Pauper ninja
 Pauper ninja
nath3010

Esquilo
0 Referências
Posts: 1
Registro: 17/12/17
São Paulo - SP

Postado em: 07/03/19 23:36
Sou nova em magic e gostaria de montar um deck pauper ninja, achei essas 3 listas, mas não sei qual seria a melhor para estar jogando, alguém poderia ajudar?

Primeira:
Creatures (19)
4 Slither Blade
4 Thalakos Seer
4 Mistblade Shinobi
4 Ninja of the Deep Hours
3 Okiba-Gang Shinobi
Spells (20)
4 Brainstorm
3 Distortion Strike
2 Mizzium Skin
4 Unearth
3 Void Snare
4 Doom Blade
Enchantments (3)
3 Aqueous Form
Lands (18)
4 Dismal Backwater
8 Island
6 Swamp

Segunda:
Main deck (73 cartas)

4 Aqueduto Dimir
20 Ilha
20 Pântano
44 terrenos

1 Artista de Fuga
1 Assassino de Dauth
1 Errante il-Dal
1 Infiltrador Dimir
2 Magi-Trilhador Cefálida
4 Ninja das Horas Tardias
2 Shinobi da Lâmina de Névoa
4 Shinobi do Bando de Oki..
16 criaturas

2 Consulta aos Necrosábios
4 Excluir
1 Mandado de Passagem
3 Manto do Viajante
1 Olho Ofídico
2 Símbolo do Sono


Terceira:

Tools (16)
4x Aqueous Form
3x Echoing Truth
4x Hands of Binding
2x Negate
3x Veil of Secrecy
Enablers (12)
4x Faerie Miscreant
4x Spellstutter Sprite
4x Zephyr Sprite
Other (2)
2x Latchkey Faerie
Lands (22)
20x Island
2x Rogue's Passage
Ninjas (8)
4x Mistblade Shinobi
4x Ninja of the Deep Hours

 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 2127
Registro: 28/10/07
Recife - PE

Postado em: 09/03/19 01:38
Oi nath3010, tudo tranquilo?
Seja bem vinda ao Magic e também ao Pauper. :)

Vou analisar as listas e fazer algumas considerações.
De antemão, mas sem querer desanimar, vou logo lhe dizer que dificilmente alguns desses decks teriam sucesso em um ambiente mais competitivo, porém é um tema bem interessante de deck para quem está começando.
A grande vantagem seria o custo ($$$) para montá-los e o objetivo principal seria alcançado, que é se divertir.

*** Primeira Lista ***
Só com uma vista rápida nas três listas, estou achando que essa primeira é a mais coerente e sinérgica.
Ela trabalha com algumas criaturas com evasão, que são Slither Blade e Thalakos Seer, para poder usar o ninjutsu sem maiores problemas.
Nesse deck temos os três melhores cards com ninjutsu do Pauper pra completar a lista de criaturas.
Achei a quantidade certa, realmente poderia pesar 4 Okiba-Gang Shinobi pelo seu alto custo de ninjutsu.

