Desafio 2: Responda estas 3 perguntas!
 Desafio 2: Responda estas 3 perguntas!
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 03/02/07 20:49
O número a seguir é um link para o desafio anterior: 01.

Sugiro que você leia as perguntas e tente respondê-las sem ler as outras respostas, depois leia as outras respostas e aguarde o GABARITO, que será postado uma semana após o início do desafio.
Explique da melhor forma possível cada resposta, tentando convencer quem a lê. Palpites são permitidos, por isso você pode participar mesmo que não tenha um bom conhecimento de regras, usando apenas seu bom senso. Caso tenha dúvida sobre o texto de uma carta, confie no texto abaixo da imagem, ele sempre é retirado do GATHERER.

Observação: Estas perguntas poderiam ter aparecido em algum teste para juiz ou ajudante da Ligamagic.

Pergunta 1 (fácil): Meu oponente paga U e ativa a primeira habilidade de Pemmin's Aura para desvirar uma criatura 6/6 que está encantada pela aura. Em resposta, eu jogo Enchantment Alteration e movo Pemmin's Aura para uma criatura 1/1 que eu controlo. Quando a habilidade da aura resolver, eu vou desvirar minha criatura 1/1 ou ele irá desvirar a criatura 6/6?




Pemmin's Aura
1UU
Enchantment - Aura
Enchant creature
U: Untap enchanted creature.
U: Enchanted creature gains flying until end of turn.
U: Enchanted creature can't be the target of spells or abilities this turn.
1: Enchanted creature gets +1/-1 or -1/+1 until end of turn.




Enchantment Alteration
U
Instant
Attach target Aura attached to a creature or land to another permanent of that type.

Pergunta 2 (médio): Grizzly Bears e Azorius First-Wing estão em jogo, alguém joga Replenish e desta forma coloca em jogo 2 Night of Souls' Betrayal. O que acontece?




Grizzly Bears
1G
Creature - Bear
2/2




Azorius First-Wing
WU
Creature - Griffin
2/2
Flying, protection from enchantments.




Replenish
3W
Sorcery
Return all enchantment cards from your graveyard to play. (Auras with no permanent to enchant remain in your graveyard.)




Night of Souls' Betrayal
2BB
Legendary Enchantment
All creatures get -1/-1.

Pergunta 3 (difícil): Todas as permanentes estão desviradas. Jogador A controla 5 Island e 1 Vedalken Shackles, jogador B controla 10 Island e 1 Memnarch. Existe uma maneira pela qual um jogador pode ganhar o controle dos 2 artefatos de forma definitiva (sem mudar o turno e de forma que o oponente não possa impedir)?




Island
Basic Land - Island




Vedalken Shackles
3
Artifact
You may choose not to untap Vedalken Shackles during your untap step.
2, T: Gain control of target creature with power less than or equal to the number of Islands you control as long as Vedalken Shackles remains tapped.




Memnarch
7
Legendary Artifact Creature - Wizard
4/5
1UU: Target permanent becomes an artifact in addition to its other types. (This effect doesn't end at end of turn.)
3U: Gain control of target artifact. (This effect doesn't end at end of turn.)

Editada em: 05-06-08 21:03:56 por Nadosjc.

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1
 
Slobad

Goblin
0 Referências
Posts: 918
Registro: 12/04/04
São Paulo - SP

Postado em: 03/02/07 21:16
Esse foi mais fácil que o primeiro, hein?

Na primeira, a Enchantment Alteration resolverá antes (LIFO) , a aura de pemmin vem pra minha criatura, e aí a habilidade de desvirar a criatura encantada resolve, desvirando a minha 1/1.

Na segunda, tanto os ursos quanto o first wing quanto as noites vão para os cemitérios. Os ursos porque são bobos e recebem -2/-2, o First Wing porque proteção não para efeitos globais como cólera, mutilate ou night of souls betrayal. As noites vão pro cemitério por serem duas cartas lendárias com o mesmo nome: Quando o jogo checa SBE, ele vê duas criaturas 0/0 e dois encantamentos lendários com o mesmo nome, então vai todo mundo pro saco.

