Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Double Strike - Golpe Duplo - nov.2020
 Double Strike - Golpe Duplo - nov.2020
ErichCasagrande1989

Esquilo
0 Referências
Posts: 35
Registro: 06/11/20

Postado em: 24/11/20 13:39
Olá pessoal, tudo bem?
*Fui orientado a criar um novo tópico sobre o assunto.

* Li diversos tópicos aqui sobre Double Strike e percebi que as minhas dúvidas na verdade são bem comuns. Inclusive há gente que joga de um jeito e outros de outro.
Enfim.
- Listei o resumo aqui do que entendi e peço a gentileza para confirmação.
- E a resposta citando os tópicos de onde houve dúvida se possível. Exemplo:"sobre o ponto 1 - g) a resposta é:""
- Acredito que isso irá tornar mais fácil para todos depois encontrarem as respostas.

* Muito obrigado, minha intenção é também resumir todas as dúvidas que vi nos demais tópicos.

* Tópicos lidos:
https://www.ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=34604&page=2
https://www.ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=98384
https://ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=100532

O que entendi de correto:

1 - Quando há apenas criaturas que atacam com double strike.
há um turno de ataque antes do principal
a) nesse turno apenas as criatura atacantes com double strike atacam.
b) jogador defensor escolhe as criatura defensoras
c) danos de combate acontecem
d) se um criatura com double strike (e por isso que ela está atacando neste momento) tomar mais dano que sua resistencia - ela morre e vai para cemitério. Fim de papo.
e) se uma criatura defensora com ou sem double strike sofre mais dano que sua resistencia, também morreu.

depois há um momento regular de ataque/defesa
f) onde todas as criaturas aptas a atacar atacam + as criaturas que tem double strike (sobreviventes no combate anterior)
g) defensor escolhe novamente as criaturas defensoras, elas podem ser diferentes das que ele escolheu no momento anterior, em que apenas as atacantes com double strike atacaram. (AINDA TENHO DUVIDA AQUI)
h) acontece um ataque normal, em que as criaturas sobreviventes tem seus poderes e resistência completos, como se não tivesse ocorrido o ataque/defesa anterior.
i ) DUVIDA? - neste ataque (o segundo ataque do combate) as criaturas atacantes com double strike atacam igual? Independente se as defensoras do primeiro ataque morreram. Sendo assim elas podem tanto causar dano direto no oponente como serem bloqueadas por uma nova criatura. CERTO?
j) OU - como suas defensoras já morreram no primeiro ataque ela simplesmente não faz nada no segundo ataque (mais abaixo menciono a questão do atropelar)

2 - Quando há apenas criaturas defensoras com double strike
a) oponente sinaliza o ataque das criaturas
b) todas a criaturas defensoras com double strike realizam seus bloqueios se assim o defensor desejar.
c) todas as criaturas atacantes e defensoras que sofreram danos maior que sua resistencia morrem.

d) há um novo ataque/defesa em que todas a criaturas defensoras e sobreviventes com double strike permanecem e podem escolher novas criaturas parem serem alvos de bloqueio (AINDA TENHO DUVIDAS AQUI ASSIM COMO NO ITEM "1-g", acima)
e) acontece um ataque/defesa normal, em que as criaturas sobreviventes tem seus poderes e resistência completos como se não tivesse ocorrido o combate anterior.

3 - Há criaturas atacantes e defensoras com double strike
a) igual como tudo acima, e atacantes e defensores com double strike participam juntos de um primeiro combate, e se sobreviverem participam do segundo momento.

4 - Iniciativa ou First Srike
a) essas criaturas não participam do segundo momento de ataque/defesa, apensa do primeiro. é util por exemplo para eliminar uma criatura forte e poder, no segundo momento atacar sem o defensor usar ela com outras criaturas. First Strike = atacam primeiro; Double Strike = ataca duas vezes; First Strike + Double Strike = ataca duas vezes.

5 - Double strike com atropelar.
a) obviamente essas criaturas irão tirar pontos de vida do oponente se excederem pontos de ataque, tanto no primeiro ataque, como no segundo (se sobreviverem ao primeiro)
b) porem aqui há uma DÚVIDA relacionada as respostas dos itens "1-i)" e "1-j" - a habilidade atropelar muda algo em relação a essas duvidas anteriores, no sentido que além de causar pontos excedentes a resistência adversária, ela também atacará uma segunda vez mesmo que sua adversário morreu no primeiro ataque? Reforçando, se a resposta de "1-i)" for ˜SIM, correto" - nem há essa dúvida aqui.

