Load or Cast
Load or Cast
Dúvida quanto a habilidades de criaturas
 Dúvida quanto a habilidades de criaturas
heavyjg

Esquilo
0 Referências
Posts: 7
Registro: 06/08/16

Postado em: 06/08/16 17:25
Boa tarde galera, tô começando no Magic agora junto com uns amigos e várias dúvidas vão surgindo ao longo do game.
Tô com um baralho Branco/Preto de Aliados, pra ficar combando efeitos e ganhando vida.
Basicamente a dúvida é quanto às habilidades que possuem \"Toda vez que ...\", como por exemplo nos monstros:
Guardiao Sereno, Senhor Vampiro Audaz, Clerigo de Ondu, Vampiro do Elo de Sangue e etc.

Digamos que eu desça com sucesso o Clerigo de Ondu, e já possuo 3 aliados no campo, então eu ganharei 4 de vida, certo?

Então, depois de descer o Clerigo de Ondu, eu desço o Guardião Sereno, fazendo o Clérigo de Ondu procar e ativando a habilidade dela podendo pagar 1 de mana e colocar um marcador em alguma criatura, certo?

Então, depois disso eu desço o Senhor Vampiro Audaz, ganhando 6 de vida e fazendo com que o oponente perca 6 de vida?

Acho que a duvida pode ser resumida em, \"Toda vez que ...\" conta com a vez que a criatura entrar no campo e desencadear um efeito por ter entrado?

Obrigado desde já!

Edit: Percebi que as cartas não ficaram referenciadas então aqui a habilidade de cada uma:
-Clérigo de Ondu: Toda vez que Clérigo de Ondu ou outro Aliado entra no campo de batalha sob o seu controle, você pode ganhar uma quantidade de pontos de vida igual ao número de Aliados que você controla.
-Guaridão Sereno: Toda vez que você ganha pontos de vida, você pode pagar mana branca. Se fizer isso, coloque um marcador +1/+1 na criatura alvo.
-Vampiro do Elo de Sangue: Toda vez que você ganhar pontos de vida, coloque um marcador +1/+1 em Vampiro do Elo de Sangue.
-Senhor Vampiro Audaz: Toda vez que você ganhar pontos de vida, o oponente alvo perde uma quantidade equivalente de pontos de vida.


Editada em: 06-08-16 17:32:38 por heavyjg.
 
TdSJimmy

Esquilo
0 Referências
Posts: 1259
Registro: 14/03/12

Postado em: 08/08/16 08:41
Digamos que eu desça com sucesso o Clerigo de Ondu, e já possuo 3 aliados no campo, então eu ganharei 4 de vida, certo?
Correto.

Então, depois de descer o Clerigo de Ondu, eu desço o Guardião Sereno, fazendo o Clérigo de Ondu procar e ativando a habilidade dela podendo pagar 1 de mana e colocar um marcador em alguma criatura, certo?
Correto. Note que aqui funciona pois você ganha vida quando o Guardião Sereno entra em jogo, e não quando conjura ele (a exemplo de alguns Eldrazis que disparam efeitos quando são conjurados).

Então, depois disso eu desço o Senhor Vampiro Audaz, ganhando 6 de vida e fazendo com que o oponente perca 6 de vida?
Não, pois o Senhor Vampiro Audaz não é Aliado, é apenas Vampiro, logo ele não vai disparar o efeito de ganhar vida do seu Clérigo de Ondu. Mas se disparasse, sim (o que possivelmente vai ocorrer mais pra frente no jogo, visto que você possui mais Aliados).

Acho que a duvida pode ser resumida em, \"Toda vez que ...\" conta com a vez que a criatura entrar no campo e desencadear um efeito por ter entrado?
Exato, este texto "Toda vez que..." indica uma gatilho, ou trigger em inglês. Sempre que ocorrer o evento descrito na habilidade ela desencadeia.
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 08/08/16 10:48
Confirmando.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
heavyjg

Esquilo
0 Referências
Posts: 7
Registro: 06/08/16

Postado em: 08/08/16 11:10
Valeu TdSJimmy! Esqueci que o Sr. Vampiro Audaz não é aliado kk