Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Início da etapa final, e efeito quando casta...
 Início da etapa final, e efeito quando casta...
Romanni

Esquilo
0 Referências
Posts: 178
Registro: 12/09/17

Postado em: 14/02/18 01:29
Estávamos jogando mesão, um de meu colegas estava jogando com um comandante que quando eu castava uma mágica que não fosse de criatura, eu perdia 6 pontos de vida, em certo ponto do jogo consegui utilizar a última habilidade do venser, que me dá um emblema "sempre que eu castar uma mágica posso exilar uma permanente do oponente." Aí vem a dúvida, se eu casto uma mágica que não seja de criatura o emblema do venser triga e exilo o comandante do meu oponente, mesmo assim eu vou tomar 6 de dano? Ou não por eu ter a prioridade de escolha da ordem por estar no meu turno?

Segunda dúvida, eu blinko uma criatura minha (uso alguma coisa que faz ela ser exilada e voltar no final do turno) no turno de um oponente que está jogando de mereem e no final do turno meu oponente traz do cemitério para o campo de batalha aquele bicho que faz cada jogador sacrificar uma criatura, o que acontece? Eu tenho de sacrificar a criatura que eu blinkei ou não? Já que a minha criatura volta para o campo no início da etapa final também, mas a criatura do meu oponente que faz sacrificar também só entra no início da etapa final, sendo o turno do meu oponente, o que acontece? E se fosse meu turno o que aconteceria se meu oponente quem tivesse blinkado trouxesse o bicho de sacrificar no início da minha etapa final, e eu também estivesse com uma criatura blinkada?

Eu chamo de blinkar aquela habilidade de fazer algo sair de jogo exilado e voltar para o jogo (geralmente volta no início da próxima etapa final)
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 14/02/18 02:06
primeira duvida: se está no teu turno, oque vai acontecer é o seguinte, tu vai conjurar tua magica as duas habilidades(emblema e comandante adversário) vão desencadear, tu vai colocar a do venser na pilha primeiro(e dar alvo) em seguida o oponente vai por a habilidade desencadeada dele na pilha. Então a do oponente vai resolver(e tu vai perder 6 pontos de vida) depois o comandante sera exilado pela tua habilidade desencadeada do emblema. Se estivesse por exemplo no turno do oponente ocorreria o inverso, ele colocaria a dele primeiro na pilha e depois tu colocaria a tua, a tua resolveria primeiro(exilando o comandante) e a dele resolveria depois(fazendo com que tu perda 6 pontos de vida) tu exilar o comandante não afeta a habilidade desencadeada que te causa 6 pontos de dano(pelo menos tomando a tua descrição como base, seria melhor saber qual comandante especifico e o texto da habilidade dele)

Para a segunda duvida, a tua criatura deixa o exilio antes mesmo do oponente por a habilidade desencadeada dele na pilha. Então se a tua criatura exilada for a unica em campo sim tu tera que sacrificar ela. nesse caso de quem é o turno não importa pois a mágica não cria uma habilidade desencadeada para retornar a criatura.
 
Romanni

Esquilo
0 Referências
Posts: 178
Registro: 12/09/17

Postado em: 14/02/18 08:46
O comandante do meu colega era o Ruric Thar


Agora quanto a meren que traz a criatura do cemitério no início da etapa final (no caso a que faz cada um sacrificar uma), o blink então não protegeria mesmo a minha criatura? Pois minha criatura também volta no início da etapa final...
 
ThiefSlayer

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2295
Registro: 01/07/13

Postado em: 14/02/18 13:50

Só uma coisa, quanto à resposta da segunda dúvida o que ele falou era que o blink era com um delayed trigger pro inicio da etapa final, e não um blink comum (não era tipo o do restoration angel, mas sim como o do flickerwisp).

Romanni, nesse caso (assim como no caso da primeira pergunta), sempre se considera a ordem APNAP (active player, non-active player). Ou seja, tem 2 efeitos que ocorrem no início da etapa final (que é o caso). Primeiro, são colocados o(s) efeito(s) do jogador ativo na pilha, e depois do jogador não-ativo. Nesse caso, como era o turno do oponente, primeiro ia pra pilha o efeito do Meren, e depois o teu de voltar o blink. Ou seja, como o teu efeito foi posto depois na pilha, ele vai resolver primeiro. Então vai voltar a tua criatura, depois vai voltar a do oponente, e aí vai pra pilha o efeito da criatura do oponente de sacrificar. Ou seja, a tua criatura vai estar na mesa quando der esse efeito.

No caso da primeira pergunta, é bem como o trodsen falou. Ali também segue APNAP, por isso vc coloca o teu efeito primeiro na pilha (vc é o jogador ativo). O trigger do Ruric Thar vai resolver primeiro, e mesmo que resolvesse depois e ele fosse removido antes de resolver, o trigger continuaria acontecendo. Só não aconteceria se tivesse algo que impedisse, por exemplo, se fosse um efeito de ruric thar lutar com algo (aí ele não estaria mais em campo pra lutar e causar dano), ou se tivesse um "if" por exemplo dizendo que "quando um jogador conjura uma mágica que não seja de criatura, se ruric thar estiver no campo de batalha, o controlador da magia leva 6 de dano". Como não tem nenhuma condicional ao ruric estar no campo de batalha quando resolver, a habilidade vai resolver independente de ele estar.

 
Romanni

Esquilo
0 Referências
Posts: 178
Registro: 12/09/17

Postado em: 16/02/18 00:42
Muito obrigado pessoal, eu antes pensava que o efeito da meren resolvia primeiro trazendo o bicho de sacrificar para depois o meu resolver, mas agora entendi