Dúvida auriok champion e skullcrack
 Dúvida auriok champion e skullcrack
Rafa12345

Esquilo
30 Referências (100.00% positivas)
Posts: 14
Registro: 08/11/17

Postado em: 16/08/18 00:14
Pessoal,

Surgiu uma dúvida no torneio modern de hoje.
O cara atacou com 1 eidolon e 1 swiftspear e o outro tinha uma auriok champion pra blocar.
Acabou blocando o eidolon e em resposta o jogador do burn deu skullcrack.

Dúvida:

1. Mesmo tendo proteção contra o vermelho, a auriok champion morre ou por ter proteção contra o vermelho nenhum dano é causado?!

 
Tostines

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 828
Registro: 20/12/06

Postado em: 16/08/18 00:27
A criatura morre.

A proteção diz que o dano é prevenido. Como Skullcrack diz "Nenhum dano pode ser prevenido neste turno.", este efeito prevalece sobre o de prevenir dano da proteção.

Aguarde a confirmação de um moderador.
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 16/08/18 09:16
Confirmando,

Quando um efeito diz que algo acontece e outro efeito diz que isso não pode acontecer, os efeitos que dizem "não pode" prevalecem.

Segue a regra:

Comprehensive Rules - 101. The Magic Golden Rules
101.2. When a rule or effect allows or directs something to happen, and another effect states that it can’t happen, the "can’t" effect takes precedence.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
flippeixoto

Esquilo
0 Referências
Posts: 17
Registro: 28/02/18

Postado em: 16/08/18 10:44
Mas, pra começo de conversa, a Auriok Champion não pode ser alvo de skullcrack, por causa da proteção. Sendo um alvo inválido, ela não morre.

"702.16b A permanent or player with protection can’t be targeted by spells with the stated quality and can’t be targeted by abilities from a source with the stated quality."

FONTE: MTG Wiki

Não sou juiz, então é bom esperar a confirmação de alguém com experiência.
 
Tostines

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 828
Registro: 20/12/06

Postado em: 16/08/18 11:08

Primeiro o Minhoco é moderador e já confirmou.

Segundo a criatura não pode ser alvo do skullcrack.
Mas se ela iria levar dano letal neste turno e o cara usa o skullcrack em outra criatura ou jogador, a criatura com proteção irá morrer.
Porque o efeito de impedir que o dano seja prevenido é global, não dá alvo.

 
lgmercadante

Esquilo
0 Referências
Posts: 4703
Registro: 22/01/12

Postado em: 16/08/18 14:12

Você estaria certo se Skullcrack desse alvo em criatura, mas não é o caso.

Players can't gain life this turn. Damage can't be prevented this turn. Skullcrack deals 3 damage to target player or planeswalker.

 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 16/08/18 16:55
Confirmando novamente.

Nesse exemplo, a criatura com proteção morrerá (mesmo que bloqueie uma criatura contra a qual tem proteção) porquem dano poderá ser prevenido.


Não dei a resposta presumindo que o alvo da mágica foi a criatura.

No meu entendimento, a pergunta é se o Auriok vai levar dano de combate do Eidolon.

A pessoa que criou o tópico não especificou, mas pelo fato da Auriok não poder ser visada pela mágica, presume-se que o alvo do skullcrack foi o oponente.

Editada em: 16-08-18 17:01:53 por Minhoco.
(Ajuste)

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules

 
Fulvio_M

Esquilo
0 Referências
Posts: 87
Registro: 27/07/16

Postado em: 16/08/18 18:06
Resumindo para ficar mais fácil:

A Auriok morre quando bloqueia o Eidolon por causa da segunda habilidade do Scrullcrak, independente de onde for dado o alvo da primeira. E como esse efeito da segunda habilidade é global, a proteção não salva ela, pois ela não vai poder prevenir o dano que leva do Eidolon por ele ser vermelho.
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 16/08/18 19:56

Isso mesmo.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules