron costuma utiliza-lo com maior sucesso.


1-4 Thragtusk
Ganho de vida rápido e blocks contra decks burn, RDW e Zoo, mas sofre um pouco por não ser incolor. Pode ser o Wurmcoil 5-8 em ambientes muito agressivos.


1-4 Batterskull
Basicamente são os Wurmcoils 5-8. São melhores contra Path to Exile, mas menores e mais propensos a remoções regulares a menos que você mantenha mana aberto.


1-4 Mindslaver
Mindslaver são o motivo da variante Slaver Tron, mas são incomuns como opções MD nas outras builds e muitas vezes funcionam apenas como um Time Warp de 10 mana.



Sideboard

Estas são algumas cartas que geralmente estão presentes no Sideboard do G(r) Tron. Analise com carinho também a possibilidade de utilizar os cards da seção Opções adicionais para Main Deck.

1 Wurmcoil Engine
Muitas vezes o melhor é jogar com 4 Wurmcoils. Se você utilizar 3 Wurmcoils MD, um slot do side pode ser reservado à quarta cópia.


1-2 Relic of Progenitus
Da mesma forma que o Wurmcoil, as cópias deste card que não entram no MD muitas vezes são empurrados para o sideboard.


3-4 Nature's Claim
Como o total de vida seu oponente é irrelevante quando se joga de Tron, Nature's Claim é um Naturalize estritamente melhor (no sentido em que ele destrói pela metade do custo e você pode estourar seus próprios eggs a fim de ganhar vida). É a melhor resposta contra hate como Stony Silence e Blood Moon e também é muito bom contra o Twin, Affinity. Útil contra Pod e Infect (ele explode Inkmoth Nexus).


2-4 Slaughter Games
Talvez a melhor opção de side contra Scapeshift e Storm e extremamente poderoso contra o combo Splinter Twin. O fato de que ele não poder ser anulado é o que torna tão efetivo, pois a maioria dos decks onde ele é útil utilizam vários counters. É uma opção de side interessante no mirror, nomeando Karn Liberated.


2-3 Spellskite
Um especialista em redirecionando de tudo e qualquer coisa, além de ser um excelente blocker. Contra Infect, interrompe todos as suas mágicas de pump por 2 pontos de vida cada e perder pontos de vida não costumam ser problema contra Infect. Contra o Scapeshift, exige que eles tenham terrenos extras para o combo ou removam a Speelskite primeiro. Contra Splinter Twin, força o oponente a se livrar dele antes que eles possam combar. Pode ser tutelado com Eye of Ugin e Ancient Stirrings. Está ganhando espaço no MD em muitas listas.


2-3 Torpor Orb
Card chave contra Pod e Twin. Estes decks são completamente desligados até que os oponentes possam encontrar uma maneira eficaz de lidar com este card.


2-3 Combust
Este card é poderoso contra Twin e Kiki-Pod, pois ele pode remover seus alvos sem ser anulado e é mágica instantânea. Também pode ser muito útil contra decks de controle em geral e decks que utilizam Restauration Angel.


2-3 Surgical Extraction
Semelhante ao Slaughter Games, exceto que ele não pode atingir preventivamente os decks combo e também pode ser anulado. No entanto, pode ser lançado sem o uso de mana colorido e, e em conjunto com o Ghost Quarter, pode extrair terrenos não-básicos do oponente.


1-3 Beast Within
Excelente no mirror, onde ele lida tanto com as peças do Tron quanto com Karns. Também é bom contra decks que se utilizam de permanentes para combar e onde você não precisaria se preocupar em doar criaturas 3/3 ao oponente.


1-3 Mindslaver
Mindslaver é utilizado contra decks combo e controle. Embora sejam muitas vezes melhor do que os sweepers MD nestes matches, Slaughter Games / Surgical Extraction são preferíreis nestes slots.


0-3 Sudden Shock
Uma opção totalmente baseada em metafield, útil para melhorar o match contra os decks Infect.


