Magicas sem pagar custo
 Magicas sem pagar custo
xxhalissonxx

Esquilo
0 Referências
Posts: 37
Registro: 26/11/10
Barretos - SP

Postado em: 23/03/15 02:02
Boa Noite!!


Mágicas que são conjuradas sem pagar custo como por exemplo a da carta Jeleva, Nephalia's Scourge que contenham (x) no custo de conjuração o (x) é considerado zero ou posso pagar somente esse (x) para lançar o efeito?
 
bnunes

Esquilo
0 Referências
Posts: 74
Registro: 09/02/13
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 23/03/15 10:36
Sempre que você conjurar um card "sem pagar seu custo de mana", não poderá pagar custos alternativos e se a mágica tiver X em seu custo de mana, X deverá ser igual a 0.
 
Adrianoc14

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 428
Registro: 27/10/14
Jundiaí - SP

Postado em: 23/03/15 11:33
Amigos, aproveitando o tema da pergunta.

Quando um jogador casta uma mágica com x no custo, por exemplo, XR, sendo x = 4, o custo convertido da mágica será 5 ou será 1?

Obrigado.
 
Hollow

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2076
Registro: 14/01/15
São Paulo - SP

Postado em: 23/03/15 11:39
O custo de mana de uma mágica com X no custo, em qualquer lugar, será o custo de mana para X = 0, exceto na pilha. Uma Sphinx's Revelation terá custo de mana 3 em todos os efeitos/locais do jogo, exceto quando estiver na pilha. Se você for dar Clash com um oponente, e sair uma Sphinx's Revelation no topo do seu grimório, o custo dela será 3. Se um oponente der um Inquisition of Kozilek em você, e tiver uma Sphinx's Revelation na sua mão, ele poderá descartá-la.

Mas na pilha, o custo de mana dela será o total pago, incluindo o X. Se o cara faz Sphinx's Revelation pagando 6 manas pra comprar 3 cartas e ganhar 3 de vida, o custo de mana da mágica será 6, podendo, por exemplo, ser anulada por um Disdainful Stroke.
 
Adrianoc14

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 428
Registro: 27/10/14
Jundiaí - SP

Postado em: 23/03/15 13:48
Era exatamente isso que queria saber, valeu cara!
 
VIP STAFF MandarK

Fractius
0 Referências
Posts: 4952
Registro: 12/06/08
Jundiaí - SP

Postado em: 05/09/19 14:07
Custo de Mana Convertido é diferente de Custo de Mana

Um Card tem Custo de Mana Convertido, Cards existem na mão, no cemitério, no exílio e no campo de batalha. Em Custo de Mana Convertido X=0

Custo de Mana só existe na Pilha, quando uma mágica está na Pilha, pra mágica ir para a Pilha, você tem que escolher o Valor de X e pagar o custo, nesse caso o Custo de Mana considera o X.

Assim:
- Na mão, no cemitério e no exílio, o Card Sphinx's Revelation tem Custo de Mana Convertido = 3
- Na pilha, ao conjurar uma Sphix's Revelation com X=5, temos Custo de Mana = 8


"Slivers don´t Learn, they just know"


MandarK
Rules Advisor
Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Blog: Casos Casuais - decks casuais, pizza e (algum) humor.
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 3310
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 05/09/19 15:31
é verdade que custo de mana e custo de mana convertido são diferentes, no entanto a explicação esta enganada.

Custo de mana convertido é um número, e ele existe em todas as zonas do jogo, inclusive a pilha.

202.3. The converted mana cost of an object is a number equal to the total amount of mana in its mana cost, regardless of color.

202.3e When calculating the converted mana cost of an object with an X in its mana cost, X is treated as 0 while the object is not on the stack, and X is treated as the number chosen for it while the object is on the stack.

então em todas zonas que não a pilha um sphinx's revelation tem custo de mana convertido =3.
Na pilha um sphinx's revelation com X=5, tem custo de mana convertido = 8

Custo de mana são os simbolos impressos num card:

202.1. A card’s mana cost is indicated by mana symbols near the top of the card. (See rule 107.4.) On most cards, these symbols are printed in the upper right corner. Some cards from the Future Sight set have alternate frames in which the mana symbols appear to the left of the illustration.

então em todas as zonas, o custo de mana de um Sphinx's revelation é XWUU
 
hsorgon

Esquilo
0 Referências
Posts: 102
Registro: 07/03/16
São Paulo - SP

Postado em: 05/09/19 15:33
Obs:
Cartas que reduzem ou aumentam o custo para conjurar mágicas, um Grand Arbiter Augustin IV por exemplo, não altera o CMC.

Por exemplo, com um GAA IV na mesa, você pode fazer uma Sphinx's Revelation para 2 draws, pagando apenas WUU, e o CMC ainda será 5, podendo ser anulado pelo Disdainful Stroke citado pelo colega.