Load or Cast
Dúvidas sobre counter no Challenger Deck Control
 Dúvidas sobre counter no Challenger Deck Control
WenemyKnight

Esquilo
0 Referências
Posts: 6
Registro: 29/03/18

Postado em: 30/04/18 11:01
Bom dia a todos.
Me surgiu algumas dúvidas ao jogar com o Challenger Deck UW que comprei para aprender Magic.
Uma delas foi...

Eu sei que quando a carta está na pilha ela é uma Spell. Até ai beleza, posso dar um cancel, ela vai pro cemitério e o oponente gasta mana inutilmente.
Posso fazer a mesma coisa com Sensor, Supreme Will.
Porém Negate tem um texto diferente. "noncreature spell". Posso usar da mesma forma na pilha como uso um Cancel para impedir que o oponente conjure uma criatura?

Outra dúvida é...

Suponha que o oponente jogou um Ravenous Chupacabra no campo. Posso dar counter na sua habilidade com um Supreme Will por exemplo? Mas nesse caso não posso utilizar o Negate, correto?
 
JFFank

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4768
Registro: 29/12/13

Postado em: 30/04/18 12:45

1 - Não. Se a mágica for de criatura (isto é, se for uma criatura na pilha), ela não é um alvo válido para Negate. Mágicas de artefatos, encantamentos, planeswalkers, feitiços e instantâneas são alvos válidos para Negate (salvo se forem, ao mesmo tempo, criaturas, como Howling Golem ou Eidolon of the Great Revel).

2 - Nenhum dos dois. Ambos podem anular mágicas (i.e., cards na pilha), mas não habilidades. Nessa situação, ou tu anulas o próprio Chupacabra (quando ele foi conjurado, se for o caso) ou tu não podes anular a habilidade dele com Cancel ou Negate. Existem, porém, alguns counters que podem anular habilidades (como Disallow ou Stifle).
Se estiveres com dificuldade para diferenciar mágicas e habilidades, posso entrar em detalhes.

 
WenemyKnight

Esquilo
0 Referências
Posts: 6
Registro: 29/03/18

Postado em: 30/04/18 14:20
Certo. Entendi vendo alguns vídeos..
Mas as dúvidas só aumentam kkkkkkk, coisa de beginner.

Vamos a outro caso.

Tenho um Cast Out na mão, ele tem flash!

Meu oponente sumona um Chupacabra certo? Vou exilá-lo no turno dele pq tenho Flash!

Não sei se meu pensamento está corrento, mas pra mim a habilidade do Chupacabra é resolvida, pq teoricamente ele tem que entrar no campo de batalha para ser considerado uma criatura para então eu poder exila-lo dessa forma, correto? ou o pensamento está errado?

 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4394
Registro: 06/12/14

Postado em: 30/04/18 15:49
a habilidade do chupacabra ainda resolve mesmo ele sendo exilado pelo cast out, em geral remover a fonte de uma habilidade de jogo não afeta essa habilidade em nada pois ela ja está na pilha. E pra ficar bem claro a sequencia de passos do chupacabra é a seguinte:

Oponente conjura o chupacabra
pilha:
chupacabra(ele é uma mágica de criatura nesse momento)
esse é o momento em que tu pode anular o chupacabra com por exemplo essence scatter ou cancel.
Chupacabara resolve(assumindo que ele não foi anulado), nesse momento ele deixa de ser uma mágica de criatura e passa a ser uma permanente do tipo criatura, a habilidade do chupacabra desencadeia(pois ao resolver ele entra em campo).
Agora o oponente precisa escolher um alvo para a habilidade do chupacabra.
Escolhido o alvo a pilha fica:
Habilidade desencadeada do chupacabra
nesse momento tu pode jogar o cast out pra exilar o chupacabra. No entanto isso não vai anular a habilidade desencadeada do chupacabra mesmo que ele seja exilado.
 
JFFank

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4768
Registro: 29/12/13

Postado em: 01/05/18 12:30

Exatamente isso. Ele só pode ser alvejado por Cast Out se já entrou em campo (i.e., já é uma criatura) e, se ele já está em campo, sua habilidade já desencadeou.