0-1 Crucible of Worlds
Diminui a efetividade dos efeitos que destroem terrenos dos decks Burn, RDW e Jund(k) permitindo que você utilize novamente o terreno destruído. Comba com o Ghost Quarter, destruindo manlands, peças do Tron adversário e podendo atrasar o Scapeshift.


0-3 Defense Grid
Torna praticamente inviável o uso de Snapcaster Mages e prejudica os decks de controle.



Estratégia

Dicas e truques para jogar com o deck e também como contornar o hate.


Karn Liberated
Jogar com Karn é bastante simples uma vez que você se acostuma com isso, mas pode levar algum tempo até se acostumar.

Manter o Karn vivo é a chave para ganhar o jogo. Portanto, você deverá realizar o +4 contra qualquer deck que tem potencial para causar 3 a ele. Contra decks que não podem causar dano direto ao Karn você pode escolher realizar o que causar maior impacto no jogo.

Contra decks burn ou decks extremamente agressivos, pode ser interessante fazer imediatamente o -3 de Karn, removendo uma ameaça do campo de batalha. Isto em geral irá resultar numa troca 1x1 e três pontos de dano que iriam a você. É um pouco de desespero, mas que pode ser o suficiente para garantir a entrada de uma Oblivion Stone ou de um Wurmcoil para voltar ao jogo.

Na hora de fazer o sideboard, a recomendação geral é remover o Karn somente em última opção, por mais agressivo que o deck do oponente possa ser. E se mesmo assim você chegar à conclusão de que o melhor é remover o Karn, cogite remover 1 ou no máximo 2 cópias.


Eggs (Chromatic Star, Chromatic Sphere)
Embora possa ser tentador quebrar os eggs o mais rápido possível (logo depois de lançá-los), perceba que poderá haver momentos onde eles são essenciais para lançar uma mágica colorida (como quando houver uma Blood Moon em jogo, nenhuma Florest ou Grove no seu campo de batalha).

Entretanto, se as fontes colorias de mana estão garantidas ou se o jogo estiver se alongando e você precisar cavar uma ameaça ou resposta, não hesite em quebrá-las o mais rápido possível.


Ganhando de combos de vida infinita
Alguns decks no Modern, como Melira Pod, tentam ganhar o jogo através do ganho de vida infinita, mas o G(r) Tron pode facilmente superar a vida infinita de seu oponente. A ação inicial é colocar um Eldrazi em jogo que, com seus gatilhos de Annihilator, irá manter o campo de batalha limpo.

Com o campo de batalha limpo, existem duas opções:
1ª) Usar um Karn para iniciar um novo jogo onde você consegue ganhar (de preferência já começando o jogo com um Eldrazi no campo de batalha).

2ª) Caso você utilize mais do que um Eldrazi no deck, descartar o segundo Eldrazi durante a sua etapa de limpeza faria você virtualmente millar o oponente, desde que o jogo dure o bastante.

A ideia é você manter o primeiro Eldrazi em jogo, atacando todo turno. Desta forma, o oponente com vida infinita deverá ter no máximo apenas um terreno em jogo durante todo o restante do match; isto vai limitar as respostas do oponente a mágicas CMC 1 (Path to Exile?).

Ao descartar o segundo Eldrazi, seu cemitério voltaria ao grimório e assim você garante que não irá perder por falta de cards no decks. Útil principalmente quando não há disponibilidade de usar o Karn (você levou um Slaughter Games) ou se o jogo já se prolongou bastante e restam poucos cards para se comprar. Não é incomum o oponente conceder uma vez que ele percebe que ele não tem chance de voltar ao jogo.


Matar Tarmogoyf com Pyroclasm + Relic of Progenitus
Enquanto isto pode parecer bastante simples à primeira vista, a maioria das pessoas não sabe que tem a jogar o Pyroclasm antes de quebrar a Relic. Ao fazer isso, você faz um Tarmogoyf 0/1 com 2 pontos de dano já marcado sobre ele, assim ele é colocado no cemitério antes que alguém possa responder.

Faça o contrário e você dá ao seu adversário a chance de crescer o Goyf para 2/3, respondendo seu Pyroclasm na pilha com uma mágica instantânea (como um Lightning Bolt em você).


