Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Commander, qual o motivo que faz vocês gostarem do formato?
 Commander, qual o motivo que faz vocês gostarem do formato?
TheSomberlain

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 79
Registro: 19/11/14

Postado em: 16/02/16 01:44
Galera, apesar de ser o único formato que jogo, não sou veterano no commander. Comecei a jogar um pouco depois de lançarem o commander 2014 com o deck Nahiri. Mas o que tenho observado é um aumento na galera que joga o formato, gente que só jogava competitivo, gente que jogava só o for-fun, e gente largando outros formatos só pra jogar commander. Também vejo gente investindo bem nos decks, mesmo que apenas jogar o mesão.

Pra mim os motivos de eu gostar tanto do formato são vários, com o mais importante poder montar meu próprio deck com cartas que gostaria de usar sem me preocupar se vou ser surrado ou ter partidas ruins (no caso só jogo o mesão e às vezes tiro uns duelos, haha). Além da diversão e zueira do mesão e também o fato de como só são aceitas uma cópia de cada carta, às vezes completar um deck vira uma verdadeira caça ao tesouro nas pastas da galera.

E vocês, o que mais gostam e o que levou vocês a começarem no commander? :)
 
cwnannwn

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1980
Registro: 02/05/10

Postado em: 16/02/16 09:33
Modern tá osso.
 
kenedymt

Esquilo
0 Referências
Posts: 669
Registro: 18/08/15

Postado em: 16/02/16 10:18
Eu sinto que o commander veio com um potencial gigantesco durante sua ascenção, era um modo de jogo realmente incrível pois poderia proporcionar bons jogos, montar seus próprios decks e melhor, usar todas aquelas porcarias que temos guardadas...
Até certo momento commander era meu objetivo chegar a jogar, mas veio a surpresa ... a Wizards começou a investir no formato que começou como um fanmade. Como já era de se esperar com as novas edições commmander, cartas totalmente novas com habilidades muitas vezes ridiculas que só valiam em commander (e em legacy, mas é ai? nenhuma presta) com preços de cair os cabelos.. Meu amigo uma carta de merda, fraca, custa 200 reais porque é lendaria e joga commander competitivo, ou seja, acabou aquele formato divertido, virou um lixo, legacy de 100 cartas.

Na minha opinião não faz sentido pagar o preço de um modern competitivo ou mais em um commander competitivo, são decks mesmo ganhando você não tem segurança nenhuma se o deck é jogável ou não, como vai saber ? são 100 cartas diferentes. Acabaram com o único formato com potencial para ser mais divertido do que competitivo, com olho no dinheiro. Tudo bem que a wizards é uma empresa, tem que lucrar blablabla .. não ta suficiente lucrar com tudo não ? tem q cagar nos formatos fanmade tbm ?
 
Mononoke

Troll
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 3013
Registro: 21/08/14

Postado em: 19/02/16 20:20

Oi, desculpa discordar de você cara, os decks de commander que a wizards lança são muito baratos, o preço de tabela deles é em torno de R$130,00. Os decks que você vem caros de commander, são caros pois levem Old Duais, Fetchs, Shocks entre outras lands caras, vão cartas que são caras por outros formantos, cartas que ja eram caras antes do commander , ate hoje em toda minha vida de commander vi algumas, vou chutar 30 cartas ficarem caras por causa do formato. E lembre-se a wizards é uma empresa capitalista, magic é um hobbie elitista, e sempre foi assim, nunca vai mudar.

PS: wizards ganha o mesmo dinheiro com seus decks de commander eles tendo cartas caras ou não.

 
TheSomberlain

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 79
Registro: 19/11/14

Postado em: 20/02/16 00:27
Concordo com o Mononoke, e tipo, embora hoje exista commander competitivo (que eu acho algo meio sem graça), o objetivo do formato ainda é algo mais for fun mesmo, até a wizards faz os produtos commander deles voltados para o multiplayer. E por último, pela questão do preço, você sempre pode montar um deck mais budget, como a validade é a mesma do legacy sempre dá pra substituir uma carta por outra que custa uma mana a mais, ou é uma criatura em vez de encantamento, não faz tanta diferença no mesão.

Agora jogar competitivo, infelizmente essa palavra é um dos fatores que encarece qualquer formato do magic, não adianta mesmo.
 
rafaelspace

Esquilo
0 Referências
Posts: 25
Registro: 26/09/14

Postado em: 20/02/16 00:54
Maior variedade de decks, partidas mais longas e interativas, maior variedade de jogadas que podem ser feitas, não se preocupar muito com qualquer alteração na meta...

Vendi tudo que tinha de modern e fui para o commander. Não me arrependo nem um pouco.
 
Snake-Eyes

Esquilo
0 Referências
Posts: 30
Registro: 10/09/15

Postado em: 29/02/16 21:40
O que mais gosto e que tem menos net decking.Porque mesmo copiando o deck na net o ue define um meta local muda muito.
 
b4mb4m

Esquilo
0 Referências
Posts: 1558
Registro: 31/07/09

Postado em: 29/02/16 23:23
como houve uma discursao dessa num grupo que participo.. hoje.. tivemos a melhor resposta do por que o comander e maravilhoso.

the zueira never ends.

isso define o pq eu jogo comander..

e um formato divertido .. temos uma gama de decks fantastica..

fazer o cara tomar dando comprando carta descartando carta..
fazer o cara tomar dano por jogar uma magic de nao criatura.
fazer o cara tomar milhoes de dano no turno dois dando pump em elfos..
ganhar o jogo apensar jogando uma moedinha aqui outra ali..

isso faz o cmd ser bom e faz eu querer jogar sempre que posso.
 
