Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Novo no Magic. O que fazer?
 Novo no Magic. O que fazer?
Thanx2Nash

Esquilo
0 Referências
Posts: 1
Registro: 17/02/17

Postado em: 17/02/17 18:14
Boa tarde pessoal.
Sou novo no Magic e gostaria de ajuda. Há muita informação sobre o jogo, mas a maioria das fontes parte do pressuposto que a pessoa já joga.
Sou familiar com o jogo desde a adolescência, mas perdi o contato nos últimos anos (estudos, trabalho, família, etc).
Jogando a versão online me deu vontade de começar a colecionar e jogar.
Moro em Goiânia e parece haver uma quantidade razoável de jogadores por aqui, especialmente numa loja chamada Paladins. Mas devo jogar a maioria das vezes com minha esposa e amigos próximos, só por diversão mesmo.
Enfim, por onde começar?
Primeiro: O que comprar?
Comprei os decks pré montados da Revolta do Éter. Tenho a intenção de comprar o "Fat Pack", mas não tenho certeza da coleção: Qual seria o ideal? Origins? Ou posso ir direto pro Revolta do Éter?
Segundo: Como melhorar?
Eventualmente quero participar de eventos ou mesmo jogar com jogadores na loja que comentei, a galera parece jogar há muito tempo. Como posso melhorar? Algo que possa ler ou assistir sobre estratégia básica e/ou deck building (estou lendo esses artigos, mas o melhor até agora é de 1996: http://magic.wizards.com/en/articles/archive/making-magic/shoulders-giants-2013-08-06)
Quem puder dar uma força eu agradeço desde já! Valeu!
 
chandler

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1210
Registro: 26/10/12

Postado em: 17/02/17 18:19

cara, minha sugestão é começar com um deck pauper de mangusto:

https://www.ligamagic.com.br/?view=artigos/view&aid=1359

Boa sorte para você!

 
Blackanof

Esquilo
0 Referências
Posts: 377
Registro: 14/10/07

Postado em: 17/02/17 23:01
mandei pmsg
 
Will-98

Esquilo
0 Referências
Posts: 81
Registro: 31/10/15

Postado em: 18/02/17 07:02
Quando se começa a jogar Magic, a ideia é evitar comprar cartas em vão, ou seja, acumular coisas que você não vai usar daqui a alguns meses. Cortar gastos desnecessários.
Existem algumas opções ideais:

1- Entre para o Pauper se sua cidade estiver disposta a organizar torneios ou se há jogadores o suficiente pra jogar com você. O formato é barato, saudável e extremamente divertido. As cartas são fortes, apesar de comuns. O que você não vai ver são efeitos mirabolantes como "Jogue um turno extra". Os efeitos são mais compactos e as partidas costumam ser mais longas. Não tenha preconceito, como eu tive.

2- EVITE COMPRAR BOOSTERS. Comprar singles é preferível.

3- Comece um deck 4fun, mas que se espelhe num deck do Modern. Com o tempo, vá melhorando o deck até que ele fique próximo ao original. Isso é efetivo pois você aprende a montar um baralho por conta própria. Você vai começar a ter suas próprias preferências, como "Prefiro essa carta ao invés dessa", ou "Prefiro 3x cópias dessa carta ao invés de 2x". Experimente várias combinações de cores e estilos de jogo e encontre sua preferência. Por exemplo, eu adoro jogar com Elfos e vários outros baralhos tribais, então eu começaria com um baralho de elfos mirando no baralho do Modern. Tem gente que gosta de ganhar vida, então podem se espelhar no Soul Sisters. Tem gente que gosta duma combinação específica de cores: o cara é apaixonado por Grixis, então começa a fazer um baralho de Control. Outros se identificam com um estilo de jogo: Aggro, Control, Midrange ou Combo...

4- Experimente o Commander lendo um pouco sobre o formato.

Editada em: 18-02-17 07:02:47 por Will-98.

Editada em: 18-02-17 07:03:33 por Will-98.
 
Dediersurf

Guerreiro
0 Referências
Posts: 2
Registro: 16/06/16

Postado em: 18/02/17 12:51


É muito divertido! E gastamos muito!!! hahahah saia fora antes de viciar!


Brincadeira!!! è bom de mais! DIVIRTA-SE SEMPRE E SEJA BEM VINDO!
 
LeoKula

Rogue
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1184
Registro: 15/10/09

Postado em: 20/02/17 13:08
Na minha humilde opinião, não comece com pauper. Incrível como pauper ta se tornando resposta pra tudo assim como commander era há um tempo atrás, sendo que ambos são muito específicos pra sair indicando pra qualquer pessoa sem saber mais detalhes.