Sowing Salt
Este é o hate perfeito contra o G(r) Tron. Existem algumas maneiras de lidar com Sowing Salt, mas nenhuma delas é perfeita.

A primeira opção é ter em jogo um Ghost Quarter e mantê-lo sempre aberto para responder o Sowing Salt e estourar a peça do Tron que for o alvo de Sowing Salt.

A segunda envolve realizar um splash para outra cor e utilizar cards como Faith's Shield ou Negate no sideboard.

A terceira opção é você simplesmente ignorar e correr contra o Sowing Salt. Um Karn ou até mesmo Wurmcoil no T3 podem garantir a vitória, mesmo que na volta você leve um Sowing Salt.


Stony Silence
É o equivalente do 'Sowing Salt' para os decks que usam branco, mas não é tão devastador pois as respostas não precisam ser imediatas. Travam as Oblivion Stones, Expedition Maps e os eggs e causam um atraso potencialmente tremendo se entrarem no T2 de um oponente no play. Nature's Claim e All is Dust são as respostas imediatas.


Nature’s Claim contra Burn / RDW
Nature’s Claim é um grande aliado contra decks Burn e RDW. Não só para estourar suas Blood Moons, mas também para estourar seus próprios artefatos e te garantir 4 pontos de vida. Se você estourar a Chromatic Star (mas não a Sphere), você ainda compra o card. E se você estourar um Wurmcoil em resposta à Smash to Smithereens, você consegue ganhar 7 pontos de vida.



Análises de Match-Up e Dicas de Sideboarding
Um trabalho em andamento e em constante evolução.

Jund(k) (65% / 35%)
Tron foi projetado para ser um duelo difícil para o Jund(k), e ainda é. Ao enfrentar o Jund (k), uma das poucas cartas que você realmente deve ser preocupar é um Thoughtseize te tirando uma Expedition Map / Sylvan Scrying. Todos os cards MD do Tron são de variados níveis entre bom e ótimo contra o Jund(k).

Pyroclasm lida com Bob e Relic of Progenitus + Pyroclam cuidam do Goyf. Com o banimento do Deathrite Shaman, o Jund(k) começou a jogar com a Courser of Kruphix e esta troca deixou o Pyroclam menos eficientes no match.

Um Karn ou Wurmcoil resolvidos podem levar o jogo. O Wurmcoil força o Jund a uma troca 2x1, exceto contra o Junk onde ele pode levar um Path to Exile.

Pós sidebord, as ameaças mais prováveis serão (nesta ordem) Fulminator Mage, Sowing Salt e Slaugther Games

Sidebord:
-Pyroclasm (tente manter pelo menos duas cópias)
+Relic of Progenitus / +Nature’s Claim (pega a Courser of Kruphix) / +Spellskite (contra Junk).


Melira Pod (65% / 35%)
Melira Pod é um dos melhores matches do G(r) Tron. O MD com 4 Pyroclasm, 4 Relic of Progenitus e 4 Oblivion Stone realmente conseguem segurá-los (e o Karn, como de costume, também é bom). O combo de vida infinito é totalmente contornável, preocupe-se apenas com o combo de dano infinito do Murderous Redcap.

Sibedord:
-(Wurmcoil Engine / Relic of Progenitus).
+ Torpor Orb


Zoo / Outros Aggro (60% / 40%, em geral)
Tron geralmente tem um resultado positivo contra a maioria dos decks aggro, graças à sua grande quantidade de sweepers e Wurmcoil Engines. Se você resistir até o turno 4, as chances de ganhar a partida são grandes.

O Zoo com suas criaturas X/3 podem ser um problema, porque vão sobreviver a um único Pyroclasm. Mesmo assim, uma Oblivion Stone vai limpar o campo e um Wurmcoil Engine deverá assumir o rumo jogo (cuidado com Path to Exile). É contra o Zoo onde Firespout ganha vantagem contra o Pyroclasm.

Sidebord:
-Relic of Progenitus
+ Spellskite


G(r) Tron (50% / 50%)
A chave para este confronto é montar seu Tron, enquanto mantendo o seu adversário longe do dele. Karn Liberated é a chave para este confronto, já que permite que quem o controle manter o outro jogador longe do seu Tron (se você conseguir +4 do Karn e voltar, você ganhou a partida). Esteja consciente da importância do Ghost Quarter de ambos os lados da mesa (enquanto você quer trabalhar na montagem de seu Tron, às vezes o jogo correto é garantir que seu oponente não monte o dele primeiro).

Wurmcoil Engine não faz diferença nesta disputa, pois totais de vida são geralmente irrelevante. Ulamog dará uma grande vantagem aqui, uma vez que fornece tanto uma ameaça quanto uma forma de manter seus oponentes fora do Tron. Pyroclasm é absolutamente inútil e Oblivion Stone só é útil se você puder ativá-la no turno em que a baixar (devido -3 Karn do oponente)

Quanto ao sideboard, Slaughter Games é surpreendentemente poderosa neste confronto. Enquanto você não pode nomear terrenos não-básicos, você pode nomear planeswalkers e Karn é o único card além de Emrakul e Ulamog que realmente impactam o jogo (e dos três, ele é o único que é o mais rápido para ser lançado e o mais devastador). Beast Within é poderoso, pois ele pode parar um Karn resolvido, ou bem se você não tem nada melhor para colocar.

Sidebord:
-Pyroclasm / -Relic of Progenitus/ -Oblivion Stone / -Wurmcoil Engine
+ Slaughter Games (nomeando Karn) / + Beast Within / + Spellskite (para Karn) + Surgical Extraction (Ghost Quarter / exilar peça do Tron).


Scapeshift (40% / 60%)
O confronto contra Scapeshift se resume a quem resolver o seu WinCon primeiro. E o Scapeshift é melhor, pois eles possuem anulações desde o T2 e são ligeiramente mais rápidos. Ter o seu Wurmcoil repetidamente atrasado apenas para levar um Scapeshift é algo frustrantemente comum. O que torna este confronto verdadeiramente pobre é que os Pyroclasms são absolutamente mortos contra eles, e Oblivion Stones são mortos, exceto nas versões que jogam com Primeval Titan. Portanto, o Scapeshift leva ainda tem um card advantage virtual imenso.

O melhor plano de jogo é correr por um início com Karn / Wurmcoil (como sempre), mas eles têm um monte de interações que podem nos prejudicar. No longo prazo, é melhor olhar para o Emrakul. Se você joga com Mindslavers, a partida melhora significativamente. Você pode jogar o Scapeshift e fazê-los perder todos seus terrenos, isso se não matá-los de imediato com isto. Um Sundering Titan resolvido costuma ser devastador contra eles, portanto nomear Golem para Cavern of Souls costuma ser melhor do que Vorme.

Pós-board melhora muito melhor com a entrada de Slaughter Games e a combinação Surgical Extraction + Ghost Quarter pode pegá-los com as calças na mão quando eles tentam fazer o Scapeshift. O Spellskite também pode ajudar absorvendo alguns pontos de dano.

Sidebord:
-Pyroclasm / -Oblivion Stone / -Relic of Progenitus (se seu sidebord possuir hate suficiente)
+ Surgical Extraction / + Slaughter Games / + Beast Within / + Spellskite / +Mindslaver / +Sundering Titan


Storm (37,5% / 62,5%)
O confronto com Storm enfrenta muitos dos problemas que existem contra o Scapeshift. A exceção é que Storm é um deck muito mais rápido, embora mais vulnerável a disrupts (que G(r) Tron infelizmente não tem). Isto resulta num péssimo G1, sendo a única esperança um início com Karn para mantê-los sem mana / cards. O Wurmcoil também é ruim, pois só poderá ganhar vida no 4º turno em diante e quando o Storm comba, ele facilmente pode causar uns 26/32 pontos de dano, fora dos ganhos proporcionados pelo Wurmcoil. Como no confronto com Scapeshift, jogamos com 8 sweepers quase mortos. Pyroclasm fica um pouco melhor neste match, pois ele afeta o Goblin Electromancer, mas mesmo assim é um Lightning Bolt com velocidade de feitiço e o dobro de custo. Além disso, ele não faz nada sobre Pyromancer Ascension.

