Trample e deathtouch
 Trample e deathtouch
Levius

Esquilo
0 Referências
Posts: 106
Registro: 26/05/14
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 07/09/19 19:15
Oi, a duvida é, se eu ataco com uma criatura 7/7 atropelar e toque mortífero, e a bloqueadora e uma 3/5, quanto de dano vai passar no jogador defensor??? 2 de dano ou 6 de dano???

e se essa 7/7 for bloqueada por mais de uma criatura... digamos tres 0/4??? a 7/7 mata as tres??? como ficaria no caso a destribuição de dano no caso??? ja a 7/7 n tem dano pra zerar a resistencia das tres???


Editada em: 07-09-19 19:19:22 por Levius.
 
JonasPetrenas

Esquilo
0 Referências
Posts: 308
Registro: 08/05/17
Osasco - SP

Postado em: 07/09/19 21:03
Na verdade não cara, como a criatura tem toque mortífero qualquer dano é dano letal.

Então no primeiro caso vc causa 1 de dano a 3/5 e 6 ao oponente.
No segundo vc causa 1 de em 3 criaturas e da 4 no oponente
 
Baradom

Esquilo
0 Referências
Posts: 41
Registro: 21/03/19
Maringá - PR

Postado em: 09/09/19 11:43
Escondendo pois a resposta está errada!



Editada em: 10-09-19 14:41:38 por MandarK.
(Escondendo pois a resposta está errada!)

 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 6719
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 09/09/19 11:50
A resposta de JonasPetrenas está correta.

Baradom não parece saber que Deathtouch é levado em conta na hora de atribuir dano. Independente da resistência da bloqueadora, 1 de dano com Deathtouch conta como dano letal. A 7/7 consegue matar até sete bloqueadores de qualquer tamanho; combinando com Atropelar, pode atribuir um em cada bloqueador, e o resto pode ir no jogador defensor.

702.2c: Any nonzero amount of combat damage assigned to a creature by a source with deathtouch is considered to be lethal damage for the purposes of determining if a proposed combat damage assignment is valid, regardless of that creature's toughness. See rules 510.1c-d.

 
Baradom

Esquilo
0 Referências
Posts: 41
Registro: 21/03/19
Maringá - PR

Postado em: 09/09/19 15:38
Obrigado por explicar meu amigo.


Mas ainda me resta uma dúvida: Entende-se que 1 de dano seria suficiente para matar uma criatura, independente da defesa, pelo que eu entendi com o que você disse, certo?

Entendendo que o Deathtouch basta 1 de dano na criatura para matá-la, no caso, os 7 pontos de dano que a minha criatura possui, poderiam ser divididos da maneira que eu quisesse dentre as criaturas bloqueadoras? No caso, dar 1 de dano em cada uma e ainda varar o Atropelar? Isso que eu não consegui entender.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 6719
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 09/09/19 17:00
Sim. Você pode.


Atropelar usa as mesmas regras de atribuição de dano em bloqueio múltiplo. Basta imaginar que o jogador é a última "criatura" na fila.

Uma 7/7 com Atropelar e Toque Mortífero bloqueada por 3 criaturas de qualquer tamanho, só precisa atribuir 1 de dano em cada e os outros 4 podem ir no jogador.
 
HadurIII

Esquilo
0 Referências
Posts: 12
Registro: 29/01/19
Teresina - PI

Postado em: 10/09/19 10:04

Baradom está errado. Ainda bem que no final ele diz "ACHO que é isso". A explicação dele só se aplica para casos sem Toque Mortífero.

JonasPetrenas é quem está correto. Com toque mortífero basta 1 de dano para a criatura atacante matar uma criatura bloqueadora, portanto sobra mais dano para atropelar

 
Baradom

Esquilo
0 Referências
Posts: 41
Registro: 21/03/19
Maringá - PR

Postado em: 10/09/19 10:18
Boa moçada! Obrigado por me esclarecer essa dúvida. Eu acreditava que independente de ter Deathtouch ou não, o dano atribuído as criaturas deveria ser integral ao total da defesa delas, mesmo sabendo que 1 ponto de dano seria suficiente para matá-las.

