Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Cemitério é área de jogo?
 Cemitério é área de jogo?
Troiano_PA

Esquilo
0 Referências
Posts: 10
Registro: 19/04/14

Postado em: 23/05/17 02:40
Pessoal, a dúvida é o seguinte, tenho varias cartas que tem um efeito tipo: quando esta carta entra em jogo, faça [...], e tbm tenho outras que removem do jogo cartas do cemitério, pelo texto das cartas da a entender que o cemitério é área do jogo, desencadeando as habilidades citadas mesmo se estas cartas forem descartadas, alguém pode me esclarecer isto?

A exemplo, algumas cartas com essas habilidades: Carniceiro Sem Rosto , Goivador do Tumulo , Decompor

Segue o texto de uma delas: Quando Goivador do Túmulo entra em jogo, remova do jogo até dois cards de um único cemitério... Quando Goivador do Túmulo SAI DE JOGO, devolva os cards removidos para do CEMITÉRIO de seu dono.
 
JPDF00

Esquilo
0 Referências
Posts: 261
Registro: 23/12/14

Postado em: 23/05/17 03:55
Cartas como Carniceiro Sem Rosto e Goivador do Tumulo quando foram impressas diziam "entram em jogo" e "saem de jogo" (no inglês "comes into play" e "leaves play"). Porem esses termos não são mais utilizados. Esse "jogo" (no inglês "play") se refere ao que hoje é conhecido como Campo de Batalha (no inglês Battlefield).
Portanto hoje o texto atualizado desses cards (Conforme o Oracle na página do gatherer do card) diz "entram no campo de batalha" e "saem do campo de batalha" (no inglês "enters the battlefield" e "leaves the battlefield").
Elas também tinham escrito "remova do jogo" (no inglês "remove from the game"). Esse termo também não é mais usado e foi atualizado com o termo Exilar (no inglês "remove from the game").

Essa atualização veio justamente pra clarificar esse tipo de interação. Você deve considerar o texto atualizado dos cards e ignorar o texto impresso.

Agora o que é Campo de Batalha e Exílio?

Tanto Campo de Batalha quanto o Exílio e o Cemitério são zonas distintas. São lugares aonde os cards podem estar.

Portanto se uma criatura tem uma habilidade que desencadeia quando ela entra no Campo de Batalha, essa habilidade só desencadeia quando ela entra no campo de batalha (vindo de qualquer lugar) e não vai desencadear quando ela for para o cemitério por exemplo.
Já uma criatura tem uma habilidade que desencadeia quando ela sai do Campo de Batalha, essa habilidade só desencadeia quando ela sai do campo de batalha (indo para qualquer lugar) e não vai desencadear quando ela sair do cemitério por exemplo.
Sendo assim se você descartar um Carniceiro Sem Rosto, não vai desencadear a habilidade dele de exiliar (mandar para a zona Exílio) uma outra criatura.

Gatherer dos cards:

Carniceiro Sem Rosto
Goivador do Tumulo
 
rrrafa

Esquilo
0 Referências
Posts: 399
Registro: 18/11/15

Postado em: 23/05/17 09:25
O Magic evoluiu bastante no rigor lógico e clareza dos textos. Então, tem que ficar atento ao que o JPDF explicou.
 
Troiano_PA

Esquilo
0 Referências
Posts: 10
Registro: 19/04/14

Postado em: 23/05/17 12:41
Entendi, minhas cartas são bem antigas mesmo, obrigado pelos esclarecimentos.