Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Jund no T2 - Viável?
 Jund no T2 - Viável?
Braddock_AP

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 4945
Registro: 11/04/04

Postado em: 04/12/15 13:31
Olá,

Resolvi montar um Jund midrange pra brincar nos FNM.
Obviamente o Jund tem dois problemas no atual t2, não usa rhino e não usa crackling doom. Mas será que dá pra fazer um deck viável sem essas duas cartinhas?

[DECK 256493 NOT FOUND]

A Lista que estou montando é essa acima.

4 Walker pq é o melhor CMC2 do standard, não tendo possibilidade de não utilizar
4 Den Protector pq deck verde sem isso não é deck verde, ele tem uma versatilidade absurda, recupera o que você precisa na hora certa além de combar com os Deathmist Raptor.
4 Deathmist pq é uma carta muito agressiva e gera uma redundância absurda, sempre voltando por conta dos den e de si próprio que tem morph.
4 Thunderbreak Regent, é o CMD4 do deck, 4/4 com voar e se for alvo ainda causa 3 de dano no oponente. Além de ser Dragão, o que ajuda no Draconic Roar.
2 Kolaghan, the Storm Fury, eu nunca acreditei no potencial, mas isso no dash é muito bom, com outro dragão em campo então ele faz estrago, ótimo finalizador, principalmente por pegar na surpresa e ter evasão contra globais e sorcerer speed.
1 Kolaghan Dragonlord, também pega no susto, graças ao ímpeto, e contra o Abzan acaba sendo muito forte pq impede muitas vezes a entrada de rhinos, hangerbacks e gideons já no cemitério. Fora que ele ficar em jogo mais do que um turno é praticamente caixão pro oponente, pelo ímpeto que dá pras suas criaturas.
2 Nissa, é a ideia midrange do deck, ela ajuda a não zicar mana no começo e no meio do jogo o draw ajuda demais, não tem como ser ruim.

Os pws estou usando 2 Sarkhan e 1 Ob Nixilis. Sarkhan remove e é mais um dragão para agredir, tendo inclusive ímpeto. Ótimo finalizador. O Ob Nixilis basicamente acaba partidas contra decks mais lentos e controls, o draw advantage é muito forte e poder queimar um bicho problemático também.

As mágicas ficaram em 4 Disrupts, sendo 2 Duress e 2 Despise, que acho necessários pela falta de Utter End (dificil lidar com planinaltas, a não ser com dano direto). 4 Draconic Roar, que é um removal forte no ambiente e aliado aos dragões acaba queimando mais rápido a vida do oponente. 2 Murderous Cut, por motivos óbvios.
Finalmente 2 Kolaghan Command, que é uma carta absurdamente forte. Dá pra abusar de Den Protector com ele, voltar dragões, descartas peças chaves do oponente, queimar criaturas ou até ajudar na finalização do oponente. Eu usaria 3, mas além de ter só 2, não sei bem oq tirar para colocar o terceiro.

O Side está em aberto, peguei já de uma lista que vi na internet.

Eu jogo, em geral, de Abzan e Abzan Red, mas quis montar o Jund para brincar, achei muito interessante a lista, tem boas cartas em ambas as cores, ainda que o deck sofra a falta de crackling doom e rhino, mas a ideia não é fazer um deck tier 1, mas claro, deixando ele minimamente competitivo.

Outras cartas que penso que possam valer a pena no deck:
Abade da Fortaleza Keral - Não sei se rola, talvez numa versão sem dragões, mas acho uma carta muito boa pela vantagem que te dá no \\\"draw\\\".

Mística dos Chocalhos de Garra - É um acelerador e ajuda tbm os deathmist com o morph, mas não achei tão necessário.

Rakshasa Deathdealer - É um ótimo drop 2, mas achei que o hangerback supre melhor, apesar de mais lento, talvez numa versão mais agressiva.