Na última, parece até pegadinha! Isso já foi falado no site da Wizards, mas com Infiltrador Phyrexiano/Totem da Avareza. O jogador com o Memnarca usa a segunda habilidade dele nos grilhões, e antes de passar a prioridade, usa a mesma habilidade alvejando o Memnarca. Se o oponente usar em resposta os grilhões para pegar o Memnarca, a pilha vai resolver assim:
Habilidade dos Grilhões
Habilidade do Memnarca Alvejando o Memnarca
Habilidade do Memnarca Alvejando os Grilhões.

Assim, quem tem o memnarca fica com os dois. E se o oponente não usar o grilhão, o jogador com o memnarca também fica com os dois. E como isso é algo que você faz sem passar a prioridade, o oponente não tem oportunidade paara interferir.
 
r3ckless

Esquilo
0 Referências
Posts: 303
Registro: 31/01/04
Porto Alegre - RS

Postado em: 03/02/07 21:21
1- Tu vai pagar U pra desvirar a criatura q estiver encantada no momento da resoluçao, ou seja, a 1/1

2- Tanto os encantamento lendarios morrem por state based qnt as criaturas. Simultaneamente, td vai pro cemiterio, antes de um jogador receber prioridade.

3- O q controla o menarca pode pagar 4 pra pegar o menarca, e, em reposta, pagar 4 e pegar o shackles. Dessa forma, ele acaba ficando com os 2.

 
r3ckless

Esquilo
0 Referências
Posts: 303
Registro: 31/01/04
Porto Alegre - RS

Postado em: 03/02/07 21:22
creio q a repsosta do slobad pra 3 é ao contrario, primeiro rouba menarca, depois shackles.
 
aglanmg

Mago
0 Referências
Posts: 4262
Registro: 04/12/05
Union - NJ

Postado em: 03/02/07 21:25
Nao nasci pra ser juiz..nao tenho certeza em nenhuma delas...vo tentar:
Pergunta 1 :
Desvira criatura 1/1 porque quando a abilidade do pemnin's aura resolve, a criatura encantada e a 1/1.

Pergunta 2 :
Todas vao pro cemiterio por SBE.

Pergunta 3:
Essa eu na fazia ideia mais o Slobad descreveu...concordo com ele agora xD

As outras e o que eu pensava antes msm de ler o que o Slobad escreveu.
 
Cry

Esquilo
0 Referências
Posts: 252
Registro: 10/11/03
São Paulo - SP

Postado em: 03/02/07 21:51
1... Desvira sua criatura 1/1...

2... Na minha opiniao... Realmente nao sei se eh certa... mas esse caso nao eh q nem uma piroclasma num soltarian priest??? Por acaso os dois Enchants nao entram, destroem o Bear... se destroem, e fica a ave nao???

3... Tb nao fazia ideia... Concordo com o slobad... mto legal por sinal...
 
Cry

Esquilo
0 Referências
Posts: 252
Registro: 10/11/03
São Paulo - SP

Postado em: 03/02/07 21:52
1... Desvira sua criatura 1/1...

2... Na minha opiniao... Realmente nao sei se eh certa... mas esse caso nao eh q nem uma piroclasma num soltarian priest??? Por acaso os dois Enchants nao entram, destroem o Bear... se destroem, e fica a ave nao???

3... Tb nao fazia ideia... Concordo com o slobad... mto legal por sinal...
 
chineis

Lenda
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 10127
Registro: 13/01/03
São Paulo - SP

Postado em: 03/02/07 22:25

Piroclasma na Soltari Priest AFETA ela, o dano é "assignado" ao Priest, mas a proteção previne todo o dano que é causado. -x/-x a proteção não previne, por isso não é o mesmo caso.

