Brago + Oblivion Ring / Fiend Hunter / Parallax Wave |
lsgoncalves93
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Postado em: 10/05/18 23:55 |
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Olá!
Já vi algumas referências e links que falam sobre a interação de Brago, King Eternal + cartas como Oblivion Ring / Fiend Hunter, mas tenho dificuldades em entender o conceito que faz com que as cartas exiladas com esses cards fiquem no exílio permanentemente. Vou exemplificar pra tentar explicar minha dificuldade:
1. Desço Oblivion Ring e dou alvo em uma carta qualquer do oponente (Vamos supor que seja em um Sol Ring, por exemplo).
2. Causo dano de combate com o Brago e blinko Oblivion Ring. Aqui, O-ring sai e volta do campo e coloca as habilidades de entrada e saída de campo na pilha.
3. Coloco a segunda habilidade de O-ring na pilha e a primeira habilidade por cima da pilha (ou seja, resolve primeiro a habilidade que exila a permanente e depois a que devolve a permanente para o campo).
4. Resolve a primeira habilidade na pilha, e exilo uma outra permanente (Mulldrifter, por exemplo).
5. (Aqui que começo a me enrolar) O mulldrifter é exilado e a segunda habilidade na pilha (a de retorno da primeira permanente exilada) resolve. Nesse ponto, vejo alguns sites que dizem que a habilidade de retorno desencadeia mas não devolve a carta exilada primeiro (No exemplo, Sol Ring), mas não consigo entender o motivo. Alguém me ajuda a entender?
OBS: sei que a explicação acima valerá também para o Fiend Hunter. Ela vale também para Parallax Wave (exilando criaturas retirando contadores dela, blinkando com o Brago e fazendo com que as criaturas exiladas não retornem - e "resetando" os contadores de Parallax Wave para cinco quando ela volta para o campo)?
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JFFank
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Postado em: 11/05/18 00:33 |
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Com Brago, exatamente, não funciona. O efeito que exila (ou blinka) o Oblivion Ring tem que ser "instant-speed" e ser usado quando o encantamento entrou no campo e sua primeira habilidade ainda está na pilha. Da forma como tu descreveste, o Sol Ring retornaria ao campo e o Mulldrifter seria exilado enquanto O-Ring permanecer em campo.
Agora um exemplo distinto. Para simplificar, vou alterar um pouco o caso. Eu controlo um Phantatog e conjuro um Oblivion Ring. Enquanto a primeira habilidade (a que exila, que eu vou chamar de ETB, de enters the battlefield) está na pilha, eu sacrifico meu O-Ring para o Phantatog, desencadeando sua segunda habilidade (a que devolve a permanente; LTB). Como esta (LTB) entrou na pilha depois, ela resolve primeiro, mas, nesse ponto, ainda não há nada a devolver ao campo. Depois disso, a primeira habilidade (ETB), que seguia na pilha, resolve e exila o alvo. Como o O-Ring não está mais na mesa, essa permanente nunca será devolvida ao campo de batalha.
Se esse princípio ficou entendido, vamos a mais um: uma permanente que saia do campo de batalha e retorne é considerada um novo objeto, sem nenhuma relação com o anterior. Vamos juntar esses dois conceitos, então. Suponha que meu oponente controle duas criaturas: um Squire e um Vizzedrix. Eu controlo cinco planícies e tenho um Oblivion Ring e um Flicker na mão. Conjuro O-Ring (que eu vou chamar de "OR1") e coloco sua primeira habilidade na pilha ("ETB-OR1"), alvejando Squire, retenho a prioridade e conjuro Flicker alvejando o OR1. A pilha fica assim:
1 - ETB-OR1 (alvo: Squire);
2 - Flicker (alvo: OR1).
Quando Flicker resolve, a segunda habilidade do OR1 ("LTB-OR1") desencadeia e, ao mesmo tempo, a primeira habilidade do novo (porque, ainda que o card seja o mesmo, eu o considero uma nova permanente) O-Ring desencadeia ("ETB-OR2"), com que eu pretendo alvejar o Vizzedrix. Como ambas já haviam desencadeado no próximo momento em que eu recebo a prioridade, posso colocá-las na pilha na ordem que me aprouver. Ao final, a pilha fica assim:
1 - ETB-OR1 (alvo: Squire);
2 - ETB-OR2 (alvo: Vizzedrix);
3 - LTB-OR1
Quando a segunda habilidade do OR1 (item 3 da pilha) resolve, não existe nada exilado para devolver. Logo, nada é devolvido ao jogo. Então resolve a primeira habilidade do OR2 (item 2 da pilha) que exila Vizzedrix. Por fim, resolve o item 1 da pilha e exila o Squire. A parte importante é essa: o OR1, que exilou o Squire, não existe mais; ele não é a mesma permanente que o OR2, de modo que esse Squire simplesmente nunca voltará do exílio. Se o OR2 for destruído, só o Vizzedrix retorna.
