Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
"Pauper" Horizons - Análise do Impacto no Formato
 "Pauper" Horizons - Análise do Impacto no Formato
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5203
Registro: 28/10/07

Postado em: 03/06/19 11:23
Boa tarde pessoal, como vocês estão? Espero que todos estejam bem. :)

A poucos dias todo o spoiler da coleção Modern Horizons saiu. Para o nosso deleite há muita coisa legal para o Pauper e que pode impactar fortemente o metagame. Hoje vamos dar uma analisada em tudo que diz respeito ao Pauper nessa coleção.
O spoiler completo pode ser conferido aqui: ***Modern Horizons - Coleção do Card***
Interessante destacar que Modern Horizons trará tiragens em português. Creio que isso é inédito na linha das "edições Masters".
Essa também parece ser a primeira que não tem nenhum downshift para comum. E outra novidade é que também é a primeira com cards inéditos, criados só para ela.
Quem sabe essas não serão à partir de agora características de edições desse tipo?

O banimento recente, junto com o lançamento de boas comuns (desde A Guerra da Centelha), mostra que a Wizards cada vez mais tem se preocupado com o formato, para melhorar a sua saúde. Isso só pode querer dizer uma coisa: O terreno já começou a ser preparado para a oficialização do formato fora das plataformas online. O caminho é muito longo ainda, uma série de medidas tem que ser tomada e pode levar muitos anos para corrigir todas as divergências dos cards impressos como comuns e os comuns online, além de outros problemas que ainda existem. Enquanto isso, toda evolução nesse sentido tem que ser comemorada e vamos sempre estar de olho trazendo qualquer progresso à respeito disso para o conhecimento de todos.
Sem mais enrolações, vamos ver o que Modern Horizons nos trás para o Pauper.
Obs: Como não tenho conseguido colocar imagens nos tópicos, eu vou especificar todas as características e efeitos dos cards em baixo do link com o seu nome. Além disso, ao lado do nome de cada card eu vou avaliar, segundo a minha visão, a força dele baseado no quão bom ele pode ser no formato. Qualificando-os como Regular, Forte e Destaque.


Modern Horizons - Um Novo Horizonte para o Pauper


#*#*#*#*# BRANCO #*#*#*#*#

Efemerar - Destaque
W
Mágica Instantânea
Exile a criatura alvo que você controla, depois, devolva-a ao campo de batalha sob o controle de seu dono.
Rebote


Um efeito dobrado de "blink" com apenas 1 de mana. Muito forte e já dá pra imaginar algum deck UW se aproveitando disso, para ter mais de uma vez o efeito de criaturas como Mulldrifter, por exemplo. Também é ótima na interação com várias outras criaturas como o Aven Riftwatcher, Sea Gate Oracle, Augur of Bolas, etc. Ela ainda pode ser usada para maximizar o efeito de boas criaturas que são pouco exploradas no formato, como é o caso do Trinket Mage.
Tirando isso, quem sabe não surja algum Mono Black Devotion com splash para o branco? Praticamente todas as criaturas do deck tem efeito quando entram em jogo. Já pensou como seria blinkar o Gray Merchant of Asphodel com uma belezinha dessas, ou até mesmo um Chittering Rats?
Esse é um daqueles cards que pode fazer surgir um deck com uma mecânica e formas de jogo diferentes, além da possibilidade de fortalecer arquétipos que já conhecemos.

Alma do Mártir - Forte
2W
Criatura - Espírito Soldado
3/2
Convocar
Quando Alma do Mártir entrar no campo de batalha, se você não controlar nenhum terreno virado, coloque dois marcadores +1/+1 nele.


Apesar de não ser um card que seja bom em qualquer deck branco, essa criatura é a cara do White Weenie. Esse deck tem uma boa quantidade de drops 1, então a Alma do Mártir tem plenas condições de entrar em jogo ficando 5/4 logo no terceiro turno. E o melhor é que você ainda usa os terrenos para conjurar outras mágicas depois disso. Melhor ainda se tiver alguma criatura com vigilância.
Apenas um card parece ser pouco para isso, mas quem sabe um tribal de Soldados não possa estar à caminho também? Já temos muitos Soldados fortes que são usados no White Weenie tradicional (entre outros decks meta) e ele parece agregar bastante à sua tribo. Vale e muito o teste.

