Crypt Rats, SBA e Prioridade
 Crypt Rats, SBA e Prioridade
dorianneto

Esquilo
0 Referências
Posts: 4
Registro: 14/03/19
Fortaleza - CE

Postado em: 24/05/19 00:48
Fala pessoal, tudo tranquilo?

Sei que já existe muito conteúdo a respeito de SBA aqui no fórum e também em outros locais, porém, confesso que mesmo após ter lido diversos conteúdos a respeito, ainda não me sinto seguro sobre o conceito e aplicabilidade. É por esse motivo que estou "duplicando" este tópico.

A princípio, minha dúvida não tinha nada a ver com SBA (até então eu nem sabia que isso existia). Eu estava jogando contra um amigo e basicamente chegamos ao seguinte cenário: estávamos na 1ª fase de manutenção dele e o mesmo possuia 3 criaturas 1/1 em campo (não lembro o nome das criaturas, mas só tinham uma habilidade para cada criatura que entrasse em campo ele ganhava 1 de vida) e eu tinha 1 Crypt Rats. Como eu tinha mana preta disponível, resolvi então ativar a habilidade do Crypt Rats para limpar a mesa. Paguei 1 mana preta pra ativar a habilidade do Crypt Rats (1 de dano em tudo, criaturas e players), PORÉM (e é exatamente aqui que minha dúvida começa), em resposta, meu oponente castou um Ramosian Rally dando +1/+1 para todas as criaturas dele até o final do turno, ou seja, segundo ele todas as suas criaturas foram pra 2/2 e por isso as suas criaturas não morreram para a habilidade do Crypt Rats.

Minha principal dúvida é: o fato dele ter castado o Ramosian Rally mantém as criaturas dele vivas?

Pelo que li sobre SBA, ele não conseguirá salvar as criaturas respondendo com essa e nenhuma outra instantânea de counter pois antes da prioridade ir pra ele, ou seja, antes dele ter o direito de resposta a habilidade do Crypt Rats que está na pilha, as criaturas dele são removidas do campo de batalha para o cemitério devido ao SBA, pois suas criaturas foram a 0/0 com a habilidade do Crypt Rats. É isso mesmo?

Em caso de sim ou não para essa minha pergunta, eu tenho várias outras dúvidas com relação a outros possíveis cenários, porém, vou deixar para detalhar no momento certo para não atrapalhar nosso raciocínio.

Aaa, e se alguém puder dar uma reforçada no conceito de SBA, serei bastante grato!

Obrigado pessoal :)
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 2127
Registro: 28/10/07
Recife - PE

Postado em: 24/05/19 02:52
dorianneto, tudo tranquilo?
Vou tentar responder a sua dúvida da maneira mais clara.

Deixa eu ver se reproduzo o cenário de forma correta.
Você tem Crypt Rats na mesa. Seu oponente tem 3 Soul's Attendant (por exemplo) no campo de batalha.
Na manutenção do seu oponente, você paga 1 mana preta para ativar a habilidade do Crypt Rats, com o intuito de causar 1 de dano para se livrar das três criaturas do seu oponente.
Em resposta, seu oponente conjura (seja da forma que for) Ramosian Rally, afim de salvar suas três criaturas do dano letal.
Então o Ramosian Rally resolve primeiro, deixando as criaturas dele 2/2, fazendo com que não morram para o 1 de dano que a habilidade do Crypt Rats causará.