Se você joga com Mindslavers, a partida melhora significativamente. Pós-board fica muito melhor devido ao é Slaughter Games, bem como a remoção do peso morto.

Sideboard:
-Pyroclasm / -Oblivion Stone / -Wurmcoil Engine (se tiver slots de hate no side)
+Slaughter Games / +Surgical Extraction / +Beast Within / +Nature’s Claim (é instantânea e pode dar pontos de vida surpresa) / +Mindslaver


Infect (40% / 60%)
Vamos deixar bem claro: Infect tem um terrível G1 para nós. A razão para isto é que não existe remoção MD com velocidade instantânea. No momento Oblivion Stone teria atingido o campo de batalha, Infect já deve ter vencido. Para tentar vencer esta match, você deve fazer Pyroclasm pode afastar qualquer ameaça e não se preocupe em obter o máximo valor, um único atacante com Infect removido ou um turno atrasado é lucro. Em segundo lugar, você deve tentar baixar Karn Liberated. Karn vai lidar com as criaturas adicionais e parar o jogo até que você fazer um Emrakul para ganhar o jogo. Wurmcoil é inútil aqui, exceto um ser bloqueador extremamente caro: o ganho de vida é absolutamente irrelevante neste match.

Pós-side, esse confronto se torna muito melhor se você trazer todas as suas Spellskites, pois o Infect precisará lidar com elas em campo para poder combar. Dismember pode pegá-los com as calças nas mãos se tentarem um ataque all-in. Sudden Shock vai tirar tanto uma criatura quanto pelo menos uma mágica pump. Atém mesmo Nature’s Claim pode ajudar, tirando uma Inkmoth Nexus, outras criaturas artefato ou no pior caso atrasar destruindo um Rancor.

Sideboard:
-Wurmcoil Engine / -Relic of Progenitus
+ Spellskite / + Dismember / +Sudden Shock / +Nature’s Claim


Editada em: 07-11-14 18:24:07 por enc_toledo.
 
enc_toledo

Pesadelo
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Postado em: 07/09/14 16:35
A lista que atualmente uso do Gr Tron está disponível no tappedout, caso queira saber como estou lidando com o field atual.

Viu algo que achou estranho nela? Comente no tópico!

Editada em: 07-11-14 18:28:58 por enc_toledo.
 
rhnada

Esquilo
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Postado em: 07/09/14 19:59
Este usuário esta na lista de Baloeiros, recomendado não negociar com ele.
Clique aqui para ver o motivo dele estar nesta lista.

eu tenho esse deck quaseeeee completo,tristemente falta o mais importante que são os 4x karn,porém estou para pega-los em um futuro próximo.
no lugar dele eu tava rodando aqueles steel hellkite,sabe ? destroi permanentes quando causa dano e é voar,acho bom até.

porém mesmo o deck faltando cards principais como os 4 karn e 1 wurmcoil ja da pra jogar bem e ganhar, o que complica é que nao sou nenhum profissional e as vezes vacilo em jogadas faceis por falta de paciencia ou falta de raciocinio...

muito bom o artigo,gostei bastante e serviu pra tirar muitas duvidas,inclusive como superar o maldito infect !

até mais
 
enc_toledo

Pesadelo
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Postado em: 09/09/14 11:09

Não conhecia o Steel Hellkite, é uma ameaça incolor interessante na ausência do Karn! Mas garanto que você sentirá a diferença quando arranjar os seus... (=

 
enc_toledo

Pesadelo
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Postado em: 09/09/14 11:13
Um Gr Tron ficou em 5o no Invitational Qualifier da Starcity em 9/7/2014.

