Ajuda: Qual deck montar para enfrentar o "ambiente" da minha cidade?
 Ajuda: Qual deck montar para enfrentar o "ambiente" da minha cidade?
Marcos36

Soldado
0 Referências
Posts: 1198
Registro: 28/03/14
Januária - MG

Postado em: 04/05/15 12:19
Fala galera, boa tarde a todos.

Estou postando aqui porque jogo 4Fun e ,como não tem um lugar específico pra esse tipo de jogo, imagino que "outros formatos" sirva pra isso.

Minha situação é a seguinte: Jogo a algum tempo aqui na cidade e ultimamente os decks com a finalidade básica de remover criaturas têm crescido na cidade.

São dois vampiros (um deles joga com cerca de 11 cartas de "destrói" no deck e o outro conta com vinte cartas de mesma função), um zumbi (com cartas de marcadores negativos e sacrifícios), um Delver (com a função principal de destruir com danos diretos - raios e similares - ou voltar as criaturas pra mão - Unsummon e similares) e um deck de fadas que até então era focado em remoções, mas que têm diminuído.

Temos também um Goblin, que apesar de não ser o foco do deck, ainda conta com cerca de 10 remoções e um Reanimator, que nem preciso falar, não é mesmo?

Enfim, cheguei a conclusão de que não dá pra jogar mais com meu Mono Greem pesadão que demora 4 turnos pra botar um bixo legal na mesa e ver ele morrer, ainda no meu turno, pra uma Doom Blade.

Queria a ajuda de você~es pra montar um deck que saia bem no ambiente que eu estou jogando, já que decks de criaturas não estão dando certo. Eu nunca montei um deck "sem bixos", então preciso de ajuda.

PS: Preciso de um deck que funcione bem tanto em mesões como em duelos.

Aguardo ajuda de vocês!

Att,
 
Hollow

Esquilo
19 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2085
Registro: 14/01/15
São Paulo - SP

Postado em: 04/05/15 12:41
Existem várias vertentes que você pode seguir. Dá inclusive pra jogar com criaturas. Aliás, no Modern por exemplo, existem muitos decks fortes focados em criaturas. O segredo pra lidar com isso é usar criaturas difíceis de matar, criaturas que penalizam o oponente ao morrer, ou ainda, criaturas que fazem um efeito interessante ao entrar no campo de batalha.

Como você falou que joga de Monogreen, e pelo que você descreveu, provavelmente seria um mid-range aggro, vou exemplificar algumas criaturas boas para lidar com isso:

- Predator Ooze - Ele é indestrutível, e vai crescendo e crescendo. É um bicho barato (tanto financeiramente, quanto no custo de mana) bastante chato de remover, e costuma causar problemas para os oponentes desavisados. Claro que ele não é à prova de remoção. Ele pode tomar bounce ou ser exilado, o que o enfraquece um pouco contra o branco e contra o azul, porém, ele incomoda bastante o preto e o vermelho;

- Strangleroot Geist - Primeiramente, ele tem Haste, o que faz com que ele dificilmente saia de jogo sem, no mínimo, dar uma sapecada no oponente, ou levar algum blocker. Em segundo lugar, ele tem Undying, o que faz com que ele volte mais forte do que entrou, ao levar uma remoção. Se o cara usar uma Doom Blade nele, ele perdeu uma carta, e o bicho voltou mais forte. Ele pode até gastar dois removals pra lidar com ele, mas é um prejuízo considerável. Provavelmente faltará removal para outros se ele o fizer;

- Thragtusk - Esse aqui é uma máquina. Ele entra, você ganha 5 de vida. Se ele sai (atenção à palavra sai. Não é morrer. Não é ir para o cemitério. É sair de jogo) você põe um token 3/3 de Besta. Usar um bounce nesse bicho é um prejuízo enorme. O cara vai te dar um token, e vai te dar a oportunidade de jogá-lo de novo e ganhar 5 de vida de novo, e de ganhar mais um token caso ele saia. O cara vai pensar bastante antes de dar uma Doom Blade nele. Perco um bom removal na mão, e o cara ainda vai ganhar um token?

- Kitchen Finks - Esse aqui já um pouquinho mais caro em termos de $$. Porém, ele é muito bom. Quando entra, você ganha 2 de vida. Se o cara matá-lo, ele volta mais fraco, e você ganha 2 de vida, novamente. Bastante forte contra baralhos agressivos, dificilmente morre sem levar algo do oponente numa troca e ganha uma vida considerável;

- Eternal Witness - O forte dela é a habilidade desencadeada quando ela entra em campo. Sabe aquele Thragtusk que o cara se lascou pra tirar de campo, matando ele e depois perdendo uma criatura pra ficha dele? Pois é. Você volta ele pra mão, e vai submeter o cara a isso de novo. Se o cara matar a Eternal Witness, ou ela morrer em combate, importa pouco. Ela já entrou em campo, e já fez o que tinha que fazer;

Enfim... mais ou menos essa filosofia. Se quiser bichos mais pesadões, dá pra pensar em Wurmcoil e Sundering Titan, ou mesmo Woodfall Primus. Mas em geral, a sacada é você usar bichos com Hexproof (não me lembrei de nenhum tão bacana... talvez o Witchstalker), Indestrutível, Undying, Persist, Haste (pode até morrer, mas dificilmente não causa um dano ou leva um blocker antes disso), ou com efeitos ao entrar em campo e/ou ao sair de campo.

Isso pra seguir a mesma linha de Monogreen Midrange Aggro. Esse monte de coisa que eu postei aí é metade de um deck bacana do Modern, conhecido como Genesis Wave.

Se quiser ir pra outra linha, outra tipo de estratégia diferente do Midrange Aggro, outras cores, podemos pensar em outras hipóteses.
 
GMartinello

Esquilo
0 Referências
Posts: 196
Registro: 21/02/15
Bauru - SP

Postado em: 04/05/15 12:58
Dredgevine amigo. Não importa quantas vezes seus colegas matem suas criaturas, elas vão voltar.

Aqui tem uma lista bacana:
http://mtgtop8.com/event?e=9425&d=254041&f=MO
 
Marcos36

Soldado
0 Referências
Posts: 1198
Registro: 28/03/14
Januária - MG

Postado em: 04/05/15 14:59
GMartinello, eu achei o deck bem legal e bem interessante. Mas o meu maior problema é o dinheiro.

Eu quero um deck que consiga lidar com meu problema sem custar 2 mil reais.

Hollow, eu achei suas explicações simplesmente fantásticas. Foram de muita ajuda pra mim entender a parte verde.
Pra ser sincero, eu sempre joguei com decks rápidos, mas estive pensando em um mid range dessa vez.

O Full verde parece ser interessante, por ser uma cor que sempre joguei.

Poderia postar essa lista do Genesis Wave?
 
Aquariosmcv2

Esquilo
0 Referências
Posts: 169
Registro: 03/10/14
Niterói - RJ

Postado em: 04/05/15 15:22
Acho q o problema dos decks modern e legacy é a base de mana. O deck nem é tão caro mas a base de mana ultrapassa o valor do deck em alguns casos. Algumas listas de Genesis Wave que jogam em campeonato são essas: http://www.mtgtop8.com/archetype?a=357

Acho que se não quiser gastar muito da para dar um jeito mole. Em modern competitivo tipo os que esses decks jogam, vampiro, fada , goblin dificilmente tem vez. Por isso é bom olhar a lista para ter uma ideia de como o deck funciona e fazer uma versão Budget
 
Marcos36

Soldado
0 Referências
Posts: 1198
Registro: 28/03/14
Januária - MG

Postado em: 04/05/15 15:30

Ok, então eu quero "dar um jeito mole" Aquarios.