Batedora Confiável - Regular
1W
Criatura - Humano Batedor
2/2
1W, exile Batedora Confiável de seu cemitério: Procure em seu grimório por um card com o nome Batedora Confiável, revele-o, coloque-o em sua mão e depois embaralhe seu grimório.


É quase um "Squadron Hawk" do cemitério. Mais uma opção interessante no White Weenie para suprir a falta de draws eficazes do branco.
Bem que poderia ser Soldado também...


#*#*#*#*# AZUL #*#*#*#*#

Vidente Fada - Destaque
U
Criatura - Fada Mago
1/1
Voar
Quando Vidente Fada entrar no campo de batalha, use vidência 2.


Não é a primeira vez que a Wizards compensa o banimento de um card que prejudicou o Mono Blue Delver. Vocês lembram lá atrás quando a Cloud of Faeries foi banida e relativamente pouco antes disso lançaram a Faerie Miscreant? Isso mostra que mesmo de forma bastante discreta, a Wizards a algum tempo já pensa no formato. Ou pode ter sido só coincidência mesmo...
Só que temos alguns problemas pra resolver aqui. Vidência por melhor que seja não substitui draw. Colocar a Vidente Fada no lugar do Augur of Bolas ou da Faerie Miscreant talvez não seja tão interessante.
O deck também não pode ter muitas criaturas já que isso pode prejudicar o Augur of Bolas e o Delver of Secrets.
Então sabemos que ela será fortíssima no deck, mas vai ser um tanto complicado para encaixá-la e talvez apenas 2~3 sejam suficientes.
Já em relação ao UR Skred ela pode encontrar o seu espaço mais facilmente, já que temos versões deste deck sem o Delver of Secrets.
Algumas brincadeiras em grupos que eu participo já rolaram em relação à ela sobre o aumento do alcance da habilidade da Spellstutter Sprite, dizendo que ela agora vai poder anular Gurmag Angler e Ulamog's Crusher sem muita dificuldade. XD

Shinobi da Lâmina Lunar - Regular
3U
Criatura - Humano Ninja
3/2
Ninjutsu 2U
Toda vez que Shinobi da Lâmina Lunar causar dano de combate a um jogador, crie uma ficha de criatura azul 1/1 do tipo Ilusão com voar.


Está nítido que a Wizards quer forçar a criação de um novo tribal no Pauper e isso é muito bom.
Vamos ver ao longo dessa análise vários Ninjas azuis e pretos que juntos com alguns cards mais antigos podem formar um deck interessante.
Todos os Ninjas antigos tem habilidades boas: Mistblade Shinobi, Ninja of the Deep Hours, Okiba-Gang Shinobi e Skullsnatcher.
Só espero que não seja uma espécie de "deck de Soldados", que atualmente apesar de certa sinergia não tem força suficiente para enfrentar o meta.
Sobre o card em si, sua habilidade é uma boa opção para se livrar de sacrifícios.

Ninja Fantasma - Regular
1UU
Criatura - Ilusão Ninja
2/2
Ninja Fantasma não pode ser bloqueado.


Existem inúmeras criaturas que não podem ser bloqueadas no Pauper, mas nenhuma delas é Ninja e é por isso que eu a destaquei.
Mesmo assim parece pesada e não é muito certo que seja jogável. Os Ninjas estão melhores agora com esses lançamentos, mas ainda parecem depender das fadas para funcionarem bem.

Mago Ponderado - Forte
3UU
Criatura - Humano Mago
3/4
Quando Mago Ponderado entrar no campo de batalha, olhe os três cards do topo do seu grimório e depois os coloque de volta em qualquer ordem. Você pode embaralhar seu grimório. Compre um card.


Criatura interessante com um efeito muito forte e uma boa resistência. Apesar de seu alto custo, pode ser jogável em "Flicker decks".

Explorar Todas as Possibilidades - Forte
1U
Feitiço
Use vidência 2, depois compre um card.
Recapitular 4U


Um Preordain com recapitular. Ela tem uma boa sinergia com cards que colocam cards no cemitério.
Parece ser uma boa em hard controls que usem azul (claro) e tenham poucas criaturas.

