Faraway - Jogos e Desafios
Faraway - Jogos e Desafios
Chain Lightning cópia.
 Chain Lightning cópia.
CarlosNilberth

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 15
Registro: 03/07/11

Postado em: 14/03/16 09:06
olá! aconteceu a seguinte situação..

o oponente atacou e depois do dano de combate fiquei com 3 pontos de vida, ele jogou um Chain Lightning para finalizar a partida, mas ele só tinha 4 pontos de vida, eu fiz uma cópia do Chain Lightning e Raio para empatar a partida.
é uma jogada válida?
 
irwind

Esquilo
35 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1583
Registro: 19/08/13

Postado em: 14/03/16 09:25


Quase deu certo. O problema pra ti é que primeiro o Chain lightning causa dano e depois vc pode copiar, ou seja, vc estaria morto.

Seria diferente se a cópia fosse feita enquanto ele estivesse na pilha, caso e que vc venceria...

 
amnesiac

Esquilo
0 Referências
Posts: 1605
Registro: 11/12/05

Postado em: 14/03/16 09:27
Não. A cópia da Chain Lightning, criada com o pagamento de RR, só pode ser criada após a Chain Lighting original ter resolvido. Ou seja, para ativar a habilidade da cópia, a mágica original tem que causar 3 pontos de dano, o que, infelizmente, te mataria antes.
 
Trinkinha

Wolverine
0 Referências
Posts: 477
Registro: 04/11/13

Postado em: 14/03/16 16:29
Só uma coisa, para enriquecer a discussão.

Antes de tudo, sim ele morre e perde.

Agora minha questão:

Ele só vai morrer quando forem checadas a state-based actions, correto?

Então, dizer que ele toma de dano e morre é uma abreviação do que de fato ocorre:

Situação: dono do chain com 4 de vida usa chain no jogador com 3 de vida.

1- Chain lightning está na pilha. Raio em resposta.
2- raio resolve, deixando o dono do chain com 1 de vida.
3- Chain começa a resolver, causa 3 de dano e deixa o alvo com Zero de vida, ainda durante essa resolução é permitido escolher um novo alvo. O escolhido é o controlador do chain. Com isso a cópia entra na pilha e o chain termina de resolver. Nesse momento são checadas as state-based e o jogador com zero de vida perde/morre. Fim.

ErradoMas, se fosse um multplayer, a cópia do chain está na pilha e iria matar seu controlador.
Acredito que seja muito relevante.

EDITADO: na verdade não, pq quando ele sai do jogo, tudo que ele controla sai de jogo
"800.4a. When a player leaves the game, all objects (see rule 109) owned by that player leave the game, any effects which give that player control of any objects or players end, and all spells and abilities controlled by that player on the stack cease to exist. Then, if there are any objects still controlled by that player, those objects are exiled. This is not a state-based action. It happens as soon as the player leaves the game. If the player who left the game had priority at the time he or she left, priority passes to the next player in turn order who’s still in the game."

Por favor, gostaria de uma confirmação ou contra argumentação.


Me apoio na regra 704, como em:
704.4. Unlike triggered abilities, state-based actions pay no attention to what happens during the resolution of a spell or ability.
Example: A player controls a creature with the ability "This creature’s power and toughness are each equal to the number of cards in your hand" and casts a spell whose effect is "Discard your hand, then draw seven cards." The creature will temporarily have toughness 0 in the middle of the spell’s resolution but will be back up to toughness 7 when the spell finishes resolving. Thus the creature will survive when state-based actions are checked. In contrast, an ability that triggers when the player has no cards in hand goes on the stack after the spell resolves, because its trigger event happened during resolution.


Segue a regra completa

Editada em: 14-03-16 16:37:34 por Trinkinha.
 
JFFank

Esquilo
0 Referências
Posts: 4768
Registro: 29/12/13

Postado em: 14/03/16 17:48

Primeiro, vamos ao texto atualizado de Chain Lightning:


Chain Lightning deals 3 damage to target creature or player. Then that player or that creature's controller may pay RR. If the player does, he or she may copy this spell and may choose a new target for that copy.

Logo, o alvo original da mágica até poderia pagar RR e copiá-la, mas a sua cópia nunca vai resolver, pois ela será colocada na pilha e, em seguida, o jogador vai perder o jogo na checagem de SBA's e todos os seus objetos -- incluindo a cópia de Chain Lightning, da qual ele é controlador em função da regra 111.2 ("111.2. A spell’s owner is the same as the owner of the card that represents it, unless it’s a copy. In that case, the owner of the spell is the player under whose control it was put on the stack. A spell’s controller is, by default, the player who put it on the stack. Every spell has a controller.) -- serão removidos do jogo, conforme a regra 800.4a.

 
Trinkinha

Wolverine
0 Referências
Posts: 477
Registro: 04/11/13

Postado em: 14/03/16 19:38


Eu sei cara, foi o que eu escrevi lá =]

No resumo, eu acho importante ter em mente como tudo realmente acontece, sem abreviações de etapas. Nesse casao, nada muda, mas muitas vezes abreviações trazem confusões em jogadas futuras.

abcs

 
JFFank

Esquilo
0 Referências
Posts: 4768
Registro: 29/12/13

Postado em: 14/03/16 23:27

A intenção era confirmar tua resolução; perdão se não ficou claro.

 
Trinkinha

Wolverine
0 Referências
Posts: 477
Registro: 04/11/13

Postado em: 15/03/16 15:34

Ah tah! Que é isso cara, de boas.
Achei estranho, hehe. Pensei que você tinha lido nos 3 minutos entre eu postar e editar e deixou pra responder depois, hehe.
Estou numa de viajar analisando o que realmente ocorre nas jogadas, é bem legal.
Eu tinha lembrado das state-based e esqueci que qdo o player sai do jogo o que ele tem na pilha tb sai. (lembrei no instante que postei, kkk)

 
CarlosNilberth

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 15
Registro: 03/07/11

Postado em: 15/03/16 16:46
Obrigado a todos!