Home Cards of Paradise
 Home > Fórum > Modern > [Modern Primer] Jeskai Control
[Modern Primer] Jeskai Control
«
<
2
3
4
 [Modern Primer] Jeskai Control
Hollow

Esquilo
27 referências (100.00% positivas)
Posts: 1875
Registro: 14/01/15
São Paulo - SP

Postado em: 29/06/17 11:28
Olá galera!

Ontem novamente joguei um camp com meu Old Fashion Jeskai Control, e fui bem. Fiz 2-1-1 (que provavelmente teria sido 3-0-1 se não tivesse estourado o tempo na segunda rodada). Bom... novamente fui na contramão e me dei bem. Usei a seguinte versão:

Nahiri Surfistinha - Modern
2017-06-29  
Jogador

Hollow
Visitas

1405
Código Fórum

[deck=620993]


Segue um report do torneio:

Round 1 - Gruul Valakut - (2-0) - 1-0-0

O primeiro game poderia facilmente ter sido uma derrota. Saí com poucos counters na mão inicial. Meu oponente começou o ramp, o qual eu fui deixando resolver, já que tinha poucos anulas. Ele jogou uma Chandra, Torch of Defiance que tomou um Cryptic Command. Na volta fiz uma Nahiri, the Harbinger que tomou um Lightning Bolt no passe um trigger de Valakut, the Molten Pinacle no turno seguinte. Meu oponente jogou um Primeval Titan que tomou um Path to Exile e por fim tentou uma Scapeshift que foi anulada. Fui agredindo com Snapcasters e Burns no passe. Depois de anular a Scapeshift fiquei sem counters. Aí parti pro tudo ou nada, me tapei pra fazer a Celestial Colonnade bater 4 no oponente duas vezes, rezando pra ele não achar uma Scapeshift, e ele não achou.

Side in: +3 Geist of Saint Traft, +1 Blessed Alliance, +1 Counterflux, +1 Crumble to Dust, +1 Supreme Verdict
Side out: -4 Nahiri, the Harbinger, -1 [Emrakul, the Aeons Torn], -2 Electrolyze

O game 2 foi bem mais fácil. Meu oponente zicou de mana no começo, eu consegui fazer um Geist of Saint Traft rapidamente e a partir daí dei disrupt em tudo que meu oponente tentou fazer. Geist levou esse game nas costas.

Round 2 - Jeskai Copycat - (1-1) - 1-1-0

O primeiro game foi um desastre pra mim. Minha mão inicial tinha uma Celestial Colonnade, uma planície e uma Tectonic Edge. À parte dos lands, a mão não estava ruim. Decidi keepar. Bem... eu e meu oponente não fizemos nada de tão relevante no começo do jogo, mas eu não comprei nenhuma land até o turno 4. Meu oponente fez um Felidar Guardian em determinado momento, e eu joguei um Path nele. Daí, no passe do turno seguinte (já turno 5 e eu com 3 lands, das quais apenas uma gerava azul e nenhuma gerava vermelho), tentei um Snapcaster pra Path nele mesmo. Meu oponente bloqueou minha tentativa com uma Helix no japa. Daí finalmente comprei uma quarta land: Desolate Lighthouse. Também não resolveu quase nada. Continuava sem conseguir jogar praticamente nada do que eu tinha na mão. Meu oponente resolveu uma Nahiri, cresceu ela o quanto quis, até que quando consegui finalmente comprar mais terrenos azuis e vermelhos, ele já estava tão na frente do jogo que já não adiantava mais. Tentei fazer Sphinx's Revelation um punhado de vezes, e fui tomando vários Remands.

