[Ajuda/Iniciante] Mono U Delver |
cr
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Postado em: 14/05/18 21:24 |
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Olá a todos, eu sou um jogador novato de Magic e estou muito interessado em jogar o formato pauper a nível competitivo, assim que surgiu a oportunidade de comprar um deck eu aproveitei, um Mono U Delver, desde então eu estava focado em uma lista específica, uma do site mtggoldfish mas alguns jogadores ao verem a lista disseram que não era boa pois estava muito "controle" e logo isso não é muito recomendado, que seria até melhor colocar uns "lasca-ossos" (Bonesplitter), já que o deck possui muitas criaturas com "voar" e isso deixaria o deck mais "agressivo" um pouco. Então senhores aqui venho lhe pedindo humildemente que por favor me ajudem com possíveis alterações e sugestões (para main deck e sideboard), irei colocar a baixo o que eu já tenho no deck.
(OBS.: Não comprei os "Gush" pois não acredito que a questão custo/benefício compensa muito, o fato de ter que voltar duas ilhas para a mão, me disseram que o Augur of Bolas pode "prejudicar" o deck, disseram também que não vale a pena ter 4 Preordain, uma vez que tenho sets (com 4 cartas) de Brainstorm e Ponder)
(OBS.: Se julgarem necessárias as informações sobre o metagame da onde pretendo jogar, lá têm-se os decks como: UR Delver, Mono Black Control, BW Aristocrats, Affinity , Goblins Storm, Fractius, etc.)
Terrenos
18 ilhas (me disseram que o deck já roda com 16)
Criaturas
4 Delver Of Secrets
4 Faerie Miscreant
4 Spellstutter Sprite
4 Ninja of the Deep Hours
4 Spire Golem
3 Geist da Tempestade
Mágicas/ Instantâneas
4 Daze
4 Brainstorm
4 Contramágica
4 Snap
4 Ponder
4 Vapor Snag
2 Echoing Truth
2 Remover a Alma
2 Negate
2 Delir
2 Curfew
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Victor_
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Postado em: 14/05/18 23:20 |
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Primeiro, parabéns por sua decisão de começar no Magic! É sempre bom ter novos jogadores.
O Mono U Delver é um deck bastante complexo, não costuma ser a escolha de iniciantes. Mas, já que você já investiu no deck, vamos analisar alguns pontos:
- Em termos arquitípicos, o deck costuma ser classificado como "Tempo" e, às vezes, como "Control". "Tempo" significa poder atrasar o jogo do seu oponente ao passo que você desenvolve seu lado da mesa. É diferente do "Control" padrão, cuja ideia é segurar o jogo ao máximo e nos turnos mais avançados descer uma bomba e matar o oponente. A criatura que melhor representa o arquétipo do seu deck é a Spellstutter Sprite.
- Falando em complexidade, Gush é uma carta tão complexa que já escreveram um livro sobre ela. Gush funciona bem com Brainstorm, pois você pode colocar as duas Ilhas que você voltou para a mão no topo do deck, o que te faz comprar cinco cartas novas usando essa combinação. Decks que usam efeitos de embaralhar (como em terrenos que te fazem buscar no deck) se beneficiam ainda mais disso.
- O deck costuma rodar 8 cartas (dois playsets) de cantrips de 1 mana. Brainstorm geralmente é preterido pela falta de efeitos de embaralhar, mas ele possui uma vantagem: por ser uma mágica instantânea, você pode responder a habilidade do Delver enquanto ela estiver na pilha e controlar a transformação. Isso no início do turno 2, algo que Ponder e Preordain não podem fazer.
- O ninja é uma carta muito importante, pois a desvantagem do custo alternativo (voltar uma criatura para a mão) pode virar uma vantagem, já que as duas fadas tem efeitos quando entram no campo de batalha. Também é uma forma de resetar o Geist da Tempestade (carta fundamental contra Mono Black Control).
- Um recurso que pode ser usado em casos de desespero é usar Snap na sua SSS para anular alguma mágica que vá te matar.
- Considere usar Hydroblast no sideboard, Electrickery é uma boa carta contra o seu deck.
- Daze e Gush são um non-bo com Spire Golem.
- Idealmente, Daze vai pro sideboard quando o primeiro turno é do oponente.
Agora uma visão mais pessoal que eu espero que não te deixe assustado: como o Mono U Delver é muito dominante, e o Pauper está se "oficializando", é possível (leia-se: eu acho) que algo desse deck seja banido em breve. Eu já ficaria de olho em outros decks interessantes.
Editada em: 14-05-18 23:26:25 por Victor_.
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cr
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Postado em: 20/05/18 23:24 |
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Primeiro, parabéns por sua decisão de começar no Magic! É sempre bom ter novos jogadores.
O Mono U Delver é um deck bastante complexo, não costuma ser a escolha de iniciantes. Mas, já que você já investiu no deck, vamos analisar alguns pontos:
- Em termos arquitípicos, o deck costuma ser classificado como "Tempo" e, às vezes, como "Control". "Tempo" significa poder atrasar o jogo do seu oponente ao passo que você desenvolve seu lado da mesa. É diferente do "Control" padrão, cuja ideia é segurar o jogo ao máximo e nos turnos mais avançados descer uma bomba e matar o oponente. A criatura que melhor representa o arquétipo do seu deck é a Spellstutter Sprite.