Manto de Fumaça - Destaque
1U
Encantamento - Aura
Encantar criatura
A criatura encantada recebe +1/+1 e tem voar.
Quando um Ninja entra no campo de batalha sob o seu controle, você pode devolver Manto de Fumaça de seu cemitério para o campo de batalha anexado àquela criatura.


Esse é o card que mais pode fazer um tribal de Ninjas se tornar jogável. Muito forte e sem dúvidas um dos grandes destaques de Modern Horizons para o Pauper.
Ela reúne algumas características apelonas. Dá ao Ninjas a evasão que eles precisam, dá +1/+1 que pode ajudar no combate contra outros voadores e ainda por cima é um card que sempre vai voltar ao campo de batalha com pouquíssimo esforço.
Vamos ver o que os deckbuilders podem aprontar com ela.


#*#*#*#*# PRETO #*#*#*#*#

Moldafumo Azra - Regular
3B
Criatura - Azra Ninja
3/3
Ninjutsu 1B
Quando Moldafumo Azra entra no campo de batalha, a criatura alvo que você controla ganha indestrutível até o final do turno.


Mais um Ninja interessante. Diferente dos outros ele não tem habilidades quando causa dano de combate, mas ele pode salvar uma criatura sua que foi bloqueada. Detalhe que ele deixa indestrutível qualquer criatura e não apenas Ninjas. É mais uma de várias boas opções e claro que não dá pra usar tudo de uma vez, mas é bom termos conhecimento de todas elas para conseguirmos montar um deck de Ninjas que seja forte o suficiente para encarar o meta.

Pária Morfoloide - Regular
B
Criatura - Metamorfo
1/1
Morfoloide
Pária Morfoloide não pode bloquear e não pode ser bloqueado.


Agora temos uma boa opção de drop 1 para o deck de Ninja e que também é um Ninja. Sua habilidade de não poder ser bloqueado já mostra uma total sinergia com o ninjutsu. Sem dúvidas uma boa opção junto ao Ninja Fantasma.

Macular - Destaque
B
Mágica Instantânea
A criatura alvo recebe -1/-1 até o final do turno para cada Pântano que você controla.


Vamos dar um tempo nos Ninjas e falar agora sobre o Mono Black Devotion. Macular é muito forte e deve substituir Disfigure facilmente.
É praticamente um Skred preto que com apenas 1 mana pode matar quase qualquer criatura do formato.
Também deve ser usado em algum Mono Black hard control.
Que bom que a Wizards está buscando fortalecer mais um deck tradicional.

Espectro Sem Cabeça - Forte
1BB
Criatura - Espectro
2/2
Voar
Determinação - Toda vez que Espectro Sem Cabeça causar dano de combate a um jogador, se você não tiver nenhum card na mão, aquele jogador descarta um card aleatoriamente.


Magma Jet, Thunderous Wrath e Foil. O que esses cards tem em comum? (Além de serem comuns... piada infame. :P)
O que há de semelhante nelas é o fato de que eu previ suas quedas de raridade muito antes de acontecerem, em meio a brincadeiras e conversas com meus amigos e colegas sobre o Pauper. É claro que não se trata de querer que qualquer card com efeito bom de outras raridades tenham downshift, se não aí seria fácil demais acertar. Mas ao me referir a certos cards, quando eu afirmo que "seria bom que fosse comum algum dia", eu sempre penso analisando decks que possam ganhar com esse downshift. E o que diabos o Espectro Sem Cabeça tem a ver com isso, já que não se trata de um downshift? Bem, um desses cards que eu a muito tempo desejo que se torne comum é o Hypnotic Specter, que tem o mesmo efeito do Espectro Sem Cabeça. Então posso dizer que dessa vez "acertei em partes".
Ele parece ser uma boa peça para o Mono Black Devotion. Arma forte contra controles e quando o deck ficar dependendo apenas do draw. Merece ser testado.

Laceração Mental - Forte
2B
Feitiço
O jogador alvo descarta dois cards.
Sobrecarga 1B


Só consigo pensar em um deck que esse card pode ser extremamente bom para entrar. O Reanimator. Seja ele Mono Black, UB ou BR.
Laceração Mental é um grande reforço que ajuda na estratégia e ainda pune o oponente.
Temos BR Reanimator no meta atual e ele pode se beneficiar muito para começar a figurar de vez entre os decks do meta daqui pra frente.