Entendido isso, deve ficar claro por que a interação não funciona com Brago: como a habilidade dele só desencadeia na etapa do dano de combate, o O-Ring e suas habilidades necessariamente já terão resolvido, de modo que, quando OR1 for blinkado, o card que ele exilou retorna ao jogo (claro, a primeira habilidade do OR2 ainda vai desencadear e exilar alguma outra coisa enquanto OR2 permanecer em jogo).
EDIT: agora me recordo que existe como combar Brago com O-Ring, mas é necessário ter um Strionic Resonator em campo para copiar a habilidade do Brago, exilando Strionic Resonator e O-Ring e, depois que eles retornam ao campo, copiar de novo a habilidade original do Brago. Também existem interações com Leonin Relic Warder e card similares...
Peço desculpas se o texto ficou muito enrolado, mas essa interação é chata mesmo...
Editada em: 13-05-18 04:54:22 por JFFank.
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lsgoncalves93
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Postado em: 12/05/18 11:35 |
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Com Brago, exatamente, não funciona. O efeito que exila (ou blinka) o Oblivion Ring tem que ser "instant-speed" e ser usado quando o encantamento entrou no campo e sua primeira habilidade ainda está na pilha. Da forma como tu descreveste, o Sol Ring retornaria ao campo e o Mulldrifter seria exilado enquanto O-Ring permanecer em campo.
Agora um exemplo distinto. Para simplificar, vou alterar um pouco o caso. Eu controlo um Phantatog e conjuro um Oblivion Ring. Enquanto a primeira habilidade (a que exila, que eu vou chamar de ETB, de enters the battlefield) está na pilha, eu sacrifico meu O-Ring para o Phantatog, desencadeando sua segunda habilidade (a que devolve a permanente; LTB). Como esta (LTB) entrou na pilha depois, ela resolve primeiro, mas, nesse ponto, ainda não há nada a devolver ao campo. Depois disso, a primeira habilidade (ETB), que seguia na pilha, resolve e exila o alvo. Como o O-Ring não está mais na mesa, essa permanente nunca será devolvida ao campo de batalha.
Se esse princípio ficou entendido, vamos a mais um: uma permanente que saia do campo de batalha e retorne é considerada um novo objeto, sem nenhuma relação com o anterior. Vamos juntar esses dois conceitos, então. Suponha que meu oponente controle duas criaturas: um Squire e um Vizzedrix. Eu controlo cinco planícies e tenho um Oblivion Ring e um Flicker na mão. Conjuro O-Ring (que eu vou chamar de "OR1") e coloco sua primeira habilidade na pilha ("ETB-OR1"), alvejando Squire, retenho a prioridade e conjuro Flicker alvejando o OR1. A pilha fica assim:
1 - ETB-OR1 (alvo: Squire);
2 - Flicker (alvo: OR1).
Quando Flicker resolve, a segunda habilidade do OR1 ("LTB-OR1") desencadeia e, ao mesmo tempo, a primeira habilidade do novo (porque, ainda que o card seja o mesmo, eu o considero uma nova permanente) O-Ring desencadeia ("ETB-OR2"), com que eu pretendo alvejar o Vizzedrix. Como ambas já haviam desencadeado no próximo momento em que eu recebo a prioridade, posso colocá-las na pilha na ordem que me aprouver. Ao final, a pilha fica assim:
1 - ETB-OR1 (alvo: Squire);
2 - ETB-OR2 (alvo: Vizzedrix);
3 - LTB-OR1
Quando a segunda habilidade do OR1 (item 3 da pilha) resolve, não existe nada exilado para devolver. Logo, nada é devolvido ao jogo. Então resolve a primeira habilidade do OR2 (item 2 da pilha) que exila Vizzedrix. Por fim, resolve o item 1 da pilha e exila o Squire. A parte importante é essa: o OR1, que exilou o Squire, não existe mais; ele não é a mesma permanente que o OR2, de modo que esse Squire simplesmente nunca voltará do exílio. Se o OR2 for destruído, só o Vizzedrix retorna.