Vasculhador das Catacumbas - Eu queria achar espaço para ele, acho uma carta muito legal, Por CMC3 vc tem um corpo 2/3 e um 1/1, além de poder \\\"acelerar\\\" o quarto turno para a entrada de um dragão ou PW, te permite usar vidência 1, o que é sempre vantajoso.


Por enquanto é isso, sugestões, dicas e críticas são bem vindas.
 
Izidio

Mago
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2390
Registro: 02/09/07

Postado em: 04/12/15 15:49
É bem viável a ideia, Den Protector + Comando de Kolaghan já compensam fazer um deck em volta :)

Até por isso eu pegaria os outros dois Comando e acharia espaço pra eles, cortaria a Dragonlord Kolaghan (testei ela no meu grixis e geralmente era winmore, além de ser muito pesada), pode jogar ela pro side contra Abzan. Sem ela, o topo da lista são os custo 5 da versão mais jovem dela, dos pw e den protector (morph+mana aberta pra flipar), pra isso acho que não precisa de aceleração de mana. O outro slot eu tiraria um Murderous Cut, as outras remoções devem dar conta da maioria das ameaças até vc colocar uma ameaça em jogo, e o Den Protector pode te trazer ele de volta caso necessário.

Se vc tiver, coloca uns Delta Poluído, aumenta a chance de conseguir um pântano em pé no turno 1 para o descarte. Ou pelo menos umas 2 painland BG, é muito land básico pra um deck de 3 cores xD
 
Braddock_AP

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 4945
Registro: 11/04/04

Postado em: 04/12/15 18:04

Vlws, acho que vou colocar 2 ou 3 pain BG, delta to sem sobrando, tão no esper do sócio ^^
Eu joguei umas ontem com o deck e realmente o Dragonlord Kolaghan não veio nenhuma vez, não vi muito jogo.
No caso a alteração seria:
-1 Dragonlord Kolaghan
-1 Murderous Cut
+2 Kolaghan's Command
? Será que não ia ficar demais 4 comando?
Abs

 
Izidio

Mago
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2390
Registro: 02/09/07

Postado em: 04/12/15 19:37
Não fica, nesse deck vc consegue tirar o máximo proveito dele. Até o modo de destruir artefato que raramente é escolhido no T2, você pode usar: quebrar seu próprio Hangarback com 3+ marcadores pra ganhar thopters e voltar com Kolaghan, the Storm Fury no dash.
 
Braddock_AP

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 4945
Registro: 11/04/04

Postado em: 07/12/15 11:55
Testei a lista nesse fim de semana no FNM e fiz 4/0/0.
A única diferença pra lista original é que amigo meu não levou os sarkhans então coloquei 1 Tasigur e 1 Ob Nixilis.

A lista jogou muito bem, poucas vezes ziquei, remoções na medida.

Primeira partida joguei contra um UB control com eldrazis e várias anulações, o deck era chato, anulava muito e exilava, mas as criaturas pequenas eu removi, duress entrou na hora certa e o Regente sempre finalizava junto com o Kolaghan de Dash que brilha muito no deck. Fiz 2x0

Segunda partida joguei contra um Abzan Rally bem enjoado, mas meu deck foi bem mais rápido, as remoções entraram rápido e os descartes tbm, com a ajuda de um flood de mana dele e na segunda partida com Obliteração Infinita pra Rhino e sendo devolvida pelo Den Protector e usada de novo para o aliado do combo, foi basicamente GG. 2x0 de novo.

