Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Possível carta falsa?
 Possível carta falsa?
Manaratan

Rebelde
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 698
Registro: 18/05/20

Postado em: 30/03/21 17:21
Olá pessoal, boa tarde.
Fiz uma compra há mais de um mês de um playset de Misers' Cage. Duas das cartas chegaram sem problema. Duas faltaram, então foram enviadas posteriormente e chegaram hoje.
Ao pegá-las nas mãos, porém, a textura parecia muito diferente (muito plástica) e a cor da parte de trás estava mais escura. Levando em conta a demora e o fato da carta ser da lista reservada, suspeitei que a carta fosse falsa. Tomei a medida (extrema) de rasgá-la ao meio para me certificar. Anexo a foto dela, junto de outra de uma carta que julgo ser autêntica (que veio em outra compra).
Vocês poderiam me dar a opinião de vocês se realmente parece falsa? Já tiveram situações parecidas? Como procederam?
https://imgur.com/a/K5RygDi
Obrigado antecipadamente. Caso esta seja a seção incorreta do fórum, por favor me ajudem a colocar no lugar correto.






 
dial0g

Ancião
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 22739
Registro: 24/09/01

Postado em: 30/03/21 19:02
Boa tarde,

O correto seria efetuar alguns procedimentos antes de rasgar a carta.

E para comparar uma carta deste jeito, o ideal seria você rasgar carta da mesma edição, pois o processo de impressão foi muito alterado neste período (miragem para esta outra edição).

Se precisar de ajudar de algo (como você rasgou a carta, dificilmente será possível recuperar pagamento ou algo do tipo), entre em contato com o suporte: [email protected]

Obrigado


Desde que nasci muita coisa eu já vi
Maldade existe aqui, mesmo assim eu não fugi
Tanta pilantragem, tanta coisa errada
Eu testemunhei, mas eu resistirei

Testemunhei, não me calei, resistirei!

Claro que mais fácil seria me entregar,
mas nunca me entrego e continuo a acreditar!

 
Manaratan

Rebelde
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 698
Registro: 18/05/20

Postado em: 30/03/21 20:17

Obrigado pela resposta!
Já não estou esperando recuperar pagamento nem nada. Sinceramente, me parece trabalho demais para o valor. Perguntei justamente para saber que tipo de teste eu poderia fazer na outra carta (e também para aprender para no futuro poder perceber mais claramente). Agradeço a indicação da edição das cartas. Tenho algumas damaged com que posso comparar.

Abraço!

 
Alexmk

Esquilo
74 Referências (100.00% positivas)
Posts: 198
Registro: 22/10/20

Postado em: 19/04/21 14:21
De fato rasgar foi bem extremo e só faço quando tenho 101% de certeza que a carta é falsa. recomendo sempre fazer alguns testes básicos antes: luz clara, luz azul, conta fios, texturização entre outros. De qualquer forma, a linha azul da segunda carta, e levando em conta por ser uma edição mais recente, parece sim ser falsa. Pelo menos não condiz com o papel e os modelos de impressão atual das cartas.
 
Rodrigod

Fractius
0 Referências
Posts: 149
Registro: 29/11/18

Postado em: 20/04/21 06:22
Essa linha azul não é o que de fato comprova a veracidade da carta? Pois até onde eu sei, as cartas originais possuem essa "camada" azul no meio da carta... E sim, há outras formas antes de tomar a medida extrema, sugiro o guia excessivamente detalhado de identificar cartas falsas do Elba, no canal Fazendo Nerdice no youtube, nesse vídeo você pode ver os jeitos mais rápidos, comuns e não destrutivos pra checar, como alguns já mencionados aqui antes. Talvez nunca vai te dar a certeza 100%, mas uns 70% garante.
 
Alexmk

Esquilo
74 Referências (100.00% positivas)
Posts: 198
Registro: 22/10/20

Postado em: 20/04/21 10:42
Pois é, de fato a marca azul é um fator positivo, porém ela não aparece uniforme no rasgo da carta, como é de costume. Porém tem as mudanças nas edições... não me recordo das cartas dessa edição ter o miolo com esse tipo de marca. Sim, o vídeo do Elba ajuda um bocado para quem nem tem ideia de como fazer análise de cartas. só não recomendo fazer um único teste, pois o teste de luz, pro exemplo, não garante muito quando é feito sozinho.
 
Manaratan

Rebelde
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 698
Registro: 18/05/20

Postado em: 20/04/21 11:46
Obrigado pelas respostas!
Eu estou presumindo que a segunda carta é original basicamente porque é uma carta de cinco centavos que veio como uma daquelas extras para proteger o que eu tinha comprado, em outra compra - presumi que não valia a pena alguém se dar ao trabalho de tentar falsificá-la.

Antes de rasgá-las, comparei com o teste de luz. Meu espaço amostral foram essas duas, uma que eu sabia que era falsa (um proxy de Steam Vents) e uma que eu sabia que era verdadeira (o Bonecrusher Giant do Challenger Deck 2020). As cartas originais, comparei com as outras que eu tinha que eram originais e tive a mesma impressão. Comparei também com uma carta mais antiga, que veio da mesma loja dessa que rasguei, que estava com os lados alterados com tinta para parecer em melhores condições. Presumi aqui que não valeria a pena eles se darem ao trabalho de maquiar uma carta falsa, então suponho que seja verdadeira. Em todos os casos, a luz passou da mesma forma, exceto na que eu sabia que era proxy e nessa que rasguei.

Além disso, a textura me pareceu bastante diferente, muito plástica (parecida com baralho da copag, pra quem joga truco), além de ser mais reflexiva que qualquer carta que eu tenho. Testei a dobra, e nisso não consegui perceber diferença.

Estou postando mais a título de curiosidade para saber como vocês testam isso (e se testam, claro) do que para ter de fato dados para um possível reembolso - como as cartas foram relativamente baratas, ir atrás me pareceu menos valioso do que saber mais sobre como é o processo (de quem não é lojista) de verificar autenticidade.
 
Rodrigod

Fractius
0 Referências
Posts: 149
Registro: 29/11/18

Postado em: 20/04/21 13:07
Flagrei, eu sigo mais ou menos esses passos: Teste de luz, com lanterna do celular mesmo, aí checo com uma lupa pra ver os detalhes e se o preto está diferente, aí se continuar na dúvida faço o bending test, já com aquele cagaço... Também tenho a sorte de sempre conversar com lojistas e galera que manja pra caramba, algumas realmente parecem diferente... Lembro de uma Ascensão dos Reinos Sombrios que comprei e eu e meu irmão ficamos na dúvida, e indo atrás disso concluímos que algumas edições, tipo a de M14, possuem qualidades diferentes, já que há vários fatores que influenciam isso, tipo tiragem da coleção, e o mesmo pode acontecer com battlebond, tenho alguns terrenos da coleção e realmente eles parecem diferentes, mas quem vai falsificar um terreno básico?
Espero ter ajudado!