Side in: +1 Counterflux +1 Negate +1 Dispel +1 Supreme Verdict +1 Relic of Progenitus +1 Summary Dismissal
Side out: -4 Nahiri, the Harbinger -1 Emrakul, the Aeons Torn -1 Island

Como estava meio puto com o game 1, fui bem xarope quando fiz esse side. Tirei as Nahiris, não puxei nenhum Geist, e confiei 100% na vitória por Burns + Snapcasters + Colonnades. No fim deu certo, mas durante o game todo eu fiquei sentindo que tinha sido uma decisão bem arriscada. Eu abri de Mana + Serum Visions, meu oponente abriu de Mana + Relic of Progenitus. Daí em diante, fui jogando Burns no passe. Tinha dois Snapcasters na mão, e fui tentando forçar meu oponente a estourar a relíquia. Não funcionou. Mas os Burns foram entrando. Meu oponente tentou combar com a Saheeli Rai e o Felidar Guardian, e eu consegui dar disrupt. Poucos turnos depois, consegui resolver uma Sphinx's Revelation pra 5 ou 6, e consegui finalizar com 3 Bolts nele.

Side in: +3 Geist of Saint Traft
Side out: -2 Lightning Helix, -1 Electrolyze

Concluí que apesar de ter funcionado no Game 2, a estratégia de vencer só nos Burns e Colonnades era muito arriscada, e decidi puxar os Geists. Nesse momento, no tempo da rodada faltava apenas 10 minutos. Mulliguei pra 6 e abri uma mão full Control, com 2 Serum Visions e vários counters. Enfim... meu oponente tentou várias jogadas e eu anulei praticamente tudo. Joguei as SV tentando achar um Geist e nada. No fim, empatamos por falta de tempo. Mas... eu estava com uma boa vantagem quando o tempo acabou. Acho que se tivéssemos mais tempo, eu provavelmente teria vencido. Anyways...

Round 3 - Sram Storm (2-0) 2-1-0

O match é bem favorável, apesar do deck ser bem explosivo. Game 1 foi fácil. Meu oponente tentou jogar o Sram, Senior Edificer duas vezes (usando uma Noxious Revival), mas ele foi devidamente anulado por Spell Snare e depois por Snapcaster + Snare. Na sequência tentou um Puresteel Paladin que comeu um Bolt antes do primeiro equipamento entrar. O Snapcaster + alguns Burns finalizaram.

Side in: +1 Stony Silence +1 Dispel +1 Negate +1 Detention Sphere +1 Counterflux
Side out: -4 Nahiri, the Harbinger -1 Emrakul, the Aeons Torn

Aqui decidi apostar mesmo nos Burns. Como o oponente joga pouco disrupt, acho que contra ele é uma estratégia mais viável. No fim, o game 2 seguiu mais ou menos a cartilha do game 1. A única grande diferença é que eu corri um risco grande no turno 2. Meu oponente jogou um Silence no começo do turno, e eu tinha 2 manas desviradas. Ele tinha 2 manas após o Silence. Por muita sorte eu tinha um Dispel na mão. Usei o Dispel no Silence e quando ele tentou o Sram, taquei um Bolt na boca dele antes do primeiro equip entrar (ele ainda comprou uma carta pelo Cast, mas foi só isso). Daí pra frente, o jogo foi bem parecido com o primeiro. Consegui impedir praticamente tudo que meu oponente tentou, e finalizei com japinhas + Burns.

Round 4 - Eldrazi Tron (1-2) 2-1-1

Já esperava um match difícil. Joguei algumas vezes contra esse deck e sempre foi meio complicado. No geral é um match desfavorável (não tanto quanto os Gx Trons, mas ainda assim, desfavorável). Enfim... Game 1 foi bastante acirrado. Ele tentou jogar duas vezes Reality Smasher que tomaram dois Remand. Na sequência joguei uma Vendilion Clique e vi dois Smashers na mão (esperava encontrar um), 2 Walking Ballistas e um Karn Liberated. Tirei um dos Smashers. Enfim... daí pra frente fui trocando recursos com ele. Ele jogou duas Relic of Progenitus que foram minando opções pros meus Snapcasters, uma Ballista pra 1 dele matou minha Vendilion, o Smasher dele tomou um Path, e o Karn dele consegui anular com uma Logic Knot. Depois dessa troca pesada de recursos, ele conseguiu fazer um Expedtion Map, puxou uma Cavern of Souls e resolveu um Smasher boladão. Tomei uma patada violenta na cara, mas na sequência comprei uma Nahiri, the Harbinger. Exilei o trambolho, o fôlego do meu oponente acabou, e daí pra frente foi só correr pro abraço.