Agora deixa eu explicar detalhadamente por que exatamente isso acontece.
Primeiramente, você está muito preocupado com SBA, que são as Ações Baseadas no Estado.
Isso é uma coisa que é checada a todo momento do jogo. Talvez essa verificação seja a coisa mais rápida de Magic, equivalente a "unidade de tempo" do jogo.
Só que você está esquecendo de levar em consideração a pilha e a prioridade.
Destrinchando a jogada como aconteceu, ela funcionou da seguinte forma:
Partindo do início do turno do seu oponente:
Fase Inicial
Etapa de Desvirar
Aqui seu oponente deve desvirar todas as permanentes que se encontrem viradas.
Etapa de Manutenção
Seu oponente recebe a prioridade. Ele nada faz, apenas quer passar para a etapa seguinte, então passa a prioridade para você. (A passagem de uma etapa ou fase para a próxima se dá quando ambos os jogadores passam a prioridade simultaneamente com a pilha vazia)
Você tem a prioridade e agora pode conjurar mágicas instantâneas ou com lampejo, ou ativar habilidades.
Você paga 1 mana preta para ativar a habilidade do Crypt Rats. A habilidade vai para a pilha.
Você recebe a prioridade novamente. (Quando um jogador joga uma mágica ou ativa uma habilidade, recebe a prioridade novamente)
Você quer que a habilidade do Crypt Rats resolva, então você passa a prioridade para o seu oponente. (O que faz uma mágica ou habilidade presente no topo da pilha resolver, é quando ambos os jogadores passam a prioridade simultaneamente)
Seu oponente tem a prioridade, então ele pode conjurar mágicas instantâneas ou com lampejo, ou ativar habilidades.
Ele conjura Ramosian Rally, que vai para o topo da pilha, por cima da habilidade do Crypt Rats. (As mágicas e habilidades que vão sendo conjuradas/ativadas vão se "empilhando", ficando cada uma por cima da anterior)
Seu oponente quer que o Ramosian Rally resolva, então ele passa a prioridade para você. (Repetindo: Se ambos os jogadores passam a prioridade, a mágica que está no topo da pilha resolve. Se a pilha está vazia, o jogo passa para a etapa ou fase seguinte)
A prioridade é sua. Você nada faz e passa a prioridade de volta para o seu oponente.
O Ramosian Rally resolve, pois está no topo da pilha. As criaturas que ele controla recebem +1/+1.
Seu oponente recebe a prioridade. (Toda vez que uma mágica ou habilidade resolve, o jogador ativo recebe a prioridade - o jogador ativo é aquele que está em seu próprio turno)
Ele quer que a habilidade do Crypt Rats resolva para dar prosseguimento ao jogo. Então seu oponente passa a prioridade para você.
Você tem a prioridade, mas nada faz. Passa de volta para o seu oponente.
O que está no topo da pilha resolve, que é a habilidade do Crypt Rats, causando 1 ponto de dano a cada criatura e a cada jogador.
As criaturas do seu oponente estão 2/2, já que são 1/1 mas até o final do turno receberam um bônus de +1/+1. Sendo assim elas não morrem já que não receberam dano letal. Já o seu Crypt Rats morre por dano letal, pois ele só tem 1 de resistência.
Seu oponente recebe a prioridade. Nada faz e a passa para você, pois ele deseja que o jogo prossiga.
Você recebe a prioridade e nada faz, passando de volta para o seu oponente.
O jogo vai agora para a Etapa de Compra, que é a última etapa da Fase Inicial, e prossegue...

É isso.
Uma coisa que pode ser feita nessa situação, é, em resposta ao Ramosian Rally, quando você receber a prioridade após ele ter conjurado essa mágica, pagar mais 1 mana preta e ativar mais uma vez a habilidade do Crypt Rats, colocando ela no topo da pilha e consequentemente por cima do Ramosian Rally, fazendo com que ela resolva primeiro, matando as criaturas do seu oponente. Claro, se ele não tiver alguma outra resposta depois que você fizer isso.
Então supondo que você tem pelo menos mais 1 mana preta para pagar e que tenha feito isso, além do fato de que ninguém tenha mais nada para fazer (ou não queira fazer mais nada), o que acontece é o topo da pilha ir resolvendo.
Primeiro resolve o 1 de dano (o último que você ativou, em resposta ao Ramosian Rally), matando as criaturas do seu oponente e o seu rato, também causando 1 de dano em ambos os jogadores.
Depois o Ramosian Rally, que está no topo da pilha agora, resolve, dando +1/+1 para as criaturas do seu oponente. Mas não há mais ninguém aqui para receber esse bônus, não é?
E por fim, a primeira coisa que foi colocada na pilha e agora está no topo. A habilidade do seu Crypt Rats resolve e todas as criaturas e jogadores recebem 1 de dano mais uma vez.
O Crypt Rats não está mais aqui, então por quê ele vai causar 1 de dano de novo?
As regras dizem que remover a fonte de uma habilidade não anula a habilidade. (Não é exatamente com essas palavras, mas a ideia é essa)
Então não importa se o Crypt Rats não está mais em jogo, se foi morto, exilado, devolvido para a mão/grimório, etc. Uma vez a habilidade tendo sido colocada na pilha, seja o que acontecer com o Crypt Rats não impedirá que ela resolva.

Espero que tenha entendido. Eu vou até reler para ver se cometi algum equívoco aqui.
E vou voltar com maiores explicações sobre o SBA, mas você tem que assimilar antes isso que eu expliquei acima sobre pilha e prioridade.
Por ora, espero ter ajudado. :)

Editada em: 24-05-19 03:02:57 por gelcila.
 
dorianneto

Esquilo
0 Referências
Posts: 4
Registro: 14/03/19
Fortaleza - CE

Postado em: 26/05/19 16:16
MUITO obrigado pela belíssima explicação a respeito da minha dúvida. O que você explicou a respeito de ativar novamente a habilidade do Crypt Rats pra conseguir vencer a respota do meu oponente foi sensacional, eu não sabia que isso poderia ser feito, e essa afirmação remover a fonte de uma habilidade não anula a habilidade também foi muito útil!

Se não for pedir muito, gostaria realmente que você me explicasse o lance do SBA.

