Load or Cast
Load or Cast
Mystical Teachings na pilha/ prioridades na declaração
 Mystical Teachings na pilha/ prioridades na declaração
gitirana

Esquilo
16 Referências (100.00% positivas)
Posts: 41
Registro: 28/03/17

Postado em: 12/06/17 00:01
Olá, tudo bem? Fui jogar uma partida semana passada contra um rapaz e fiquei em dúvida com uma coisa:

Joguei uma mágica, ela foi para a pilha.
Meu oponente respondeu com o mystical teaching, buscou uma counterspell e usou essa própria counter pra cancelar minha mágica.

A dúvida é o seguinte:

Se ele responde com o teachings o meu cast e a pilha começa a se resolver, a pilha toda não devia resolver de uma só vez impossibilitando a jogada dele de usar essa counterspell? Afinal, ela foi pega somente quando a pilha se resolveu começou a resolução da pilha

Outra dúvida que não tem nada a ver:

Se a prioridade passa para mim e eu tenho como dar buff nas minhas criaturas, posso fazer isso várias vezes em diferentes stacks ou quando passa a prioridade pro meu oponente e se resolve, perco a chance de usar de novo?

Exemplo:

pós declaração de bloqueadores

Possuo um Quirion Ranger, Timberwatch Elf e um blocker, Lys Alana Huntmaster
Declarei o blocker (Lys Alana), meu oponente não usa nada. Em resposta a isso, eu ativo a habilidade do Timberwatch Elf e espero ela se resolver. A dúvida é: assim que ela se resolve e a prioridade volta para o meu oponente, se ele não fizer nada, a prioridade volta para mim e eu posso usar a habilidade do Quirion Ranger para desvirar o Timberwatch e ativá-lo de novo?
Pergunto isso porque é bom em situações específicas tipo enfrentando alguém com raio na mão, ele pode esperar a habilidade do Timberwatch ir para a pilha 2x e depois usar o raio, matando assim meu blocker e não adiantando nada os buffs. Se eu puder resolver um por vez é meio que uma "proteção" para o blocker não morrer para o raio ou outras spells de dano

em outro jeito de dizer:

Dá pra eu usar: habilidade do timberwatch, esperar resolver e usar de novo para buffar ou PRECISO usar tudo na mesma pilha?

Fico em dúvida quanto a isso, se após a pilha se resolver a etapa acaba e se inicia outra logo em seguida ou então posso começar uma outra pilha (na fase de combate, na main phase eu sei que não é assim) na mesma fase

Obrigado!

Editada em: 12-06-17 00:15:31 por gitirana.
 
JFFank

Esquilo
0 Referências
Posts: 4768
Registro: 29/12/13

Postado em: 12/06/17 00:16
"Se ele responde com o teachings o meu cast e a pilha começa a se resolver, a pilha toda não devia resolver de uma só vez impossibilitando a jogada dele de usar essa counterspell?"

Aqui está o equívoco. A pilha resolve um item por vez e é possível acrescentar novos itens à pilha entre eles -- ou, de forma mais técnica, cada vez que um item da pilha resolve, todos os jogadores recebem a prioridade (na ordem APNAP); o próximo item só passa a resolver se todos passarem a prioridade sem nada acrescentar à pilha.


"Se a prioridade passa para mim e eu tenho como dar buff nas minhas criaturas, posso fazer isso várias vezes ou quando passa a prioridade pro meu oponente perco a chance de usar de novo?"

Resposta curta: toda vez que um jogador acrescenta um item à pilha, ele mesmo (o controlador da mágica ou habilidade) recebe a prioridade de volta; toda vez que um item da pilha resolve, o jogador ativo recebe a prioridade e, depois dele, os demais jogadores, em ordem de turnos. Só se muda de etapa ou fase depois que todos passarem sucessivamente sem adicionar nada à pilha. Para entender melhor, dá uma lida aqui: LINK

No teu exemplo, funciona assim, passo a passo:

1 - Declarados os bloqueadores, o jogador ativo (atacante) recebe a prioridade e passa.
2 - O jogador inativo (defensor) recebe a prioridade e adiciona a habilidade do Timberwatch à pilha.
3 - O jogador inativo (que controla a habilidade adicionada à pilha) recebe a prioridade de volta e não faz nada.
4 - O jogador ativo recebe a prioridade e passa. A habilidade do Timberwatch resolve.
5 - O jogador ativo recebe a prioridade e passa.
6 - O jogador inativo recebe a prioridade e adiciona a habilidade do Quirion à pilha.
7 - O jogador inativo (que controla a habilidade adicionada à pilha) recebe a prioridade de volta e não faz nada.
8 - O jogador ativo recebe a prioridade e passa. A habilidade do Quirion resolve.
9 - O jogador ativo recebe a prioridade e passa.
10 - O jogador inativo recebe a prioridade e adiciona a habilidade do Timberwatch à pilha.
11 - O jogador inativo (que controla a habilidade adicionada à pilha) recebe a prioridade de volta e não faz nada.
12 - O jogador ativo recebe a prioridade e passa. A habilidade do Timberwatch resolve.
13 - O jogador ativo recebe a prioridade e passa.
14 - O jogador inativo recebe a prioridade e passa.
15 - Como os dois jogadores passaram em sequência, sem nada adicionar à pilha, acaba a etapa de declaração de bloqueadores e passa-se à etapa de dano de combate.

Claro que, na vida real, isso é atalhado; dificilmente se é assim tão detalhista.

EDIT: corrigindo formatação.

Editada em: 12-06-17 00:17:25 por JFFank.
 
gitirana

Esquilo
16 Referências (100.00% positivas)
Posts: 41
Registro: 28/03/17

Postado em: 12/06/17 00:21

Pô, muito obrigado! Me ajudou muito

Essa parte final de ser atalhado que é complicado, tinha medo de algum jogador de má indole falar que eu usei a habilidade do Quirion Ranger antes do Timberwatch se resolver - no passo 3 que você colocou, aí uma instant dele de dano (tipo raio) mataria meu blocker. E eu não saberia contra-argumentar haha

Novamente, obrigado :)


Editada em: 12-06-17 00:26:18 por gitirana.