Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
MKM Frankfurt - legacy - finais
 MKM Frankfurt - legacy - finais
Snikler

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 19/08/13

Postado em: 30/04/17 17:54

Olá meus caros,

Um pouco atrasado, mas aqui vai a transmissão da final legacy do MKM Frankfurt. Desculpem me que só estou passando agora durante as semi-finais, mas dará para vocês curtirem os últimos jogos.
https://www.twitch.tv/mtgoesterreich
Infelizmente este ano eu não estou lá brigando para trazer o caneco para o Brasil, mas fica a divulgação.

MKM Frankfurt
~440 jogadores

Top 8: 8 decks diferentes: reanimator, food chain, elves, aggro loam, stoneblade, show and tell, grixis delver, storm.
 
Snikler

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 19/08/13

Postado em: 30/04/17 18:23
E aí você percebe que um amigo seu está na final. Walter Wölfler é jogador de modern, mas chegou na final, estou torcendo por ele.
 
davidbaron

Esquilo
17 Referências (100.00% positivas)
Posts: 490
Registro: 26/01/15

Postado em: 30/04/17 20:05

O Wölfler é seu amigo? Pede pra ele a lista daquele Reanimator Budget dele... Hahaha

Eu estava acompanhando mas tive que sair e acabei perdendo...

 
Snikler

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 19/08/13

Postado em: 30/04/17 20:31
Opa, é sim, estou conversando com ele neste momento. E eu tive minha pior derrota no magic para o Johannes, adivinha para quem eu estava torcendo na final? Mas é zuera, o Johannes é bem gente boa, o pessoal que joga comigo gosta bastante dele.

Quando eu parar de enrolar e abrir meu blog sobre legacy na Europa, eu vou escrever sobre o Walter. Ele joga há um bom tempo modern (sua especialidade) e legacy no budget. Ele me ensinou como lojas ou comunidades maiores podem fomentar com pouca grana a estrutura do legacy. A galera não tem medo de proxy, o que importa é todo mundo jogar e manter a comunidade ativa.

Vocês podem encontrar as listas do top8 aqui:





 
Gogol

Esquilo
0 Referências
Posts: 54
Registro: 29/06/16

Postado em: 30/04/17 22:28

Listas são sempre muito bem-vindas, especialmente agora, já que o Miracles está em paz e preciso correr atrás de um deck novo :) e francamente, eu sou um lixo para criar/desenvolver decks ^^ as idéias podem até ser boas, mas a execução é lamentável.

 
The_Tutor

Lenda
7 Referências (100.00% positivas)
Posts: 490
Registro: 24/09/01

Postado em: 30/04/17 23:37
Pelo visto unico ban que mudou algo foi no legacy.
T2 nao teve tanta mudanca, estao falando de gideon.
Vintage, monastery mentor ainda continua sendo forte

 
Gogol

Esquilo
0 Referências
Posts: 54
Registro: 29/06/16

Postado em: 01/05/17 00:11

Acho que ainda não mudou efetivamente, estes 8 decks são 'bem comuns' no cenário, evidentemente que algum está possivelmente ocupando o espaço de um Miracles da vida, acho que nos próximos torneios veremos coisas novas realmente boas/interessantes. Deve ter tido algo novo nesse meio e alguns tentando rodar o miracles no braço, mas obviamente não tiveram sucesso...

meu sonho era ver um braids control lol

 
Spym4n

Lenda
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1069
Registro: 20/12/07

Postado em: 01/05/17 02:21

Concordo que são decks comuns, mas o legal do formato é justamente ver a diversidade. Há quantas décadas não vejo um evento com 8 decks diferentes no top 8.. não existe coisa mais linda.

Eu estou entrando no Legacy agora, depois de vender todas as minhas cartas quando minha filha nasceu. Hoje teve CLC (Circuito Legacy Catarinense) aqui em Floripa e só não joguei porque meu deck não tinha chegado ainda. Mas deu 60 players!

Estou na seca pra começar a jogar no formato e não sair nunca mais!

 
Gogol

Esquilo
0 Referências
Posts: 54
Registro: 29/06/16

Postado em: 01/05/17 02:42

é o melhor formato, cara. apesar de eu achá-lo mais saudável até poucos dias atrás, antes de banirem e quebrarem o miracles, que passei bastante tempo mondando :( é mais seguro, mais prolongado a vida útil das cartas, os investimentos são praticamente 'para sempre', mesmo caros, ao se tratar da base de mana, as duals e as fetch, mas de resto, é praticamente bem tranquilo. claro, há cartas caras, force of will, e outras coisitas, jace e afins, mas nossa... é praticamente para sempre 90% das cartas :)

 
Snikler

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 19/08/13

Postado em: 01/05/17 08:24

Se quiserem ver uns decks inovadores, leiam o This week in legacy de março

Desçam até o Rector Fit criado pelo Nicolas, um colega da nossa comunidade legacy. Esse campeonato foi doido, quando eu vi de um lado da mesa Academy Rector + Garruk Relentless e do outro lado Lotus Cobra + Titania, eu jurava que estava rolando um evento de dual commander no meio do nosso champ de legacy :D

E concordo com o Gogol, o formato é muito estável e as staples mais caras têm chance mínima de serem banidas. Legacy só tem crescido por aqui. Contudo, fiquem espertos em possíveis futuros bans em: Deathrite Shaman (muito pró tá pedindo o ban agora), Chalice of the void e Gitaxian probe. Não acho que serão banidas, mas é bom ficar de olho nessas cartas.