Sempre bom aprender mais sobre o joguinho. :D
 
MMAMetal

Esquilo
0 Referências
Posts: 744
Registro: 09/07/16
Guarulhos - SP

Postado em: 10/09/19 12:44
Aproveitando que o assunto é trample e deathtouch, vou postar uma dúvida também.

Tenho em campo uma criatura 9/5 com trample e deathtouch, enquanto o oponente tem 2 criaturas 2/2 vanilla e uma 6/6 indestrutível. Ataco e ele bloqueia com as 3.
Se os dois bichos 2/2 bloqueiam primeiro, os bloqueadores morrem e meu bicho fica 7/1 pra barrar o 6/6 indestrutível. Eu posso atribuir só 1 de dano ao bicho indestrutível, mesmo ele não morrendo, e passar 6 de dano pro adversário?

E se caso meu bicho tenha iniciativa além de trample e deathtouch, eu dou 1 de dano em cada 2/2 e ainda fico 7/5 para o indestrutível. Eu ataco primeiro, o indestrutível não morre, mas aí na hora dele defender (sem iniciativa) ele dá 6 no meu bicho e ele morre, certo?

Porém o adversário bloquear só com a 6/6 indestrutível já "garante" a morte do meu bicho?
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 3296
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 10/09/19 14:39
deathtouch modifica as regras de atribuição de dano letal, no entanto indestrutivel não faz o mesmo. Então na tua duvida tu pode atribuir apenas 1 de dano ao bicho indestrutivel, já que para o calculo do dano letal tu só precisa colocar 1 de dano nele.

No caso do teu bicho ter iniciativa, novamente tu pode colocar 1 de dano em cada bloqueador e o resto no jogador.

Sim após a etapa de dano de combate de iniciativa haverá a etapa de dano de combat normal e nela a criatura 6/6 indestrutivel ira causar 6 pontos de dano a tua criatura 9/5, e dessa forma ela irá ser destruida por dano letal na proxima vez que as ações baseadas em estado forem checadas.

Sim. Bloquear tua criatura 9/5 deathtouch trample com uma 6/6 indestrutivel garante que ela morra caso nada seja feito sobre o dano da 6/6.

E já que estamos nesse assunto, se ao invés de first strike a tua criatura 9/5 tivesse double strike, deathtouch e trample e fosse bloqueada pela 6/6 indestrutivel:

1. Tu assignaria 1 de dano a criatura indestrutivel na etapa de dano de iniciativa e os 8 de dano passariam.

2. Tu assignaria mais 1 de dano a criatura indestrutivel de dano normal e mais 8 de dano passariam.

Isso se deve a regra abaixo:
702.2c Any nonzero amount of combat damage assigned to a creature by a source with deathtouch is considered to be lethal damage for the purposes of determining if a proposed combat damage assignment is valid, regardless of that creature’s toughness. See rules 510.1c–d.

como apenas o dano assignado pela fonte com death touch é contado como letal(e não o dano marcado) a interação fica estranha dessa forma.
 
VIP STAFF MandarK

Fractius
0 Referências
Posts: 4952
Registro: 12/06/08
Jundiaí - SP

Postado em: 10/09/19 14:40
O Trample+Deathtouch não se importa se a criatura defensora tem Indestrutível ou proteção, por exemplo. Basta designar 1 de dano por bloqueadora e o resto passa, portanto:


Sim!



Sim!

Só lembrando que sua criatura não "fica 7/5" ela ainda é uma 7/7 mas com 2 pontos de dano marcado! A resistência não baixa com o dano de combate


"Slivers don´t Learn, they just know"


MandarK
Rules Advisor
Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Blog: Casos Casuais - decks casuais, pizza e (algum) humor.