Entendido isso, deve ficar claro por que a interação não funciona com Brago: como a habilidade dele só desencadeia na etapa do dano de combate, o O-Ring e suas habilidades necessariamente já terão resolvido, de modo que, quando OR1 for blinkado, o card que ele exilou retorna ao jogo (claro, a primeira habilidade do OR2 ainda vai desencadear e exilar alguma outra coisa enquanto OR2 permanecer em jogo).
EDIT: agora me recordo que existe como combar Brago com O-Ring, mas é necessário ter um Strionic Resonator em campo para copiar a habilidade do Brago, exilando Strionic Resonator e O-Ring e, depois que eles retornam ao campo, copiar de novo a habilidade original do Brago. Também existem interações com Leonin Relic Warder e card similares...
Peço desculpas se o texto ficou muito enrolado, mas essa interação é chata mesmo...
Editada em: 11-05-18 00:43:50 por JFFank. |
Realmente, essa interação é bem complexa, mas sua didática foi boa e consegui entender. Valeu!
Em tempo: no caso de Parallax Wave, eu consigo exilar "para sempre" retirando contadores p/ exilar duas criaturas em resposta ao efeito desencadeado do Brago. Ficaria assim:
1 - Contador 1 (alvo: Squire);
2 - Contador 2 (alvo: Vizzedrix);
3 - LTB-Parallax1
4 - Parallax2 entra no campo de batalha
Como não havia nenhuma criatura exilada quando o LTB resolve, nada volta ao campo. Parallax Wave entra em campo como uma nova permanente, e me deixa "repetir" o combo acima na próxima fase de combate (ou exilar todas as criaturas em campo, se tiver Strionic Ressonator em campo c/ um Sol Ring, por exemplo). É isso mesmo?
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lsgoncalves93
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Postado em: 12/05/18 12:50 |
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Aproveitando o tópico (já que a dúvida abaixo tem relação com o Brago):
Se eu conjurar um Stonehorn Dignitary (com o Brago já em campo) mirando no oponente X para que ele pule a próxima fase de combate e, após atacar com o Brago, blinkar o Stonehorn e mirar a habilidade dele no oponente Y, o oponente X continuará tendo que pular sua fase de combate, ou o fato do Stonehorn ter saído de campo pela habilidade do Brago faz com que o primeiro alvo do Stonehorn seja "desconsiderado"?
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JFFank
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Postado em: 13/05/18 05:03 |
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Com Brago, exatamente, não funciona. O efeito que exila (ou blinka) o Oblivion Ring tem que ser "instant-speed" e ser usado quando o encantamento entrou no campo e sua primeira habilidade ainda está na pilha. Da forma como tu descreveste, o Sol Ring retornaria ao campo e o Mulldrifter seria exilado enquanto O-Ring permanecer em campo.
Agora um exemplo distinto. Para simplificar, vou alterar um pouco o caso. Eu controlo um Phantatog e conjuro um Oblivion Ring. Enquanto a primeira habilidade (a que exila, que eu vou chamar de ETB, de enters the battlefield) está na pilha, eu sacrifico meu O-Ring para o Phantatog, desencadeando sua segunda habilidade (a que devolve a permanente; LTB). Como esta (LTB) entrou na pilha depois, ela resolve primeiro, mas, nesse ponto, ainda não há nada a devolver ao campo. Depois disso, a primeira habilidade (ETB), que seguia na pilha, resolve e exila o alvo. Como o O-Ring não está mais na mesa, essa permanente nunca será devolvida ao campo de batalha.
Se esse princípio ficou entendido, vamos a mais um: uma permanente que saia do campo de batalha e retorne é considerada um novo objeto, sem nenhuma relação com o anterior. Vamos juntar esses dois conceitos, então. Suponha que meu oponente controle duas criaturas: um Squire e um Vizzedrix. Eu controlo cinco planícies e tenho um Oblivion Ring e um Flicker na mão. Conjuro O-Ring (que eu vou chamar de "OR1") e coloco sua primeira habilidade na pilha ("ETB-OR1"), alvejando Squire, retenho a prioridade e conjuro Flicker alvejando o OR1. A pilha fica assim:
1 - ETB-OR1 (alvo: Squire);
2 - Flicker (alvo: OR1).
