Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Trigger de cemiterio e exilio
 Trigger de cemiterio e exilio
Kiotsuke

Esquilo
0 Referências
Posts: 217
Registro: 24/07/12

Postado em: 07/12/23 17:03
Olá estava jogando um mesao, e surgiu o seguinte impasse.

Tinha no campo a carta Rest in Peace, o meu oponente tinha o comandante Atreos, Deus da Passagem, e ele tinha criaturas em campo, quando alguem solto um board wipe.
Agora que começa as duvidas:

1 - Para triggar a habilidade do Atreos, precisa morrer e Morrer é: ir para o cemitério vindo do campo de batalha. Só q meu amigo disse q morrer acontece antes de bater no cemiterio, que la é onde as cartas vidas do campo de batalha que morreram sao destinadas. Duvida 1 consiste em morrer é quando a criatura bate no cemiterio ou quando ela é sacrificada, destruida, dano letal, -x/-x, e após isso ela vai pro cemiterio por estar morta?

2 - Se a morte for quando bate no cemiterio, a habilidade do Atreos nao funicionaria juntamente com a habilidade por ex de criaturas q ao morrer Kokusho, the Evening Star nao ativarim suas habilidades, por conta do Rest in Peace. Correto?

3 - Se a morte ocorrer antes de bater no cemiterio, as habilidades funcionam normalmente. correto?
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11150
Registro: 09/12/16

Postado em: 07/12/23 18:56
Ruling da própria Rest in Peace:

While Rest in Peace is on the battlefield, abilities that trigger whenever a creature dies won’t trigger because cards and tokens are never put into a player’s graveyard. (2018-03-16)

Seu amigo está errado. Não é que a criatura morre e então vai pro cemitério. A criatura ir pro cemitério é o que conta como morrer. Se ela é exilada em vez de ir pro cemitério, ela não morreu.

Com Rest in Peace em campo, a habilidade do Athreos e do Kokusho não desencadeiam.
 
Fabiogfox

Esquilo
0 Referências
Posts: 28
Registro: 14/12/17

Postado em: 07/12/23 18:57
O que a carta Rest in Peace faz é um efeito de substituição, ao invés da criatura ir para o cemitério ela vai pro exílio, portanto não morre e não desencadea efeitos que dependem de morte.
 
Kiotsuke

Esquilo
0 Referências
Posts: 217
Registro: 24/07/12

Postado em: 09/12/23 14:02
Uma outra duvida aproveitando o post, se eu descartar cartas, ela conta de eu estar exilando carta da mao? Eu acredito que se eu casto uma magica e ela vai pro exilio nao contaria, mas se eu descartar conta? Para triggar habilidades como o do Ranar, O Vigilante Eterno por exemplo.
 
Commodore_Guff

Mago
0 Referências
Posts: 273
Registro: 10/03/20

Postado em: 09/12/23 14:27

Não, porque você vai estar descartando, não exilando. O Exílio vai acontecer antes de chegar no cemitério, mas como resultado inicial de um descarte.