Load or Cast
Load or Cast
Preciso tirar uma dúvida com um juiz profissional
 Preciso tirar uma dúvida com um juiz profissional
Cyri

Esquilo
0 Referências
Posts: 1
Registro: 07/03/15

Postado em: 30/04/21 22:18
Olá meu Carlos, e preciso tirar uma dúvida com um juiz profissional em uma situação que ocorreu em uma partida pela seguinte situação: 1 jogador combou com duas cartas 1 Grindstone e 1 Servo do Pintor, porém ele fez o combo num deck onde tinha um Emrakul, the Aeons Torn. A questão do atrito aqui é:
1- O Emrakul cai no cemitério ou não?
2- O Emrakul interrompe o combo ou não?
3- A partida acaba empatada ou continua?
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4666
Registro: 06/12/14

Postado em: 30/04/21 22:43
Bom eu não sou juiz mas essa situação é bem simples:

1. A habilidade do emrakul é desencadeada e usa a pilha portanto:

A grindstone precisa terminar de resolver pra habilidade do emrakul ser colocada na pilha.

Dessa forma o emrakul e todos os outros cards no grimório são colocados no cemitério.

O combo em si não é interrompido no entanto quando a habilidade da grindstone termina de resolver e o cemitério está cheio, a habilidade do emrakul é posta na pilha e pode resolver normalmente. O controlador da grindstone poderia por exemplo responder a habilidade exilando o cemitério pra impedir que o emrakul embaralhe tudo de volta, ou anulando a habilidade desencadeada do emrakul.

A partida em si continua normalmente.

Abaixo as regras referentes sobre a situação:

603.1. Triggered abilities have a trigger condition and an effect. They are written as "[When/Whenever/At] [trigger condition or event], [effect]. [Instructions (if any).]"

603.2. Whenever a game event or game state matches a triggered ability’s trigger event, that ability automatically triggers. The ability doesn’t do anything at this point.

603.3. Once an ability has triggered, its controller puts it on the stack as an object that’s not a card the next time a player would receive priority. See rule 117, "Timing and Priority." The ability becomes the topmost object on the stack. It has the text of the ability that created it, and no other characteristics. It remains on the stack until it’s countered, it resolves, a rule causes it to be removed from the stack, or an effect moves it elsewhere.
 
kiagam

Esquilo
11 Referências (100.00% positivas)
Posts: 41
Registro: 21/05/18

Postado em: 01/05/21 02:43
Não se esqueça que não ter cartas no grimório não fez voce perder; voce perde quando tenta comprar de um grimório sem cartas.

O combo pintor+grindstone requer que a pessoa sem deck compre uma carta em seguida; Esses combos geralmente matam quando a pessoa vai comprar a carta do turno. Digamos que não tivesse a emrakul na equação: voce tem, no minimo, a fase de manutenção para conjurar magias (normalmente instantaneas) antes desse draw. Mesmo que ele tenha usado o combo durante sua fase de manutenção, voce tem que passar prioridade com a pilha vazia para comprar uma carta do turno. A partida não acaba imediatamente quando o deck fica sem cartas.

Tem decks com teferi, herói de dominaria, que jogam até a ultima carta: voce compra sua ultima carta (ficou sem deck), conjura o teferi e usa a habilidade dele para coloca-lo de volta no deck. Ele vai ser sua proxima compra e voce pode repetir isso até o oponente ficar sem cartas (e ele provavelmente não tem esse mesmo loop infinito que voce).


Na situação da Emrakul, uma forma que seu oponente pode te derrotar é, com a habilidade da emrakul na pilha, como o colega apresentou acima, te fazer comprar uma carta.

Se ele não fez um dos seguintes com habilidade da emrakul na pilha:
-exilou cemitério
-te fez comprar uma carta
-anulou a habilidade

a habilidade resolve e voce embaralha o cemitério todo de volta. A partida continua normalmente.