Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
[Modern] 8 Whack e variações possíveis
  [Modern] 8 Whack e variações possíveis
Uvogline

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 100
Registro: 26/08/18

Postado em: 04/10/18 09:02
Bom dia,

Gostei muito do artigo que foi publicado no site algumas semanas atrás sobre esse deck : 8 Whack e gostaría de conversar um pouco das variações que seriam possíveis realizar nele.

Por exemplo, achei uma pena não aproveitar mais dos Emissário da Árvore Flamejante. Sei que o combo ideal dessa carta é com o Guerrilheiro Imprudente que da para jogar em sequência pelo custo de Surge, sempre fechando uma pequena "storm" de criaturas (conforme foi explicado no artigo).

Fazendo alguns testes aqui, acredito que seria possível aproveitar de mais cartas verde ou verde / vermelha, seguindo com a dinâmica agressiva do deck.

Usando algumas Stomping Ground ou Floresta Karplusana para ajudar a obter a mana verde sem atrapalhar a velocidade do deck, e cartas como Comando de Atarka ou até Orgia Destrutiva no sideboard.

O que poderia dar alguma coisa assim : Deck 8 Whack R/G

Gostaria de ver com outras pessoas se esse tipo de cartas acrescentaria alguma coisa para o deck atual, ou mudaria totalmente a dinâmica dele. Seria legal também avaliar se outras cartas se encaixariam bem com essa variação ou não.

Editada em: 05-10-18 16:49:07 por Uvogline.
 
kenedymt

Esquilo
0 Referências
Posts: 669
Registro: 18/08/15

Postado em: 05/10/18 19:24
Da uma lida nesse artigo recente que nosso amigo Matheus Akio escreveu na liga: https://www.ligamagic.com.br/?view=artigos/view&aid=2573

Acho q devemos concordar que a base de lands só de moutanhas e´ a mais limpa possível, esse deck e´ mais um combo que um aggro, acho que tudo bem um splash que adicionaria cartas fortes e daria um burst no deck, mas comando de atarka não tem força para justificar tal feito. Acho que voce perderá mais jogos por ficar com um comando preso na mão do que ganharia por conta dele.
 
Uvogline

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 100
Registro: 26/08/18

Postado em: 05/10/18 21:41
Obrigado pela resposta kenedymt :)

Tinha lido esse artigo, e li de novo agora. O que está escrito ai é muito bom, e de fato importantissimo.

Eu tinha pensando nesse aspecto antes de iniciar essa conversa. Imaginei que essas alterações não iam interferir tanto com a dinâmica do deck inicial, permitindo até mais flexibilidade para se adatar no adversário mantendo a agressividade.

De qualquer forma, concordo plenamente que jogar otimizando a cor vermelha, usando apenas montanhas, deve ser a forma mais eficiente do deck da forma que ele funciona hoje. Tentei apenas ver se essa possibilidade de aproveitar mais da cor verde faria sentido e seria viável no formato ou não, trazendo algumas opções de gameplay diferentes para a proposta inicial.

Imaginei que o fato de ter 4 Emissário da Árvore Flamejante + 4 Floresta Karplusana + 2 Especialidade de Kari Zev seria suficiente para evitar essa situação que você descreveu na maioria dos cenários.

Também seria possível jogar 4 Invocações Devastadoras no lugar dos Comando de Atarka, e nem precisaria mais dos Pain Lands no main deck. Mas a opção de usar Orgia Destrutiva me parecia legal pela flexibilidade da carta, que não se resume apenas a destruir artefatos como está hoje.

Faz sentido isso tudo ai, ou estou justamente tirando os pontos fortes do deck como está escrito no artigo que compartilhou ? :D

Editada em: 05-10-18 21:41:34 por Uvogline.
 
PollionGilo

Esquilo
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 59
Registro: 25/06/17

Postado em: 06/10/18 07:37
Jogo com o deck a um tempo, e pra ser sincero, a carta que me ajuda muito é @The Flame of Keld, uso 4 dela no deck, e vou te contar, era tudo que precisava, alem de contar com 2 ou 3 @invocações selvagens. abraço
 
Uvogline

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 100
Registro: 26/08/18

Postado em: 06/10/18 09:06
Obrigado pela participação PollionGilo :)

Então, vi algumas pessoas falar dessa carta também, e vi ela em várias listas mais orientada para Midrange.

Fiquei bastante na dúvida pois tenho a impressão que ela atrasa um pouco o deck da forma que ele funciona hoje, pelo fato que numa partida "normal" você consegue dar o lethal no terceiro ou quarto turno.

Jogando essa carta no segundo turno, o terceiro marcador só aparecerá no quinto turno. Se consideramos alem disso que você perde seu segundo turno jogando ela (pois não jogará mais nada) e o terceiro (descartando sua mão tem pouco chance de aproveitar esse turno com o máximo de eficiência), me parece que o deck perde em agressividade nos primeiros turnos com essa carta.