6 - Se o defensor não tem criaturas em campo, ou todas a suas criaturas não estão aptas ao bloquear no turno Wave of Indifference e o atacante ataca com uma criatura double strike. Ele causará 2x o poder dessa criatura em dano de vida ao oponente. O mesmo ocorre se o atacante usar uma criatura com doble strike e com travessia de terreno. Correto?

Muito obrigado.

Editada em: 24-11-20 13:41:26 por ErichCasagrande1989.
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 24/11/20 14:25
Bom o problema nas tuas dúvidas parece estar centrado numa falta de conhecimento na estrutura do combate então eu vou explicar ele por inteiro que provavelmente vá sanar mais duvidas:

Começando com alguns conceitos basicos:

Uma criatura que sofreu dano igual ou maior que a sua resistencia é destruida.

Fase de combate:
1. Primeiro há a etapa de inicio de combate, nessa etapa as habilidades que desencadeiam no inicio do combate desencadeiam e resolver, também é o ultimo momento para virar uma criatura que um oponente controla de forma a impedir que ela ataque, e também é o ultimo momento para tripular um veiculo ou transformar um terreno em criatura para que ele esteja apto a atacar.

2. Segundo há a etapa de declaração de atacantes, aqui primeiro o jogador atacante decide quais criaturas dele vão atacar, e qual jogador ou planeswalker elas irão atacar uma de cada vez. Também é a ultima oportunidade para virar criaturas de forma a impedir que elas bloqueiem, e de tripular um veiculo ou transformar um terreno em criatura para que ele esteja apto a bloquear.

3. Terceiro há a etapa de declaração de bloqueadores, aqui primeiro o jogador defensor decide quais criaturas dele vão bloquear quais criaturas atacantes. Também é a ultima oportunidade de jogar alguma magica ou ativar alguma habilidade de forma que ela altere o dano de combate de iniciativa, ou caso nenhuma criatura tenha iniciativa ou golpe duplo, a ultima oportunidade de alterar o dano de combate normal.

4.1 Após isso se alguma criatura no combate(Atacante ou defensora) tem iniciativa ou golpe duplo, ocorre a etapa de dano de combate de iniciativa, aqui primeiramente as criaturas com iniciativa e golpe duplo causam dano igual ao seu poder nas criaturas bloqueadoras e ou aos jogadores defensores caso elas não tenham sido bloqueadas. Após isso é a ultima oportunidade de jogar magicas ou habilidades para alterar o dano causado na etapa de dano de combate normal. No caso de criaturas já bloqueadas que não tem mais bloqueadores vivos, porque eles morreram por algum motivo(por exemplo foram destruidos por um terror após serem declarados como bloqueador) essas criaturas não causam dano, há menos que tenham atropelar.

4.2 Após a etapa de dano de combate de iniciativa, ou se ela não ocorreu após a declaração dos bloqueadores, acontece a etapa de dano de combate normal, nessa etapa todas criaturas com double strike, e as sem double strike nem iniciativa, causam dano as suas bloqueadoras/jogador/planeswalker defensor. No caso de criaturas já bloqueadas que não tem mais bloqueadores vivos, porque eles morreram por algum motivo(por exemplo foram destruidos por um terror após serem declarados como bloqueador, ou morreram ainda na etapa de dano de combate de iniciativa) essas criaturas não causam dano, há menos que tenham atropelar.

5. Após isso há a etapa de fim de combate.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11240
Registro: 09/12/16

Postado em: 24/11/20 14:26
Sua descrição está errada desde o começo. Ficou complicada demais, e o erro já começa no primeiro item, então me perdoe mas não vou responder ponto a ponto. Vamos recomeçar.

Você só tem uma fase de combate em cada turno. A fase de combate tem apenas uma etapa de declaração de atacantes, e uma etapa de declaração de bloqueadores.

Iniciativa e Golpe Duplo não aumentam o número de combates, nem o número de ataques. Você ainda declara atacantes e bloqueadores de forma normal. Uma criatura com Golpe Duplo só ataca uma vez, e o oponente só tem uma chance de bloquear ela.

Uma criatura bloqueada não causa dano no jogador atacado, mesmo se a bloqueadora for removida antes do dano. Golpe Duplo não muda esse fato, Atropelar sim.



