Load or Cast
[DÚVIDA] Mágica com dois efeitos e perde o alvo do primeiro
 [DÚVIDA] Mágica com dois efeitos e perde o alvo do primeiro
Gooks

Esquilo
0 Referências
Posts: 169
Registro: 16/05/14

Postado em: 31/05/16 23:05
Amigos, eis a dúvida:

Quando uso uma mágica que possui mais de um efeito e o primeiro efeito é frustrado por perda de alvo, o segundo efeito resolve normalmente? Por exemplo: meu oponente usa o card Difundir Doença. Se eu de alguma forma sacrificar a criatura que foi alvo da mágica em resposta o segundo efeito (proliferar) irá resolver? Peço que expliquem o que acontece nesse caso.

Obrigado!
 
MARPJ

Esquilo
0 Referências
Posts: 3575
Registro: 03/02/14

Postado em: 01/06/16 00:16
Se uma mágica ou habilidade perde todos os alvos ela é anulada na resolução e nenhum de seus efeitos acontece (regra 608.2b)

Logo no exemplo Difundir Doença é anulado pois perdeu todos os alvos, logo o controlador da mágica não irá ploriferar pois a mágica foi anulada.

Outro exemplo, se jogar A conjurar Hex e em resposta o jogador B usa Waterwhirl e retorna duas das criaturas para sua mão. Agora Hex tem 2 alvos ilegais, porém como ainda tem alvos legais ele resolve normalmente e faz o possivel (no caso destroi os alvos legais).


O melhor exemplo é Cryptic Command, que tem dois modos que dão alvo ("anula" e "retorna permanente") e dois que não dão alvo ("compra" e "vire as criaturas do oponente") digamos que:
-foi escolhido "Anula" e "compra" - em resposta o oponente dá um Remand na própria mágica, o comando perde todos os alvos legais e é anulado na resolução, ele NÃO irá comprar.

-Foi escolhido "anula" e "retorna permanente" - em resposta o oponente da um Remand ná própria mágica, a permanente alvo vai retornar para a mão mesmo assim, pois continua sendo um alvo válido (o commando só perdeu um de seus alvos).

-Foi escolhido "retorna permanente" e "vira" - a permanente é sacrificada em resposta, as criaturas não vão ser viradas pois o commando é anulado na resolução por ter perdido todos os alvos.

-Foi escolhido "vira" e "compra" - a regra 608.2b não pode ser aplicada pois em momento algum o comando teve alvos, portanto o jogo não irá anular a mágica e ela resolvera normalmente (a não ser que o oponente anule ela de alguma maneira, é claro)