Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Kykar + Caetus, Sea Tyrant of Segovia
 Kykar + Caetus, Sea Tyrant of Segovia
Guermakuss

Gênio
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 424
Registro: 26/08/05

Postado em: 01/12/23 12:46
Salve!

Fiquei em duvida na interação de duas habilidades:

Caetus, Sea Tyrant of Segovia concede convocar para as mágicas de não-criatura.
Kykar, Furia do Vento permite ao seu controlador sacrificar um espirito para gerar uma mana vermelha.

Supondo que eu controle as criaturas acima e um espirito branco 1/1, eu poderia virar o espirito (convoke de mana branca) e sacrificá-lo (gerando uma mana vermelha) pra conjurar um Boros Charm (custo WR)?

Obrigado!

Editada em: 01-12-23 12:47:33 por Guermakuss.
 
Commodore_Guff

Mago
0 Referências
Posts: 273
Registro: 10/03/20

Postado em: 01/12/23 13:02
Tranquilamente

DESTRANQUILAMENTE

Editada em: 02-12-23 19:06:39 por Commodore_Guff.
 
Guermakuss

Gênio
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 424
Registro: 26/08/05

Postado em: 02/12/23 13:18
Então, joguei ontem e teve player dizendo que a jogada descrita acima é inválida e que eu teria de escolher se eu virava a criatura para convocar ou sacrificaria pra gerar R...

Eu não soube explicar porque a jogada era válida e acabou que não consegui fazê-la.

Alguém consegue me explicar a legalidade da jogada (até pra eu poder mostrar isso pra mesa)?
 
Ronievon

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 13
Registro: 30/06/14

Postado em: 02/12/23 18:20
Não pode. As habilidades de mana têm que ser ativadas antes de se pagar pelo custo da mágica.
Basicamente: vc anuncia a mágica q vc quer conjurar, declara os alvos e tudo mais, em seguida você define como vai pagar os custos e os custos adicionais (quais criaturas vão virar pro convoke) e depois disso você paga.

601.2f If the total cost includes a mana payment, the player then has a chance to activate mana abilities (see rule 605, "Mana Abilities"). Mana abilities must be activated before costs are paid.
601.2g The player pays the total cost in any order. Partial payments are not allowed. Unpayable costs can’t be paid

Como você tem que ativar as habilidades de mana ANTES de pagar pelos custos, o espírito já não estará mais lá pra convocar pois terá sido sacrificado.
 
DrHeisenberg

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4
Registro: 13/12/20

Postado em: 02/12/23 18:49
Pela regra de cast de magicas vc tem q seguir alguns passos:

1 - Anuncia a mágica (definindo custos de X ou custos adicionais e etc.)
2 - Faz suas habilidades de mana e coloca mana na pool (a habilidade de sacrificar do kykar é uma habilidade de mana)
3 - Vc paga os custos da magica, escolhendo a ordem de pagar (se tiver custos adicionais como descarte ou exilio de cartas do grave)
4 - A magica está finalmente na pilha e vc tem prioridade ainda

No passo 2 vc pode, se quiser, sacrificar os espiritos, mas se vc sacrificar eles não estarão disponíveis para pagar o convoke no passo 3.
 
Guermakuss

Gênio
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 424
Registro: 26/08/05

Postado em: 03/12/23 01:37
F galera :(

Tava bom demais pra ser verdade...

Obrigado!