Não tem muito segredo sobre por onde começar, cara:

Adquira cartas e jogue!

Não existe atalho, não vou te dar conselhos de compra sendo que você nem sabe jogar o jogo... nem sei o que você gosta e nem você sabe. Tem que dar as caras, procura algum deck pronto que tem algo que você goste e compre e jogue com ele.

Eu te garanto que daqui 2 mêses você vai achar esse deck uma MERDA. Isso vai ser ótimo!!!! Por que isso quer dizer que você ta aprendendo.

Não compre um deck competitivo de pauper ou qualquer outro formato que contenha estratégias que você não está pronto pra entender. Gaste dinheiro com o que te chamar a atenção, daqui alguns mêses você vai ver que deveria ter gasto melhor, mas a verdade é que o único caminho pra saber o que é bom e o que você gosta é jogar com carta ruim e jogar também com o que você não gosta.

Todo mundo que ta te dando esses conselhos começou exatamente da maneira que estou te falando. Vai por mim, não procure receita do sucesso: pega o máximo de cartas que você conseguir ter acesso e jogue, jogue, jogue! O resto vem como consequência.

Daqui a um tempo, você vai começar a procurar um certo tipo de deck e certo tipo de cores... e aí começa o processo natural de você se ambientar e se familiarizar com o jogo. Não se preocupa em gastar nas cartas certas: você não sabe quais são as cartas certas pra você!

Não vá em sugestões do tipo "joga de X, joga de Y"... joga com o que você quiser, sua experiência jogando as cartas vai te dizer pra onde você vai e o que você vai gostar mais.

Não se preocupe, você vai se dar bem e vai descobrir o que precisa. E vai se divertir muito no processo!
 
pworms

Monge
0 Referências
Posts: 207
Registro: 26/09/13

Postado em: 20/02/17 16:35
Saia enquanto é tempo.

Abraços
 
masken

Esquilo
0 Referências
Posts: 14
Registro: 26/04/16

Postado em: 20/02/17 16:44
Boa tarde!

Cara, eu voltei a jogar fazem 8 meses, realmente estou me divertindo muito, mas como o LeoKula disse acima, jogue com o quê você achar melhor, eu costumo pesquisar muito sobre algo em que envolve gastar muito dinheiro, e como já tinha a ideia de jogar competitivo eu já fui estudando como eram os formatos, as regras e tudo mais, mas para me familiarizar montei um deck mais barato tier 2 que tinha de Standard (T2) na época, que eu acompanhei e estava fazendo bons resultados em campeonatos, comecei a jogar nas lojas aqui da minha região e aí sim comecei a entender o quê era o Magic e o quê se tornou Magic depois de tanto tempo parado.

Mas esse sou eu, meu caso, se você não tem vontade de jogar competitivo, ganhar campeonatos e etc, jogar apenas 4fun, não tem necessidade de fazer tudo o quê eu fiz, compre as cartas que mais te agradam, monte decks por você mesmo, faça o quê você quiser e tiver vontade, diversão você terá de qualquer maneira, pode ter certeza disso!!
Eu mesmo, para incluir minha esposa nessa onda do Magic, as vezes quando amigos vem em casa, cada um escolhe uma cor das cartas que tenho sobrando e montam baralhos para jogarmos um contra o outro e é muito divertido! As vezes me divirto mais nesses dias do quê em lojas jogando competitivamente.


EDIT : antes de responder, CASO queira jogar competitivo, aqui vão alguns sites que me ajudaram DEMAIS!!

Para decks prontos e resultados de camps:

http://tcdecks.net/
https://www.mtggoldfish.com/
http://mtgtop8.com/

Para artigos, estratégias:

http://www.starcitygames.com/
http://store.channelfireball.com/landing

e é claro o pessoal aqui do fórum, sempre ajudando muito!




Editada em: 20-02-17 16:47:29 por masken.
 
rrrafa

Esquilo
0 Referências
Posts: 399
Registro: 18/11/15

Postado em: 20/02/17 17:05
Eu aprendi com Duel Deck Elspeth vs Kiora, jogando com minha namorada. Hoje eu não acho a opção mais didaticamente eficiente, mas é simples o suficiente para aprender sem problemas. Na verdade, aprender o básico do básico mesmo foi com o Magic Duels, fazendo o tutorial dele, coisa que eu acho muito boa, mas o jogo físico foi com o duel deck.

Se você tiver uma pessoa para jogar com você e você já souber o super básico do magic, dá pra começar por aí. Vai ser divertido porque são decks feitos para enfrentar um ao outro, então é equilibrado o suficiente para ser divertido.

