Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
"Esquentadinha"
 "Esquentadinha"
Ghighix

Mago
0 Referências
Posts: 1146
Registro: 13/09/12

Postado em: 31/03/15 12:58
#Desde já peço desculpas à moderação caso não tenha postado na seção correta.#

Buenas, pessoal. Essa postagem é para falar sobre uma prática que (felizmente) não é tão comum aqui na Liga Magic (pelo menos eu ainda não tinha sofrido com isso), mas agora que resolveram me aprontar resolvi abrir o bico: a famosa "esquentadinha" nos leilões.

Que foi? Você achou que "Esquentadinha" era um novo "sucesso" do funk...?"

Para quem não sabe o que é a "esquentadinha", a coisa funciona assim: em um leilão online, o valor de venda de um produto é o valor no qual o leilão do mesmo encerrou. Certo?

"Mas isso qualquer burro sabe..." - como já disse o grande Chaves.

MAS quando o vendedor não quer "correr o risco" de vender seu produto por um valor "baixo", ele procura um jeito de "aumentar/ esquentar" o valor do leilão. As formas mais comuns de se fazer isso: pedir para um(s) amigo(s) dar um(s) lance(s) no leilão, ou criar um perfil falso e fazer isso por conta própria. Tudo isso para fazer o produto ser vendido a um valor mais "aceitável" para o golpista (desculpem-me, mas VENDEDOR NÃO FAZ ISSO!).
O propósito é fazer a vítima desesperada dar um lance maior no produto. E repetir tudo de novo. E assim se cria uma bola de neve... Got it?

Agora, sigam-me os bons...

Vejam bem o meu caso: estou "namorando" um certo card faz um tempinho. Encontrei-o em um leilão que venho acompanhando desde o começo do "namoro" (cerca de uns 40 dias). Nesse meio tempo, o leilão encerrou sem vencedores três vezes, pois ninguém havia dado um lance (d'oh!). Então pensei: "é a minha chance!". Juntei uma graninha, e me atirei no leilão. Mordi a isca.
Dois dias depois do meu lance (e ainda faltando uns 10 dias para o leilão terminar), surge mais um "interessado", e cobriu o meu lance em um valor já consideravelmente maior.

"WTF?!? agora apareceu mais gente interessada no card?"

Honestamente? Desconfiei que fosse "golpe da esquentadinha" na hora!

"Mas como você pode afirmar isso?" - você pergunta.

E eu respondo: "É elementar meu caro Watson. Basta olharmos o perfil do usuário que cobriu o meu lance".

Curtam: Perfil Fake

Aí juntamos as peças: um usuário relativamente experiente (tá certo que eu não sou "macaco velho" aqui na LM, mas ao menos tenho minhas referências e valores), com absolutamente ZERO em todas as estatísticas, vem e dá um lance em um card relativamente caro (isso que eu nem mencionei o nome do usuário)...

"Puta falta de sacanagem, né...?"

Pois é... Sacanagem pra mim é o que rola com minha esposa, e entre quatro paredes. Isso é FILHADAPUTAGEM mesmo! E se você pensa que o "golpe da esquentadinha" é válido, e pratica/ apoia isso, eu sinto muito em te dizer: VOCÊ NÃO AMA SUA MÃE! (Naaaah... Eu não sinto mesmo!)

Bem, mas e de que adianta postar isso aqui se não for para falar algo de útil, não é mesmo?

Gostaria de pedir à moderação para que encontrem mecanismos que possam evitar esse tipo de fraude na criação de perfis, pois aquele é claramente um perfil falso. Já não me recordo quais são as informações necessárias para se fazer um perfil na LM, e nem quero pesquisar isso agora, mas será que vincular um CPF/ RG a cada conta não daria um pouco mais de segurança, por exemplo? Pode não ser uma medida 100% segura, mas é mais fácil do que mudar a conduta das pessoas...

