Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Ordem de execução da mágica Living End
 Ordem de execução da mágica Living End
Anubis_LH

Esquilo
0 Referências
Posts: 22
Registro: 11/02/15

Postado em: 30/10/16 14:16
Uma dúvida que surgiu em uma partida.

Castei Living End utilizando a habilidade cascata de uma outra mágica, enquanto o oponente possuía um Devastador Arconexo e outras 2 criaturas artefatos em campo, e 1 criatura artefato no cemitério.
Em resposta, ele sacrificou cada um dos outros artefatos, deixando apenas o Devastador Arconexo em campo.
Com Living End na pilha, descartei uma Fada Macabra da mão e exilei do cemitério os 2 cards de criatura artefato que ele sacrificou.

Ao resolver o Living End, ele retornou 1 criatura artefato e sacrificou o Devastador Arconexo.
Porém ele colocou os marcadores que haviam no Devastador na criatura que voltou.

Eu não prestei atenção nessa ação, mas depois vi o que acredito que foi errado.

A carta Living End diz:
"Cada jogador exila todos os cartões de criatura de seu cemitério e depois sacrifica todas as criaturas que ele controla, em seguida, coloca todas as cartas que ele ou ela exilados dessa maneira no campo de batalha."

Ao meu ver, a criatura só entra no campo de batalha após as criaturas serem sacrificadas, visto que a mágica diz 3 efeitos que acontecem um após o outro e não simultaneamente.

Logo não teria como colocar os marcadores na criatura, já que ele teria que sacrificar antes e não teria alvo para os marcadores.

Certo ou errado?

Agradeço à atenção.

Editada em: 30-10-16 14:16:25 por Anubis_LH.
 
MARPJ

Esquilo
0 Referências
Posts: 3689
Registro: 03/02/14

Postado em: 30/10/16 14:36
Ok, a jogada foi legal.

O que você falou está correto, de fato uma vez que uma mágica começa a resolver ela resolve por completo antes de qualquer jogador poder fazer algo.

Porém a jogada é legal pois o modular (a habilidade do devastador que permite colocar os marcadores dele em uma criatura quando ele morre) é uma habilidade desencadeada que acontece quando ele morre.

Quando a resolução de uma mágica ou habilidade for fazer alguma habilidade desencadear aquela habilidade não é colocada na pilha até o momento em que a mágica/habilidade que estiver resolvendo tenha terminado de resolver. Ou seja, quando o modular vai para a pilha a criatura artefato já está em campo e é um alvo válido.


Para deixar claro o que acontece é o seguinte:

-Pilha (topo)
-Living End
-Mágica com Cascade
-Pilha (fundo)

Na mesa apenas o Ravanger.
Living end começa a resolver

Resolução do Living end-exile as criaturas de todos os cemitérios-jogadores sacrificam todas as criaturas (inclusive o Ravanger)-todas as criaturas exiladas pelo LE são colocadas em campo-Living end é colocado no cemitério (terminando de resolver)

Neste momento SBA são checadas e qualquer habilidade que desencadeou é colocada na pilha, inclusive o modular-nesse momento o oponente tem de escolher um alvo, porém como a criatura artefato que estava no cemitério já esta em campo ela é um alvo valido
 
Hael333

Esquilo
0 Referências
Posts: 3803
Registro: 25/12/09

Postado em: 30/10/16 14:39
Eita my bad ali em cima (isso que da responder sem ler a carta, tinha esquecido completamente de modular e por algum motivo pra min era alguma habilidade ativada do devastador).

Vo apaga pra não confundir o pessoal, o MARPJ já respondeu.

Editada em: 30-10-16 14:40:25 por Hael333.
 
Anubis_LH

Esquilo
0 Referências
Posts: 22
Registro: 11/02/15

Postado em: 30/10/16 14:51

Obrigado.

Eu cheguei a pensar no caso, mas achei que a habilidade dele não poderia ser ativada se não tivesse um alvo válido no momento, logo ela nem iria para a pilha.

Habilidades desencadeadas são diferentes de habilidades ativáveis e de mágicas para ir a pilha? Pois as habilidades ativáveis e mágicas que necessitam de alvo, é preciso designar o alvo na ativação/cast, caso contrário não é possível ativar/castar.

 
MARPJ

Esquilo
0 Referências
Posts: 3689
Registro: 03/02/14

Postado em: 30/10/16 16:13

É a mesma coisa, para a habilidade ir para a pilha é necessário ter um alvo válido. Se não tiver nenhuma criatura artefato em campo quando o modular do Arcbound Ravager for ser colocado na pilha a habilidade simplesmente não vai para a pilha.

A jogada é legal pois quando o modular for ser colocado na pilha as criatura artefato que o living end voltou para o campo já está no campo, logo é um alvo legal

ou seja, modular desencadeia quando ele morre e é então colocada na pilha. Porém se ele morrer durante a resolução de uma mágica ou habilidade o modular (ou qualquer habilidade desencadeada) vai esperar a mágica ou habilidade resolver por completo e só então vai ser colocada na pilha. No exemplo ele morre no "2º efeito" do living end enquanto a outra criatura só é colocada em campo no "3º efeito", mas entre esses dois efeitos nada acontence, a habilidade de modular que desencadeou vai ser segurada e só após o living end terminar de resolver ele vai para a pilha (ou seja, após o "4º efeito-colocar living end da pilha no cemitério")

ps: eu fui um pouco repetitivo mas da para entender XD

 
Anubis_LH

Esquilo
0 Referências
Posts: 22
Registro: 11/02/15

Postado em: 30/10/16 16:24

Ah blz.
Eu achei que quando a habilidade desencadeava ela já ficava na pilha esperando a resolução, não sabia que ela só entrava na pilha depois.

Vlw :)