Se jogar com ela de outra forma (so em caso da partida demorar por exemplo) me deixe saber, as vezes não enxergo a melhor forma de usar ela.
 
Chao

Esquilo
9 Referências (100.00% positivas)
Posts: 72
Registro: 25/08/16

Postado em: 10/10/18 15:31
To testando uma lista com revolt e ghalta, basicamente temos 8 whack 8 burning manamorphose e 2 ghalta
 
Uvogline

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 100
Registro: 26/08/18

Postado em: 10/10/18 17:12
Bacana esse ajuste :)

Você consegue geralmente jogar Ghalta em qual turno ?
 
kenedymt

Esquilo
0 Referências
Posts: 669
Registro: 18/08/15

Postado em: 10/10/18 17:37
Acho legal inovações, mas Ghalta nesse deck é bem estranho, porque se o poder das criaturas que permitem entrar o Ghalta vem do Whack jogado antes dele e o impeto vem de um Whack jogado depois não faz sentido. Se você tiver como resolver 2 Whack vc ja vai ter 20 de dano, não precisa de mais 12.

Se o deck já chega facilmente a 20 de dano, colocar uma criatura que precisa de campo cheio no deck não faz sentido. Afinal se você encheu o campo já ganhou, pq é esse o plano do deck. E por que ter um 12/12 em campo se o objetivo do deck é ganhar em 1 turno como um combo ?
 
Chao

Esquilo
9 Referências (100.00% positivas)
Posts: 72
Registro: 25/08/16

Postado em: 11/10/18 14:05
Ghalta entra no side em match contra mid range, o Ghalta entra no turno 3 ~ 4. As vezes no turno 2 fazendo seu amigo desistir.
 
kenedymt

Esquilo
0 Referências
Posts: 669
Registro: 18/08/15

Postado em: 11/10/18 14:43
Ghalta só me parece bom nesse deck se for contra outros decks de criaturas mais pesadas, para ultrapassar a parede de bloqueadores que se forma. Inevitalvelmente as vezes um deck como humans não sucumbe a seu impeto inicial e começa formar massa crítica, nessa caso ghalta daria a chance de vitória ainda.

Contra um midrange contra Mardu por exemplo a carta tem uma chance enorme de ficar presa na mão, pq o deck vai controlar sua massa crítica que é o que diminui o custo do Ghalta. O valor adquirido por uma carta do tipo Legion Warboss seria muito melhor.

Contra controle é difícil resolver uma carta dessa ou manter ela em campo. Melhor seria aumentar o impeto inicial com outros drops leves.

Contra combo a mesma coisa, aumentar o clock com drops leves.


Se contar ainda com o custo restritivo de 2 verdes diminui ainda mais a velocidade de um deck feito para ser rápido. Conseguir algumas vitórias com a carta não a torna boa no deck.

Editada em: 11-10-18 14:50:24 por kenedymt.

Editada em: 11-10-18 14:51:02 por kenedymt.
 
Uvogline

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 100
Registro: 26/08/18

Postado em: 15/10/18 16:12

Voltando a conversar sobre esse asunto.

Fiquei pensando se a Chama de Keld não seria mais eficiente com Mensageiro de Bomat.

Claro que precisaria remover algumas cartas, mas acredito que o deck continuaria com a mesma dinâmica, sendo até mais consistente contra midrange (pois não perderia o fôlego).

Seria bem parecido com essa lista aqui : Instant Deck Tech: Flame Whack (Modern) tirando os Fanatical Firebrand para colocar Habitante da Rua da Fundição ou até Invocações Devastadoras.

O que acham ?

 
PollionGilo

Esquilo
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 59
Registro: 25/06/17

Postado em: 15/10/18 16:27
Eu acho que fica bem interessante, eu uso the flame justamente pra não perder o fôlego na partida, e como eu disse, me salvou muitas vezes já! =) faz o teste, e ver como se sai no meta de onde vc joga!
 
Chao

Esquilo
9 Referências (100.00% positivas)
Posts: 72
Registro: 25/08/16

Postado em: 17/10/18 08:35
Eu uso Pact of the Titan no deck tb
 
Uvogline

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 100
Registro: 26/08/18

Postado em: 17/10/18 08:40

Me parece um pouco mais arriscado que as outras cartas que conversamos, mas acredito que vale a pena testar para ver.

Você usa quantos no deck, 4 exemplários mesmo ?

 
Uvogline

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 100
Registro: 26/08/18

Postado em: 27/10/18 10:15
Bom dia,

Conversando com alguns colegas aqui, cheguei a avaliar a possibilidade de jogar um 8 Whack Boros que parece até mais consistente que um 8 Whack Gruul.

Ainda estou avaliando se no Boros não compensaria colocar Diabo Irritante no lugar de Guerrilheiro Imprudente, mas ai nem seria mais um 8 Whack.

O que vocês acham ?