O que você sugere?

 
luisfelipekai

Esquilo
0 Referências
Posts: 6
Registro: 26/01/15
Natal - RN

Postado em: 04/05/15 15:44
Opa. Então, aqui também tem alguns decks de grande controle, e eu tenho um Monogreen Stompy, deck este que lida MUITO bem com remoções. A match é realmente MUITO boa, o oponente gasta muita remoção, e as criaturas conseguem aguentar. Cartas como Strangleroot Geist, Dungrove Elder, Predator Ooze, Young Wolf e outras criaturas que mesmo sem terem proteção a magia ou imortal, ainda dão trabalho por serem leves e baterem forte como Javali Kaloniano, Nettle Sentinel. Cartas indispensáveis ao deck é o Vines of Vastwood e Rancor, já que protegem a criatura e a bufam, além do Rancor sempre voltar na mão. Sinceramente, dizendo de novo, contra decks de controle de mesa mais pesado, esse deck se sai muito bem.
 
Marcos36

Soldado
0 Referências
Posts: 1198
Registro: 28/03/14
Januária - MG

Postado em: 04/05/15 15:50
Poderia postar uma lista, por favor?

Agradeço!
 
Hollow

Esquilo
19 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2085
Registro: 14/01/15
São Paulo - SP

Postado em: 04/05/15 15:55

Sem problemas. O Genesis Wave é um deck primariamente combo, que visa em tirar grande vantagem da carta Genesis Wave pra ter uma enorme presença de campo, e passar o trator encima do oponente. E a carta Genesis Wave é uma máquina absurda. Se você gerar muita mana, o estrago que ela faz é impressionante. E pra isso, nada melhor do que uma base forte de ramp e alta devoção ao verde. Então, o deck visa ir colocando permanentes relativamente inofensivas e com alta devoção em campo, para então gerar muita mana (ou com Nyktos, ou com terrenos encantados por Utopia Sprawl e Fertile Ground, e abusando de efeitos de untap nas lands, com Arbor Elf, Voyaging Satyr e Garruk), jogar uma Genesis Wave pra 6 ou mais, lotar o campo de bichos e vencer. O Craterhoof Behemoth é o principal finisher do baralho. Se ele entra junto na Genesis Wave, é GG quase certo.

Como o deck rampa muito forte, ele tem algumas engines interessantes a se abusar. A primeira é a de dar seguidos Comandos Primários. Você pode usar um Comando Primário, voltar uma permanente qualquer do adversário para o topo do grimório, a fim de atrasar o jogo dele, e buscar uma Eternal Witness no grimório e por na mão. Com oito manas (com esse deck, é bem fácil conseguir 8 manas) você consegue jogar a Eternal Witness, voltar o Comando pra mão, e jogá-lo novamente, voltando novamente uma permanente para o topo e buscando outra Eternal Witness. No outro turno, você repete o processo. Implacando essa engine, você consegue atrasar o cara por vários e vários turnos seguidos, enquanto você ganha campo, enche a mesa, e tira vantagem.

Outra engine forte desse baralho é linkar seguidas Waves de várias formas. Você de repente joga uma Wave pra 6, e revela, sei lá, uma Carven Caryatid, um Garruk, uma Eternal Witness, um Nyktos e duas Florestas. Você coloca tudo isso em campo, com a Witness volta uma Wave pra mão (acho que tem que ser uma que já estava no cemitério antes, mas não tenho certeza), compra uma carta com a Caryatid, põe os terrenos todos em campo, vira as duas florestas, ativa o Nyktos, gera um porrilhão de mana, ativa o Garruk, desvira o Nyktos, vira o Nyktos de novo, gera mais um porrilhão de mana, joga a Wave de novo, porém, muito maior. Aí, se revelar outra Witness e/ou Garruk, e/ou Nyktos, repete o processo. Só toma cuidado pra não dar Overdeck (é sério).