Side in: +1 Stony Silence +1 Blessed Alliance +1 Supreme Verdict +1 Crumble to Dust +1 Summary Dismissal
Side out: -1 Lightning Helix -1 Electrolyze -2 Spell Snare (Erro grave!)

Não creio que mudaria alguma coisa, porque no fim eu também não vim com nenhuma das cartas do side na mão, mas foi um erro grave tirar as Spell Snares. Meu oponente fez Mapa na 1 e Cálice na 2. Com o Mapa puxou Caverna das Almas e aí ficou complicadíssimo. No turno 3 ele fez um TKS, tirou o Verdict que eu tinha acabado de comprar e passara a ser minha única opção no momento. Ainda tentei jogar um Cryptic no Cálice e remover um Endbringer com um Path, mas não foi suficiente.

Side in: +2 Spell Snare
Side out: -1 Lightning Helix -1 Remand

Voltei os Spell Snares pro Game 3. Meu oponente tentou Cálice pra 1 na 2, mas dei um Remand nele, achando um Counterflux. Bom... aqui o que complicou foi que meu oponente resolveu rapidamente um Mapa, pegando uma Caverna das Almas. Na sequência ele jogou dois Matter Reshapers que eu removi com 2 Bolts, tomando 1 pra 2. A vantagem que ele tirou nessas duas trocas fez diferença. Pouco mais pra frente ele tentou um Cálice pra 1, que eu anulei com uma Snare (viva!), e ele jogou um 3º Reshaper sem usar a Caverna das Almas. Eu tinha uma Summary Dismissal, o Counterflux e uma Sphinx's Revelation na mão. Já tinha tomado bastante 1 pra 2 por causa dos Reshapers e sabia que aquela provavelmente seria uma das últimas chances de usar o Counterflux, já que o cara tinha Caverna. Era evidente que ele ia jogar outro eldrazi maior na sequência, do contrário teria usado a Caverna (esperava por um Smasher), mas me senti forçado a anular o Reshaper com o Counterflux. Fiz isso, ele na sequência jogou um TKS, tirou a Sphinx, e daí pra frente só floodei. Talvez tenha sido um erro anular o Reshaper. Não sei... enfim... acabei não comprando praticamente mais nada de relevante, e fui triturado pelos Eldrazis.

Enfim... esse foi o report. Acabei ficando em 4º eu acho. Achei um desempenho bacana. Não brilhante, mas bacana. Acredito que provavelmente teria ficado 3-1-0 se tivesse terminado o segundo Round. Fiquei bem feliz com o desempenho do deck no geral, especialmente nos Games 1. Novamente, senti que o main deck está "redondinho". Consegue responder a maioria das ameaças do oponente, sempre tem jogadas relevantes a fazer, e os Burns dão um alcance incrível. O que senti meio ruim foi o sideboard. Provavelmente farei algumas mudanças. Acho que vou tirar algumas cartas versáteis e colocar mais hard hate contra os bad matches. Talvez coloque mais uma ou duas Stony Silences... acho que vou por uma Wrath of God... e boa! E é isso!

Abraço pra quem teve paciência pra ler essa Wall aí! Vida longa ao Jeskai!
 
Duduu

Esquilo
10 referências (100.00% positivas)
Posts: 4
Registro: 02/05/14
Marília - SP

Postado em: 29/06/17 12:53
Alguem aqui anda jogando com a versão que vai 4 queller de main?
è uma versão meio que control/burn,que vai 4 bolt 4 helix 4 eletrolise 4 commando,4 knot 4 path,etc..
 
dudzthesleeper

Spellshaper
16 referências (100.00% positivas)
Posts: 160
Registro: 02/08/11
Valença - RJ

Postado em: 29/06/17 16:42
Excelente report Hollow. Muito bom. Eu tbm voltei pra lista tradicional. Meu meta ainda é recheado de Bgx's, Death's Shadows variations, além dos eldrazis e outros, em menor quantidade. Mas a maior dificuldade minha, ainda, são os shadows. Principalmente versão grixis. Não está sendo muito favoravel, pois deck é muito explosivo depois que oponente encaixa o descarte e sabe que pode descer suas ameças. Ainda tentei uso de leaks, mas cada vez mais deixando a desejar, ou azar meu msm, pois qnd apareciam, eram sem efeito. Gostaria de ver reports sobre storm e DS, pra saber como estão lidando. Abraço e parabéns.