As outras mágicas estão equilibradas. Temos cantrip (Brainstorm), mais evasão (Distortion Strike), proteção (Mizzium Skin), recuperação de criaturas ou mais draw (Unerarth), bounce que pode atrapalhar o oponente ou fazer você re-utilizar um ninjutsu (Void Snare) e remoção (Doom Blade).
Vamos por partes.
*Brainstorm é a cantrip mais forte das usadas no pauper e uma das mais fortes de todo o Magic, mas pode ser a pior a usar nesse deck pelo fato de não ter como embaralhá-lo. Preordain ou Ponder são melhores por terem alternativas de se livrar de um topo ruim.
*Distortion Strike é boa para continuar atacando livre com quem não tem evasão, ou seja, o trio de criaturas principal do deck.
*Mizzium Skin é um ótimo card. Levar remoções pelo jeito deve ser o pior cenário pra ele. Mesmo assim não vejo espaço para colocar mais cards com essa finalidade.
*Unearth é muito forte pra estratégia do deck. Ela é quase uma "proteção" e pode lhe dar draw se a mesa estiver muito favorável. Infelizmente não devolve todas as criaturas pro jogo.
*Void Snare. O que quebra esse card é ser um feitiço. Ele pode revolver qualquer coisa que não seja terreno e isso é absurdamente forte. Pode atrapalhar o oponente de uma forma que você nem deva imaginar. Apesar do baixo custo, uma alternativa que acho interessante à ela é Snap, que só devolve criatura, mas além de lhe "dar as manas de volta", ainda é instantânea e isso pode fazer muita diferença numa partida, salvando suas criaturas de uma remoção, por exemplo. Vale testar as duas para saber qual a que mais beneficia o deck. Jogando claro contra decks diferentes para poder avaliar melhor de uma forma geral.
Doom Blade é a melhor remoção de custo 2 para se utilizar num UB em um deck agro.
Aqueous Form é absurdamente forte nesse deck. A quantidade está boa.
Os terrenos estão bons em quantidade total e de cada cor. o deck tem uma curva de mana relativamente baixa e essa quantidade de lands deve suprir bem.
Essa lista parece ser muito boa e equilibrada.

*** Segunda Lista ***
A quantidade de terrenos desse deck está muito exagerada. Por regra, os decks de Magic na maioria dos formatos construídos precisam ter o mínimo de 60 cards e existe um bom motivo para que 99,99% dos decks que de fato funcionam, tenham 60 cards cravados.
Quanto menos cards você tiver no deck mais as chances de vir as peças que compõem a sua estratégia, aumentando assim a sua chance de sucesso na partida.
73 cards no maindeck é estranho, mas vamos lá. Ouvi falar que um deck com mais de 70 cards tinha feito um resultado expressivo num torneio competitivo de Pauper a pouco tempo atrás. Só não lembro se foi online ou irl, mas enfim...
Esse deck também trabalha com várias criaturas imbloqueáveis, que é a melhor evasão para usar o ninjutsu.
Essas criaturas no entanto estão em uma quantidade meio estranha. Parece que não houve uma estratégia muito bem feita aqui. (Só de ver a quantidade de terrenos e cards no deck dá pra chegar a essa conclusão)
O destaque entre as criaturas vai para Magi-Trilhador Cefálida, que pode deixar qualquer das principais criaturas do deck sem serem bloqueadas, e isso é perfeito. Mas infelizmente ela tem que ser sacrificada para isso...
O Infiltrador Dimir pode ser uma boa por ser um tutor (mesmo com sua limitação), que faz você buscar alguma peça necessária dentro do deck.
A Artista de Fuga pode atrapalhar no início do jogo e o Assassino de Dauth tem um custo não muito convidativo para um deck de duas cores.
O restante das criaturas é mais uma vez o trio das melhores criaturas com ninjutsu do Pauper.

Vamos para as mágicas não-criaturas.
Consulta aos Necrosábios é um card interessante, mas não para esse tipo de deck ao meu ver. Mais um card de custo acima de 2 pode acabar atrapalhando, deixando o deck lento.
Excluir é uma anulação muito boa, mas além de ser pesada só pega em criatura. Ter uma anulação tão específica assim não é tão bom, ainda mais sendo mais um card que aumenta a curva de mana do deck.
Mandado de Passagem é apenas interessante, pois não funciona no Shinobi do Bando de Okiba.
Manto do Viajante também é um card legal, mas seu "alto" custo só ajuda a deixar o deck ainda mais lento.
Talvez o Olho Ofídico seja o melhor card desses cards diferentes da lista anterior. Só que mais uma de custo 3.
Símbolo do Sono achei meio "mais ou menos".
Essa segunda lista é realmente estranha.