Já vi listas que os caras jogam com bichinhos mais leves e úteis (como Wistful Selkie, Burning-Tree Emissary ou Elvish Visionary, visando focar no combo. Eu, particularmente, acho o deck mais forte quando ele puxa um pouco mais pro aggro mesmo e fica dependendo menos do combo, usando uns bichos um pouco mais "parrudos" e difíceis de remover. Segue uma lista mais ou menos:

Genesis Wave
Por Hollow
1 visualização
04/05/2015
R$ 585,76
R$ 883,74
R$ 2.196,17
1 visualização
04/05/2015
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (21)
4  Elfo do Arvoredo 0,29
3  Geist da Raiz Estrangulante  0,45
3  Sátiro Viajante  0,09
3  Cariátide Esculpida   0,20
3  Lodo Predador   3,95
4  Testemunha Eterna   8,45
1  Behemoth Craterópode    100,72
Planeswalkers (4)
4  Garruk Falabravo   14,00
Mágicas (9)
4  Onda de Gênese    7,00
1  Cobrir Arando   2,99
4  Comando Primário   2,85
Encantamentos (6)
4  Propagação da Utopia 15,00
2  Solo Fértil  0,05
Terrenos (20)
16  Floresta0,00
4  Nyktos, Santuário de Nyx69,38
60 cards total


É um deck divertido, relativamente forte e barato. O mais caro que tem aí são as Genesis Wave, Comandos, Garruk e o Behemoth. E mesmo assim, não é nada extremamente caro. Só o Behemoth é uma carta já mais salgada, porém é um só que se usa (algumas listas usam 2). O resto é baratinho.
 
Aquariosmcv2

Esquilo
0 Referências
Posts: 169
Registro: 03/10/14
Niterói - RJ

Postado em: 04/05/15 16:19
A lista que o Hollow posto tá show de bola pois a base de mana ta tranquila. Acho que para um deck mais em conta e forte esse ae tá perfeito. Contra deck que controla mesa é bom usar um combo, ou como pessoal ja falo um dreadgvine que as criaturas voltam rapido do cemiterio. É muito bom vc ta com a mesa cheia de bicho e baixar um bahemoth, oponente fica felizzz que só uahuahua
 
Marcos36

Soldado
0 Referências
Posts: 1198
Registro: 28/03/14
Januária - MG

Postado em: 04/05/15 17:21
Podem ir postando as listas que vocês tiverem que eu vou dar uma olhada.

Realmente, gostei muito de deck e interessei em montar. Mas não posso tomar essa decisão sem ver as outras opções primeiro.

Então, vou vendo o que a galera vai postando e depois tomo a decisão.

O deck é MUITO bacana e gostei muito dele!!!

Obrigado Hollow pela lista e pelas explicações!!!
 
Marcos36

Soldado
0 Referências
Posts: 1198
Registro: 28/03/14
Januária - MG

Postado em: 04/05/15 21:50
Mais alguma lista, galera?
 
Aquariosmcv2

Esquilo
0 Referências
Posts: 169
Registro: 03/10/14
Niterói - RJ

Postado em: 04/05/15 23:03
mano se vc quiser mudar um pouco o monogreen que que você acha do red deck wins, o famoso burn? Ele joga bem, rapido, não custa muitoooo, etc.
 
OneMore

Esquilo
0 Referências
Posts: 265
Registro: 02/11/11
São Paulo - SP

Postado em: 05/05/15 00:24
Um deck bom e barato é o Afinity, nao precisa colocar os Ink/blinkmoth e nem Arcbound Ravager.
http://mtgtop8.com/event?e=9618&d=255265&f=LE essa lista é bem simpatica e não precisa de 4 Mox Opal, coloca a famosa Chromatic Star pra ajudar na curva no lugar das Mox. No lugar do Arcbound Ravager pode entrar o Myr Enforcer.
 
Marcos36

Soldado
0 Referências
Posts: 1198
Registro: 28/03/14
Januária - MG

Postado em: 05/05/15 00:33
Aquariosmcv2, até hoje eu não vi uma lista Burn que me agradasse.... Se voc~e tiver uma pra sugerir, eu gostaria muito de ver!

OneMore, eu vou montar a lista aqui na Liga e ver quanto fica e como gera. Artefatos são sempre uma boa pedida.

Quem quiser sugerir mais listas, fique à vontade!

