Load or Cast
Load or Cast
Clone vs. Bouncing
 Clone vs. Bouncing
Great_Rusher

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 08/08/12

Postado em: 23/09/14 19:05
Meu oponente tem um senhor do fractius na mesa.
- Conjurei um clone copiando o senhor do fractius
- Em resposta ele paga dois de vida e retorna O senhor do fractius para a mão com fractius hibernante.

Minha dúvida é: o clone (que não dá alvo) cai como cópia do senhor do fractius ou pela criatura não existir ele não copia ngm e morre por ser 0/0?
 
Tandor

Tritão
0 Referências
Posts: 5573
Registro: 26/10/03

Postado em: 23/09/14 19:23
O clone só copia quando entra em jogo.

Se no cast ele respondeu voltando o que você queria que fosse copiado, ele não estará na mesa para copiar.
 
amnesiac

Esquilo
0 Referências
Posts: 1605
Registro: 11/12/05

Postado em: 23/09/14 19:46

Errado. O Clone copia a criatura antes de entrar em jogo. O próprio texto da carta diz

"Você pode fazer com que Clone entre no campo de batalha como uma cópia de qualquer criatura no campo de batalha."

Depois que o conjurador do Clone decide qual criatura copiar, é muito tarde para retornar a criatura que será copiada para mão: o Clone vai copiar a criatura de qualquer jeito.

Ou seja, respondendo diretamente à pergunta, o Clone entra sim no campo de batalha como uma cópia do Senhor dos Fractius.

 
Tandor

Tritão
0 Referências
Posts: 5573
Registro: 26/10/03

Postado em: 23/09/14 20:12

No gathering o texto diz:

"You may have Clone enter the battlefield as a copy of any creature on the battlefield."

Se ele fez o bounce em resposta ao cast do clone, o bounce resolve primeiro, e apesar do clone não dar alvo, quando ele entra no campo não teria a opção senhor dos fractius.

Mas não sou juiz, só respondi pelo que entendi pelo texto da carta no gathering.

A questão é parecida com quando o presumido alvo da cópia morre antes:

http://blogs.magicjudges.org/rulestips/faq/

13. If I cast a Clone-style creature copying something and my opponent kills what I want to copy in response, what happens?

This is another question where the answer is "It depends on what actually happened." It’s pretty commonplace to see players who will just drop a Phantasmal Image on the table and say "Image copying Sun Titan." This is a perfectly acceptable tournament shortcut, but it gives your opponent extra information before they need to have it. If they’re fine with you copying the Sun Titan, they can simply let the Image resolve and you must copy the Titan. If they respond to you casting the Image by killing the Titan, then you are no longer held to your choice (especially since it wouldn’t be a legal choice anymore). When the Image resolves, you can choose any other creature to copy (if there are any).
The other way this can go is: You cast Phantasmal Image. Your opponent says, "Copying?" and it’s now too late for your opponent to respond to your choice. By asking a question about choices not normally made until resolution, that player is assumed to be allowing the spell to resolve. Similarly, if you just say "Cast Image. Does it resolve?" and they say "Yes," your choice can be safely made and the opponent can’t do anything until after that copy is on the battlefield.


Editada em: 23-09-14 20:38:19 por Tandor.

 
amnesiac

Esquilo
0 Referências
Posts: 1605
Registro: 11/12/05

Postado em: 23/09/14 20:41

Trecho retirado da tua resposta acima:

You cast Phantasmal Image. Your opponent says, "Copying?" and it’s now too late for your opponent to respond to your choice. By asking a question about choices not normally made until resolution, that player is assumed to be allowing the spell to resolve. Similarly, if you just say "Cast Image. Does it resolve?" and they say "Yes," your choice can be safely made and the opponent can’t do anything until after that copy is on the battlefield.

Depois que a criatura que o Clone (ou Phantasmal Image etc.) vai copiar está definida, é muito tarde para tirar ela de jogo, seja destruindo ou retornando ela para a mão de seu controlador.

Seria interessante se este tópico estivesse na seção correta, para que mais pessoas o vissem.

 
Tandor

Tritão
0 Referências
Posts: 5573
Registro: 26/10/03

Postado em: 23/09/14 20:53
Pois é justamente o que fala no que coloquei, depois que a cópia está definida não adianta tirar ela da mesa, mas na descrição da pergunta do rapaz ele fala que o alvo toma bouncing em resposta ao cast.

Como diz o texto que coloquei: Se o oponente perguntar "qual criatura você vai copiar?" Fica presumido que ele já deixou o clone entrar no campo de batalha.

Se o cara faz em resposta ao cast do clone, não tem copiar.
 
amnesiac

Esquilo
0 Referências
Posts: 1605
Registro: 11/12/05

Postado em: 23/09/14 21:20

Não foi assim que eu interpretei. O que entendi do trecho

"Conjurei um clone copiando o senhor do fractius"

é que a criatura que o Clone está copiando já foi definida, até porque há pelo menos mais uma criatura no campo de batalha.

 
Tandor

Tritão
0 Referências
Posts: 5573
Registro: 26/10/03

Postado em: 23/09/14 21:28
Entendi. Bom, se o rapaz explicar o que ele quis dizer "em resposta" ai ele resolve qual a resposta certa :D.
 
amnesiac

Esquilo
0 Referências
Posts: 1605
Registro: 11/12/05

Postado em: 23/09/14 21:44

Aguardemos :)

 
vquaiato

Gênio
0 Referências
Posts: 4503
Registro: 20/11/12

Postado em: 25/09/14 11:01
Senhores vamos tentar responder.

1) Clone não dá alvo. Sendo assim nenhuma criatura é informada quando Clone vai para a pilha.
2) Somente quando Clone resolve uma criatura é copiada conforme ele entra em campo. Neste momento é impossível responder.

Agora vamos lá: se o jogador respondeu a conjuração do Clone e removeu a única criatura que existia na mesa, bem paciência, o Clone entrará 0/0 e será colocado no cemitério.

Se o jogador conjurou Clone e disse "Copio Senhor dos Fractius" é possível sim responder e remover o Senhor dos Fractius, porém como o Clone só efetivamente copia algo quando ele resolve e entra em campo, outra criatura poderá ser copiada se houver alguma.
 
Tandor

Tritão
0 Referências
Posts: 5573
Registro: 26/10/03

Postado em: 25/09/14 11:47
Então, por isso que eu não estava errado.

Amnesiac disse "Errado. O Clone copia a criatura antes de entrar em jogo. O próprio texto da carta diz
"

Ele não copia antes de entrar em jogo.