E se aconteceu comigo, pode acontecer com mais gente... Quero uma comunidade melhor aqui na LM. Sempre levei muito a sério minha palavra e sempre honrei meus compromissos. Embromadores, enrolões e enganadores sempre existirão. Mas deve haver um jeito de dar uma enxugada por aqui...

Obrigado pela paciência. e tomem cuidado com a "Esquentadinha".

Have a nice day!

Editada em: 31-03-15 13:00:42 por Ghighix.
 
thomasffx

Lenda
0 Referências
Posts: 1567
Registro: 16/10/10

Postado em: 31/03/15 13:24
Bom, isso é lamentável. :/

Mas tenho certeza que com essa denuncia a moderação vai fazer a parte deles :)

E sempre que alguém vir/desconfiar de algo do gênero, deve denunciar dessa mesma forma, ou mandar uma PMSG para o Dialog/patocards.





Denunciem!

 
GustavoRR

Esquilo
0 Referências
Posts: 293
Registro: 28/05/12

Postado em: 31/03/15 13:31
Se não me falhe a memória, o pedido de RG e CPF já tem.
Não ?

O.o
 
RobertBr

Soldado
0 Referências
Posts: 1959
Registro: 12/09/05

Postado em: 31/03/15 13:51

Opa! Cara infelizmente vc gerar um CPF fake valido é bem simples, então acho que não funcionária. O que deve ser feito é sempre que vc desconfiar de algo desse tipo em um leilão é denunciar pro pessoal da liga que eles tem meios de averiguar.

 
Assassinodarealeza

Assassino
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2206
Registro: 22/08/04

Postado em: 31/03/15 14:06
tem que ser banido uma merda dessas....

pq quem é capaz de fazer isso é capaz de vender carta falsa e comprar e não pagar...

esse tipo de gente não é bem vinda numa comunidade do porte da liga...
 
Domquixote

Esquilo
0 Referências
Posts: 21
Registro: 22/01/13

Postado em: 31/03/15 14:27
Fui vítima desse golpe, um cara deu lance no leilão que eu tava participando mais alto do que ele poderia ter dado em um leilão do mesmo vendedor, com a mesma carta e ainda sem lances. Ou o cara é burro ou idiota. Falei com a moderação e não adiantou nada, visto que eles nem poderiam provar que era fraude nem refutar. Acabei pagando o preço porque ainda estava no meu orçamento. Em outro caso o usuário que deu a esquentada era da mesma localidade do vendedor e deu lance em todos os leilões do cara. Como eu tava precisando da carta e me dispus a arcar com a porcaria do preço nem vou reclamar mais. Agora é estranho você dar lances em cartas totalmente diversas, de última hora... A liga ainda é muuuuuito frágil com relação a isso, mesmo sabendo que blefe pode acontecer até em leilões presenciais. Acho que para amenizar esse problema deveriam surgir mais denúncias , e que essas denúncias gerassem uma investigação mais profunda por parte dos moderadores, do tipo: exigir retorno sobre a conclusão da negociação, exigir nº de rastreamento quando aplicável, dentre outros.

De qualquer forma, por enquanto, a única proteção verdadeira é dar o lance consciente do valor máximo que você está disposto a pagar pela carta!
 
davidbaron

Esquilo
17 Referências (100.00% positivas)
Posts: 490
Registro: 26/01/15

Postado em: 31/03/15 14:50

Infelizmente já vi acontecer comigo também. Sinceramente, não vejo isso parando de acontecer tão cedo, até porque, infelizmente, não tem muito o que ser feito. Esses dias atrás mesmo eu vi um leilão com 4x Comando de Silumgar com um preço maior do que os 4 cards valiam. Se alguém estava desesperado pelos cards, só Deus sabe... O negócio é você pagar pelos cards o quanto você acha que realmente vale a pena.