Flws


In the Beggining they're instant and they're good
Then they're interrupts, and people were confused
And then Wizards said: Let Be a Stack!
And the interrupts were no more...
Revelations - 5:12



MODERADOR

CHiNeiS, Judge N2

 
DICK-mfv

Lenda
0 Referências
Posts: 6784
Registro: 26/01/04
Barueri - SP

Postado em: 03/02/07 22:42

2- os encantamentos naum estaum dando alvo portanto qq criatura eh afetada



 
Renatao

Lenda
0 Referências
Posts: 195
Registro: 31/12/05
Astolfo Dutra - MG

Postado em: 03/02/07 22:44
Pergunta 1 : Bom vai desvirar a 1/1 pois será a criatura que a aura estará encandando quando a abilidade resolver.

Pergunta 2: As duas criaturas ficaum 0/0 e vaum para o Cemiterio no final da SBE, pois o efeito de Night of Souls' Betrayal e Global e os 2 encantamentos tb, por serém lendários.

Pergunta 3: O jogador com o memnarch, pois ele uza a abilidade de controlar artefato no grilões e uma no memnach antes de passar a prioridade, ganhando assim o controle dos 2.

Abraços!
 
Slobad

Goblin
0 Referências
Posts: 918
Registro: 12/04/04
São Paulo - SP

Postado em: 03/02/07 23:35

D'oh, cê tá certo! Fui tão seco com a resposta que escrevi ao contrário!
Se pegar o shackle antes e depois o memnarca, como eu disse, tem uma brecha entre as duas ativações onde o oponente pode tomar o memnarca... Valeu, r3ckless!

 
thalesbrax

Mago
0 Referências
Posts: 335
Registro: 22/05/06
Petrópolis - RJ

Postado em: 04/02/07 01:11
1. A habilidade ativada da Aura de Pemim vai para pilha e não faz alvo nenhum. Quando ela resolve, é que ela "enxerga" quem é a criatura encantada, não no momento em que a habilidade foi jogada. Portanto, o efeito seria de desvirar a criatura 1/1 (se ela estiver virada).

2. Os encantamentos ficam em jogo até que os "State-based efects" sejam checados, ou seja, quando o jogador ativo fosse ganhar a prioridade. Nessa hora, todos os "State-based efects" são checados e aplicados ao mesmo tempo. Nesse caso, temos um Urso Cinzento 0/0 e um Primeira-Asa Azorius também 0/0, já que a proteção apenas previne o dano, impede de ser alvo e de ser encantado (e também de ser bloqueado - irrelevante) por um objeto com as características especificadas pela proteção (objetos do tipo encantamento); mas não evita qualquer efeito. Temos também duas permanentes lendárias com o mesmo nome. As duas criaturas e os dois encantamentos são postos no cemitério no mesmo momento e o jogador ativo recebe a prioridade.

3.
- Jogador B joga a segunda habilidade do Memnarch; alvo = Memnarch.
- Sem passar a prioridade, jogador B joga a segunda habilidade do Memnarch; alvo = Vedalken Shackles.

Edit: erro estranho o.O

Editada em: 04-02-07 02:17:33 por thalesbrax.
 
ZeLoko

Rebelde
0 Referências
Posts: 88
Registro: 01/12/04
Pedralva - MG

Postado em: 04/02/07 01:35
1.Desvira a 1/1.

2.Todas as permanentes vão para o cemitério.

3.O controlador do Memnarch usa sua segunda habilidade mirando a Vedalken Shackles do oponente, se ele utilizar em resposta a habilidade dela você usa novamente a segunda habilidade do Memnarch mirando Vedalken Shackles.
Então a habilidade do Memnarch entra primeiro na pilha e quando a halibidade da Shackles resolver você estará controlando ela ganhando o controle de uma criatura já controlada por você.
 
Firent

Esquilo
0 Referências
Posts: 84
Registro: 01/12/03
Divinópolis - MG

Postado em: 05/02/07 10:47
1- A criatura 1/1 é desvirada.