Começar pelo pauper é viável. Mas como disse o LeoKula, também acho que não é exatamente isso que você precisa agora. Conheça o jogo. Compre um intro pack ou dois, que são decks bem simples, para conhecer o jogo. Mexa nele depois, ou não mexa nada, compre outro, ou fique com ele mesmo. Vá jogando. Não esquente a cabeça com o fato do seu deck se encaixar num formato ou em outro ou em nenhum.

O que é Pauper? É um formato onde valem apenas as cartas comuns. Ok, ele existe oficialmente apenas no Magic Online, mas o povo estendeu o conceito às cartas de papel e joga feliz por aí. Com isso você tem um estilo MUITO rico e divertido (por incrível que possa parecer ao leigo, as cartas comuns são capazes disso) e relativamente barato. Mas barato quanto?

Dá pra gastar 500 reais num deck pauper. É isso que um iniciante quer? Acho que não. Dá pra gastar 40... Mas será um deck nada competitivo no formato. Mas pra que formato mesmo?!

Existe uma quantidade muito grande de pessoas que joga magic em seus grupos apenas casualmente. Eles estão montando deck pauper (comuns)? Ou estão jogando Modern (edição 8 pra frente)? Ou standard (apenas as 5 ou 6 últimas edições)? Nada disso, estão apenas pegando cartas e montando decks....

Ah, mas se usar essa carta, seu deck só encaixa no Legacy, e esse deck não vai jogar nada no legacy.... Que se dane! Não estão em ambiente competitivo. Estão se divertindo, e fazendo o que dá com o que tem e o que acabaram de conhecer, e com as ideias que acabaram de ter. Acho que é por aí que a pessoa vai se inserindo no jogo.

Depois dessa fase de experimentação você chegou à conclusão que quer ir pro lado competitivo da coisa? Legal, aí algumas coisas começam a mudar. Você terá que escolher em qual formato quer competir. Tem pauper na sua cidade? Pode ser um bom começo pelo preço. Modern, Standard tem em quase qualquer lugar. É deles que você gostou? vai ser mais caro, mas é só começar.

E se você não quer ir pro lado competitivo? Tem um grupo de amigos que joga com qualquer coisa? Ótimo! Divirta-se com eles. Explore o jogo sem o compromisso se adequar seu deck a um determinado formato. Sem o compromisso do deck ser forte e competitivo.... Brinque. É muito bom também.


RESUMO:

1) Aprender a essência do básico: Tutorial do Magic Duels
2) Praticar no papel: Decks prontos tipo Intro pack ou Duel Decks. Peça opinião do lojista pra ver o que ele pode te vender.
3) Praticar mais: Comprar boosters, comprar outros decks. Entrar em contato com as outras cartas, ver, ler, entender, ter ideias, gostar ou desgostar.

Ah, mas fulano falou que comprar booster é besteira. É melhor comprar a carta individual que te interessa. Ok, cara pálida! Qual carta você quer? Hein? Não sabe! Nem eu sei. Compre boosters, compre fat packs. Não exagere!!! Pois vai juntar muito lixo e gastar muito dinheiro. Mas um aqui e outro ali não mata.. é 15 reais um pacotinho. E você vai conhecendo coisas novas, estimulando sua criatividade para ver o que elas podem fazer.

4) Gostou de magic? Quer tentar o lado competitivo da coisa? É outra vida bem diferente! E infelizmente mais cara. Procure no Youtube por gameplays de Modern, Legacy, Pauper, Standard. Veja os protour, ou os canais desses youtubers que fazem vídeos no magic online. Veja o que há além da brincadeira casual. Procure por vídeos do tipo "Deck Tech", veja o cara destrinchando um deck competitivo e explicando as cartas e as estratégias. Nesse ponto você já conseguirá digerir algumas estratégias mais complexas do que quando você tava lá atrás aprendendo no Magic Duels ou lendo todas as cartas do Intro Pack no meio do jogo.


Não sei se isso é o modo mais legal e eficiente (afinal, tem que ser legal também né) de se inserir no magic. Mas é assim que eu faria hoje. Não foi exatamente assim que fiz, mas foi parecido. Quem não concordar com tudo vai lapidando as ideias aqui até chegar em algo bacana. E você poderá simplesmente não seguir nada disso, mas você leu, você pensou, e criou seus próprios meios.

Boa sorte e boa diversão.
 
ThiefSlayer

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2295
Registro: 01/07/13

Postado em: 22/02/17 07:24
Até pro começo acho interessante ir atrás de foruns, mesmo que seja de desenvolvimento. Tem muito deck legal que o pessoal cria nas sessões de budget (magic com restrição de orçamento), tem o MTGSalvation e se não me engano o MTGTheSource. Seria interessante isso depois de já conhecer um pouco melhor o jogo e talvez até o meta.