 
Imaeda

Esquilo
0 Referências
Posts: 18
Registro: 28/10/14

Postado em: 31/03/15 15:38
N acho q a culpa seja da liga, nem unica e exclusiva do golpista, acho q é tb do comprador.
Acompanhem o meu raciocinio. suponhamos q a liga puna o cara com o balao. ele passa o tempo preciso no baloeiro ou abre outra conta e faz de novo. imagina se vc deixa de comprar desse cara. ele perdeu a grana, ciao ciao. se vc esta disposto a pagar um preco mais caro pelo card pq dar seu dinheiro a um otário? tem uns banners aqui na liga q vendem cartas(shaman UG bazar).
tem outros vendedores. outros leiloes, lojas em outros sites.
Eu acho q se vc ve um leilao a um preco q te faz ir la e clicar, depois leva uma esquentada, q esta claro q é golpe, deveria deixar passar e ir atras em outra maneira. assim isso acaba mais q esperando q a liga banir todos os caras. ate pq n tem como, é só vir e fazer outra conta.
 
fafonseca

Esquilo
0 Referências
Posts: 11
Registro: 28/01/14

Postado em: 31/03/15 16:06

Na verdade não... pra criar leilões tem que ter no mínimo 5 refs de negociações.

Deveria punir sim, se o cara coloca um card "abaixo" do valor de mercado é porque ou quer vender logo, ou acredita que os lances vão chegar a um valor mais próximo aos valores mínimos da Liga (que não são propriamente da Liga, são valores indexados das lojas).

Logo, se eu procuro um leilão ou um usuário é para pagar um valor abaixo, se fosse para pagar o mesmo valor do "Valor mínimo da Liga" eu compraria na loja ;)

 
wagner1990

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 638
Registro: 11/03/08

Postado em: 31/03/15 17:01
Isso já é algo velho aqui na liga. Quem nunca disputou um leilão com alguém, perdeu e dias depois o MESMO VENDEDOR colocava os MESMOS cards de novo a venda? Comigo mais de 5 vezes, tenho certeza!
 
Vyctorcc

Esquilo
14 Referências (100.00% positivas)
Posts: 465
Registro: 06/12/13

Postado em: 31/03/15 17:46
Infelizmente em todos os lugares temos pessoas sem caráter. Aqui na liga não seria diferente.

Tem também o cara que tem a mesma carta que você em leilão, ai pega um perfil falso e da lances absurdos na sua carta para que alguém serio de lance no leilão dele.

Aconteceu isso comigo nos últimos dias, o item que estava em leilão atingiu um preço mais alto que em lojas de Magic, enquanto o outro que se encerrava ficou em um preço aceitável.

Pior ainda é que pra não correr nenhum risco, tenho que esperar o prazo para o cara fazer a parte dele, pra só assim cancelar a negociação e tentar novamente negociar minha carta.
 
wagner1990

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 638
Registro: 11/03/08

Postado em: 31/03/15 17:58

Orra! Esse "dibre" é novo pra mim.

 
ElderDragon

Soldado
32 Referências (100.00% positivas)
Posts: 14084
Registro: 24/11/03

Postado em: 16/04/15 00:07
É por essas q eu não dou mais lance em nada de R$1,00. Quando eu boto leilão de R$1,00 mesmo eu sendo um user q muita gente compra, eu quase sempre me dou mal, então, posso estar errado, mas eu acho q pro cara se dar bem nisso é pq tem alguém pra dar lance pra ajudar. Isso é bem errado.

Agora, eu não sei se algum de vcs teve algum problema com meus leilões, pois normalmente tem leilão meu q o preço é até acima de algumas lojas (até pq eu vendo conforme a minha demanda e pelo que cobram lá fora), mas mesmo assim acontece umas coisas bizarras, de levarem leilão meu de 4 Antecipar por R$16,00. No meu caso, eu tenho 400 Antecipar em estoque, aí acabou o leilão, eu já renovo, não sei é o caso aí de alguém de achar q possa ser fraude. Mesma coisa com mítica, eu abro umas 30 de cada, rara 60 de cada.