2- Tudo é colocado no cemiterio (urso cinzento, Primeira-Asa Azorius e os
dois encantamentos lendarios).

3- Zeloko explica bem esta:

 
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 05/02/07 15:01
Ainda não vou dar as respostas, mas já afirmo que a resposta 3 do ZeLoko está errada.

Ganhar o controle de Vedalken Shackles não dá automaticamente o controle da habilidade dele. O controlador de uma habilidade ativada é o jogador que a ativou, nem importa quem é o controlador do Shackles.

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1

 
alma

Rebelde
0 Referências
Posts: 4711
Registro: 23/11/03
São Paulo - SP

Postado em: 05/02/07 15:24
Interessante!

1- Desvira a criatura que está encantada quando a habilidade resolver.

2- Morrem os bichos e os encantamentos no primeiro momento em que um jogador receber prioridade.

3- Deve dar certo se o controlador do Memnarca for o jogador ativo. Ele rouba o próprio bicho e depois a shackles, então passa a prioridade, assim não importa o que o outro faça suas habilidades resolverão por último.
Se o jogador do shackles for ativo, e jogar a habilidade primeiro, acho que não tem como o jogador do Memnarca ganhar controle de tudo.


EDT: Ortografia

Editada em: 05-02-07 16:32:28 por alma.
 
thalesbrax

Mago
0 Referências
Posts: 335
Registro: 22/05/06
Petrópolis - RJ

Postado em: 05/02/07 22:19

Dá certo mesmo se o jogador B não foro jogador ativo... Pelo menos eu acho né... ^^

 
alma

Rebelde
0 Referências
Posts: 4711
Registro: 23/11/03
São Paulo - SP

Postado em: 06/02/07 17:59
Isso tem gabarito? Queria mesmo saber se está certo...
:D
 
Nadosjc

Espectro
0 Referências
Posts: 15044
Registro: 24/09/01
Porto Alegre - RS

Postado em: 06/02/07 22:54
GABARITO


Resposta: A criatura 1/1 será desvirada. Durante a resolução da habilidade, a criatura que estiver encantada no momento será desvirada, caso Pemmin's Aura não esteja encantando nenhuma criatura (Pemmin foi destruida, por exemplo), a última criatura a ser encantada por Pemmin's Aura irá desvirar.

Resposta: Após os 2 Night of Souls' Betrayal entrarem em jogo, os State-Based Effects são checados e são encontradas 3 situações onde eles devem ser aplicados: Duas permanentes lendárias com o nome Night of Souls' Betrayal, Bears 0/0 e Azorius 0/0. Os S.B.E. são aplicados e estas 4 permanentes são colocadas no cemitério de seus donos.
A proteção contra encantamentos que o Azorius tem é irrelevante.

Resposta: Sim, se a prioridade for do jogador B ele poderá ganhar por definitivo o controle dos 2 artefatos. Para isso ele ativa a habilidade do Memnarch, fazendo-o alvejar a si mesmo. Em resposta, ele ativa Memnarch alvejando Vedalken Shackless e depois passa prioridade.

A pilha fica assim:
Habilidade do Memnarch de roubar artefato (no topo da pilha, alvejando Vedalken)
Habilidade do Memnarch de roubar artefato (no fundo da pilha, alvejando Memnarch)

Mesmo que o jogador A use Vedalken para roubar Memnarch, o roubo será temporário, pois a habilidade que está no fundo da pilha dará o controle do Memnarch para o jogador B.

Editada em: 12-02-07 18:20:39 por Nadosjc.

Alex Peter F. Silva (antigo coco da Merlin), caloteiro filho da p***!

Lista de cartas: http://www.ligamagic.com/index.php?view=forum/mensagem&local=8&id=217&page=1

 
alma

Rebelde
0 Referências
Posts: 4711
Registro: 23/11/03
São Paulo - SP

Postado em: 11/02/07 22:14
Legal, acertei então?
^.^