Load or Cast
Load or Cast
Dúvida com rato!
 Dúvida com rato!
SilverGT

Esquilo
0 Referências
Posts: 4
Registro: 01/08/16

Postado em: 28/03/21 16:34
Estávamos jogando uma partida e surgiu uma situação que não soubemos o que fazer. Meu adversário estava usando um deck de ratos e estava com um Roedor de Medula (Marrow-Gnawer) em campo. Eu utilizei uma habilidade para matá-lo dando a ele -3/-3. Ele optou por virar essa criatura e sacrificar um rato para pagar o custo e ativar a sua habilidade. Nesse momento em que ele foi virado eu o matei com a habilidade do Assassino da Realeza (Vire: destrói criatura alvo virada). A habilidade do Roedor de Medula ativa?

Nós ficamos com essa dúvida por que: A criatura foi destruída no momento em que o custo da sua habilidade foi pago, portanto ela não estava em campo para ativar a habilidade? Ou a habilidade entra na pilha separadamente e eu teria que responder a habilidade particularmente anulando ela para ela não resolver? Qual das duas opções estão certas?
 
aguinner

Demônio
0 Referências
Posts: 226
Registro: 08/12/19

Postado em: 28/03/21 17:00

Boa tarde!
Vide a regra 602.2:

602.2. To activate an ability is to put it onto the stack and pay its costs, so that it will eventually resolve and have its effect. Only an object’s controller (or its owner, if it doesn’t have a controller) can activate its activated ability unless the object specifically says otherwise. Activating an ability follows the steps listed below, in order. If, at any point during the activation of an ability, a player is unable to comply with any of those steps, the activation is illegal; the game returns to the moment before that ability started to be activated (see rule 723, "Handling Illegal Actions"). Announcements and payments can’t be altered after they’ve been made.

602.2a The player announces that they are activating the ability. If an activated ability is being activated from a hidden zone, the card that has that ability is revealed. That ability is created on the stack as an object that’s not a card. It becomes the topmost object on the stack. It has the text of the ability that created it, and no other characteristics. Its controller is the player who activated the ability. The ability remains on the stack until it’s countered, it resolves, or an effect moves it elsewhere.


A habilidade já vai estava na pilha no momento que ele pagou os custos e destruir o Roedor de Medula não vai impedi-la de resolver. O seu oponente poderia até mesmo sacrificar o Roedor para a própria habilidade, inclusive, e ele ainda criaria as fichas caso tenha outros ratos em campo.

Você pode anular a habilidade com cartas que anulam habilidades ativadas, como Voidslime, ou remover todos os ratos que estão no controle do oponente em resposta à habilidade, com cartas como Cyclonic Rift ou Rout, pois assim a habilidade não vai fazer nada quando resolver, já que não vão ter ratos em campo.



Editada em: 28-03-21 17:01:38 por aguinner.

 
Manaratan

Rebelde
13 Referências (100.00% positivas)
Posts: 87
Registro: 18/05/20

Postado em: 28/03/21 17:02
Opa, beleza?
A habilidade já está na pilha quando você ativa o Assassino. Assim, ela vai ser resolvida normalmente - porém vai contar o número de ratos em campo quando ela for resolvida, ou seja, sem o Marro-Gnawer. Inclusive você não poderia por exemplo matar o rato sacrificado, porque como é um custo da habilidade, ele já saiu de campo nesse momento.
Aí você teria, para anular a habilidade, usar algo como Fim do Conto.
Espero que isso ajude. Abraço!
 
SilverGT

Esquilo
0 Referências
Posts: 4
Registro: 01/08/16

Postado em: 28/03/21 20:41
Ok, pessoal! Já entendemos! Muito obrigado pela ajuda!