Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Criatura que defende mais de uma
 Criatura que defende mais de uma
VinySilva1

Esquilo
0 Referências
Posts: 9
Registro: 28/06/23

Postado em: 07/12/23 15:42
Eu tenho uma dúvida, em um jogo que presenciei vi uma situação inusitada o jogo era pauper casual rakdos vamipros contra mono green ramp.
A situação era no combate, duas Socialite Sanguimaníaca sendo defendidas por uma Comitiva de Trest em que o jogador era o monarca então se ganha a habilidade de defender até 2 criaturas, Comitiva de trest estava com encantamento Cultivo Cuidadoso ficando uma 5/7 defendendo duas criaturas 3/3. A dúvida que ficou foi, o jogador atacante tinha Vitalidade Roubada que da 3+1 e se for turno dele a criatura ganha atropelar
Como fica a defesa nisso o jogador de verde tinha 2 de vida apenas, como fica a ordem de defesa o dano no caso passa?
 
weslleykim

Esquilo
0 Referências
Posts: 225
Registro: 30/11/20

Postado em: 07/12/23 16:30
nesse caso é usado a mesma regra de quando uma criatura é defendida por duas
o jogador atacante escolhe a ordem de atribuiçao de dano, no caso a melhor opçao seria com a 3/3 primeiro e depois a 6/4 com atropelar para passar os 2 de dano
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11150
Registro: 09/12/16

Postado em: 07/12/23 16:49
Bem, já começou errado pq as Socialite Sanguimaniacas tem Ameaçar, então elas não podem ser bloqueadas por apenas uma criatura, nem mesmo se a criatura tem a habilidade da Comitiva de Trest. O jogador defensor precisaria de mais duas criaturas, cada uma bloqueando uma das Socialites; ou uma segunda Comitiva. Mudando toda a matemática aqui. Provavelmente a jogada certa seria o defensor ser incapaz de bloquear e pronto, fim de jogo.

Mas só para responder a dúvida principal, vamos assumir que as duas 3/3s atacantes não tem habilidades.
Jogador defensor bloqueia as duas com sua Comitiva 4/7. Ao declarar o bloqueio ele precisa também definir a ordem de preferência de dano, mas isso só diz como ele vai distribuir os 4 de dano da Comitiva, não interfere na forma que as atacantes causam seu próprio dano.

Agora o jogador atacante conjura Vitalidade Roubada em uma das 3/3. Em geral a jogada correta seria dar alvo na "primeira" da ordem, mas nesse caso específico não é o bastante para salvar ela.

Enfim, na hora do dano temos uma 6/4 com Atropelar e uma 3/3, bloqueadas pela mesma 5/7.

Para Atropelar, o jogador atacante precisa atribuir dano letal na bloqueadora; a regra diz que a atribuição pode ser feita em qualquer ordem desde que o resultado final seja válido, e que ele pode levar em conta dano que está sendo atribuído a essa bloqueadora por outra fonte na mesma etapa. Então ele pode atribuir os 3 da que ainda é 3/3 "primeiro", e então 4 da 6/4 para chegar ao valor letal na 5/7, sobrando 2 para ir no jogador.

Ao mesmo tempo, o defensor atribui 5 de dano entre as bloqueadas, dependendo da ordem: 3 na 3/3 e 2 na 6/4; ou 4 na 6/4 e 1 na 3/3.

E então o dano é causado de acordo com as atribuições. A Comitiva e uma das atacantes morre, mas o mais importante é que o jogador defensor fica com 0 de vida e perde.
 
VinySilva1

Esquilo
0 Referências
Posts: 9
Registro: 28/06/23

Postado em: 08/12/23 19:20

Obrigado assisti o jogo de longe então não tinha visto, o pessoal da decks paupers prontos pra iniciantes jogarem muito obrigado pela resposta

 
VinySilva1

Esquilo
0 Referências
Posts: 9
Registro: 28/06/23

Postado em: 08/12/23 19:20

Vlw por tirar a dúvida escreveram aqui tbm q a carta tem ameaçar isso eu não sabia obrigado pela resposta amigo 👍