Load or Cast
Load or Cast
Arcbound Ravager - sacrificio no bloqueio
 Arcbound Ravager - sacrificio no bloqueio
rodrigo_zit

Esquilo
0 Referências
Posts: 39
Registro: 11/01/11

Postado em: 25/03/16 11:34
Eu estava lendo o tópico "Dúvidas Mais Freqüentes - LEIA AQUI ANTES DE POSTAR"

E fiquei com uma dúvida... eu tenho um affinity com 4 Arcbound Ravager... se um oponente declarar ataque, eu posso por ex, escolher um Memnite para bloquear e depois ativar o efeito do Arcbound Ravager para sacrificar o Memnite e colocar +1/+1 no Arcbound e a criatura do oponente que está atacando vai atacar "o nada" a não ser que ela tenha atropelar?

Eis a parte que gerou essa dúvida:

REMOVER CRIATURA DURANTE O COMBATE
Você pode até remover a criatura bloqueadora antes do dano de combate no fim da declaração de bloqueadores, mas se o jogador já escolheu algum bloqueador, remover aquela criatura de jogo não vai deixar a criatura atacante com status de desbloqueada.

Ou seja, remover o bloqueador não deixa o atacante "passar" como se pensa erroneamente em alguns casos. Bloqueou tá bloqueado. Ponto. Se vc quer remover um bloqueador pra sua criatura passar vc deve fazer isso ANTES do bloqueador ser nomeado. Fazer a jogada depois do bloqueio ser nomeado só vai impedir que as criaturas causem dano de combate uma na outra.

O dano de uma criatura atacante que teve o bloqueador declarado e removido só será causado no jogador ou planeswalker se a criatura tiver atropelar (e nesse caso passa todo o dano sem reduzir nada da defesa do bloqueador removido). Se o bloqueador for removido e o atacante não tiver Atropelar, esse atacante simplesmente não causará dano algum.

Seguem as regras que comprovam:

509. Declare Blockers Step
509.1h An attacking creature with one or more creatures declared as blockers for it becomes a blocked creature; one with no creatures declared as blockers for it becomes an unblocked creature. This remains unchanged until the creature is removed from combat, an effect says that it becomes blocked or unblocked, or the combat phase ends, whichever comes first. A creature remains blocked even if all the creatures blocking it are removed from combat.

702. Keyword Abilities
702.19c If an attacking creature with trample is blocked, but there are no creatures blocking it when damage is assigned, all its damage is assigned to the player or planeswalker it’s attacking.
 
JFFank

Esquilo
0 Referências
Posts: 4768
Registro: 29/12/13

Postado em: 25/03/16 19:18

Exatamente. Interprestaste corretamente a situação.