Turba - Forte
4B
Mágica Instantânea
Convocar
Destrua a criatura alvo.


Mais uma ótima opção preta de destruição de criatura que não tem restrições de não destruir criaturas pretas ou de algum determinado tipo.
Talvez entre em um BG Aristocrats ou algum outro deck que tenha uma boa quantidade de criaturas. Talvez seja também mais uma opção viável para o tradicional MBC, quem sabe.

Goblin Pútrido - Regular
1B
Criatura - Zumbi Goblin
2/2
Persistir


Outra boa opção para (talvez apenas) o BG Aristocrats e quem sabe também o Mono Black Zombies.


#*#*#*#*# VERMELHO #*#*#*#*#

Fractius Laminodorso - Destaque
1R
Criatura - Fractius
2/2
Determinação - Enquanto você não tiver nenhum card na mão, as criaturas do tipo Fractius que você controla terão "vire: Esta criatura causa 1 ponto de dano ao jogador ou planeswalker alvo."


Um card que pode elevar bastante o patamar do deck de Fractius, além de mudar a sua configuração atual mais comum, que é GW.
Pode ser uma resposta e tanto contra decks com Moment's Peace (e semelhantes) e Prismatic Strands que estão no meta atual, já que dá a opção do deck de Fractius de entrar no seleto grupo de agros que conseguem vencer sem precisar atacar.
Mais uma tribo favorecida. Valeu Wizards.

Coração Dracônico de Bogardan - Forte
2R
Criatura - Humano Xamã
2/2
Sacrifique outra criatura: Até o final do turno, Coração Dracônico de Bogardan se torna um Dragão com poder e resistência básicos 4/4, voar e ímpeto.


Essa criatura é muito forte, mas não consigo imaginar agora em que deck possa entrar.
Alguma estratégia com criaturas com persistir ou imortal cabe bem aqui. É esperar para ver o que pode ser feito com ela.

Punhos Chamejantes - Forte
1R
Mágica Instantânea
Compre um card. Até o final do turno, a criatura alvo ganha atropelar e recebe +1/+0 para cada card que você comprou neste turno.


Esse card é a cara do Izzet Blitz. Sendo uma ótima opção até mesmo para o Delver of Secrets também bater com perigo de finalizar uma partida. Combina bastante com Brainstorm e talvez peça a volta de Assault Strobe no lugar da Temur Battle Rage.
Bem, isso tudo é só especulação de um jogador que já pilotou o deck. Testes serão feitos e só o tempo dirá se Punhos Chamejantes será eficiente na estratégia.

Arruaceira Órquica - Regular
1R
Criatura - Orc Guerreiro
3/2
Eco R
Quando Arruaceira Órquica morre, ela causa 2 pontos de dano ao jogador ou planeswalker alvo.


Outro card que pode fortalecer um deck que já foi bastante forte em metas passados. O Red Deck Wins.
É uma pena que essa criatura não seja um Goblin também, mas acho que isso pouco importa.
Agora temos uma opção para bater de frente com criaturas como Kor Skyfisher, Sea Gate Oracle e Augur of Bolas.

Travessuras - Destaque
1R
Feitiço
Destrua o artefato alvo.
Escavação 1


Mais um hate de artefatos fortíssimo. O Affinity chora mais do que nunca agora.
Diferente do Gorilla Shaman, esse card pode ser mais útil, já que ele tira qualquer artefato e tem a segurança de poder ser jogado mais de uma vez.
Também é uma boa arma contra Trons e Boros Monarca/Kuldotha.


#*#*#*#*# VERDE #*#*#*#*#

Resistir à Tempestade - Forte
1G
Mágica Instantânea
Você ganha 3 pontos de vida.
Rajada


Parece que alguém na Wizards não gosta muito de Burn.
Esse card é uma boa alternativa para decks de Elfo e Trons contra o nosso querido Mono Red Burn, ou até mesmo qualquer outro Mono Red do formato.
Resistir à Tempestade é muito forte e deve passar a fazer parte dos sides em pouco tempo.