 
Hollow

Esquilo
27 referências (100.00% positivas)
Posts: 1875
Registro: 14/01/15
São Paulo - SP

Postado em: 29/06/17 17:17

Obrigado pelo elogio rapaz! Bom... eu não enfrentei Death's Shadow taaaaaantas vezes. Quando joguei, enfrentei a versão Jund. Nunca joguei contra o Grixis (imagino que seja mais difícil pra nós, por conta da Stubborn Denial). E pelo menos contra o Jund Death's Shadow eu me saí bem. Perdi algumas, mas acho que venci mais do que perdi. No geral, eu sempre encontrei dificuldades para parar o oponente. Os bichos são imensos, e ele consegue ficar tutorando e/ou reanimando eles a todo momento, seja com Liliana, Kommando ou Traverse the Ulvenwald. A Nahiri ajuda bem nesse sentido. A maioria das vezes em que eu consegui parar o oponente, foi com ajuda dela (obviamente depois de levar uma sapatada não muito agradável).

Mas apesar de nem sempre conseguir pará-los, venci muitas vezes no Burn. Meu deck tem mais Burn do que a maioria das versões de Jeskai que vejo por aí (especialmente agora, que a eficiência deles caiu um pouco). Uso 4 Bolts, 3 Helix e 2 Electrolyzes. E eu venci uma porrada de jogos contra esse deck em que eu não conseguia exatamente parar o oponente, mas conseguia atrasá-lo o suficiente pra de repente cuspir uns Burns na cara dele e vencer.

Outras vezes eu consegui dar outgrind neles mesmo, com os Snapcasters, Cryptics, Nahiris, etc.

Quando perdi, pouquíssimas vezes foi por outgrind (embora tenha acontecido, vez ou outra). Na maioria das vezes, o cara só conseguiu "me tirar" do jogo com os descartes por tempo suficiente pros monstrengos levarem o jogo.

Imagino que meu desempenho poderia ter sido bem diferente contra o Grixis... mas ao menos contra o Jund, acho que o match é justo. Possivelmente seja até ligeiramente favorável.

 
dudzthesleeper

Spellshaper
16 referências (100.00% positivas)
Posts: 160
Registro: 02/08/11
Valença - RJ

Postado em: 29/06/17 18:39
Sim, as combinaçoes de descartes + denial pra defender remoções são muito enjoadas, assim como de quebra os reanimates. Um anula bem encaixado atrasa, mas logo ele repõe folego de novo, ciclando+draw (scour). Mas a versao grixis eu acho mais ofensiva, pois o cara vendo sua mao, milla o deck pra acelerar um gurmag ou tasigur, já q sabe q a barra ta limpa pra bater e, normalmente tem recursos pra mante-los na mesa.

 
Zaros

Esquilo
24 referências (95.83% positivas)
Posts: 10
Registro: 15/01/16
Salvador - BA

Postado em: 29/06/17 19:07
Muito bom o Feedback cara, aproposito parabéns pelo post, sem duvidas é o melhor de toda a ligamagic. Eu tenho montado um Jeskai-kiki. Que vem me dando resultados bons. Vou trazer aqui também a minha experiencia. Mas seu Resultados são bons! Parabéns

Editada em: 29-06-17 19:08:18 por Zaros.
 
JOsmar

Anjo
141 referências (100.00% positivas)
Posts: 194
Registro: 29/12/08
Timbaúba - PE

Postado em: 29/06/17 20:30
Gostaria de ler o sobre o Jeskai-kiki. Eu estou jogando atualmente com a versão Flash ou com As foretold. A versão com As foretold que SHAHAR SHENHAR'S estava usando no GP. Mais consegui alguns dos artefatos que eu faltava para jogar com a versao do Shaun McLaren.

