Prioridade > Unmake X reposta > Mal imortal e Macular DUVIDAS!
 Prioridade > Unmake X reposta > Mal imortal e Macular DUVIDAS!
DITTOO

Esquilo
0 Referências
Posts: 14
Registro: 29/05/19
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 13/01/20 16:04
Ai me tirem uma dúvida pfvor!

Imagine uma situação onde eu possuo uma criatura em campo. No turno do meu adversário ele usa um Unmake (Exilar a criatura alvo) Beleza, dai a prioridade de resposta passa pra mim, certo? Eu seguro a prioridade para usar 2 magicas instantâneas, uma eu usaria na minha criatura, por exemplo, Macular (-x -x para cada pântano que possuo), a outra seria Mal imortal (A criatura alvo ganha imortal até o final do turno. (Quando a criatura morrer, se ela não tiver nenhum marcador +1/+1, devolva-a ao campo de batalha sob o controle de seu dono com um marcador +1/+1.), visto que as minhas mágicas irão pra pilha, eu deveria jogar o Mal imortal antes, ou depois de Macular? e essa jogada seria útil pra fugir do "exilar criatura", ou quando mal imortal se resolvesse a minha criatura ainda seria alvo valido pro Unmake? Grato desde já pela atenção!

Editada em: 13-01-20 16:49:03 por DITTOO.

Editada em: 13-01-20 21:44:17 por DITTOO.
 
juca19

Esquilo
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1129
Registro: 12/09/10
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 13/01/20 22:34

Boa noite!
a jogada ue você quer fazer é válida, desde que faça da forma correta.
Veja como ficaria a pilha
CRIATURA UNMAKE no topo da pilha
Você deve jogar agora o MACULAR e responder a própria mágica com MAL IMORTAL
A pilha agora está assim:
CRIATURA UNMAKE MACULAR MAL IMORTAL
MAL IMORTAL resolve e sua criatura ganha a habilidade de imortal, se morrer, volta com marcador +1
MACULAR RESOLVE e mata sua criatura, como ela agora é imortal, voltará com o marcador, mas por ser uma nova criatura UNMAKE perde o alvo e pifa.

 
DITTOO

Esquilo
0 Referências
Posts: 14
Registro: 29/05/19
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 14/01/20 10:12
Hmmm entendi! Me tira mais uma dúvida, quanto a questão de resposta do oponente por conta das 2 mágicas, quando eu passar a prioridade ele vai poder:
1. escolher qual dar um counter spell (por exemplo)?
2. ele só poderá responder a primeira da pilha
3. ele pode usar 2 counter spell nas minhas 2 mágicas? Grato pela ajuda amigo.
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 3615
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 15/01/20 08:34
qualquer mágica na pilha é um alvo válido nessa situação o oponente pode fazer o que quiser em resposta, mas eu não usaria as duas mágicas juntas. Como os jogadores recebem prioridade após cada objeto na pilha resolver eu jogaria primeiro o mal imortal, esperaria ele resolver(o oponente teria a oportunidade de anula-lo) e depois do mal imortal resolver eu jogaria o macular onde novamente o oponente teria a chance de responder por exemplo anulando.

Isso porque se por algum motivo o oponente resolver anular o mal imortal(por exemplo entendeu errado a carta achando que ela funcionaria contra o unmake), tu não perderia o macular.
 
DITTOO

Esquilo
0 Referências
Posts: 14
Registro: 29/05/19
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 15/01/20 11:47
Então tivemos uma longa discussão em um grupo de magic por questão de entendimento sobre prioridade e pilha, pois uma parte do grupo dizia que a prioridade se resolvia de uma forma:
Ele da Unmake
Eu respondo com Macular
Ele não responde Macular
Eu resposto com Mal imortal
Assim cada jogador teria a possibilidade de responder a magica que entrou, independente de quem jogou.

Outra parte dizia o seguinte:
Ele da Unmake
Eu declaro que vou reter a prioridade e faço 2 mágicas instantâneas, primeiro o Macular, depois o Mal imortal.
Ele não responde e as magicas se resolvem.
Aqui o argumentação dizia que se o oponente não responder, a pilha se resolve, sendo tarde demais pra usar outra mágica, dando motivo então pra reter a prioridade e usar as 2 na mesma jogada.

Surgiram várias dúvidas pesadas, que nem buscas massivas nas regras oficiais conseguiram tira-las, as mesmas são:

Dúvida 1: É legal reter a prioridade e usar mais de 1 mágica ao mesmo tempo?
Dúvida 2: Quando você responde e o oponente não responde, a pilha automaticamente se resolve sem a possibilidade de haver uma resposta sua da sua própria magica?
Dúvida 3: Se reter a prioridade for possível, como funcionaria a resposta do oponente nesse caso? ele poderia escolher qual magica usar um "Counter spell" por exemplo?

Desculpa os montes de dúvidas, mas foi uns 2 dias inteiros de discussão sem nenhuma resposta nos grupos de magic... rs' Agradeço muitissimo desde já!



Editada em: 15-01-20 11:48:48 por DITTOO.
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 3615
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 15/01/20 13:59
1. Sim qualquer jogador pode decidir segurar a prioridade e colocar multiplos objetos na pilha, mas tirando alguns combos especificos normalmente reter prioridade e por multiplos objetos na pilha apenas revela mais informações pro oponente. Isso se deve a regra abaixo:

117.3c If a player has priority when they cast a spell, activate an ability, or take a special action, that player receives priority afterward.

2. Cada vez que um objeto na pilha resolve, o jogador ativo ganha novamente a prioridade, a pilha nunca resolve por inteiro, ela só resolve um objeto por vez. Segue a regra abaixo:

117.3b The active player receives priority after a spell or ability (other than a mana ability) resolves.