Caminho Tortuoso - Destaque
1G
Feitiço
Escolha criatura ou terreno. Revele os quatro cards do topo do seu grimório. Coloque todos os cards com o tipo escolhido revelados desta forma em sua mão e o restante em seu cemitério.


Não esperava por isso, mas parece que Lead the Stampede pode ser substituído em breve.
Decks como Fractius e Elfos serão os mais beneficiados, mesmo que esse último geralmente não ligue muito para o custo de mana. Quem sabe no caso dos Elfos na verdade não seja um substituto da Distant Melody, fazendo com que o deck se torne de fato um Mono Green?
Alguns outros decks verdes (Stompy, talvez) podem se beneficiar também de Caminho Tortuoso, além de decks que usem o cemitério como combustível ou reaproveitamento de recursos.
Só testando mesmo para ver como vai ficar.


#*#*#*#*# ARTEFATO #*#*#*#*#

Astrolábio de Arcum - Destaque
N
Artefato da Neve
Quando Astrolábio de Arcum entrar no campo de batalha, compre um card.
1, vira: Adicione um mana de qualquer cor.


O "Prophetic Prism" de um mana é uma super adição ao formato. Ele pode ser usado em decks como o Snow Go e alguns decks que usem branco e possam se aproveitar do seu efeito de compra mais de uma vez, com o auxílio de criaturas como o Kor Skyfisher.
Quem sabe a gente não vê o surgimento de um Boros/Jeskai Skred?


#*#*#*#*# TERRENO #*#*#*#*#

Caverna da Tentação - Regular
Terreno
Vira: Adicione um mana incolor.
1, vira: Adicione um mana de qualquer cor.
4, vira, sacrifique Caverna da Tentação: Coloque dois marcadores +1/+1 na criatura alvo. Ative esta habilidade apenas nos momentos em que poderia conjurar um feitiço.


Ótimo terreno. Bom substituto para o Shimmering Grotto. O Tron (oh noooooo) é o deck que mais pode se beneficiar de seu uso.


Outros cards interessantes:
Abaixo alguns cards que merecem ser observados e podem ser úteis em alguns decks futuramente.

---Branco---
Preces Atendidas
Fractius Resistente
Coorte Irregular
Recrutar os Dignos
Veterano Rhox
Anjo Segoviano

---Azul---
Cancrix do Iceberg
Forma Fantasmagórica
Fluxo de Pensamento
Aviana Invocadora de Vento
Descanso Invernal

---Preto---
Lesma Glutona
Ninja da Lua Nova
Saquear o Laboratório
De Volta da Extinção
Bruxo dos Verrolhos

---Vermelho---
Estratagema do Geomante
Campeão Goblin
Elemental Ígneo
Sumidouro Magmático
Minotauro Cornespíneo
Garras Voláteis

---Verde---
Alce Urrador
Anurídeo Escavador
Glaciowalla
Mamãe Ursa
Behemoth de Murasa
Protetora da Geada
Patada Selvagem
Druida do Florescimento
Sombra de Ent
Emboscadora do Dossel
Manada Barridora


Reprints
Essa edição trouxe alguns bons reprints, como era de se esperar.
Isso é muito bom para aumentar a circulação de cards difíceis de encontrar e o principal, diminuir o preço dos mais caros.
Abaixo os reprints de Modern Horizons com maior destaque para o Pauper.

---Branco---
Guinchado de Guerra
Luz Engalanada
Abrigo

---Azul---
Excluir
Proibir

---Preto---
Comedor de Podridão
Ratos da Cripta
Édito Diabólico
Desenterrar

---Vermelho---
Raio de Fogo
Matrona Goblin
Dardo de Lava
Pilhagem
Investida Imprudente

---Verde---
Javali Krosano
Mangusto Ágil
Rã dos Esporos

---Terreno---
Estepe Remota
Banco de Areia Isolado
Charneca Estéril
Caverna Esquecida
Bosque Sereno
Planície da Neve
Ilha da Neve
Pântano da Neve
Montanha da Neve
Floresta da Neve


