Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Ataque X Habilidade Ativada
 Ataque X Habilidade Ativada
michel_fmarques

Esquilo
0 Referências
Posts: 325
Registro: 30/12/16

Postado em: 21/02/17 08:06
Bom dia.

Me falaram que, se eu atacar não posso usar mágicas instantâneas ou ativar habilidades se não houver bloqueadoras. Vi algo diferente disso nas regras, mas não sei mudaram.

1. Exemplo:
Tenho uma criatura "Kazandu Blademaster", onde toda vez que um aliado entra em jogo ele ganha um marcador +1/+1.
Tenho um equipamento "Captain's Claws", onde todas vez que a criatura equipada ataca eu coloco uma ficha de aliado 1/1 em jogo virado e atacando.

A criatura recebe o marcador para o mesmo ataque? Ou o marcador entra somente depois da faze de contagem de dano?

2. Exemplo:
Tenho uma criatura "Kazandu Blademaster", onde toda vez que um aliado entra em jogo ele ganha um marcador +1/+1.
Tenho uma mágica instantânea "Join the Ranks", onde coloco 2 fichas de aliado 1/1 em jogo.

Minha criatura está 2/2, sem marcador.
O jogador defensor tem 3 pontos de vida.
Eu ataco.
O jogador defensor não defende.
Posso usar a mágica para criar as fichas e assim aumentar a criatura com os marcadores +1/+1, matando o jogador defensor? Ou só posso usar a mágica em resposta ao bloqueio dele?

Obrigado
 
ShiroCtba

Mago
0 Referências
Posts: 454
Registro: 21/12/09

Postado em: 21/02/17 08:25
as etapas de combate são: início de combate, declaração de atacantes, declaração de bloqueadores, resolução do dano e fim do combate.

perceba que a resolução do dano é depois da declaração de atacantes. o efeito de captain's claw trigga quando a criatura ATACA, ou seja, vai pra pilha e resolve antes do dano contar. portanto, você coloca o marcador no blademaster antes de causar dano.

a outra dúvida é similar, porém mexe com prioridades. você ganha prioridade depois de seu oponente declarar que não irá bloquear (e ele ganha depois de você, até todos declararem que não farão mais nada).

início de combate
o jogador ativo (de quem é o turno) ganha prioridade
declaração de atacantes
declaram-se efetivamente os atacantes
o jogador ativo ganha prioridade
declaração de bloqueadores
declaram-se efetivamente os bloqueadores
o jogador ativo ganha prioridade

ou seja, você pode sim castar instants depois que o seu oponente sinalizou que não irá bloquear. e sim, a habilidade de por marcador também dispara e resolve antes da resolução do dano. ou seja, seu oponente morre.
 
michel_fmarques

Esquilo
0 Referências
Posts: 325
Registro: 30/12/16

Postado em: 22/02/17 12:27
Shiro,

Obrigado pela sua resposta.

Mas, se o jogador defensor não declarar bloqueadora, aceitando o dano, pode ainda assim aumentar o dano causado pelas criaturas? Porque estou achando meio vago isso na regra "509.1. First, the defending player declares blockers. This turn-based action doesn’t use the stack.".
Li que o dano de combate não vai para a pilha. Neste caso não conseguiria aumentar o ataque da minha criatura após o jogador defensor declarar que não bloquearia por não morrer com o dano inicial q a criatura causaria sem o aumento dos marcadores?
Estou meio confuso com a mudança da regra.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11240
Registro: 09/12/16

Postado em: 22/02/17 12:42
Como o Shiro disse, a fase de combate é dividida em várias etapas.

Em cada etapa, se há uma ação especial associada a ela (declarar ataque, declarar bloqueio, causar o dano de combate), a ação é feita. Depois, habilidades que tiverem desencadeado vão pra pilha. Finalmente, o jogador ativo ganha prioridade para conjurar mágicas ou ativar habilidades. A etapa só acaba quando todos os jogadores tiverem passado, e a pilha estiver vazia.

1) Etapa de Início de Combate: nenhuma ação especial. Habilidades do tipo "no início do combate" vão pra pilha. Jogadores ganham prioridade.

2) Etapa de Declaração de Atacantes: jogador ativo declara atacantes (se ele declarar que não ataca, as demais etapas são puladas). Habilidades do tipo "quando X ataca" vão pra pilha. Jogadores ganham prioridade.

3) Etapa de Declaração de Bloqueadores: jogador defensor declara bloqueadores ("eu não bloqueio" ainda é uma declaração). Habilidades do tipo "quando X bloqueia", "quando X atacada e não é bloqueado" e "quando X se torna bloqueado" vão pra pilha. Depois, jogadores ganham prioridade.

4) Etapa de Dano de Combate: os jogadores calculam quanto dano de combate será causado, e a quem. O dano é então causado. Criaturas com dano letal morrem, etc. Habilidades que desencadearem pelo dano ser causado e pelas mortes das criaturas vão pra pilha. Depois, jogadores ganham prioridade.

5) Etapa de Final do Combate: nenhuma ação especial. Jogadores ganham prioridade.


---

Finalmente respondendo à sua pergunta: depois do jogador dizer que não bloqueia, vocês ainda estão na Etapa de Declaração de Bloqueadores. A etapa seguinte, a de Dano de Combate, só começa depois que você e ele passarem prioridade. Se ao invés de passar você usar algum efeito para buffar sua criatura, ela já estará com poder/resistência maior quando vocês chegarem na Etapa de Dano de Combate.
 
michel_fmarques

Esquilo
0 Referências
Posts: 325
Registro: 30/12/16

Postado em: 22/02/17 14:47
Muito obrigado Shiro e Orlando.

Agora entendi melhor como ficaram as fases.
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17758
Registro: 14/11/05

Postado em: 22/02/17 18:24
Confirmando.

