dúvida sobre Viscera Seer + Zubera + Resistência Sobrenatural
 dúvida sobre Viscera Seer + Zubera + Resistência Sobrenatural
raphael_partelle

Espectro
71 Referências (100.00% positivas)
Posts: 206
Registro: 06/06/12

Postado em: 14/06/18 15:03
Tenho jogado de Zuberas 4colors no Pauper, e em um torneio pequeno aqui na cidade, que acabou por não ter um juiz externo, houve uma situação que gerou uma discussão entre eu e meu oponente, na qual ele não queria aceitar a jogada. A jogada foi o seguinte:

Eu tinha na mesa 1x Viscera Seer e 1x Floating-Dream Zubera. Na minha fase principal, eu conjurei 1x Resistencia Sobrenatural dando alvo no Zubera. Feito isso, eu ativei a habilidade do Viscera Seer para dar o Scry, sacrificando o Zubera. Então eu disse: "três habilidades estão indo para a pilha, prioridade sua, vai responder?", ele disse "estou com tudo tapado e não vou responder". Feito isso, organizei a pilha da seguinte forma:
1° Habilidade de comprar do zubera;
2° Scry;
3° Habilidade de voltar o bicho do cemitério do resistência sobrenatural

Dessa forma, a ordem da pilha começaria pela habilidade de voltar o bicho, e assim foi feito. quando o bicho voltou, eu disse "estou sacrificando esse novo bicho para dar scry, duas novas habilidades estão indo para a pilha". E aí a pilha foi arrumada dessa forma:

1° habilidade de draw (da primeira vez)
2° scry (da primeira vez)
3° habilidade de draw (da segunda vez)
4° scry (da segunda vez)

Nesse momento, eu disse "bom estou dando scry, e comprarei duas cartas, depois darei scry de novo, para comprar mais duas cartas."
Ele não quis aceitar isso, e eu tentei explicar que quando as habilidades do zubera checam quantos bichos morreram, há a contagem de dois no total, que a pilha foi organizada para isso acontecer. Ficamos discutindo onde eu tentava explicar isso, que já havia visto isso no MOL, em gameplays, e ele disse que ia seguir a partida e aceitar a jogada mas que não concordava com isso, pois "não era obrigado a aceitar algo só porque eu estava dizendo", ele queria o respaldo de um juiz sobre a jogada, o que não seria possível naquele momento.

Seria possível alguém confirmar a veracidade da jogada? Ou esclarecer se fiz algo de errado, ou ainda que tenha deixado de fazer? Pois assim eu seguiria tranquilo tendo certeza que estou no caminho certo do aprendizado com os Zuberas, e ele teria certeza de que eu não quis levar nenhuma vantagem ou trapacear dele (pois o clima ficou meio com essa sensação, ao menos para mim, depois ele até pediu desculpas pelo tom de voz, mas enfim).
 
MrStarkos

Esquilo
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 15
Registro: 05/09/16

Postado em: 14/06/18 18:01
Perfeito.
O único erro que eu apontaria é: você primeiro organiza as suas habilidades desencadeadas similtaneamente na pilha e, feito isso, passa a prioridade ao seu oponente.
Quanto à dúvida do seu oponente, o texto do Zubera é, pra mim, muito claro:
"When Floating-Dream Zubera dies, draw a card for each Zubera that died this turn."
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 7746
Registro: 09/12/16

Postado em: 14/06/18 19:05
Um erro bem no início: as três habilidades não vão pra pilha ao mesmo tempo. A habilidade de Scry vai para a pilha antes do seu custo ser pago. Você pode organizar a habilidade de compra e de retorno como quiser, mas a (primeira) de Scry entrou antes das duas necessariamente, e então resolve por último. E também no segundo sacrifício, o draw entra na pilha depois do Scry.

Então você irá comprar 2, dar scry 1, comprar 2, e finalizar com scry 1.

Mas no ponto principal você está certo. A habilidade de compra conta o número de Zuberas que morreram no momento em que aquela habilidade resolve, não quando entra na pilha.
 
MrStarkos

Esquilo
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 15
Registro: 05/09/16

Postado em: 14/06/18 21:22

Essa me escapou, bem apontado.