Responder minhas próprias habilidades
 Responder minhas próprias habilidades
Jillo

Esquilo
0 Referências
Posts: 3
Registro: 26/12/14
Santa Maria - RS

Postado em: 24/07/18 16:53
Se eu tenho 10 criaturas em campo entre elas um Vampiro do Sangue Real e 2 Degolador de Zulaport, na fase de combate eu declaro ataque com o Vampiro e o adversário não declara bloqueadores. No final da etapa de bloqueio eu ativo a habilidade do vampiro do sangue real e sacrifico uma criatura pra dar +2/+2 para ele, o efeito entra na pilha, o adversário não faz nada em resposta. Eu posso responder ativando a habilidade mais vezes ou eu preciso esperar a habilidade resolver pra poder ativar a habilidade novamente?

Minha intenção é sacrificar todas as criaturas mandando os 2 Degoladores para o cemitério ao mesmo tempo para que o oponente perca 2 pontos de vida por cada 1.
 
JFFank

Esquilo
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4768
Registro: 29/12/13
Santa Maria - RS

Postado em: 24/07/18 17:03

Sim, é possível responder às tuas próprias habildiades. Toda vez que um item é adicionado à pilha, o jogador que o adicionou recebe a prioridade de volta e pode conjurar mágicas ou ativar habilidades. O único porém é que tu não podes esperar para saber se teu adversário vai fazer algo em resposta ou não. De fato, em um torneio, se tu não disseres nada quando colocares a habilidade na pilha, presume-se que tu estás passando a prioridade; para que essa presunção não se aplique, tu tens que dizer algo como "vou ativar a habilidade do Vampiro e reter a prioridade" de forma clara e imediata.

Ainda assim, a jogada não funciona beeem como tu queres porque sacrificar uma criatura é parte do CUSTO da habilidade do Vampiro, que é pago conforme ela é ativada (colocada na pilha). Necessariamente, o último Zulaport não pode ser sacrificado enquanto o penúltimo ainda está na mesa, porque, mesmo que tu possas responder à habilidade, a prioridade só é recebida depois do pagamento do custo. Existem casos excepcionais, envolvendo ativação de habilidades de mana (que não usam a pilha), em que várias permanentes podem ser sacrificadas simultaneamente, mas esse não é um deles.

Editada em: 24-07-18 17:12:53 por JFFank.