Load or Cast
Load or Cast
canonista e frasco do eter
 canonista e frasco do eter
luckyalves

Guerreiro
13 Referências (100.00% positivas)
Posts: 227
Registro: 29/05/14

Postado em: 22/09/15 10:09
bom dia galera. Eu tenho um AEther Vial em campo pra dois e coloco em campo uma Canonista Etherolatras minha duvida e eu posso alem das cartas que eu baixar com frasco baixar mais uma carta que não seja artefato ou ela conta a do frasco do eter ? espero ter sido claro . desde ja agradeço
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 2195
Registro: 28/10/07

Postado em: 22/09/15 10:48

Ficou meio confuso, mas creio que entendi.
Você pode conjurar uma Mágica que não seja Artefato e ativar a habilidade do Frasco do Éter para colocar uma Criatura em jogo que não seja um Artefato, se desejar.

Por que isso é possível?
Repare bem nas palavras destacadas em negrito, lembrando a habilidade do Canonista Etherólatras, que diz que cada jogador que conjurar uma mágica não-artefato neste turno não poderá conjurar uma mágica não-artefato adicional.

Segue abaixo a explicação sobre conjurar.

601.2. Conjurar uma mágica é retirá-la da zona em que está (normalmente a mão), colocá-la na pilha e pagar os seus
custos para que eventualmente ela resolva e tenha seus efeitos.

O que é diferente do que o Frasco do Éter faz, que coloca uma Criatura no Campo de Batalha pela sua habilidade ativada, (ação que também usa a pilha, mas não coloca uma mágica lá, e sim a habilidade do Frasco do Éter) sendo assim segundo as regras isso não se é o mesmo que conjurar.
Sendo assim, se você tiver quatro Frasco do Éter no Campo de Batalha, pode conjurar uma mágica não-artefato e ainda pode usar os quatro Frasco do Éter para colocar mais quatro Criaturas não-artefato no Campo de Batalha.

Editando:
Só reforçando, Magic é um jogo de termos exatos, e usar os termos corretos para cada situação evita que dúvidas surjam.
Você viu que a diferença está entre conjurar e colocar no Campo de Batalha.
Você usou o termo popular "baixar" para se referir as duas situações, que foi o que provavelmente gerou a dúvida, por você achar que se tratava da mesma coisa, mas os termos corretos são conjurar e jogar, como você pode ver nas regras.

601. Conjurando mágicas
601.1.
Anteriormente, a ação de conjurar uma mágica ou conjurar um card como uma mágica, foi referida como "jogar" essa mágica ou card. Cards que foram impressos com esse texto receberam errata na referência de cards Oracle para que agora se refiram a "conjurar" aquela mágica ou card.

601.1a Alguns efeitos ainda fazem referência a "jogar" um card. "Jogar um card" significa jogar aquele card como um terreno ou conjurar aquele card como mágica, aquilo que for mais apropriado.


Usando sempre os termos e nomenclaturas corretas, muitas situações ficarão claríssimas e deixarão de gerar dúvidas. :D

Editada em: 22-09-15 11:09:09 por gelcila.

 
luckyalves

Guerreiro
13 Referências (100.00% positivas)
Posts: 227
Registro: 29/05/14

Postado em: 22/09/15 10:54
eu achava que era isso mesmo mais como eu tinha lido em portugues e la estava escrito jogado e não conjurado fiquei na duvida. obrigado pelo esclarecimento
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 2195
Registro: 28/10/07

Postado em: 22/09/15 11:04

Acontece, já que textos antigos sofreram alterações de acordo com a evolução das regras, então no caso de dúvida sempre consulte o Oracle da carta:
http://gatherer.wizards.com/Pages/Card/Details.aspx?multiverseid=75477

 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 22/09/15 13:32
Confirmando.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
BlindDefender

Esquilo
0 Referências
Posts: 543
Registro: 29/03/15

Postado em: 11/07/17 22:01
Reavivei o tópico ( afim de evitar um novo) apenas para tirar uma dúvida quanto a usar o canonista via frasco em resposta a, supunhamos, um violent outburst ou qualquer outro deck combo. Ao fazer isso, eu "paro" esses combos com ele?

Obrigado
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4666
Registro: 06/12/14

Postado em: 12/07/17 10:36
A primeira recomendação é: crie um tópico novo, as regras mudam com o tempo e para evitar confusões com players lendo o tópico desde o ínicio vale mais a pena criar um novo tópico sobre a dúvida.

Dito isto, no caso de tu colocar a canonista em resposta a violent outburst(na verdade tu colocaria em resposta ao trigger de cascade) tu impediria sim do cascade resolver pois o oponente não conseguiria castar a carta revelada pelo cascade, no entanto para outros combos é possível que funcione diferente vale a pena olhar um caso de cada vez.

O motivo disso é que: "1/10/2008 This effect takes into account spells that were cast earlier in the turn that Ethersworn Canonist entered the battlefield, including any spells still on the stack. However, any spells on the stack as Ethersworn Canonist enters the battlefield have already been cast by that point, so they’re not affected by it." vindo do gatherer da ethersworn canonist

Editada em: 12-07-17 10:37:17 por trodsen.
 
BlindDefender

Esquilo
0 Referências
Posts: 543
Registro: 29/03/15

Postado em: 12/07/17 18:38
Obrigado, Trodsen.

É que como o tópico era curto e já estava 'linkado' a carta quando pesquisa-se, acabei supondo que seria mais correto do que abrir um novo ( eu sempre abro na sessão errada e acabo tendo tópico excluído, aí pra evitar o mesmo dessa vez aproveitei o mesmo).

Obrigado, novamente.