 
Snikler

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 19/08/13

Postado em: 01/05/17 08:30
E as super finais de standard, modern, legacy e vintage ainda estão acontecendo no MKM Frankfurt 2017
 
Gogol

Esquilo
0 Referências
Posts: 54
Registro: 29/06/16

Postado em: 01/05/17 13:01

Pois é, ontem mesmo eu vi muita gente comentando sobre o Shaman, que está muito apelativo e tals.
Honestamente, eu não sou muito a favor de banirem cartas, pq prejudica o jogador, decks e afins, e por mais que seja frustrante esse shaman lol ou mesmo o chalice no turno 1 e vc não abriu a mão com fow (mesmo depois de mulligar), não gostaria de vê-las sendo banidas, acabaria perdendo o charme do formato.

 
Snikler

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 19/08/13

Postado em: 01/05/17 19:26

Eu acho que legacy estava muito bem obrigado e que continuará bem pós o ban de SDT. Espero que nenhuma dessas cartas sejam banidas, especialmente chalice, que permite estratégias com curvas de mana mais altas no formato. Probe não é dominante no legacy como era nos outros formatos, por enquanto não faz sentido.

Já DRS, que é uma das minhas cartas favoritas, tem o problema de dominância. É possivelmente a criatura mais forte do legacy (sorry, Griselbrand, você ainda mora no coração) e tem brigado para ser a segunda carta mais presente no formato (perdendo pra brainstorm e possivelmente passando FoW em algum momento). Contudo, ela não define decks como delver ou painter. A carta dá liga para um série de estratégias, acelerando os decks tempo, permite lilianas no segundo turno ou simplesmente mata o adversário em jogos que se prolongam. Muita gente acha isso ruim. Eu não ligo, pois é uma carta que morre para todos as remoções do formato (bolt, push, stp, decay, dismember), toma needle, se fode para rest in peace, etc. E diferente de uma mother of runes no primeiro turno, dificilmente alguém usará FoW no primeiro turno por causa de um Shaman. Vamos aguardar o futuro do formato, mas acho sinceramente um exagero.

O único argumento que eu concordo a favor do banimento é que se qualquer deck enfia quatro Shamans só porque é a melhor opção, há um problema. Contudo, acho que isso é mais preguiça ou comodismo da comunidade legacy do que simplesmente ser a melhor opção possível. Goyf foi por anos a melhor criatura em combate no formato (talvez ainda seja) e gerava um mal muito pior, pois é cara ($$$). Além de reduzir as possibilidades do formato, custa nos bolsos de quem quer brincar de verde.

 
ThiefSlayer

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2295
Registro: 01/07/13

Postado em: 01/05/17 21:43

O problema do shaman creio mais ser pq ele é um hate de grave muito forte e que vai já de main deck, e isso pode oprimir decks baseados em grave.

Dando uma olhada rápida, com base no MTGGoldFish

https://www.mtggoldfish.com/metagame/legacy#online

Temos os decks que o shaman ajuda a combater pelo grave:

10,7 Grixis delver (também usa shaman);
7,00 BR Reanimator
7,00 4-Color Control (também usa shaman);
6,58 Sultai Delver (também usa shaman);
4,94 Storm;
2,88 4c Loam;
2,06 Storm dnv(??)
2,06 RUG Delver
1,23 Shardless BUG

PS.: Desconsiderei o Stoneblade que usa só o shaman de grave, e infect que tem become immense mas que não prejudica tanto o shaman.

Isso dá no total, 44,45% do meta que sofre mais com o shaman, além das atividades básicas dele que são gerar mana, vida e life loss no oponente. Desses, uns 17% (reanimator, storm e loam) são mais fortemente debilitados. Por uma carta maindeck, que é um hate bom, mas que mesmo sem ser hate em um certo matchup, continua sendo muito útil e boa.

Porém, tem outra questão: ele ajuda a viabilizar muitos decks. Tudo quanto é deck BUG vai shaman, pq ele é realmente forte demais. Ele rampa no começo e vai drenando ou ganhando vida, além de ir "minando" o grave do oponente. Na verdade, teria que ver se a presença dele tá realmente oprimindo mto os decks, e se tirando ele não iria inviabilizar alguns decks.

O fato é que shaman ajuda muito vários decks e não tem nenhuma carta que chega perto de substituir ele. Por isso acho muito improvável o ban, fora que a wizards evita bastante interferir no legacy (com excessão de casos como Treasure cruise e Miracles que estavam dominando o meta de forma não-saudável).

Mas existem argumentos contra e a favor, e nunca sabemos bem ao certo o quanto a wizards considera cada um na hora de ponderar.