Obrigado galera!!!
 
everon_borges

Esquilo
0 Referências
Posts: 387
Registro: 12/08/12
Caxias do Sul - RS

Postado em: 05/05/15 00:46
Não cheguei a ler todos os comentários, mas caso alguém não tenha mencionado e tu ainda tenha a idéia de usar o verde. Vengevine (ou o cara exila, ou ela volta), e principalmente Gladecover Scout + Rancor.
Ambos custam 1 de mana, sendo que Gladecover tem hexproof, e Rancor, se for destruido, volta pra mão.

espero ter ajudado
 
Marcos36

Soldado
0 Referências
Posts: 1198
Registro: 28/03/14
Januária - MG

Postado em: 05/05/15 01:09

Agradeço pela colaboração, Everon. Um amigo já havia citado um deck aqui em cima com o Vengevine, mas as outras cartas são novas pra mim.

Obrigado!

 
Wagner

Esquilo
0 Referências
Posts: 1162
Registro: 10/09/13
São João Del Rei - MG

Postado em: 05/05/15 02:12
[DECK 147678 NOT FOUND]

Heartless Myr
Por Wagner
2950 visualizações
05/05/2015
R$ 58,43
R$ 164,32
R$ 427,94
2950 visualizações
05/05/2015
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (22)
4  Receptáculo Lunar dos Myrs 0,10
2  Myr Temerário 0,14
4  Myr de Busca 0,45
4  Myr de Chumbo 0,09
4  Myr de Cobre 0,05
4  Senhor Myr 0,08
Mágicas (10)
4  Memória Fragmentada  0,30
1  Metralha  0,40
4  Maquinações Dimir  6,60
1  Salva de Sucata   0,07
Artefatos (4)
4  Esfera Cromática 1,00
Encantamentos (8)
4  Invocação Cruel  5,00
4  Fecundidade  0,68
Terrenos (16)
4  Floresta0,00
2  Montanha0,00
6  Pântano0,00
4  Portão da Guilda Golgari0,07
60 cards total


Eu acho que esses decks se der uma melhorada ficam muito bons.
 
Noob_Saibot

Esquilo
0 Referências
Posts: 513
Registro: 23/11/13
Porto Alegre - RS

Postado em: 05/05/15 03:05
Marcos36,

Gostaria de sugerir uma outra abordagem para o teu ambiente. Que tal um hard control? Sem dúvida, esse tipo de deck vai satisfazer tanto os duelos quanto os mesões. E os aggros estarão com os dias contados.

Segue-se uma lista que considero um bom investimento para começar:

[DECK 147704 NOT FOUND]

Esse deck contra a mesa, um board control. Ele tem três wincons bem distintas (Aetherling, Elspeteh e Entreat), diversos counters (Leak, Snare, Pierce) e mass removals de excelente qualidade (Terminus e Supreme), além de, é claro, um plano de saúde (Revelations).

O side pode variar, mas Ratchet Bomb é ótima contra fichas, Echoing Truth ferra o Twin, Dispel é ótima no mirror, e Timely é excelente contra monoreds e decks mais aggros.

Gosto muito dessa lista, porque ela é barata pelo que faz.

Em geral, decks control de duas cores são mais baratos do que aggros ou midranges (acredite!), porque usam poucas wincons e, por isso, podem se dar ao luxo de não abusar de fetchs. Isso reduz drasticamente o custo financeiro.

O que achas?
 
Tbion

Esquilo
29 Referências (100.00% positivas)
Posts: 696
Registro: 12/01/11
Florianópolis - SC

Postado em: 05/05/15 08:29
SEUS PROBLEMAS ACABARAM o Deck se chama Through the breach.

É um deck basicamente RG que foca no ramp inicial do jogo e no midgame com ajuda de Trought the breach, voce poe um emrakul (unica carta mais cara do deck) em jogo, bate com impeto e sacrifica ele na etapa final, seu oponente perde permanentes no anihilator e voce poe o bixo mais louco ja printado pra jogar a seu favor (Emrakul).

Não tenho como postar a lista aqui... mas alguem com mais tempo agora pode faze-lo ou eu mais tarde tambem.

Abraço