- Um Artigo sobre uma das versões do deck.

- Outro Artigo legal.



Jogo com essa versão ae pilotada por Shaun McLaren




SHAHAR SHENHAR'S AS FORETOLD, THE HARBINGER

4 Nahiri, the Harbinger
1 Emrakul, the Aeons Torn
4 Snapcaster Mage
4 Ancestral Vision
2 Restore Balance
4 Serum Visions
2 Cryptic Command
4 Lightning Bolt
2 Mana Leak
4 Path to Exile
2 Remand
4 As Foretold
3 Celestial Colonnade
4 Flooded Strand
2 Hallowed Fountain
3 Island
1 Mountain
1 Plains
1 Sacred Foundry
4 Scalding Tarn
2 Steam Vents
1 Sulfur Falls
1 Tolaria West


2 Blessed Alliance
2 Counterflux
2 Engineered Explosives
2 Negate
2 Relic of Progenitus
3 Stony Silence
2 Supreme Verdict
 
Dagostini

Mago
14 referências (100.00% positivas)
Posts: 1949
Registro: 26/12/11
Bauru - SP

Postado em: 16/08/17 17:30
Como está o field pro deck?

Parece que fez um top8 recente, mas as listas Boros continuam mais expressivas...
 
dudzthesleeper

Spellshaper
16 referências (100.00% positivas)
Posts: 160
Registro: 02/08/11
Valença - RJ

Postado em: 22/08/17 10:00
Tenho reparado bastante presença do Queller e Jace, Arquiteto do Pensamento de MD. E tbm muitas listas UW.
 
Hollow

Esquilo
27 referências (100.00% positivas)
Posts: 1875
Registro: 14/01/15
São Paulo - SP

Postado em: 22/08/17 10:39
Eu particularmente não gosto muito do Queller nas builds que eu tenho visto por aí. Os caras o colocam em builds supostamente Full Control, tendo apenas eles e Snapcasters como criaturas. Não gosto dessas builds por "ativar" os removals do oponente. O cara não tinha nada de relevante pra remover (no máximo um Snapcaster que já fez o trabalho), e você vai lá e dá um bicho lindão pro cara matar, recuperando uma mágica que você tinha anulado, matando uma boa threat sua e dando bom uso a um removal anteriormente morto na mão dele. Num field pouco interativo pode funcionar, mas eu acho muito arriscado.

Pra mim, esse bicho entra bem em versões mais agressivas e com mais bichos, como Jeskai Delver ou Jeskai Flash. No primeiro, seu oponente provavelmente terá de gastar removals nos seus Delvers, Pyromancers, Swiftspears e eventualmente até Mantis Riders. Aí em determinado momento, o cara tendo 10 de vida por exemplo, ele joga o último removal que sobrou depois de ter gastado um num Delver, tentando matar seu Mantis Rider, você anula com o Queller, impondo um clock de 2 turnos com evasão. Fortíssimo!

No Flash acho que também joga bem, quando seu oponente vai ter de dividir os removals entre os Quellers, Vendilions, Restorations, etc. Aliás... se ele entrar anulando um removal num bicho desses é um blow-out nervoso pro oponente.
 
Pedreiro37

Esquilo
0 referências
Posts: 9
Registro: 29/07/17
Guarujá - SP

Postado em: 25/08/17 15:19
show de bola
 
Dagostini

Mago
14 referências (100.00% positivas)
Posts: 1949
Registro: 26/12/11
Bauru - SP

Postado em: 26/08/17 00:12

Excelente análise.