Depois da declaração de atacante e de bloqueadores, o jogo checa se há ao menos uma criatura com Iniciativa ou com Golpe Duplo envolvida no combate. Se houver, acontecem duas etapas de dano de combate. Se não houver nenhuma, só acontece uma etapa de dano.

No caso de duas etapas de dano, criaturas com Iniciativa causam dano apenas na primeira, criaturas com Golpe Duplo causam dano em ambas as etapas, e as demais criaturas causam dano apenas na segunda etapa. Depois do dano ser causado, o jogo checa se alguma criatura morreu antes de se passar para a etapa de dano seguinte; uma criatura que tenha morrido na primeira etapa deixa o campo e portanto não pode mais causar dano na segunda.

---

Portanto:

- Se uma criatura com Golpe Duplo ataca, é bloqueada, e na primeira etapa de dano já mata a defensora, ela continua sendo considerada bloqueada, e portanto não pode causar dano ao jogador.
-- Mas se ela também tiver Atropelar, aí sim o seu segundo dano vai todo no jogador.

- Se uma criatura com Golpe Duplo ataca e não é bloqueada, ela causa seu dano no jogador na primeira etapa de dano, e causa de novo na segunda etapa de dano.
 
paulojosefc

Esquilo
0 Referências
Posts: 186
Registro: 03/09/17

Postado em: 24/11/20 14:37
Nossa, você descreveu muito mais complexo que o que realmente é. Vamos ver se consigo te explicar de maneira sucinta:
Em uma Fase de Combate existe apenas uma fase de declaração de atacantes e bloqueadores, uma vez que o jogador ativo(o dono do turno) declara todas as criaturas que estão atacando(não importa se tenham double strike ou first strike), são declarada as criaturas bloqueadoras(também não importa se tem double strike ou first strike, todas são declaradas juntas).

Após as declarações de atacantes e bloqueadores, se não tiverem mágicas para alterar, vai para a etapa de dano, que é onde o first strike e o double strike afetam. Criaturas com first strike e double strike "criam" uma etapa de dano antes da etapa de dano, ou seja, elas atacam primeiro que as criaturas sem essas habilidades, fazendo que causem o dano antes. Após essa etapa de dano que foi "criada" que as criaturas sem essas habilidades dão dano(as com double strike batem nas duas fases de dano).

Tentando explicar os casos que você colocou:
1 - Criatura A com Double strike ataca e criatura B sem double strike defende - criatura A da o dano na criatura B na fase de dano criada pelo first strike, se a criatura B não morreu, criatura A e criatura B se dão dano novamente na fase normal;
2 - Criatura A sem Double strike ataca e criatura B com double strike defende - criatura B da o dano na criatura A na fase de dano criada pelo first strike, se a criatura A não morreu, criatura A e criatura B se dão dano novamente na fase normal;
3 - Criatura A com Double strike ataca e criatura B com double strike defende - criatura A da o dano na criatura B e a criatura B da o dano na criatura A na fase de dano criada pelo first strike, se a criatura A e B não morreram, se dão dano novamente na fase normal, se alguma das duas morrer, não tem a fase de dano normal para elas;
4 - Só dão o dano da fase criada pelo first strike. Criatura A com Double strike ataca e criatura B com first strike defende - criatura A da o dano na criatura B e a criatura B da o dano na criatura A na fase de dano criada pelo first strike, se a criatura A não morrer, apenas ela da o dano novamente na fase normal, se alguma das duas morrer, não tem a fase de dano normal para elas;
5 - Sim, se a criatura defensora morrer no primeiro ataque, o excedente do primeiro ataque mais o segundo ataque irão diretamente nos pontos de vida do defensor.
6 - Se a criatura atacante não for bloqueada, ela causará 2 vezes o dano no jogador defensor(lembre-se que são 2 estancias de dano, o ataque first strike e o ataque do normal, pois tem criaturas que se beneficiam em toda vez que causam dano ao oponente, como Prophetic Flamespeaker);

Espero ter ajudado.
 
ErichCasagrande1989

Esquilo
0 Referências
Posts: 35
Registro: 06/11/20

Postado em: 24/11/20 18:31
Todos foram muito claros e as duvidas explicadas e entendidas.
Obrigado pela atenção e paciência.
 
paulojosefc

Esquilo
0 Referências
Posts: 186
Registro: 03/09/17

Postado em: 25/11/20 08:42
de nada...como disse o trodsen seu maior problema era no entendimento da regra de combate, o que desencadeou na confusão....isso é normal, esquenta a cabeça não