Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Exilando o alvo...
 Exilando o alvo...
GTull

Esquilo
0 Referências
Posts: 29
Registro: 01/07/13

Postado em: 01/12/17 19:29
Olá boa noite, estou com algumas pequenas duvidas, procurei no fórum e não encontrei as respostas, as duvidas são:

Se eu jogo Mairsil, o Impostor por exemplo, e escolho uma carta X do meu cemitério para colocar um marcador de jaula, meu oponente pode em resposta usar um Lodo Necrofago e exilar a carta que eu escolhi e com isso eu perco o efeito do Mairsil? Ou eu simplesmente posso escolher outra carta? Isso se aplica também a cartas Kess, Maga Dissidente e tudo ocorre da mesma maneira? E nesta mesma situação existe diferença de cartas que pedem pra escolher um alvo Aprendiz de Necromante ou cartas já citadas acima sem o texto de "alvo"?
Em todos os exemplos citados, se eu trocar o Lodo, por uma carta que exile todos os cards como Amuleto Rakdos, eu realmente perco todas as habilidades/magicas/etc dependente do cemitério, certo?

Muito obrigado e já peço desculpas pela quantidade de duvidas.
 
JFFank

Esquilo
0 Referências
Posts: 4770
Registro: 29/12/13

Postado em: 01/12/17 19:39

A habilidade ter ou não alvo faz toda a diferença. Se tem alvo (i.e., se o texto do card usa a palavra "alvo" expressamente), esse alvo deve ser indicado no momento em que a habilidade ou mágica é colocada na pilha; se não tem alvos, a escolha é feita na resolução (ou seja, ninguém sabe o que será escolhido enquanto ainda é possível responder).

A habilidade de Marisil não tem alvos. Logo, a escolha é feita quando a habilidade resolve, não quando ela é colocada na pilha -- e, entre o início e o fim da resolução, ninguém recebe a prioridade nem pode responder. Teu oponente pode exilar cards que estejam no teu cemitério antes da habilidade resolver (talvez para eliminar as melhores opções), mas não depois de feita a escolha. O mesmo vale para Kess.
A habilidade do Aprendiz do Necromante, por sua vez, tem alvo; logo, a escolha é feita quando ela entra na pilha e é possível responder exilando o alvo.

Quanto ao Rakdos Charm, está correta a conclusão (pelo menos para as interações aqui discutidas; pode haver casos especiais em que o funcionamento seja diferente).