Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
JOGADAS "NÃO PERMITIDAS" - Pode forçar?
 JOGADAS "NÃO PERMITIDAS" - Pode forçar?
Raczinhu

Esquilo
0 Referências
Posts: 201
Registro: 14/11/16

Postado em: 09/09/17 06:26
Não consegui imaginar um título melhor que esse, rs. Na verdade, se tratam de várias dúvidas semelhantes. É possível fazer uma jogada, que alguma habilidade não permite, só para ativar outra situação? Complexo, então vamos a alguns exemplos:

1ª Situação
Uma criatura é conjurada com Caverna das Almas e não pode ser anulada. Esse fato proíbe o adversário até de castar uma mágica de anulação? Ou ele simplesmente pode fazer para, por exemplo, retirar um marcador de Coisa no Gelo?

2ª Situação
Uma criatura possui Shroud/Hexproof e não pode ser alvo. Esse fato proíbe o adversário de castar, por exemplo, um Raio nela? Mesmo o Raio não tendo efeito, essa mágica pode ser conjurada (talvez, pelo mesmo motivo da situação acima)?

3ª Situação
Quando uma mágica é jogada e acaba não surgindo efeito (alvo em hexproof, anular em "não anulável"), como chamamos esse acontecimento? Por exemplo, joguei um Raio numa criatura, mas deram proteção contra o vermelho pra ela em resposta. O que aconteceu com o Raio? Foi anulado? Caso sim, é possível usar um Banefire (pagando mais que 5) em um Andarilho do Fogo Kor? Assim, a mágica não poderia ser anulada, nem o dano prevenido e o Andarilho morreria.


Espero ter sido claro na dúvidas, apesar delas serem extremamente específicas, rs.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11240
Registro: 09/12/16

Postado em: 09/09/17 07:05
1- Não impede a conjuração da mágica de anulação, apenas impede que a criatura seja anulada por ela. O jogador ainda pode conjurar a anulação para tirar um marcador da Coisa, ou mesmo para outro efeito da anulação ("anule a mágica alvo, compre um card" ainda faria ele comprar)

2- Sim, proíbe. Para conjurar Raio, você precisa escolher um alvo válido, ou a conjuração não é válida.
Um "alvo válido" tem que seguir a restrição de alvo da própria carta (uma "criatura ou jogador" para o Raio) e não tem nenhuma habilidade ou efeito dizendo que não pode ser alvo.
O alvo pode ser uma criatura ou jogador em que o Raio realmente não teria efeito (indestrutível, com prevenção de dano, etc), mas tem que ser possível escolher como alvo.

3- Bem, tem dois nomes diferentes para situações diferentes.
Se o alvo se tornou inválido (ganhou hexproof, ou proteção, ou mudou de tipo/cor/etc de forma a não seguir mais a restrição de alvo da mágica), a mágica foi anulada pelas regras.
Já o segundo exemplo, o efeito da mágica simplesmente não foi possível, não aconteceu. A mágica não teve efeito, ou teve efeito parcial.

No caso do Raio em uma criatura que em resposta ganha Proteção contra o Vermelho, sim, Raio é anulado, pois ganhar Proteção torna o alvo inválido.
No caso do Banefire no Andarilho do Fogo Kor, não, não é possível escolher Andarilho como alvo do Banefire.

Não é possível conjurar uma mágica vermelha tendo como alvo uma criatura que já tenha proteção contra o vermelho. Agora, se você conjura em uma criatura qualquer, e ela em resposta ganha proteção, a mágica vermelha é anulada pelas regras.

Note que eu disse, "pelas regras". Banefire diz: "não pode ser anulado por mágicas nem habilidades". Ele ainda pode ser anulado pelas regras, quando o alvo se torna inválido.
 
Raczinhu

Esquilo
0 Referências
Posts: 201
Registro: 14/11/16

Postado em: 09/09/17 07:22

Perfeito. Obrigado mais uma vez, Orlando.

 
fabionazario

Esquilo
0 Referências
Posts: 66
Registro: 22/11/15

Postado em: 17/01/21 17:02
Se eu fizer uma copia do feitiço com lithoform engine.. Copia o custo de X q eu paguei?
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 17/01/21 21:00
O valor de X é copiado sim, está inclusive nas rulings do card:

If the spell or ability that’s copied has an X whose value was determined as it was cast or activated, the copy will have the same value of X.
(2020-09-25)