Terceira partida foi a mais difícil. Peguei um Mono Red (não atarka, bem simples o deck), mas foi muito tenso. Primeira partida ele começou com Lanceira, eu fiz dual tap, ele fez um encantamento que dá +3/+2 e atropelar e bateu 5. Fiz fetch e passei com Draconic Roar na mão e só de CMC2, ele bateu com a lanceira que estava 4/4, usou o pump com scry e me levou a 6 de vida. No meu draw não comprei nada e ele finalizou de quarto turno. Segundo game foi tranquilo, queimei os bichos dele rápido, fiz hangerback pra mitigar o dano, deathmist raptor pra segurar as ameaças, entrou Regente, bati uns 2 turnos segurando um Alimentar o Clã nas mãos e finalizei com Regente e Kolaghan do Dash 2 turnos depois. 1x1 e ficava tenso pq agora o play voltava pra ele. Por sorte vim com uma mão boa, ele abriu de zurgo ou lanceira, não lembro bem, fiz duress e tirei o Pump de scry da mão dele, ele fez mana e colocou 2 goblins, eu fiz hangerback pra mitigar o dano, depois fiz deathmist no outro turno e fui só blocando e apanhando, até um ponto de que ele me atacou e me sobrou apenas um Deathmist e um Regente. No meu turno comprei um Hangerback que fiz pra 4 marcadores e ataquei apenas com o regente. Ele tinha apenas 2 fichas de goblin em jogo e 4 manas e eu 1 Deatmist e um Hangerback 4/4 e apenas 3 de vida (sem cartas na mão). Ele me faz um Goblin 3/1 no dash e coloca o encantamento de +3/+2 e atropelar nele, bate com tudo. Por sorte eu tinha block suficiente pro bichão 6/3 atropelar e levei o dano dos goblins me levando a 1 de vida. Na volta finalizei ele. 2x1 suado, se eu não tivesse feito o hangerback pra pelo menos 3 eu tinha levado o farelo kkkk 2x1

Quarta partida foi tranquila tbm, era um Jeskai combo bem engraçado estranho, com um Combo de JEskai Ascendency, o Tritão Lenda de Zendikar e MUITA mágica, fazendo vc levar uns 40 de dano se virar as costas. No mais ele usava mantis rider e Seeker para ir segurando a partida no começo até combar ou finalizava na porrada mesmo. No primeiro game ele chegou a fazer 1 seeker q levou draconic roar, depois fiz Kolaghan do Dash e sai marretando durante 4 turnos até ele morrer. Ele perdeu uns 2 turnos de mana que impediu ele de combar um turno antes de eu matar ele. No segundo game coloquei obliteração infinita, Sacrifício do Dragão e 2 Saraivada. Essa foi tranquila, primeira saraivada foi num seeker, depois enchi a mesa com hangerback, deathmists, den protector e regente. Quando ele tentou combar na pilha ainda eu matei o tritão com a saraivada e o terreno enquanto ainda estava virado (na pilha pra desvirar com a Ascendência Jeskai), assim finalizei na volta. 2x0 tbm

Conclusões.
O deck é realmente muito legal pra jogar, não a nível competitivo pq ele leva um pouco de desvantagem dos tiers 1 do formato, mas definitivamente é bem divertido.
Kolaghan Dragonlord não fez nada, muito lento, talvez só contra abzan, vou ver se coloco no side ou se tiro da lista mesmo.
Ob Nixilis não achei tão legal, talvez contra algum control ele seja bacana.
Os sarkhans fizeram falta, principalmente pra finalizar.
Kolaghan do Dash BRILHA MUITO.
Vou aumentar mesmo o número de Comandos de Kolaghan. Fechei o set esse fds, vou testar usar 4 ou 3 mesmo.
Nissa tbm brilha muito, salvou de zicar várias partidas e depois q flipava ou no midgame ela trazia fôlego de volta pro baralho.
Contra baralhos muito rápidos Feed the Clan ajuda, mas não é a mesma coisa que o Arashin Cleric. Tenho que testar contra o Atarka Red pra ver se o deck se garante.
No mais, acho que com a próxima edição, vindo a manland BG, talvez o deck fique mais forte pra finalizar rápido.
 
Braddock_AP

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 4945
Registro: 11/04/04

Postado em: 17/12/15 12:53
Joguei outro FNM com a lista.
Fiz 3/1/0

Primeira partida contra UG Eldrazi, fiz 2x1 numa partida apertada, na primeira ele veio rápido demais, na segunda consegui usar os descartes na hora certa e finalizar no kolaghan, na última tbm foi nesse mesmo esquema. A ausência de manland ainda pesa sobre o baralho.

