Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Ordem na pilha
 Ordem na pilha
LoGoS22

Esquilo
0 Referências
Posts: 35
Registro: 25/10/17

Postado em: 16/05/18 17:13
Boa tarde glr, uma dúvida

Queria saber se a interação entre essas duas cartas é possível: atirador impiedoso e a pilhagem do pirata.

A jogada era a seguinte: todas as manas viradas, no momento de conjurar a pilhagem, como custo adicional tem que descartar uma carta, e com isso o efeito do atirador vai para a pilha junto com o feitiço... É possível fazer com que o feitiço resolva primeiro, e sacrificar um dos tesouros gerados pelo feitiço pra pagar o custo da habilidade desencadeada do atirador?

 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 16/05/18 17:28
não funciona pois como tu mesmo disse descartar os cards é um custo. O que acontece nessa jogada é o seguinte:

tu paga os custos da pilhagem de pirata para coloca-lá na pilha(isso inclui descartar um card), a habilidade do atirador desencadeia nesse momento a pilhagem de pirata está na pilha e a pilha é a seguinte:

pilhagem de pirata

nesse momento as ações baseadas em estado são checadas, o jogo percebe que a habilidade do atirador desencadeou então tu precisa por ela na pilha(pra isso tu precisa designar um alvo). Após a habilidade do atirador ser posta na pilha a pilha é a seguinte:

trigger do atirador
pilhagem do pirata

agora se os dois jogadores passarem a prioridade em sequencia o item do topo da pilha resolverá(a habilidade desencadeada do atirador) e a pilha ficará a seguinte:

pilhagem do pirata

agora novamente se os dois jogadores passarem a prioridade em sequencia o item do topo da pilha resolverá e a pilha estará vazia.
 
LoGoS22

Esquilo
0 Referências
Posts: 35
Registro: 25/10/17

Postado em: 16/05/18 19:26
Mas ai no caso como as duas habilidades são minhas eu não posso escolher a ordem que elas vão resolver?
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11240
Registro: 09/12/16

Postado em: 16/05/18 19:41

Não. Isso só acontece quando as duas vão pra pilha ao mesmo tempo. Por exemplo, se você tivesse duas habilidades que desencadeiam pelo descarte, aí sim você decidiria a ordem deles na pilha.

Habilidades desencadeadas "disparam" quando um certo evento acontece (no caso, você descartar um card), mas só vão para a pilha na próxima vez em que um jogador fosse ganhar prioridade após o evento acontecer.

Então necessariamente Pilhagem do Pirata vai para a pilha primeiro, conforme você o conjura (o que inclui pagar o custo adicional de descartar). Qualquer habilidade que desencadear por causa da conjuração desta mágica (incluindo uma que dispare pelo custo ser pago) necessariamente só terá a chance de ir para a pilha quando a mágica já está lá, ficando portanto acima desta mágica na pilha e por isso resolvendo primeiro.

 
LoGoS22

Esquilo
0 Referências
Posts: 35
Registro: 25/10/17

Postado em: 16/05/18 19:43
show, brigadão gnt
 
vloxflox

Esquilo
0 Referências
Posts: 21
Registro: 06/10/17

Postado em: 17/05/18 01:27
Mas o cara descartou antes do spell ser castado, portanto o trigger do atirador entra primeiro na pilha, e deveria ser resolvido por último. Descarta-trigger pra pilha, Spell entra na pilha depois. Spell resolve primeiro, porque entrou depois, aí vc usa os tesouros pra pagar pelos custos. (Na teoria).

O negócio é q os triggers do atirador perguntam "vai pagar?" aí vc foge e só responde quando tem a mana pra pagar, e eu sei que dá pra fazer isso por exemplo com o pacto de negação (usar um dark ritual pra pagar a mana do trigger por exemplo, a única restrição é q ela seja paga antes da mudança de fase).

O custo é pago antes do cast entrar na pilha
(aqui a ordem http://www.gatheringmagic.com/do-you-really-know-how-to-cast-spells/ ) o q manda os triggers pra pilha primeiro, resolvendo quando vc já tem mana pra pagar.

É uma interação bem exótica, mas eu acho que dá. Você não escolhe a ordem, certeza, pq um ocorre antes do outro, mas ordem é favorável a vc (caso o jogo permita a pendência q eu falei).
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11240
Registro: 09/12/16

Postado em: 17/05/18 04:39
Você está errado, Voxflox. Completamente errado.

Vamos primeiro ver quais são os passos para conjurar uma mágica, de acordo com o artigo que você mesmo linkou. Vou listar apenas os dois mais importantes aqui:

Step 1 – Announce and Place the Spell onto the Stack

(...)

Step 7 – Pay all Costs

Então, a primeira coisa que se faz é colocar a mágica na pilha, enquanto que pagar o custo, inclusive custos adicionais como descartar (leia também o Step 5 para ver que custos adicionais estão inclusos aqui) é a última coisa feita. Portanto, como eu já falei antes, a mágica Pilhagem do Pirata já está na pilha antes da habilidade do Atirador Impiedoso poder desencadear.


Além disso, o que você falou de "fugir" do pagamento também não é possível. O que acontece é que habilidade desencadeada usa a pilha, então você pode fazer alguma coisa que gere mana em resposta a essa habilidade, como jogar Dark Ritual enquanto a habilidade do Pacto de Negação está na pilha. Não dá pra deixar a habilidade resolver mas "pendurar" o pagamento até depois, mesmo sendo na mesma etapa.
 
JFFank

Esquilo
0 Referências
Posts: 4770
Registro: 29/12/13

Postado em: 17/05/18 13:08

A mágica entra na pilha primeiro, porque ela é colocada lá antes de seus custos serem pagos.

Os pagamentos que integram os efeitos de habilidades desencadeadas são feitos durante a resolução delas, e apenas nesse momento.

A jogada descrita não é válida, e acredito que tu não tenhas entendido direito o que está sendo feito no caso do Pact of Negation (já que é possível conjurar rituais e usar essa mana para pagar o pacto, mas isso não tem nada a ver com "fugir" do pagamento, mas com a retenção de prioridade depois de colocar objetos na pilha).

 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 17/05/18 17:52
eu só queria clarificar uma coisa, nessa parte: "Mas o cara descartou antes do spell ser castado, portanto o trigger do atirador entra primeiro na pilha, e deveria ser resolvido por último. Descarta-trigger pra pilha, Spell entra na pilha depois."

Isso também está errado, uma habilidade pode desencadear durante a conjuração de uma mágica ou a ativação de uma habilidade sem dúvidas, no entanto ela só será colocada na pilha na próxima vez que as ações baseadas em estado forem ser checadas. E esse momento é o momento em que algum jogador ganharia a prioridade, ou seja, após a mágica terminar de ser conjurada ou a habilidade terminar de ser ativada(além de ela já estar na pilha desde o inicio do processo de conjuração). Segue a regra referente:

704.3. Whenever a player would get priority (see rule 116, "Timing and Priority"), the game checks for any of the listed conditions for state-based actions, then performs all applicable state-based actions simultaneously as a single event. If any state-based actions are performed as a result of a check, the check is repeated; otherwise all triggered abilities that are waiting to be put on the stack are put on the stack, then the check is repeated. Once no more state-based actions have been performed as the result of a check and no triggered abilities are waiting to be put on the stack, the appropriate player gets priority. This process also occurs during the cleanup step (see rule 514), except that if no state-based actions are performed as the result of the step’s first check and no triggered abilities are waiting to be put on the stack, then no player gets priority and the step ends.