Quando Flicker resolve, a segunda habilidade do OR1 ("LTB-OR1") desencadeia e, ao mesmo tempo, a primeira habilidade do novo (porque, ainda que o card seja o mesmo, eu o considero uma nova permanente) O-Ring desencadeia ("ETB-OR2"), com que eu pretendo alvejar o Vizzedrix. Como ambas já haviam desencadeado no próximo momento em que eu recebo a prioridade, posso colocá-las na pilha na ordem que me aprouver. Ao final, a pilha fica assim:
1 - ETB-OR1 (alvo: Squire);
2 - ETB-OR2 (alvo: Vizzedrix);
3 - LTB-OR1
Quando a segunda habilidade do OR1 (item 3 da pilha) resolve, não existe nada exilado para devolver. Logo, nada é devolvido ao jogo. Então resolve a primeira habilidade do OR2 (item 2 da pilha) que exila Vizzedrix. Por fim, resolve o item 1 da pilha e exila o Squire. A parte importante é essa: o OR1, que exilou o Squire, não existe mais; ele não é a mesma permanente que o OR2, de modo que esse Squire simplesmente nunca voltará do exílio. Se o OR2 for destruído, só o Vizzedrix retorna.
Entendido isso, deve ficar claro por que a interação não funciona com Brago: como a habilidade dele só desencadeia na etapa do dano de combate, o O-Ring e suas habilidades necessariamente já terão resolvido, de modo que, quando OR1 for blinkado, o card que ele exilou retorna ao jogo (claro, a primeira habilidade do OR2 ainda vai desencadear e exilar alguma outra coisa enquanto OR2 permanecer em jogo).
EDIT: agora me recordo que existe como combar Brago com O-Ring, mas é necessário ter um Strionic Resonator em campo para copiar a habilidade do Brago, exilando Strionic Resonator e O-Ring e, depois que eles retornam ao campo, copiar de novo a habilidade original do Brago. Também existem interações com Leonin Relic Warder e card similares...
Peço desculpas se o texto ficou muito enrolado, mas essa interação é chata mesmo...
Editada em: 11-05-18 00:43:50 por JFFank. |
Realmente, essa interação é bem complexa, mas sua didática foi boa e consegui entender. Valeu!
Em tempo: no caso de Parallax Wave, eu consigo exilar "para sempre" retirando contadores p/ exilar duas criaturas em resposta ao efeito desencadeado do Brago. Ficaria assim:
1 - Contador 1 (alvo: Squire);
2 - Contador 2 (alvo: Vizzedrix);
3 - LTB-Parallax1
4 - Parallax2 entra no campo de batalha
Como não havia nenhuma criatura exilada quando o LTB resolve, nada volta ao campo. Parallax Wave entra em campo como uma nova permanente, e me deixa "repetir" o combo acima na próxima fase de combate (ou exilar todas as criaturas em campo, se tiver Strionic Ressonator em campo c/ um Sol Ring, por exemplo). É isso mesmo? |
Parallax Wave e Brago não funcionam pelo mesmo motivo. No teu exemplo, esqueceste de considerar que a habilidade do Brago também usa a pilha; qualquer coisa que seja colocada por cima dela vai resolver primeiro. Se eu tiver uma Parallax Wave com 2 marcadores e, depois de colocar a habilidade do Brago na pilha, remover os marcadores, ficaria assim:
1 - Habilidade do Brago (alvejando Parallax Wave);
2 - Habilidade ativada de Parallax Wave nº 1;
3 - Habilidade ativada de Parallax Wave nº 2;
Os itens "3" e "2" necessariamente resolvem antes de a habilidade do Brago resolver, de modo que, quando a LTB de Parallax Wave entrar na pilha, os alvos já estarão exilados. Vai funcionar tal qual no caso do O-Ring. Note que não é possível fazer nada entre o início e o final da resolução da habilidade do Brago (ninguém recebe a prioridade durante a resolução de mágicas ou habilidades), e não existe um meio de colocar a habilidade de Brago na pilha por cima das habilidades da Parallax Wave. Tal como O-Ring, seria necessário um efeito "instant speed" que removesse Wave do campo.
Aproveitando o tópico (já que a dúvida abaixo tem relação com o Brago):
Se eu conjurar um Stonehorn Dignitary (com o Brago já em campo) mirando no oponente X para que ele pule a próxima fase de combate e, após atacar com o Brago, blinkar o Stonehorn e mirar a habilidade dele no oponente Y, o oponente X continuará tendo que pular sua fase de combate, ou o fato do Stonehorn ter saído de campo pela habilidade do Brago faz com que o primeiro alvo do Stonehorn seja "desconsiderado"? |
Uma vez colocada a habilidade na pilha (ou resolvida), remover a sua fonte do campo não a anula, como regra. Ambas produzirão efeito normalmente, nesse caso.
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