Segunda partida peguei um Abzan, partida tensa demais. Perdi de 2x1 mas foi bem apertada, ele me deixou com pouca vida nas 3 partidas, somente em uma consegui matar antes do rhino me finalizar. O deck realmente tem essa fraqueza quanto ao life. Será que o vampiro novo de oath possa resolver o problema?

Terceira partida peguei um Esper Dragons e fiz 2x0, deathmist raptor fizeram todo o trabalho praticamente.

Quarta partida contra um Jeskai Black (sem jace, meio dragons). Fiz 2x0 tbm, mas foi uma partida bem chata, ele zicou nas duas, controlou bastante ainda que com pouca mana, mas sem agredir, fui tirando a vida dele aos poucos com o volume do deck.

Considerações:
As Nissas São legais, mas não achei tão necessárias no deck, apesar de garantir que vc não pare nas três lands no começo do jogo, o que ajuda muito.
Pensei em tirar os sarkhans e ob nixilis, incluir Ire Shaman pra testar, deixar 4 comando de kolaghan.

As alterações que fiz para esse FNM foram essas:

-2 Despise
+1 Duress
+1 Invocação na Língua Vil

Pro próximo estou pensando em alterar as seguintes cartas:
+1 Ire Shaman
-1 Ob nixilis
-1 Duress
+1 Invocação da Língua Vil (pra tentar segurar os rushs mais rápidos com os 4 de vida e evitar morrer no susto pra algum rhino).


Qualquer ajuda/comentários/críticas são bem vindos.
 
LuisFelipe

Esquilo
0 Referências
Posts: 151
Registro: 17/07/14

Postado em: 17/12/15 22:43
Cara, eu gosto como você encontra espaço pra muitas das melhores criaturas do formato nesse deck. E a lista parece tão redonda, que opinar sobre qualquer mudança é muito difícil!

A instant preta que funciona como um édito pode ter um espaço e diminuir um pouco o seu problema com ganho de vida para os jogos de atrito ou que você está pra trás. O Warden também, depois da segunda evolução, ganha um lifelink maroto, mas não sei se ele encontra espaço.

O que eu testaria no lugar do Ob Nixilis é painful truths! Acho que vai melhorar contra Abzans por te dar o card advantage, e sinto que uns ultimate price de maindeck devem ser necessários, não?
 
Braddock_AP

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 4945
Registro: 11/04/04

Postado em: 18/12/15 00:30
Ultimate Price eu até usava mas tem poucos monoreds, a maioria aqui mesmo é deck com ojutai e rhino, então ultimate acabou sendo bem inútil na maioria das partidas.
Vou testar com painful e colocar 2 ou 3 Línguas pra dar o gás do life.
 
jnt_lk

Esquilo
0 Referências
Posts: 305
Registro: 29/07/15

Postado em: 18/12/15 21:06
I a e, gostei da ideia umas questoes:
Liliana não teria lugar nesse deck ? Com o Den voltando as coisas do cemiterio.
A Drana tbm não seria uma opção no lugar do kolaghan ?
 
Braddock_AP

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 4945
Registro: 11/04/04

Postado em: 18/12/15 23:42

Fala mano,
Então, a liliana testei em outros decks e ela é muito situacional, sendo difícil encaixar ela num momento que as suas habilidades sejam realmente úteis pra esse deck. A nissa achei melhor pq busca um land evitando zicar no começo e no midgame já flipa garantindo card advantage.
A Drana tbm não acho tão legal pro deck. O Kolaghan acaba sendo muito superior pq ele é um ótimo finalizador além de ajudar Draconic Roar e a Língua. Fora que fazer um Regente no t4 e no t5 fazer kolaghan no dash é no mínimo 12 de dano. A drana no midgame é relativamente ruim pro deck, não é algo que vc queira comprar depois de uma resetada no jogo ou pra fechar o game.