- Falando em complexidade, Gush é uma carta tão complexa que já escreveram um livro sobre ela. Gush funciona bem com Brainstorm, pois você pode colocar as duas Ilhas que você voltou para a mão no topo do deck, o que te faz comprar cinco cartas novas usando essa combinação. Decks que usam efeitos de embaralhar (como em terrenos que te fazem buscar no deck) se beneficiam ainda mais disso.
- O deck costuma rodar 8 cartas (dois playsets) de cantrips de 1 mana. Brainstorm geralmente é preterido pela falta de efeitos de embaralhar, mas ele possui uma vantagem: por ser uma mágica instantânea, você pode responder a habilidade do Delver enquanto ela estiver na pilha e controlar a transformação. Isso no início do turno 2, algo que Ponder e Preordain não podem fazer.
- O ninja é uma carta muito importante, pois a desvantagem do custo alternativo (voltar uma criatura para a mão) pode virar uma vantagem, já que as duas fadas tem efeitos quando entram no campo de batalha. Também é uma forma de resetar o Geist da Tempestade (carta fundamental contra Mono Black Control).
- Um recurso que pode ser usado em casos de desespero é usar Snap na sua SSS para anular alguma mágica que vá te matar.
- Considere usar Hydroblast no sideboard, Electrickery é uma boa carta contra o seu deck.
- Daze e Gush são um non-bo com Spire Golem.
- Idealmente, Daze vai pro sideboard quando o primeiro turno é do oponente.
Agora uma visão mais pessoal que eu espero que não te deixe assustado: como o Mono U Delver é muito dominante, e o Pauper está se "oficializando", é possível (leia-se: eu acho) que algo desse deck seja banido em breve. Eu já ficaria de olho em outros decks interessantes.
Editada em: 14-05-18 23:26:25 por Victor_. |
Muito obrigado amigo!
As suas informações são muito importantes para mim, muito claro e objetivo, te agradeço mesmo.
Entendi quase todos os pontos, apenas um termo que eu não compreendi que é o "non-bo". Já fui informado de um deck melhor que seria o UR Delver, vou ficar de olho nesse quem sabe logo, logo não peço ajuda nesse também. Hahaha
Se o sr tiver sugestões para me dar, estamos aí, muito obrigado mesmo. Sucesso na sua jornada planinauta, um abraço!
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Victor_
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Postado em: 21/05/18 15:11 |
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Non-(com)bo é exatamente o oposto do combo, uma combinação de cartas que dá errado!
Sobre o UR Delver: é quase o mesmo deck, mas acrescenta vermelho para ter acesso a Skred e outros burns como o Raio. O único inconveniente é que ele usa Snow Lands em vez de terrenos convencionais. Quanto o metagame está mais agressivo, o UR costuma ser melhor. Quando está mais lento, o Mono Blue é melhor.
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cr
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Postado em: 29/05/18 14:34 |
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Non-(com)bo é exatamente o oposto do combo, uma combinação de cartas que dá errado!
Sobre o UR Delver: é quase o mesmo deck, mas acrescenta vermelho para ter acesso a Skred e outros burns como o Raio. O único inconveniente é que ele usa Snow Lands em vez de terrenos convencionais. Quanto o metagame está mais agressivo, o UR costuma ser melhor. Quando está mais lento, o Mono Blue é melhor. |
Pode crer amigo. Entendi, pois é cara já vi isso também. Achei uma lista bem interessante a maior dificuldade vão ser esses terrenos mas nada impossível, muito obrigado mesmo pelas suas informações, qualquer coisa estamos aí. Falou.
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cr
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Postado em: 20/06/18 16:52 |
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Non-(com)bo é exatamente o oposto do combo, uma combinação de cartas que dá errado!
Sobre o UR Delver: é quase o mesmo deck, mas acrescenta vermelho para ter acesso a Skred e outros burns como o Raio. O único inconveniente é que ele usa Snow Lands em vez de terrenos convencionais. Quanto o metagame está mais agressivo, o UR costuma ser melhor. Quando está mais lento, o Mono Blue é melhor. |
Fala amigo, ignore o quote, foi só para lhe marcar mesmo, finalmente decidi, escolhi uma lista do mtggoldfish amigo, e em breve estarei jogando com o deck, lhe falo aqui os resultados, curti muito a lista, principalmente por cartas como Mutagenic Growth, Augur of Bolas de main, Hydroblast, Gus Shot de sideboard, Piracy Charm, vou disponibilizar aqui e se tiver alguma sugestão ou opinião peço que por favor, não deixe de comentar (O UR Thermo- Delver é o futuro projeto. Hehehe)
https://www.mtggoldfish.com/archetype/pauper-mono-blue-delver#paper
2 Augur of Bolas
4 Counterspell
3 Daze
4 Delver of Secrets
4 Faerie Miscreant
2 Gush
18 Island
3 Mutagenic Growth
4 Ninja of the Deep Hours
4 Ponder
4 Preordain
4 Snap
4 Spellstutter Sprite
3 Annul
2 Dispel
3 Gut Shot
3 Hydroblast
2 Piracy Charm
2 Spire Golem
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