3.
Reter a prioridade é possível, mas após tu passar a prioridade para o oponente ele ainda vai poder colocar objetos na pilha normalmente, no teu caso:

a. Digamos que o oponente tenha um counterspell, ele pode jogar o counterspell alvejando o teu mal imortal, o counterspell vai ser o objeto mais acima da pilha então vai resolver primeiro, então teu mal imortal vai ser anulado e removido da pilha.

b. Após isso o jogador ativo receberá a prioridade e se ninguem fizer nada, agora o macular irá resolver, colocando a tua criatura no cemitério,

c. Novamente o jogador ativo receberá a prioridade e se ninguem fizer nada agora o unmake vai tentar resolver, mas vai pifar pois não tem mais alvos válidos.

sobre as regras envolvidas aqui:

para reter prioridade:
117.3c If a player has priority when they cast a spell, activate an ability, or take a special action, that player receives priority afterward.

para receber prioridade após cada objeto na pilha resolver:
117.3b The active player receives priority after a spell or ability (other than a mana ability) resolves.

sobre apenas o objeto do topo da pilha resolver após ninguém fazer nada:
608.1. Each time all players pass in succession, the spell or ability on top of the stack resolves. (See rule 609, "Effects.")

para escolher o alvo do counterspell:
601.2c The player announces their choice of an appropriate object or player for each target the spell requires. [...].

para o unmake pifar:
608.2b If the spell or ability specifies targets, it checks whether the targets are still legal. A target that’s no longer in the zone it was in when it was targeted is illegal. Other changes to the game state may cause a target to no longer be legal; for example, its characteristics may have changed or an effect may have changed the text of the spell. If the source of an ability has left the zone it was in, its last known information is used during this process. If all its targets, for every instance of the word "target," are now illegal, the spell or ability doesn’t resolve. It’s removed from the stack and, if it’s a spell, put into its owner’s graveyard. Otherwise, the spell or ability will resolve normally. Illegal targets, if any, won’t be affected by parts of a resolving spell’s effect for which they’re illegal. Other parts of the effect for which those targets are not illegal may still affect them. If the spell or ability creates any continuous effects that affect game rules (see rule 613.10), those effects don’t apply to illegal targets. If part of the effect requires information about an illegal target, it fails to determine any such information. Any part of the effect that requires that information won’t happen.

Editada em: 15-01-20 14:07:58 por trodsen.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 7191
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 15/01/20 14:05
Se você conjura uma mágica ou ativa a habilidade (seja em resposta a alguma coisa ou não), e você não especifica que vai reter prioridade, e o oponente diz que não responde, então a mágica ou habilidade que está no topo da pilha (ou seja, a que você jogou) imediatamente resolve.

Então, no seu primeiro exemplo:
Ele joga Unmake e passa*
Você responde com Macular e passa*
Ele diz que não faz nada em resposta

Nesse momento, Macular resolve**. Sua criatura morre. Não tem como você usar Mal Imortal nesse caso.

*Note que jogar alguma coisa e perguntar se o outro jogador responde, ou perguntar se resolve, ou mesmo não dizer nada, é a mesma coisa que passar prioridade. A única forma de não passar prioridade automaticamente é dizer claramente que está retendo prioridade, e então jogar alguma outra coisa.

**Note também que não é a pilha inteira que resolve, somente UMA mágica ou habilidade que esteja na pilha é que resolve, a que se encontra no topo naquele momento. A mágica seguinte só resolve se os jogadores passarem novamente (o que normalmente acontece automaticamente se ninguém disser nada, o que normalmente é o caso e então realmente parece que toda a pilha se resolve, mas isso pode ser interrompido).

---

O que você deve fazer é:

Oponente joga Unmake e passa
Você responde com Mal Imortal e passa
Oponente não responde
Mal Imortal resolve.

Unmake ainda está na pilha. O jogador ativo (de quem for o turno atual) recebe prioridade novamente, e pode jogar mais alguma coisa ou passar.

Se o jogador ativo for você, você deve jogar Macular agora.
Se o jogador ativo for o oponente, ele presumivelmente vai passar, e então você responde com Macular.

Nos dois casos, depois de jogar Macular você passa, o oponente passa, e Macular resolve.


---

Respondendo suas dúvidas:

Dúvida 1: É legal reter a prioridade e usar mais de 1 mágica ao mesmo tempo?

Sim. Mas não é a melhor jogada, nessa situação em particular.

Note que as duas mágicas são colocadas na pilha em uma sequência, não "ao mesmo tempo".

Dúvida 2: Quando você responde e o oponente não responde, a pilha automaticamente se resolve sem a possibilidade de haver uma resposta sua da sua própria magica?

A sua resposta, não toda a pilha, resolve.

A única forma de "responder à própria mágica" é retendo prioridade, não passando.

Mas, de novo, nessa sua situação responder à própria mágica não é a única forma de fazer o que você quer, e nem mesmo é a melhor jogada possível.

Dúvida 3: Se reter a prioridade for possível, como funcionaria a resposta do oponente nesse caso? ele poderia escolher qual magica usar um "Counter spell" por exemplo?

Sim, qualquer uma das mágicas seria um alvo válido para um Counterspell, pois ambas são mágicas na pilha.

Editada em: 15-01-20 14:08:04 por Orlando29.
 
DITTOO

Esquilo
0 Referências
Posts: 14
Registro: 29/05/19
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 15/01/20 15:50
Nossa vocês foram claros e precisos nas respostas! Ajudou muito mesmo! Estou muito grato pela ajuda, e todas as dúvidas foram tiradas da melhor maneira possível! Um grande abraço pra vocês!!!