Sigarda x Aniquilar
 Sigarda x Aniquilar
Aquilo

Esquilo
0 Referências
Posts: 28
Registro: 23/02/17
Fortaleza - CE

Postado em: 13/04/17 09:47
A habilidade da Sigarda funciona contra o efeito aniquilador dos Eldrazi?
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 3718
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 13/04/17 10:34
sim, a habilidade aniquilador é uma habilidade desencadeada que seu oponente controla e portanto com a sigarda em jogo não pode lhe fazer sacrificar permanentes
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05
São Paulo - SP

Postado em: 14/04/17 10:21
Confirmando.

Segue o FAQ da Sigarda, Hoste das Garças:


Conforme uma mágica ou habilidade que um oponente controla é resolvida, se ela forçaria você a sacrificar uma permanente, você simplesmente não faz isso. Aquela parte do efeito não faz nada. Se aquela mágica ou habilidade dá a você a opção de sacrificar uma permanente (como faz a habilidade de Devoradores de Cérebro), você não pode escolher essa opção.

Se uma mágica ou habilidade que um oponente controla instrui você a realizar uma ação a menos que sacrifique uma permanente (como faz Ogre Saqueador), você não pode escolher sacrificar uma permanente. Você precisa realizar a ação. Por outro lado, se uma mágica ou habilidade que um oponente controla instrui você a sacrificar uma permanente a menos que realize uma ação (como faz Onda Assassina), você pode escolher realizar ou não a ação. Se você não realizar a ação, nada acontecerá, já que você não poderá sacrificar nenhuma permanente.

Você ainda pode sacrificar permanentes para pagar o custo de mágicas que você conjura e habilidades que você ativa, ou porque a resolução de uma mágica ou habilidade que você controla instrui ou permite que você o faça.

Você pode sacrificar uma permanente para pagar o custo de ativação de uma habilidade, mesmo que essa habilidade venha de uma permanente que um oponente controla (como Escavação).

Você pode sacrificar uma permanente como ação especial, mesmo que o efeito que permite que você o faça venha de uma permanente de um oponente (como Gerador de Descarga ou Maldição de Volrath). Ninguém controla ações especiais.

Esta habilidade só afeta sacrifícios. Ela não impedirá que uma criatura seja colocada no cemitério devido a dano letal ou a ter resistência 0, nem impedirá que uma permanente seja colocada no cemitério devido à "regra das lendas" ou à "regra de singularidade de planeswalker". Nenhum desses casos é um sacrifício, sendo resultado de regras do jogo.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
MrBlue

Esquilo
0 Referências
Posts: 2
Registro: 27/05/19
Itapeva - SP

Postado em: 27/08/19 11:20
Existe alguma outra carta que faça a mesma coisa que a Sigarda? Para segurar o aniquilar?
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 3718
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 27/08/19 11:30
Sim, existem duas outras cartas, Tajuru Preserver e Tamiyo, Collector of Tales