Hollow

Esquilo
0 Referências
Posts: 4610
Registro: 14/01/15

Postado em: 01/03/16 12:20
O que eu acho mais interessante no Commander são os seguintes fatores:

- Abre mais espaço pra criatividade. Por ser um jogo mais lento, interativo e com mais jogadores na mesa, você tem reais condições de fazer um deck estranho funcionar bem e até vencer. Decks mirabolantes, combos de 5 cartas, etc., são bem vindos no formato;

- Dá pra usar praticamente qualquer carta e executar praticamente qualquer tipo de jogada bizarra. Aquelas cartinhas que você tira no booster e pensa: "Po... muito louca essa carta, mas 7 manas???". No formato são especialmente interessantes aquelas cartas boladonas, que não dá pra usar em outros formatos por serem demasiado lentas e caras (em custo de mana). Tipo Rise of the Dark Realms. Jogar uma carta dessas dá uma sensação de poder absoluta. Em outros formatos ela é horrível, mas você a coloca no Commander e ela vence o jogo;

- Jogos heterogêneos. Como são 100 cartas diferentes, o mesmo deck joga de maneira muito diferente de um jogo pra outro. Minha Kaalia por exemplo: às vezes venho com uma mão tendo Hall of the Bandit Lord, Sol Ring, Boros Signet, um terreno qualquer e uma Akroma. Aí eu já entro no Aggro, e boto pressão na mesa. Outras vezes venho com Wrath of God, Arena Phyrexiana, Kolaghan's Command e Crisol dos Mundos, jogando mais na defensiva e aguardando uma boa oportunidade de partir pra cima. Isso em um deck. Colocando 4 ou mais decks na equação e essa diferença fica ainda muitíssimo maior. No mesmo mesão, com meus amigos, jogamos infinitas vezes com os mesmos decks, e cada jogo é uma história. Nos outros formatos, os jogos são meio "parecidos" e os decks são mais linerares. Turno 1, mana Guide, turno 2, mana Swiftspear+Lava Spike/Rift Bolt, etc.;

- A diversão supera a competitividade. Eu pelo menos sinto isso jogando Commander de uma forma que nunca senti jogando Modern, Standard ou Legacy (quando eu jogava). Acho que honestamente não me lembro de um jogo de Commander em que eu não tenha me divertido. E olha que eu certamente não venci nem 30% desses jogos. Meio que tanto faz quem venceu o jogo. Depois do jogo, as pessoas lembrarão muito mais de quem deu Word of Seizing na Avacyn do cara que castou Armageddon, do que de quem venceu o jogo (no exemplo citado, é bem possível que sejam a mesma pessoa, mas enfim...);

- Cartas sub-ótimas são bem vindas. No Commander, a diferença entre você jogar uma carta que custe 1B e faça alguma coisa, e jogar outra que custe 2B e faça a mesma coisa é muito pequena. Você tem mais pontos de vida, existem mais jogadores pra tentar responder a alguma jogada poderosa de algum oponente. Um Cancel não é tão infinitamente pior neste formato do que um Counterspell. Por isso, decks budget são muito mais eficientes no Commander do que em outros;

- Interação com outros players é muito bacana. Como são 4 jogadores, sempre ocorrem as famosas alianças, complôs, motins e afins. Quando um dos jogadores está com uma vantagem muito grande em relação aos outros, todos se unem para prejudicar esse cara ao ponto que o equilíbrio esteja restabelecido. Isso sem contar aquelas situações em que um cara coloca uma carta que prejudica muito alguns jogadores, e nem tanto outros, então rola aquela pseudo-aliança. O cara joga um Vorinclex lá, mas eu tenho uma Espada de Banquete e Fome. Até poderia matar o bicho, mas melhor deixar ele lá, porque apesar de ele me atrapalhar um pouco, ele atrapalha muito mais aos outros. A não ser é claro, que o dono dele esteja tirando uma vantagem grande demais disso.

Enfim... tenho vários motivos pra gostar muito do Commander. O Duel Commander eu jogo eventualmente, e também acho divertido, apesar de perder boa parte dos atrativos que eu acho no Commander.
 
Braddock_AP

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 4945
Registro: 11/04/04

Postado em: 01/03/16 12:41

Tá falando besteira. Pode botar umas 200 cartas aí que ficaram caras UNICAMENTE por causa do commander. Talvez não agora que Cmd deu uma esfriada, mas a cerca de um ano atrás, cartas de centavos custando 30~50 reais só por causa de commander.

 
Mononoke

Troll
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 3013
Registro: 21/08/14

Postado em: 07/03/16 13:41

Por causa de duel commander, e ainda nao conheço mais de 30, se puder fazer uma lista.

 
kenedymt

Esquilo
0 Referências
Posts: 669
Registro: 18/08/15

Postado em: 11/03/16 11:16
Concordo com vocês que seja um formato que pode ser divertido de jogar, acima dos outros, mas o que eu quero dizer é que odeio cartas exclusivas de edições commander e acho q as cartas deveriam passar por todos os formatos desde o standart como sempre foi, acho que coleções fora da linha de formatos devem ser como "Modern Masters" que conta apenas com relançamentos, se a wizard quisesse mais variedade de comandantes bastava encaixa-los nos novos blocos... Ou seja, a minha briga é exclusivamente contra essas coleções, que antes que algum diga "A, joga legacy e vintage tbm e bla,bla,bla..." Não, não joga, raramente uma carta commander entra nesses formatos e quando entra quer dizer que a wizards errou, pois a coleção é voltada a commander, se uma carta joga mais em outro formato doq no próprio dono tem algo errado.
 
Mononoke

Troll
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 3013
Registro: 21/08/14

Postado em: 12/03/16 08:36
depende, TNM foi dito pelo maro que foi projetado para o legacy.