*** Terceira Lista ***
Essa lista parece estar bem estruturada. Isso é mais fácil principalmente por ser monocolor.
Eu falei bem da primeira lista, mas ver essa terceira agora com mais calma realmente me deixou surpreso.
O deck tenta deixar o caminho livre para as criaturas, e isso é muito bom.
A excelente Aqueous Form está aqui mais uma vez.
Echoing Truth é um card muito bom mesmo. Pode se livrar de várias permanentes de uma só vez e ainda salva alguma(s) criatura(s) sua(s) de remoção.
Hands of Binding também é um bom card que tem boa sinergia com a estratégia do deck.
Negate é excelente e talvez tenha sido isso o que faltou na primeira lista. É perfeita para um UB que só precisa se preocupar em proteger suas criaturas.
Veil of Secrecy tem um efeito muito bom, realmente fortíssimo para o deck e dá proteção e imbloqueável de uma só vez. Infelizmente não tem como explorar a sua habilidade de unir em arcana, a não ser que você tenha duas dela em mãos.
Achei interessante que a evasão aqui foi a habilidade de voar, usando de uma parte das criaturas do Mono Blue Delver/UR Skred.
As fadas realmente fazem estrago. Enquanto a Faerie Miscreant lhe trás draw, e devo dizer que a sua habilidade em um deck com várias cópias de ninjutsu é fortíssima; a Spellstutter Sprite ajuda na proteção de suas criaturas. Principalmente pelo fato das remoções usadas no formato serem de baixo custo. O Zephyr Sprite claramente entrou no deck por ser um card de custo baixo com uma evasão boa para o ninjutsu e para aumentar o alcance da Spellstutter Sprite.
Latchkey Faerie é fada, tem um custo interessante, tem evasão e ainda dá um draw. Criaturas que dão draw quando entram no campo de batalha nesse tipo de deck são muito fortes, já que elas serão devolvidas com o ninjutsu.
Esse deck tem chances de dar uma boa quantidade de draws, mas eu não gostei muito da quantidade de terrenos total. Talvez ele não possa perder o drop de land até o quarto/quinto turno. Não sei, eu testaria com 20 ou 21.
Estava muito bom para ser verdade... Rogue's Passage é incomum. :(
Ela só entraria em um deck Peasant, que é uma variação do Pauper. Esse formato permite o uso de até 5 cards incomuns e por conta disso traz também algumas diferenças na lista de banidas em relação ao Pauper tradicional.
As criaturas principais do deck são 2 do trio das melhores com ninjutso.
Essa lista me surpreendeu bastante. Parece ser divertidíssima.

*** Resumo ***
A primeira lista lhe dá duas cores trazendo um leque maior de possibilidades com isso, além de um side mais forte.
Infelizmente isso compromete um pouco a velocidade do deck. Mesmo assim o deck tem sinergia e na teoria parece funcionar bem.
A terceira lista é um deck apenas azul, que perde em relação ao primeiro em possibilidades, mas que além de ganhar velocidade também acaba fazendo melhor o que o deck se propõe a fazer. As interações dos cards parecem ser melhores nessa lista também.
A segunda lista é muito bagunçada e parece ter sido feita por alguém que tem pouco experiência com Magic. Muita coisa ali precisaria ser alterada para deixar o deck jogável.
Acho que estava enganado sobre a primeira lista ser a melhor. Agora que já analisei todas as listas, vejo que a terceira parece ser a melhor e quem sabe até se saia bem contra alguns decks do metagame atual ou que passaram pelo meta do início de 2018 pra cá e saíram.
O ruim desse tipo de deck é a velocidade. As criaturas batem pouquíssimo e não há nenhum pump e nem grandiosas quantidades de criaturas para se decidir a partida com poucos ataques. Mas os decks são montados para ter um tipo de controle, mesmo que muito leve, inclusive os cards com ninjutsu também proporcionam isso.

Espero que minhas dicas tenham lhe ajudado a escolher um entre os três. Eu acabei usando muitos termos específicos que jogadores mais antigos usam, mas com o tempo você se acostuma. De toda forma sinta-se a vontade para perguntar qualquer coisa que possa ter ficado confusa.

Seja mais uma vez bem vinda e sinta-se abraçada pela comunidade do Pauper. :)