Segue a lista pilotada por Marc LeMere:

Main deck:
Lands (19)
1 Forest
2 Ghost Quarter
3 Karplusan Forest
4 Urza's Mine
4 Urza's Power Plant
4 Urza's Tower
1 Eye of Ugin

Spells (41)
3 Wurmcoil Engine
1 Emrakul, the Aeons Torn
1 Ulamog, the Infinite Gyre
4 Karn Liberated
4 Chromatic Sphere
4 Chromatic Star
4 Expedition Map
4 Oblivion Stone
3 Relic of Progenitus
4 Ancient Stirrings
4 Pyroclasm
4 Sylvan Scrying
1 All Is Dust


Sideboard:
2 Defense Grid
1 Pithing Needle
1 Relic of Progenitus
1 Tormod's Crypt
2 Torpor Orb
2 Spellskite
1 Sundering Titan
4 Nature's Claim
1 All Is Dust

 
Giaccon

Cavaleiro
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Postado em: 09/09/14 11:32
Ótimo post.

O Gr Tron foi o primeiro deck modern que montei no final do ano passado.

É muito legal mesmo, peguei algumas dicas contigo e vou utilizar no meu Gr Tron.

Estava pensando naquela opção de usar uma Llanowar Wastes para deixar no side uns 03 Jogos de Matança, para poder tirar Metapaisagem, Storm, Liliana, Semear Sal etc...
 
ArKHaN

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Postado em: 09/09/14 12:04
"2ª) Caso você utilize mais do que um Eldrazi no deck, basta descartar o segundo Eldrazi durante a sua etapa de limpeza, fazendo você virtualmente millar o oponente. "

Uat?!

 
LeoSperandio

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Postado em: 09/09/14 12:05
Muito bom o post! Parabéns e obrigado! Sempre quis saber mais detalhadamente sobre esse deck.

Acompanhando =D
 
enc_toledo

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Postado em: 09/09/14 12:29

Vou melhorar o texto na revisão, confesso que ficou confuso lendo.

A ideia é você manter o primeiro Eldrazi em jogo, atacando todo turno. Desta forma, o oponente com vida infinita deverá ter no máximo apenas um terreno em jogo durante todo o restante do match; isto vai limitar as respostas do oponente a mágicas CMC 1 (Path to Exile?).

Ao descartar o segundo Eldrazi, seu cemitério voltaria ao grimório e assim você garante que não irá perder por falta de cards no decks. Útil principalmente quando não há disponibilidade de usar o Karn ou se o jogo já se prolongou bastante.

 
ArKHaN

Assassino
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Postado em: 09/09/14 12:32

Ahhh sim. Entendi. Vai dar "empate" entao.

 
enc_toledo

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Postado em: 09/09/14 12:38

Empate? Não seria uma condição de vitória (possivelmente precária e lenta, salvo se não tiver um campo com Wurmcoil e/ou Spellskite) do Tron?

 
ArKHaN

Assassino
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Postado em: 09/09/14 12:41

Se o cara condicionou por exemplo 1 bilhao de vida. Vc nao vai conseguir matar ele por dano. E eu acho que ate comprar todos os cards do deck, o jogo acaba =P

Editada em: 09-09-14 12:42:12 por ArKHaN.

 
enc_toledo

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Postado em: 09/09/14 12:44

Você pode deixar os Jogos de Matança no side de qualquer forma, os eggs já poderiam filtar o mana preto enquanto os Groove garantiriam o mana vermelho.

Eu vejo muitas listas com Llanowar Wastes com uma frequencia muito maior, mas vou testar primeiro com Urborg por questão de sinergia com minha lista. Ele 'combaria' com o Sundering Titan que uso no side, além do benefício de permitir Eye of Ugin gerar mana.

Além disto, Urborg está muito acessível com M15!

 
Geraldo_Alves

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Postado em: 11/09/14 16:01
Acompanhando o post. Muito bom ver jogadores debatendo o meu deck favorito do modern em um primer. Hehe
Alguem poderia postar tbm um report contando como foram as partidas pilotando o Gr Tron no field atual. Enfim, so uma sugestao.
Ate a proxima!
 
enc_toledo

Pesadelo
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Postado em: 12/09/14 19:51
Não é nada excepcional, mas surgiu um card com potencial para o Gr Tron:





O que acham do potencial dela? Jogará ou será side em algumas listas?