Enfim, obrigado pela explicação!
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 2127
Registro: 28/10/07
Recife - PE

Postado em: 27/05/19 08:35
De nada dorianneto. :)
Só reforçando para de certa forma provar o que eu estou dizendo, trago o texto direto das regras sobre alguns pontos:

Sobre remover a fonte de uma habilidade:
112.7. A fonte de uma habilidade na pilha é o objeto que gerou aquela habilidade. A fonte de uma habilidade ativada na pilha é o objeto de onde a habilidade foi ativada. A fonte de uma habilidade desencadeada (que não seja uma habilidade desencadeada retardada) na pilha, ou que desencadeou mas aguarda para ser colocada na pilha é o objeto de onde a habilidade desencadeou. Para determinar a fonte de uma habilidade desencadeada retardada, consulte as regras 603.7d–f.

112.7a Uma vez ativada ou desencadeada, uma habilidade existe na pilha independentemente de sua fonte. A destruição ou remoção da fonte após esse dado momento não afeta a habilidade. Observe que algumas habilidades fazem com que a fonte faça alguma coisa (por exemplo, "Piromante Pródigo (Prodigal Pyromancer) causa 1 ponto de dano à criatura alvo ou ao jogador alvo") ao invés da habilidade fazer algo diretamente. Nestes casos, qualquer habilidade ativada ou desencadeada que faz referência a informações sobre a fonte porque o efeito tem de ser dividido, verifica a informação quando a habilidade é colocada na pilha. Caso contrário, ela verificará essa informação quando ela resolve. Em ambos os casos, se a fonte não está mais na zona em que era esperado que estivesse, a sua última informação conhecida é usada. A fonte ainda pode executar a ação mesmo que ela não exista mais.


Sobre a pilha e a ordem que as coisas são colocadas lá:
405. Pilha

405.1. Quando uma mágica é conjurada, o próprio card é colocado na pilha (consulte a regra 601.2a). Quando uma habilidade é ativada ou desencadeada, ela vai em cima da pilha sem qualquer card associado a ela (consulte a regras 602.2a e 603.3).

405.2. A pilha mantém o controle da ordem em que mágicas e/ou habilidades foram adicionadas a ela.


Sobre a resolução da pilha e passagem de etapas/fases:
405.5. Quando todos os jogadores passam em sucessão, a mágica ou habilidade do topo (a última adicionada) resolve. Se a pilha está vazia quando todos os jogadores passam, a etapa ou fase atual termina e começa a próxima.

Sobre a prioridade e o momento que o jogador pode realizar ações:
116. Tempo e prioridade

116.1. A não ser que uma mágica ou habilidade instrua um jogador a fazer uma ação, qual jogador pode fazer ações é determinado por um sistema de prioridade. O jogador com prioridade pode conjurar mágicas, ativar habilidades e fazer ações especiais.

116.1a Um jogador pode conjurar uma mágica instantânea a qualquer momento que ele tenha prioridade. Um jogador pode conjurar mágicas que não sejam mágicas instantâneas durante sua fase principal a qualquer momento que ele tenha prioridade e a pilha esteja vazia.

116.1b Um jogador pode ativar uma habilidade ativada a qualquer momento que ele tenha prioridade.


Sobre quem e quando o jogador recebe a prioridade:
116.3. Qual jogador tem prioridade é determinado pelas seguintes regras:

116.3a O jogador ativo recebe prioridade no início da maioria das etapas e fases, após quaisquer ações baseadas-no-turno serem executadas (como a compra de um card durante a etapa de compra; consulte a regra 703) e habilidades que foram desencadeadas no início daquela fase ou etapa serem colocadas na pilha. Nenhum jogador recebe prioridade durante a etapa de desvirar. Os jogadores normalmente não recebem prioridade durante a etapa de limpeza (consulte a regra 514.3).

116.3b O jogador ativo recebe prioridade após a resolução de uma mágica ou habilidade (que não seja uma habilidade de mana).

116.3c Se um jogador tem prioridade quando ele conjura uma mágica, ativa uma habilidade ou faz uma ação especial, esse jogador recebe a prioridade após isso.

116.3d Se um jogador tem prioridade e escolhe não fazer quaisquer ações, esse jogador passa. Se houver qualquer mana na reserva de mana do jogador, ele anuncia qual mana está lá. Em seguida, o próximo jogador na ordem de turno recebe prioridade.

116.4. Se todos os jogadores passam em sucessão (ou seja, se todos os jogadores passam sem fazer quaisquer ações entre as passagens de prioridade), a mágica ou habilidade no topo da pilha resolve ou se a pilha estiver vazia, a fase ou etapa termina.


Quem é o jogador ativo?
102. Jogadores

102.1. Um jogador é uma das pessoas no jogo. O jogador ativo é o jogador de quem é a vez. Os outros jogadores são jogadores não-ativos.


O que é um objeto?
109. Objetos

109.1. Um objeto é uma habilidade na pilha, um card, uma cópia de um card, uma ficha, uma mágica, uma permanente ou um emblema..



Vou dar uma estudada sobre os SBAs, pois é algo bem complexo, aí depois eu trago aqui uma explicação bem entendível. :)

Editada em: 27-05-19 08:41:53 por gelcila.