Faraway - Jogos e Desafios
Load or Cast
Conjurar (cast) X Retornar para o campo de batalha (return to the battefield)
 Conjurar (cast) X Retornar para o campo de batalha (return to the battefield)
conradoranieri

Esquilo
0 Referências
Posts: 12
Registro: 18/06/16

Postado em: 31/07/16 10:36
Opa!
Amigos, eu, assim como muitos, jogava Magic na infância e agora, há 3 meses voltei a jogar.
Já estou bem esclarecido quanto às novas regras mas algumas me deixaram dúvidas, especialmente porque eu estou jogando de tribal zombie.

1. A primeira dúvida surgiu por causa do Amalgama Cobicado; nela se diz \"toda vez que uma criatura entrar no campo de batalha, se ela tiver entrado de seu cemitério ou você tiver a conjurado de seu cemitério...\".
Eu também jogo com o Colosso do Cemiterio do Terror, que diz que toda vez que eu \"conjurar uma mágica de zumbi, coloque um token 2/2 zumbi...\".
Então a dúvida é: o Gravecrawler especifica bem que posso conjurá-lo de meu cemitério. Ok. Mas por exemplo, o Morto Persistente diz que \"Quando Morto Persistente morrer, você pode pagar {X}. Se fizer isso, devolva outro card de criatura alvo do tipo Zumbi com custo de mana convertido igual a X de seu cemitério para o campo de batalha.\"
Enfim a pergunta é: no caso da habilidade do Morto Persistente,
1a - Retornar para o campo não significa conjurar?
2a - Pergunto por que, então, nesse caso, não ativa a habilidade do Colosso Do Cemitério do Terror?
3a - Se não conta como conjurado, supondo que meu oponente (ou eu sacrificando por algum motivo) destrua o Morto Persistente antes da minha fase de combate no meu turno, a criatura retornada, se não conta como conjurada, pode atacar? Digo porque, entendi que, se ela não foi conjurada pra ativar a habilidade do Colosso, ela também não está enjoada e pode atacar, certo?

2. Essa pergunta me veio quando vi uma discussão sobre algumas cartas de Kaladesh mudarem o texto de \"Coloque em campo uma ficha de criatura...\" para \"Crie uma ficha de criatura\".
Ok, então a dúvida é, por exemplo, na carta Capengar de Volta, se eu não estou conjurando, e sim colocando em campo, essa ficha já poderia atacar no mesmo turno que castei o feitiço?


PS1: desculpem o textão
PS2: Pesquisei se não havia tópico similar, e não encontrei. Se houver, me desculpem!

Editada em: 31-07-16 10:37:44 por conradoranieri.

Editada em: 31-07-16 10:39:09 por conradoranieri.

Editada em: 31-07-16 10:40:05 por conradoranieri.
 
MARPJ

Esquilo
0 Referências
Posts: 3575
Registro: 03/02/14

Postado em: 31/07/16 15:18
Bem, vou colocar a regra primeiro (vou fazer uma tradução então talvez não fique 100%, mas tem o link para ler em ingles):

701.4a Para se conjurar uma mágica é retirar ela da zona em que ela está, colocar na pilha e pagar seus custos para que isso eventualmente resolva e tenha seus efeitos. Um jogador pode conjurar se ele ou ela tem a prioridade. Ver regra 601. "Conjurando mágicas"


Então:
1a. Não, no exemplo ele está simplesmente indo do cemitério para o campo de batalha, ele nunca é conjurado

1b. Não, nem o Prized Amalgam nem o Relentless Dead nem o Bloodghast quando voltam do cemitério desencadeiam a habilidade do Diregraf Colossus. Porém o Gravecrawler desencadeia pois ele é conjurado

1c. "Summoning Sickness" (enjoo de conjuração/invocação) é considerado um nome terrivel pois não é preciso, porém como já é comum não tem o que fazer.
Bem, Enjoo significa "essa permanente não pode usar habilidades com custo {T} ou atacar se ela não está sob seu controle desde o inicio do turno".
Logo, ela não pode atacar se não tiver impeto pois ela está enjoada, pois ela veio ao seu controle durante o turno, independente de como ela entrou em campo (conjurando ou não, motivo esse que a maioria das mágicas/habilidades que se ganha o controle de uma criatura do oponente também dão impeto).

2. Fichas nunca foram conjuradas, seja no texto atual ou no antigo, o que se conjura é a mágica que cria ela. Então Shamble Back nunca desencadeou e continuara a não desencadear Diregraf Colossus e a ficha continua a ter enjoo pois ela entrou em campo durante o turno.
Veja que a alteração é só visual. Mais ou menos como "morrer". Veja o exemplo do Onulet. No texto original da carta está "When Onulet is put into a graveyard from the battlefield, you gain 2 life." porém no oraculo está "
When Onulet dies, you gain 2 life."

Isso por que a expressão morrer (dies) significa pela regra "ser colocada no cemitério vindo do campo de batalha"

Ou seja, uma palavra que é defenida pelas regras. O "criar" será a mesma coisa, na carta é menos texto mas pela regra "criar" significa "coloque um token X no campo de batalha", mas na carta vai salvar um monte de espaço (se não me engano são 21 caracteres a menos no original)

TL;DR - a regra não muda nem como eles funcionam, só como é escrito

 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 31/07/16 15:56
Confirmando.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
conradoranieri

Esquilo
0 Referências
Posts: 12
Registro: 18/06/16

Postado em: 31/07/16 16:53
@MARPJ , muito obrigado!

Ficou muito bem esclarecido.
Há um tempo dei uma lida em tudo, inclusive na definição de (se eu não me encontro errado) que uma criatura deixa de estar "enjoada" quando passa por uma manutenção minha, certo?
Acabei não vinculando essa ideia ao "retornar do cemitério".

Muito obrigado novamente e obrigado também @Minhoco