De imediato eu vejo uma possibilidade: se a lista Gr Tron abandonar o Pyroclasm (virando um G Tron mas sem o perfil do Slaver Tron) e jogar com mais cópias de Spellskite e All Is Dust de Main deck, quem sabe. O problema é ficar muito vulnerável contra Affinity...
 
Giaccon

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Postado em: 12/09/14 22:01
Pensei a mesma coisa, esta land é boa, mas não para o Tron.

Deixar de usar R deixaria o deck muito vulnerável.

Essa land vai funcionar no próprio Affinity, CMD etc...Mas para o Tron eu acho que ela não entraria, é lenta pro deck e temos quantos bichos? 5?.

 
Geraldo_Alves

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Postado em: 12/09/14 22:45
Acho q se encaixaria melhor no affinity, ate pelo numero maior d criaturas utilizadas. O tron usa 6 ou 7 bichos no maximo.
 
rhnada

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Postado em: 20/09/14 19:02
Este usuário esta na lista de Baloeiros, recomendado não negociar com ele.
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amigos jogadores de tron,alguém de voces jogou com o UW gift tron ja ? é melhor do que as outras variaveis do deck ou continua a mesma coisa ? eu ando vendo esse deck pegando top 3 nas gringas e fiquei afim de montar a versão UW,ja que tenho a versao GR e muitas das cartas sao aproveitadas.
Espero vossas opniões !
 
Giaccon

Cavaleiro
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Postado em: 20/09/14 21:32
Olha o UW Tron joga bem.

Tem alguns counters para segurar o jogo e usa as ungiven para filtrar o deck e buscar o que é necessário para determinafas situa

Eu só acho que o Gr Tron joga mais, pq ele consegue tutorar bem as lands e formar o Tron.

O Gr Tron eu acho melhor, mas o UW é um deck diferente, ele joga com outro perfil de jogo, ele atrasa ate baixar o finisher.

O Gr tem a missão de baixar o Karn terceiro turn.

Tem UW que não usam Karn, outros usam 1,2.

Se vc quer monta-lo pode montar sem medo. As fraquezas dele são as mesmas. Mais a reação deles é diferente.


Pode montar sem medo.
 
melao83

Javali
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Postado em: 20/09/14 22:12
Pelo que eu estudei sobre o deck, pelo que li em sites e foruns o Gr Tron é um dos decks moderns que mais tem variações entre as listas, onde estas diferentes listas conseguem bons resultados.
A questão é o gosto e a maneira de pilotar, levando em conta o field de cada região.

Na minha lista eu utilizo 1x Cavern of Souls, aqui onde jogo tem bastante controls e UTrons, então esse terreno acaba me dando muita tranquilidade pra jogar muitas matches, mesmo sabendo que depois possa levar Paths, mas uma Wurmcoil na mesa nessas match ups te da muita segurança no jogo, assim como os Karns.
Não utilizo ULAMOG, pelo simples fato de que a maioria dos jogos eu ganho usando Emrakul e o Ulamog tem os mesmos problemas da Wurmcoil, toma remove e pode ser anulado. Acredito que o Ulamog faça falta contra uma mirror match.
No lugar estou utilizando Sundering Titan, que dispença comentarios e por ruim que seja contra alguns matchs, continua sendo uma criatura 7/10...
De resto minha lista é igual, ainda estou estudando a possibilidade de utilizar 1 Beast Withwin de MD no lugar de um pyroclasma ou alguma outra coisa. Talvez colocar Spellskite de MD também seja uma boa, pois surgiram alguns burns e infects.
Não uso Slaughter Games, uso 2 Surgical que ajudam em diversas matchs. Assim não utilizo nenhuma mana preta no Deck, mesmo usando 2 Dismember de side.

Sempre achei o Gr tron muito foda e depois que montei ele (na verdade falta 2 karn =p), achei mais foda ainda! ahseuiasheuia

Editada em: 20-09-14 22:15:17 por melao83.