Finalizando
Modern Horizons trouxe alguns cards fortes para decks específicos que não estão com muito destaque no meta atual e isso é o que a gente espera da Wizards daqui pra frente.
Uma ótima edição que vai dar mais uma sacudida no formato, com muitas opções de cards para decks já consolidados no meta, cards que podem ressuscitar outros decks que já conhecemos e ainda com a possibilidade de criar decks completamente novos.
A esperança é que até edições regulares do Standard comecem a ter esse impacto no Pauper à partir de agora. Bem, já nos foi dado uma pequena amostra disso em A Guerra da Centelha.
Todos esperamos que seja apenas o começo de muitas novidades que a Wizards tem reservado para o Pauper. :)

Editada em: 04-06-19 16:15:08 por gelcila.
 
kokus

Esquilo
0 Referências
Posts: 59
Registro: 03/01/14

Postado em: 03/06/19 16:52
Muito bom meu caro.
acho que merecia um artigo na liga, alem desse post aqui.
Boas analises, concordo ctg.
 
Drakomanth

Esquilo
0 Referências
Posts: 161
Registro: 08/04/10

Postado em: 03/06/19 17:55
Parabéns 🤗
 
MetalFcker

Bárbaro
0 Referências
Posts: 562
Registro: 31/01/04

Postado em: 03/06/19 18:03
Muito boa sua analise, otimo artigo! Sei que é cedo pra saber, mas sera que tem cartas ai capaz de mudar o meta, ou sao apenas complementos para os decks terem mais algumas opções de jogo? da pra prever algum novo deck surgindo por causa de alguma carta ai?
 
Cabeleira

Esquilo
0 Referências
Posts: 7
Registro: 10/07/18

Postado em: 03/06/19 18:08
Parabéns gerso ótima análise .
Top
 
arthursibuta

Druida
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 70
Registro: 03/09/15

Postado em: 03/06/19 18:44
Saquear o laboratório achei uma carta muito boa pro deck bg delve, que aliás foi pouco explorado até o momento no formato.
E parabéns pelo artigo!!!
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5203
Registro: 28/10/07

Postado em: 04/06/19 09:55

Obrigado, kokus. :)
Seria muito legal ter algumas das minhas postagens publicadas como um artigo.


Valeu por ter curtido, Drakomanth. :)


Valeu a força, MetalFcker! :)
Então. Um deck mais focado em Ninjas (que deve ser UB) pode surgir, mas deve demorar um pouco. Creio que será exaustivamente testado por jogadores no mundo todo essa nova temática, até ganhar consistência e começarem a pilotá-lo no Magic Online. Deve aparecer em algumas lojas físicas enquanto isso também.
O potencial é grande, mas não tem como dar certeza de que o deck aguentará o meta.

Além dos Ninjas, para mim, cartas que tem potencial para criar novos decks são:
Efemerar
Espéctro sem Cabeça
Laceração Mental
Coração Dracônico de Bogardan
Punhos Chamejantes
Astrolábio de Arcum

Sendo exageradamente otimista, essas aí tem um bom potencial para criar coisas novas no Pauper.
Surgir um deck novo do nada é mais difícil, mas algum deck rogue pode se beneficiar da mecânica de algumas dessas cartas e de repente aparecer no meta. Vamos torcer que aconteça, mas isso também depende de nós como jogadores.


Valeu, Cabeleira. "É nós!" kkkkkk


Muito obrigado, arthursibuta! :)
BG Delve é um deck muito legal.
Saquear o Laboratório é boa, acho que pode fazer uma boa dupla com o Grisly Salvage.

Editada em: 04-06-19 10:04:20 por gelcila.

 
JocelioFernandes

Esquilo
157 Referências (100.00% positivas)
Posts: 646
Registro: 18/02/16

Postado em: 04/06/19 10:27
Acho que alguns cards serão usados de certeza como:

Patada Selvagem (Toma o lugar de Epic Confrontation)
Emboscadora do Dossel (Pode entrar no Stompy)
Mamãe Ursa (3 criaturas em uma só. =D)
Autômato Universal (Que pode ser usando como drop 1 em tribais)

Winding Way é muito, mas muito forte! Tanto em decks que precisando desse "Draw" a mais bem como que possuem interação com cemitério. Achei uma excelente adição ao verde.