Acham que Vendilion Clique ainda compensa 1 slot do deck?

 
dudzthesleeper

Spellshaper
16 referências (100.00% positivas)
Posts: 160
Registro: 02/08/11
Valença - RJ

Postado em: 26/08/17 14:26

No atual cenário cheio de Valakut, EU ACHO que vale sim. Podendo atrasar (ou tirar o combo) o ramp e botar pressão, acho válido.

 
tattoowalker

Esquilo
105 referências (100.00% positivas)
Posts: 558
Registro: 25/06/15
Paracambi - RJ

Postado em: 26/08/17 14:51
emrakul e no logico no mesmo deck nao combina mt bem.. jeskai e foda.. deck pra vida toda.. mas o legal msm e a gama de opcoes Que temos atualmente.. a versao queller e mtefetiva.. gosto mt daqueles lavamantes no side ja Que o deck nao comporta sweepers. na final do ultimo top 8 clm todos me esperavam de prison so Que eu fui de queller.. nao perdi nenhum game sequer.. mas a minha paixao atualmente e o uw Que tem uma match excelente contra o shadow e os pricipais tiers do meta.. gosto desta pegada mais hard.. por fim essa versao da nahiri e incrivel..esse walker impoe um clock absurdo na mesa.. mas to esperando o meta mudar pra voltar com forca.. anger ou reforcos providencialna tres e ela entrando livre na quarta
 
Hollow

Esquilo
27 referências (100.00% positivas)
Posts: 1875
Registro: 14/01/15
São Paulo - SP

Postado em: 06/09/17 11:36
Senhores, aparentemente teremos o reprint de Opt em Ixalan. Apesar de ser um reprint, ele é muito significativo, pois essa carta não jogava no Modern, e agora passa a ser uma opção. No Pauper e no Legacy, tendo a concorrência injusta de Brainstorm, Ponder e Preordain, ela nunca jogou. Porém no Modern, concorrendo com Serum Visions, Sleight of Hand, Anticipate e Telling Time, acho que ela tem grandes chances de se tornar uma staple do formato.

No nosso deck, acho que ela tem grandes chances de simplesmente substituir a Serum Visions. O formato é extremamente rápido, e ela não só é Instant, como também dá um Scry 1 antes do draw, o que favorece a tentativa de encontrar alguma carta específica imediatamente no momento em que a conjuramos. Serum Visions, por sua vez, tem a vantagem de cavar mais cartas.

Por esse motivo, meu palpite é que Serum Visions fortalece as Silver Bullets do sideboard. Como o formato é muito diverso, o padrão é que os sideboards dos Jeskai Controls sejam aglomerados de hard hates contra os diversos adversários que esperamos encontrar. Sendo assim, SV aumenta suas chances de achar Stony Silence contra os Affinitys, Crumble do Dust contra os Trons, e assim por diante.

No entanto, Opt me parece fortalecer o main deck propriamente dito, pois aumenta as chances de você achar algo no momento que você casta a carta, e ela é Instant. Sendo assim, temos maiores chances de achar um counter quando o cara joga aquele Karn boladão, um removal quando ele joga um bicho chato, um Burn quando acreditamos poder vencer no Aggro, e assim por diante.

Eu pretendo testá-la no meu deck. Inicialmente vou fazer a substituição cheia. -4 SV +4 Opt. E daí por diante vou testando e adaptando. Mas acho que Opt veio pro formato pra ficar, e tende a substituir SV em muitos decks, incluindo o nosso.
 
tattoowalker

Esquilo
105 referências (100.00% positivas)
Posts: 558
Registro: 25/06/15
Paracambi - RJ

Postado em: 06/09/17 12:00
po.. essa opt ai e maneira hein!?. serum vision sempre me deixava indeciso no inicio do game.. esse card parece trazer mais forca aos controls Que os demais arquetipos..sem falar Que o soro atrapalhava muito as primeiras droplands.. me forcava estourar fetch antes msm com opcoes melhores de drop land pra poder otimizar aquelee scry 2 Que diferente de opt acontece depous do draw
 
«
<
2
3
4




UG Card Shop




 
UG Card Shop
Ligamagic | Home
@ Copyrighted por Wizards of the Coast Inc.   |   Política de Privacidade   |   Aviso Legal   |   Condições de uso
Ligamagic | Youtube   Ligamagic | Facebook   Ligamagic | Twitter