Siga os passos indicados abaixo para entender a estrutura da fase de combate (essa informação também está disponível no tópico de dúvidas mais frequentes).

A fase de combate é dividida da seguinte forma e deve seguir obrigatoriamente a seguinte ordem:

-Inicio do Combate
-Declaração de Atacantes
-Declaração de Bloqueadores
-Dano de Combate
-Final de Combate


FASE DE COMBATE

Etapa 1: Início de combate
1) As habilidades que são desencadeadas no início do combate vão para a pilha.
2) Os jogadores podem conjurar mágicas e ativar habilidades.

Etapa 2: Declaração de atacantes
1) O jogador atacante declara as criaturas que estão atacando, que jogador ou planeswalker cada uma está atacando, vira as criaturas atacantes e paga os custos necessários.
2) As habilidades que são desencadeadas quando esses atacantes são declarados vão para a pilha.
3) Os jogadores podem conjurar mágicas e ativar habilidades.

Etapa 3: Declaração de bloqueadores
1) O jogador defensor declara as criaturas que estão bloqueando, como estão bloqueando e paga os custos necessários.
2) Para cada criatura atacante bloqueada por múltiplas criaturas, o jogador atacante anuncia a sua ordem de atribuição de dano entre as criaturas bloqueadoras.
3) Para cada criatura bloqueando múltiplas criaturas (porque algum efeito lhe permite fazer isso assim como Avatar da Esperança ou Guarda Palaciano, por exemplo), o jogador defensor anuncia a sua ordem de atribuição de dano entre as criaturas atacantes.
4) As habilidades que são desencadeadas quando esses bloqueadores são declarados vão para a pilha.
5) Os jogadores podem conjurar mágicas e ativar habilidades.

Etapa 4: Dano de combate
1) O jogador atacante atribui o dano de combate das criaturas atacantes.
2) O jogador defensor atribui o dano de combate das criaturas bloqueadoras.
3) O dano de combate é causado todo ao mesmo tempo.
4) As habilidades que são desencadeadas quando o dano de combate é causado vão para a pilha.
5) Os jogadores podem conjurar mágicas e ativar habilidades.

Etapa 5: Final de combate
1) As habilidades que são desencadeadas no final do combate vão para a pilha.
2) Os jogadores podem conjurar mágicas e ativar habilidades.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
michel_fmarques

Esquilo
0 Referências
Posts: 325
Registro: 30/12/16

Postado em: 22/02/17 19:43
Muito obrigado Minhoco
 
master_fos

Esquilo
0 Referências
Posts: 144
Registro: 18/05/16

Postado em: 23/02/17 00:57
Minhoco,

só pra esclarecer, pq minha resposta ao autor do tópico foi deletada?
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17758
Registro: 14/11/05

Postado em: 23/02/17 07:13

Deletei a pergunta e os posts subsequentes naquele tópico, pois o autor deste tópico fez o favor de repetir essa mesma pergunta naquele post antigo (de 2011).

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules

 
michel_fmarques

Esquilo
0 Referências
Posts: 325
Registro: 30/12/16

Postado em: 23/02/17 13:59
Eu vi um post com algo parecido, mas que não era exatamente o que eu queria.
Coloquei lá uma parte do questionamento só para tirar 100% da dúvida. Pois estou voltando a jogar, meus amigos me disseram q a regra mudou e eu estava confuso.

Desculpe se houve duplicidade de pergunta. Mas não foi a intenção.

Obrigado.
 
michel_fmarques

Esquilo
0 Referências
Posts: 325
Registro: 30/12/16

Postado em: 23/02/17 14:27
As respostas de Minhoco e master_fos me ajudaram muito a entender.

Gostaria inclusive que o master_fos postasse a resposta do outro tópico aqui, se possível. Pois não vi mais a resposta dele.

Obrigado.
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17758
Registro: 14/11/05

Postado em: 23/02/17 15:17
Não há necessidade de repetir a mesma resposta se esta q já foi confirmada sanar a dúvida. Caso ainda reste dúvida sobre o assunto, por favor, especifique o q ainda não está claro para podermos ajudar.

O problema de reabrir tópicos antigos é justamente esse de confundir as coisas quando há mudanças nas regras.

Por esse motivo q solicito q sigam a regra da seção:

"Não ressuscite tópicos. Posts na seção de dúvidas geralmente são discussões de vida curta sobre algum tema específico. Se vc procurou por uma resposta e só achou posts com mais de uma semana que tem uma pergunta similar, por favor, não escave esse post fazendo uma nova pergunta. Essa prática pode gerar confusão se houver alguma mudança de regras e prejudica o sistema de busca. Ao invés disso faça um novo post"

Editada em: 23-02-17 15:24:09 por Minhoco.
(Ajuste)

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
michel_fmarques

Esquilo
0 Referências
Posts: 325
Registro: 30/12/16

Postado em: 23/02/17 15:30
Minhoco...
Me desculpe, mas eu não li as regras do fórum. Estou sendo bem sincero.

A sua resposta bem técnica, a resposta do master_fos bem didática. Repostas diferentes, complementando uma a outra. Por isso havia pedido para colocar aqui. Pois eu consegui entender com as duas respostas. Se alguém vier a ler este post pode continuar com dúvida, como eu estava até as duas respostas.
Mas, deixa pra lá. Até porque o post saiu do foco do assunto e está mais discussão sobre regras do que sobre as etapas da fase de combate.

Agradeço a todos. Todas as respostas me ajudaram a entender a mecânica da fase. Pois meus amigos estavam meio enrolados e me enrolando, rs. Eu estava parado há algum tempo, e eles estavam na ativa. Por isso estava confiando no que eles falavam até ver que havia algo errado e entrar com este post.